sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Reviravolta, de Michael Connelly

Reviravolta, de Michael Connelly
Suma de Letras - 380 páginas
Um julgamento super importante em que Mickey se vê no lado oposto ao que normalmente ocupa: o lado de promotor.




Título: Reviravolta
Título Original: The Reversal
Editora: Suma de Letras
ISBN: 978-85-8105-117-8
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 380
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Outros livros da série:
     - Echo Park


Sinopse:
Há 24 anos, Jason Jessup foi condenado pela morte de uma menina de 12 anos. Mas durante todo o tempo em que passou na cadeia, ele procurou brechas para que pudesse ser considerado inocente.
Agora ele conseguiu encontrar essas brechas e o seu julgamento terá que ser refeito.

Mas ainda existem muitas pessoas convictas da culpa de Jessup.
Michael Haller - mais conhecido como Mickey Haller - é convocado para atuar como promotor independente do caso, embora nunca tenha feito isso na vida. E ele chama seu meio-irmão, Harry Bosch, para ser o investigador responsável.

Eles têm pouco tempo para reunir todas as provas que podem condenar mais uma vez o assassino de crianças.


O que eu achei do livro:
Que livro gostoso de ler!
Meu segundo encontro com Michael Connelly (e Harry Bosch) não poderia ser mais prazeroso. Achei uma delícia acompanhar essa história.

A escrita de Connelly é simples, fluida e deixa a leitura rápida e muito gostosa. As quase quatrocentas páginas de livro são rapidamente devoradas pelo leitor.
A história é contada em primeira pessoa nos capítulos protagonizados por Mickey e em terceira pessoa nos capítulos protagonizados por Bosch. O autor intercala um capítulo do advogado Halley com um do detetive Bosch, de forma que a trama fica ainda mais bacana de acompanhar.

Apesar dos personagens principais já terem aparecido em outros livros (esse é o terceiro com Mickey Haller - oficialmente é um livro da série do advogado - e algo como o 16º de Bosch*), não é necessário ter lidos os demais para compreender esse.
Eu nunca havia lido nada com Mickey Haller e só conhecia Bosch de um único livro que li no passado e mesmo assim pude acompanhar e compreender toda a história (embora eles citem situações que ocorreram em outros livros e com as quais eu não estava familiarizada. Nada que atrapalhasse o desenvolvimento da trama ou o entendimento da mesma por parte do leitor).

Esse livro é muito mais um livro jurídico do que um policial. Eu nunca havia lido nada do tipo e achei muito bom a forma como o autor conduziu o enredo - é empolgante demais!
O mais interessante na história é que o julgamento não é de um crime que acabou de acontecer, mas de um crime que já aconteceu há 24 anos e ainda por cima de um réu que já foi previamente condenado.
Portanto, é muito bacana ver os personagens tendo que se aprofundar no que já foi feito no passado e tentar encontrar novos caminhos ou fatos que passaram despercebidos em evidências coletadas há tanto tempo e sem ter muitas opções de investigação no presente dado o tempo que se passou entre o crime e o julgamento.

A única coisa que me decepcionou um pouco foi o final da história.
Não porque ele tenha sido mal escrito.
Primeiro porque eu não gostei do que aconteceu (mas nem sempre acontece o que queremos, né?!), mas principalmente porque ele ficou meio em aberto - deixando em aberto o que pensei ser a possibilidade de continuar a história em um livro futuro do detetive Bosch. Pelo que vi, entretanto, o autor não aprofundou essa história e não seguiu em frente, já que os outros dois livros do detetive que saíram mais recentemente não tem essa trama como pano de fundo (ao menos, não como a parte principal do enredo).

Apesar de tudo, entretanto, Reviravolta é um livro muito gostoso e cuja leitura vale a pena!
É ao mesmo tempo emocionante e triste acompanhar o julgamento. Isso porque é empolgante ver o quanto essas pessoas lutam para colocar um criminoso atrás das grades, mas ao mesmo tempo várias de suas tentativas são frustradas por motivos fúteis, o que nos faz enxergar o quanto a justiça é manipulável (o livro se passa nos Estados Unidos, portanto estamos falando do sistema judiciário de lá. Entretanto, o sistema judiciário brasileiro é bem semelhante e, assim, sabemos que as manobras de defesa x promotoria também acontecem por aqui).


* Digo que esse livro é algo como o 16º de Bosch porque nem aparece na lista de livros do detetive (oficialmente é um livro da série de Mickey Haller, mas Bosch aparece bastante na história), mas cronologicamente saiu após o 15º livro dele.


Nota: 


10 comentários:

  1. Oi Nanie!

    Eu nunca li um livro com esse tipo de enredo... Já assisti filme (que nem lembro o nome kkk).
    Vi outras indicações sobre a obra e confesso que estou bem curiosa \o/
    Vou marcar na listinha!


    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Carla, eu também nunca tinha lido um livro mais focado na parte jurídica, mas gostei bastante :D

    ResponderExcluir
  3. Um dos meus livros policiais favoritos é O Poeta do Michael Connelly. Simplismente incrível. Foi devido a ele que conheci o Harry Bosch já que ele meio que protagoniza a continuação de O Poeta, Correntezas da Maldade. Gostei do Personagem e pretendo ler mais livros dele, mas seria ótimo conseguir ler na ordem... Adoro livros jurídicos, o Grisman arrasa no estilo.

    ResponderExcluir
  4. Lais, Michael Connelly escreve muito bem e consegue envolver o leitor em sua trama de um jeito delicioso! Eu ainda não li esse O Poeta, mas já ouvi falar - deve ser mesmo bem bacana :D
    Seria muito bom ler na ordem, mas eu já desisti... ao menos em alguns casos (principalmente de livros policiais) em que posso ler sem problemas fora da ordem.

    ResponderExcluir
  5. Sou fã de Michael
    Connelly. Ele esteve na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2011, ano de
    lançamento de "Nove Dragões". Já li alguns livros desse autor e o
    considero um dos melhores da atualidade. Sobre livros que mostram os meandros
    da justiça um muito bom é o "Veredito de Chumbo" de Connelly, é o
    livro que mostra como Harry Bosch e Mickey Haller se conheceram. Outro muito
    bom, que comprei mas ainda não li, apenas vi o filme lançado em 2011, é "O
    Poder e a Lei", anteriormente lançado como "Advogado de Porta de
    Cadeia" e, é claro, tem como personagem Mickey Haller. Pretendo comprar
    "A Reviravolta" e conferir sua opinião. Recomendo também "O
    Mirante", um excelente thriller com Harry Bosch.

    ResponderExcluir
  6. Ricardo, obrigada pelo comentário :D
    Eu também estive no Rio com o autor em 2011. Ele foi super simpático e foi um prazer conhecê-lo.
    Eu tenho O Poder e a Lei aqui em casa, só não consegui lê-lo ainda. Quanto aos outros, não os tenho, mas vou procurar maiores informações sobre eles ^^
    Muito obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  7. Gildo José Maria Sobrinhoquarta-feira, 20 fevereiro, 2013

    Já li todos os livros de Michael Connelly e todos são ótimos, somente que neste último a tradução pecou seriamente, tinhamos que com engasgos devidos a tradução mal feita, como p,ex., o tradutor utiliza muito (mais de 15 contei) "a gente não faz isso ..., ou a gente já fez isso ...., a gente não vai embora" e isto é repetido seguidamente, alem da existencia de erros de concordãncia, pior quando o policial abandona o posto de observação e querem saber porque, respondem "ele foi fazer o número 2", ora isto é horrivel num livro de gabarito e do estilo de Michael, espero que este comentário seja enviado à editora.
    Gildo José Maria Sobrinho - e-mail - zemariagrande@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Gildo, todos os livros do autor?! Uau - eu ainda não tive essa oportunidade.

    Olha, sinto muito, mas eu não fui a responsável pela tradução ou pela revisão... nem mesmo faço parte da editora.

    Acho a sua revolta super pertinente - queremos livros bem traduzidos e bem revisados por aqui -, mas ela está dirigida à pessoa errada. Entre em contato diretamente com a editora - eles têm um formulário de contato no site deles.

    ResponderExcluir
  9. Gildo José Maria Sobrinhoterça-feira, 26 fevereiro, 2013

    Olá. agradeço a tua atenção mas fiz minha reclamação porque notei que todos davam opiniões sobre o livro, q

    Em 22 de fevereiro de 2013 18:44, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  10. Gildo, sua resposta chegou cortada. Espero que tenha conseguido entrar em contato com a editora para passar a sua reclamação.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥