Amor Contra o Tempo, de Myra McEntireGalera Record - 361 páginasBlergh.
Título: Amor Contra o Tempo
Título Original: Hourglass
Autora: Myra McEntire
Tradutor: Rodrigo Abreu
Editora: Galera Record
ISBN: 978-85-01-09652-4
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 361
Série: Hourglass - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva
Sinopse:
Emerson Cole vê pessoas do passado - como se fossem fantasmas.
Isso começou a acontecer pouco antes da morte de seus pais e depois que os mesmos faleceram, tudo ficou ainda pior - já que ela não conseguia carregar o peso de ser tão diferente e o sofrimento de ter perdido pessoas tão queridas e importantes em sua vida.
Teve que ficar algum tempo em uma instituição psiquiátrica, mudar de escola, mudar de vida. Mas agora ela está de volta à sua cidade natal, morando com o irmão.
E ele parece ter arrumado alguém que pode ajudá-la.
O que eu achei do livro:
Blergh define.
Ufa!
Demorou, mas eu terminei de ler o livro.
Quase desisti, pensei em fazer isso várias e várias vezes (e, inclusive, fui aconselhada a tomar essa decisão)... pensei em pular as partes mais chatas (o problema é que isso seria o equivalente a abandonar o livro, então não daria certo), mas acabei lendo tudo - tudinho, cada palavra.
E o que tenho a dizer?!
Blergh.
Por que eu decidi ler essa história? Porque vi muita gente falando super bem do livro!
Aliás, esse foi o motivo de não ter abandonado a leitura - eu tinha muitas esperanças de que a história melhorasse, afinal as resenhas são quase que em sua totalidade positivas, inclusive no Goodreads, onde o povo gosta de falar mal dos livros.
Então, é claro que eu estou me sentindo uma E.T., porque eu não só não gostei do livro, eu detestei - não deu para engolir nadinha!
A escrita de Myra McEntire é bem fraquinha. Na minha opinião pelo menos, a autora ainda está muito crua e deveria ter trabalhado mais na história antes de lançá-la.
A aventura é narrada em primeira pessoa por uma das protagonistas mais chatas de toda a literatura: Emerson Cole. Isso mesmo, Emerson é um nome de menina (não sei o quanto isso é comum nos Estados Unidos, mas por aqui Emerson é nome de homem!). Ela tenta ser engraçada, descolada, irônica, mas tudo o que consegue é ser um pé no saco que só sabe reclamar e enxergar o seu lado da história.
E Michael?! Michael é o garoto-perfeito-que-chega-para-ajudar-e-já-deixa-a-protagonista-sem-fôlego-logo-no-primeiro-olhar-e-também-cai-de-amores-por-ela-mas-obviamente-há-empecilhos. Não tinha como ser mais clichê do que isso.
E ele também é um chato. Ele diz que está ali para ajudar, mas não faz nada nesse sentido.
Acho que isso, acima de tudo, foi o que mais me desagradou. Ela não faz as perguntas que deveria e quando faz alguma realmente interessante, ele não responde! Não há ajuda nenhuma - aliás, o enredo nem faz muito sentido.
Eu ainda estou tentando entender o significado real da corporação Hourglass, o objetivo deles... o objetivo dessa história. Tudo muito misterioso, sem muitas explicações, nem conexões. Uma história um tanto vazia e bastante chata.
Quanto à edição nacional eu tampouco tenho elogios.
Primeiro, quanto à tradução: está horrível! Não, eu não li o original em inglês, mas mesmo assim dá para dizer que a tradução está muito ruim (será que com uma tradução melhor o livro teria parecido menos sofrível?! Talvez, mas não ficaria ótimo não).
Por exemplo, em determinado momento Emerson comenta: "Antes de o meu mundo ficar em forma de uma pera". Você entendeu?! Pois é, nem eu. Fiquei um tempão pensando que diabos ela queria dizer com isso... Porque eu não conheço a expressão "mundo em forma de pera". Você conhece?
Como eu entendi essa passagem?!
Uma alma bondosa no twitter me mandou uma mention explicando que, em inglês, existe uma expressão - pearshaped - que é utilizada para se referir a uma situação distorcida.
Agora faz sentido, né?! Mas quem traduz uma expressão dessa ao pé da letra? Desculpe, Rodrigo Abreu, mas eu realmente não gostei do seu trabalho.
E esse é só um exemplo - tem outras coisas bem ruins no livro.
Além disso, a editora pecou também na escolha da capa e do título. Eu não gosto da Emerson (acho que já deu para perceber, né?!), mas ela nada tem a ver com essa menina na capa segurando borboletas. Ela é chata, mas não é frágil, como essa garota parece, não é uma sonhadora.
A capa não tem nada a ver com a história, assim como o título também não. Amor Contra o Tempo?! Não tem nenhum amor lutando contra o tempo... tem amor na história?! Sim, tem amor. A história tem a ver com o tempo? Sim, tem tudo a ver com o tempo. Mas os dois não estão diretamente relacionados... ninguém tem que brigar contra o tempo para ficar junto nem nada do tipo.
Manter o título original (já que optaram por não traduzir o nome da corporação) teria sido uma escolha muito mais acertada.
Enfim, no final das contas, Amor Contra o Tempo foi uma leitura sofrível, que eu quase não consegui terminar. Achei a escrita da autora ruim, os personagens extremamente chatos, o enredo fraco e entediante.
Talvez você queria ler outras resenhas no Goodreads ou no Skoob (os títulos do livro em português e inglês estão linkados para a página dele em cada um dos sites mencionados acima, onde você poderá encontrar diversas opiniões), até porque a maioria parece discordar veementemente do que eu acho.
Sustento entretanto, Amor Contra o Tempo é blergh e não vale a leitura, ao menos na minha opinião.
Nota:
Oi Nanie
ResponderExcluirTerminei o livro ontem o.O
Achei que é "legalzinho". Realmente, têm vários clichê, mas a autora não trabalhou direito a história. Confesso que gostei do enredo, mas faltou algo na história, algo que ficasse marcado.
Foi uma leitura mediana.
Bjs!
Carla, eu não consegui achar nem legalzinho... de verdade, foi bem difícil continuar com a leitura.
ResponderExcluirPelo menos a sua opinião me deixa mais tranquila - não sou tão ET assim >< hehehe
HAHAHAHA adorei o seu 'blergh'.
ResponderExcluirAliás, não sei o motivo, mas resenhas negativas tendem a ser mais divertidas que as positivas. Dei risada até com sua birra do livro.
Eu te falei pra largar o dito no banco do shopping pro primeiro azarado que aparecesse pegar, não falei? :P
Lil, eu nem fui tão birrenta assim... mas é que o livro é bem ruinzinho mesmo, ao menos foi para mim... Ainda não consegui entender como tanta gente pôde ter gostado tanto.
ResponderExcluirEm alguns casos, eu sei que é porque eu sou chata demais, mas nesse eu achei a história fraca demais...
Pois é, eu teria ganhado mais deixando o livro no banco do shopping como você aconselhou ><
Ué, tá cheio de gente que gosta de porcaria, né. Gosto e c...abelo, cada um tem o seu. rs.
ResponderExcluir2013/1/17 Disqus
Isso lá é verdade, Lil! hahahaha
ResponderExcluirMas o que mais me impressionou foi só ver notas boas no Goodreads O.o Lá sempre tem um para meter o pau sem medo, mas dessa vez não vi não...
Acho que todo mundo tem aquele trash pelo qual se apaixona...
ResponderExcluirEla tinha um enredo perfeito! Essa possibilidade de voltar ao passado rende tanta história, que a autora não se preocupou com isso o.O
ResponderExcluirSó com o triângulo amoroso... aff...
Lilian, verdade!
ResponderExcluirCarla, pior que ela tinha uma grande ideia em mãos mesmo... mas acabou se perdendo. Eu não achei que nem mesmo a parte do romance foi bem desenvolvida...
ResponderExcluirUAU! Comprei esse livro! BLERG??? Eu acredito em você, agora estou temerosa. Sou de ater as minhas opiniões ao ler um livro, leio não porque estão falando bem ou mau, leio porque quero, mas convenhamos, quando se tem mais de 100 livros não lidos numa estante, vc quer ler o que for melhor. Vc quer aquela leitura arrebatadora! Esse vai lá pra trás da fila, ou será lido numa inspiração, não sei, mas fiquei bem triste agora.
ResponderExcluirAaaa Nanie, saudades de vc! Vamos nos ver no Rio, né? Eu vou! Vc vai? Ficaremos naquela pousada novamente? rsarsrs
Bjs
Nice, eu sou altamente influenciada pelas opiniões alheias - não para formar a minha própria, mas na hora de escolher o que ler. E esse livro eu escolhi porque muita gente estava falando que era bom.
ResponderExcluirPara mim não funcionou, mas quem sabe talvez funcione para você... agora que já comprou, vai ler um dia, né?! hehehe
Ah, saudades de você também :D Então, eu estou querendo ir, mas ainda não sei se vai dar... Aquela pousada foi bem bacana, hein?! Eu gostei.
Jurava que tinha comentado nessa também. Pra aliviar minha consciência por ter comentado de novo no Oksa Pollock, pelo menos faço um comentário decente aqui =P
ResponderExcluirEntão, o título desse livro me diz uma coisa, a capa diz outra e a sinopse, outra totalmente diferente. Tudo junto me soa como uma grande bagunça e, tendo elementos sobrenaturais no meio, é óbvio que eu não vou ficar morrendo de vontade de ler.
É horrível quando a gente continua, achando que o livro vai melhorar, mas não melhora nada, né? Eu sou mais desapegada, se não abandono de vez, deixo pra ler depois.
Você não foi a única a reclamar desse livro, já li sobre ele e que faltou coisa.
ResponderExcluirApesar que o nome é tão atraente! E a capa também!
Leituras péssimas devem ser evitadas =}
Ei Nanie...
ResponderExcluirNha é tão ruim qdo a gente insiste num livro e ele não é o que esperavamos né? E sou bem como vc, qdo o livro dá o que falar e me decepciono me sinto uma ET o.O
O pior é que a sinopse parece ser bem mais legal que o livro pelo que vc me contou. Adoro um livro sobrenatural rsrs
E mais uma tradução que não fui boa? Affs, essa editoras tinha de ser mais seletivas com seus tradutores e revisores. E oh, bate aqui, não entendi a estoria do mundo ser uma pera o.O Geeeeeeeeente
Adoro sua sinceridade pq assim ja sabemos o que esperar depois de ler sua resenha, super beijo e adorei o desafio \o/
Cíntia, às vezes eu também juro que comentei em um post e quando vou olhar não tem comentários meus lá... acho que eu só penso "vou comentar mais tarde porque agora estou sem tempo" (eu vivo atrasada, então isso nem é só coisa da minha cabeça) e depois esqueço que o comentário não foi postado...
ResponderExcluirEntão, o título não tem NADA a ver com a história, a capa tampouco... a sinopse tem, mas não dá ideia do quanto é chato ><
Eu preciso praticar esse desapego... e Lilian até tentou me ajudar, mas eu vi tantas resenhas positivas no Goodreads (e lá o pessoal não tem medo de falar mal quando necessário) que eu precisava ler até o final - tinha certeza que iria melhorar. Só que eu estava errada, infelizmente.
Francielle, o nome e a capa não tem NADA a ver com o livro - é incrível! O nome original e a capa original tem tudo a ver, mas a versão nacional errou feio.
ResponderExcluirEntão, eu detestei o livro - na minha opinião ficou tudo ruim: tradução, revisão, capa, título, tudo... uma pena.
Fabiana, é muito ruim quando o livro não fica bom... é péssimo >< Eu não gosto de largar leituras pela metade, porque fico pensando que o livro vai melhorar.
ResponderExcluirNesse caso, não melhorou...
O livro parecia legal, li resenhas super bacanas dele por aí, mas comigo não funcionou. Achei bem fraquinho mesmo!
A tradução não foi boa - na verdade, foi péssima. Essa parte da expressão, por exemplo, foi traduzida ao pé da letra - nem o Google Translator dá esse mole hoje em dia O.o
Fico feliz que tenha curtido o desafio :D Vou fazer mais coisas parecidas em breve - e valendo livros!
Fique de olho aqui no blog (e claro que vou avisar lá no twitter também).
Só vou enviar as coisas que estão pendentes aqui em casa (amanhã mesmo eu faço isso) e já bolo algo novo e divertido :D
acho que a editora pecou em mts pontos do livro, como voce disse na capa (bleh) no titulo (bleh²), pelo amor, AMOR CONTRA O TEMPO? realmente nao tem nenhum amor lutando contra o tempo, ridiculo rs sem contar que a capa/lombada nem bonitas ficaram. a qualidade das folhas nao é a costumeira da galera, as minhas vieram meio 'mal cortadas', e metade de um paragrafo veio clarinho/apagado. e teve erros do tipo 'comeu uma letra"
ResponderExcluiro mundo em forma pera ficou realmente estranho HAHAHA
nao gosto quando o casal sente essa atraçao incontrolavel mas achei que isso podia ser explicado pelo fato deles serem "um par" entao ok.
Foi bem previsivel quem era o Jack e o final é meio Cidade dos Ossos ( que eu nao gostei tanto)
Apesar de todos os pontos negativos eu adorei a historia, principalmente pelo fato de ser sobre viagem no tempo que eu amo <3 ah e tbm gostei da protagonista
Thamires, eu achei que a qualidade desse livro ficou mesmo aquém do que é usual nos livros da Galera Record...
ResponderExcluirAo contrário de você, entretanto, eu não gostei tampouco da história nem dos personagens... mas adoro descobrir que outras pessoas conseguiram curtir o livro!