segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A Primeira Noite, de Marc Levy

A Primeira Noite, de Marc Levy
Suma de Letras - 339 páginas
A conclusão de uma aventura de tirar o fôlego.






Título Original: La Première Nuit
Autor: Marc Levy
Tradutor: Jorge Bastos
Editora: Suma de Letras
ISBN: 978-85-8105-112-3
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2009
Nº de Páginas: 339
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Os Primórdios - Vol. 2
Outros Livros da Série:
     - O Primeiro Dia



ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.


Sinopse:
Adrian tem pistas de que Keira pode estar viva e ele não perde tempo - tudo o que mais quer é estar novamente com sua amada.

Mas caso Keira esteja realmente viva, as buscas serão reiniciadas?


O que eu achei do livro:
Chega ao fim uma saga muito interessante escrita por Marc Levy. Então vamos às minhas impressões sobre essa leitura.

Primeiramente, o estilo de escrita de Marc Levy é muito diferente do que eu estou habituada a encontrar.
De forma alguma é simples - é um tanto poético e rebuscado, mas ainda assim muito interessante. Como o livro se foca na busca dos dois protagonistas, o ritmo da história - apesar da escrita não simplista do autor - é bastante dinâmico e a leitura bem rápida.

Esse segundo livro começa exatamente de onde o primeiro parou e dá prosseguimento à aventura. Eu fiquei muito feliz de ter esperado um pouco para concluir a leitura, porque acho que se tivesse lido um seguido do outro teria ficado com raiva dos protagonistas, mas volto a isso depois.

Logo no início do livro, o leitor encontra uma carta escrita por Walter (melhor amigo de Adrian) onde ele relembra tudo o que aconteceu no primeiro livro. Uma maneira perfeita de inteirar aquele que já leu há algum tempo dos acontecimentos prévios.
Apesar disso, entretanto, não acho que é o suficiente para quem não leu o primeiro livro... A Primeira Noite deve ser lido após O Primeiro Dia.

O restante do livro continua com a mesma ideia do anterior - a narrativa é em primeira pessoa quando Adiran é o protagonista (ele narra sua própria história) e em terceira pessoa em outros trechos. Adrian está contando sua história para Keira e quando ela está envolvida ele a chama de "você" mesmo fora dos diálogos - o que ao mesmo tempo me causou certo estranhamento e me deixou maravilhada - porque é uma forma bem intimista de narrar a história, que me transportou diretamente para dentro do livro.
Eu quase me senti a Keira. Quase, porque não consegui me identificar muito com a personagem nesse livro.

Os dois problemas que me incomodaram na aventura anterior ainda continuam presentes.
Quais foram?!
Os protagonistas pedantes e a quantidade exagerada de mistérios.

Os personagens são muito bem caracterizados - desse mal o texto de Levy não padece. Mas ao mesmo tempo que são muito bem construídos, todos parecem ser extremamente inteligentes - a um nível que incomoda, demais!
Todo mundo parece saber detalhes sobre diversos assuntos, de diversas áreas. Apenas Keira se mostra desconhecedora quando o assunto é matemática (embora isso não tenha me acalmado. Porque ela não sabe coisas simples da matemática - o que também é irritante... já que sabe tanto de outras coisas, podia saber pelo menos que o número π existe e o que ele, basicamente, representa).
De maneira geral, entretanto, todos os personagens parecem ser gênios que conhecem detalhes dos mais diversos assuntos.

E quanto aos mistérios, eu gosto deles. Mas esse livro abusa um pouco - fica um tanto cheio de mistérios demais. Sempre que isso acontece eu fico meio irritada... prefiro quando o autor utiliza menos mistérios, mas os explora melhor.

A aventura do livro é muito interessante. A incessante busca dos protagonistas pela verdade é tocante e viciante - as páginas quase se passam sozinhas enquanto o leitor fica ávido para conhecer o final e saber de toda a verdade.
Eis, porém, aqui o grande tropeço do livro ao meu ver.
Não, não é que ele não tenha final. Ainda bem, Marc Levy finalizou bem o seu livro - e o leitor fica ciente da resolução da maior parte dos mistérios. O problema foi a decisão que eles tomaram... e o porquê de terem tomado tal decisão. Não vou entrar em detalhes, porque aqui está uma das maiores revelações do livro - só que eu não gostei de tal revelação, achei meio boba e sem muito sentido.
Ainda assim, entretanto, é algo que me faz pensar... será que é mesmo tão boba ou estariam certos ao levantá-la?

A Primeira Noite não é o melhor livro que já li, mas é uma aventura bastante gostosa que termina de forma satisfatória o que começou em O Primeiro Dia. Certamente quero ler outros livros do autor.


P.S.: Uma das únicas coisas que eu achei que ficaram sem resolução no livro foi sobre Egorov: o que aconteceu com esse personagem?
Talvez eu tenha deixado passar algum detalhe (o que é o mais provável), mas para mim ficou parecendo que esse personagem ficou perdido no meio da história sem finalização.


Nota: 


4 comentários:

  1. Nanie, eu não gostei do livro. Achei Keira insuportável e Adrian um chato. Fora que os dois juntos são o casal mais sem química do mundooooooo! A história tinha tudo e não virou. O final é o fim!!!!

    ResponderExcluir
  2. No primeiro livro demorei a começar a gostar, chato que só. Ai eu começou a gosta não largava o livro e ele acabou. Nanie sem brincadeira só lembro de você falando que gosto rsrsrs. Eu fiquei com o pé atras mas até gostei. Mas tó com um medo de A Primeira Noite, porque se foi como o outro começou, tédio na certa.

    Mas dou minha chance ao Marc, apesar de ele não ter superado todas as expectativas que tinha criado sobre a escrita dele.

    Beijos,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  3. Thiana, o primeiro livro tem uma parte bem grande que é mais introdutória mesmo - com muita explicação e pouca ação. Demora um bocado para acontecer.


    Nesse segundo livro a ação já acontece desde o início, então o ritmo é mais parecido com o do final do primeiro livro.
    Entretanto, como eu falei, os personagens ainda são bem pedantes - o que é um tanto ruim - e os mistérios só vão se acumulando. No final, o autor revela quase tudo, mas ainda deixa algumas coisas meio soltas.
    E o que mais me decepcionou foi que eu não curti a decisão que eles tomaram (aí, só lendo o livro para entender).


    Se você vai curtir ou não o livro, já não posso dizer >< Porque é pessoal demais, né?! hehehehe Mas espero que goste sim. Não é um livro incrível, por isso dei nota 6, mas é uma história bacana.


    Como assim?! Você nunca viu nenhuma resenha negativa aqui no blog, é isso que você quer dizer?!
    Bom, existem resenhas negativas aqui no blog, mas elas, felizmente, são bem menos numerosas do que as positivas - porque eu realmente só leio um livro se eu acho que vou gostar dele - não costumo encarar leituras que não pareçam promissoras ^^

    ResponderExcluir
  4. Não, me expressei mal. Só lembro de ler a resenha de O Primeiro Dia e você realmente ter gostado. Tanto que no placar de gostei e não gostei fiquei receios em ler, mas no fim acabei ficando no grupo dos que gostei.

    Também sigo a linha de só ler realmente o que possivelmente irei gostar, tirando os livros que ganho, o que não é muito frequente.

    Fico animada em saber que esse começa no embalo que o outro acabou porque foi ele quem mais fez o meu conceito em relação a leitura aumentar. :)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥