sábado, 19 de janeiro de 2013

Ladrão de Olhos, de Jonathan Auxier

Ladrão de Olhos, de Jonathan Auxier
LeYa - 424 páginas
Uma aventura maravilhosa que envolve um menino cego, olhos fantásticos, um homem-gato-cavalo, corvos e um reino desaparecido.




Tradutora: Alice Klesck
Editora: LeYa
ISBN: 978-85-8044-270-0
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 424
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sinopse:
Peter Nimble, como todos os garotos, nasceu sem nome e com olhos. Só que por motivos desconhecidos foi deixado em uma cesta e um corvo bicou seus olhos até não restar nada.
Assim, ele recebeu um nome, mas não olhos novos. E para sobreviver teve que se tornar um ladrão, já que não tinha pais para sustentá-lo, - e um ladrão muito habilidoso, por sinal.

Ele passou parte de sua infância com um homem terrível - Seamus - que se aproveitava das habilidades do menino para se apoderar dos bens alheios e ainda por cima deixa o garoto viver em condições terríveis. E assim teria sido a vida de Peter para sempre, não fosse a chegada do caixeiro-viajante.

Peter estava realizando mais roubos para o detestável Seamus quando se deparou com essa figura singular - que parecia saber exatamente quem era o menino e quais eram seus pensamentos. Sem conseguir se segurar, o garoto roubou o simpático caixeiro-viajante, levando dele uma curiosa caixinha contendo seis ovos.
O mais surpreendente é que dentro de cada ovo encontrava-se uma gema e elas deveriam ser muito preciosas.

Peter Nimble descobriria que as gemas não eram apenas preciosas: eram olhos fantásticos com poderes incríveis! E esse era apenas o início de sua jornada.


O que eu achei do livro:
Descobri, eu tenho 10 anos.
Ou algo parecido.
Porque uma aventura como Ladrão de Olhos me deixa maravilhada!

A escrita de Jonathan Auxier é tremendamente gostosa e a imaginação do autor é incrivelmente afiada!
A forma como ele conduz a narrativa, com algumas "verdades" típicas de livros infantis é encantadora demais - adoro quando leio livros que fazem as crianças parecem muito melhores do que os adultos.
Porque elas são mesmo na verdade.

Não consegui discernir exatamente a época em que o livro se passava ou o local - e isso torna tudo ainda mais mágico.

Os personagens criados pelo autor são uma graça. Como não se apaixonar pelo ladrão Peter Nimble?! Ou pelo Sir Tode (o homem-gato-cavalo)?!
Aliás, são tantos personagens estranhos e encantadores, que eu me senti no meio de um grande grupo de amigos.

Esse é aquele tipo de livro para ler para o seu filho pequeno. Um livro que você vai começar lendo para ele e que ele vai pegar inúmeras vezes no futuro para ler novamente.
Uma história que mostra que as limitações estão em nossos preconceitos e não na realidade. Mostra ainda que o futuro nos reserva algo brilhante - muito além de qualquer sonho ou pretensão que possamos ter tido.

A edição da editora LeYa muito me agradou. A capa é linda demais (embora eu prefira a original, que é praticamente a mesma, só que com um pequeno ladrão nos telhados), as folhas são acinzentadas e os capítulos são abertos pelas ilustrações desenhados pelo próprio autor - conforme feito na versão original do livro.

Quanto à tradução eu tenho algumas ressalvas.
Primeiro, o título. Não gosto do título nacional, porque Peter Nimble é um grande ladrão, mas não exatamente de olhos... O título original traduzido ficaria algo como "Peter Nimble e seus Olhos Fantásticos" - o que tem muito mais a ver com a história e combina muito mais com o livro. Como é um título absolutamente traduzível, eu não entendi mesmo por que a opção de trocar o título.
A segunda ressalva é quanto aos nomes dos personagens. Eu achei legal terem mantidos os nomes originais, mas nesse caso acho que eles pediam, ao menos, notas de rodapé. Porque quase todos os nomes do livro são palavras ou gírias e têm um significado em inglês, que fica perdido em português (ainda mais para crianças que não sabem falar nada de inglês). Por exemplo, Nimble, que é o sobrenome de Peter, significa ágil, ligeiro. Não acho que os nomes deveriam ser traduzidos no texto - gostei da decisão de deixá-los conforme o original -, mas acho que seria extremamente necessário colocar notas de rodapé para que os leitores tivessem noção de como os nomes e sobrenomes encaixam com os personagens e são ainda mais divertidos do que aparentam em um primeiro momento.

Eu não encontrei nada referente a um próximo livro - nem no site do autor (onde você pode se divertir colocando barbas, chifres e outras coisas na foto dele) nem no site do livro (onde você também pode se distrair rabiscando o autor), mas o final de Ladrão de Olhos deixa muito espaço aberto para que novas aventuras sejam escritas.
E como eu gostei demais de Peter Nimble e Sir Tode, espero mesmo que novas aventuras destes dois companheiros sejam escritas pelo talentoso Jonathan Auxier.

Ladrão de Olhos é um livro muito delicioso, com uma aventura fantástica capaz de maravilhar adultos e crianças.
Uma leitura rápida e extremamente agradável, Ladrão de Olhos encanta e diverte com toques de cinismo e maluquices.


P.S.: Esse livro eu ganhei no Amigo Oculto das Blogueiras Literárias. Quem me tirou foi a Carol Estrella, do blog Romances & Leituras. Ela escolheu esse livro de presente e não poderia ter acertado mais!
Muito obrigada, Carol, eu amei essa leitura.


Nota: 


0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥