segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A Sabedoria do Condado, de Noble Smith

A Sabedoria do Condado , de Noble Smith
Novo Conceito - 174 páginas
Um hobbit sabe como viver a vida de uma maneira simples e deliciosa. Aprenda um pouco mais do estilo de vida deles e aplique no seu cotidiano.




Autor: Noble Smith
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-061-8
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 174
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sinopse:
Os hobbits são criaturas que gostam de viver de forma plena, embora simples. Se divertem com caminhadas, tardes em frente à lareira, segundos cafés-da-manhã e cerveja com os amigos.
Que tal conhecer um pouco mais do estilo de vida dos hobbits e trazer alguns preceitos para a sua vida?

É simples e gostoso viver como um hobbit.


O que eu achei do livro:
O que você acha de livros de autoajuda? Vamos lá, seja sincero!
Eu, honestamente, torço o nariz para qualquer livro que se encaixe nessa categoria. É preconceito mesmo - sem nem pensar ou ler a sinopse ou ponderar sobre o quão bacana aquela leitura poderia ser.
Que feio, né?!

Principalmente se considerarmos que todos os livros do estilo que já li foram bastante proveitosos.

Confesso, entretanto, que quando vi que a Novo Conceito iria lançar "A Sabedoria do Condado" eu primeiro torci o nariz. Ora essa, autoajuda?! Ah, não, não é para mim.
Mas depois o subtítulo "Tudo Sobre o Estilo de Vida dos Hobbits para uma Vida Longa e Feliz" me chamou mais a atenção. Eu adoro Tolkien e seus hobbits - eu precisava ler esse livro, nem que fosse para falar mal dele depois.

Só que eu não vou falar mal, porque não tem do que falar mal.
Aliás, tem sim: a revisão do livro deixou a desejar. Não sei se a culpa foi estritamente do revisor ou se a tradutora também não fez um trabalho muito bom, mas a questão é que o resultado final ficou aquém do que eu espero de um livro.
Fora isso, entretanto, A Sabedoria do Condado é uma leitura agradável e que tem muito a ensinar.

Eu achava que tinha feito muito por ter lido O Senhor dos Anéis duas vezes e O Hobbit três (a mais recente, há pouco tempo, rendeu até uma resenha aqui no blog), mas descobri que não sou doida por Tolkien - ao menos não no nível de Noble Smith.
O cara conhece a mitologia da Terra Média talvez até melhor do que o seu criador!

De fato, A Sabedoria do Condado é um livro de autoajuda, mas é também um livro baseado nas histórias de Tolkien.
Noble Smith relembra algumas passagens importantes dos livros do autor para embasar a sua teoria de que viver como um hobbit é uma boa ideia (e eu tenho que concordar: é mesmo!).

Você pode ler esse livro sem conhecer as obras de Tolkien, mas você irá pegar muitos spoilers, principalmente de O Senhor dos Anéis e de O Hobbit. Já deixo aqui o aviso.

Noble Smith mostra como os hobbits, os elfos, os anões, os homens e os orcs vivem e reflete tudo isso no nosso cotidiano - deixando-nos perceber o quanto atitudes simples podem tornar nossa vida mais agradável.

Eu adorei poder relembrar algumas passagens dos livros que tanto amo e gostei ainda mais de poder visualizar o modo de vida dos seres de Tolkien aplicados à vida moderna. De verdade, eu adorei!
Certamente já levo em conta alguns dos conselhos de "A Sabedoria do Condado" e pretendo aplicar em minha vida outros. São conselhos simples, que podem parecer banais, mas que esquecemos. O livro nos faz lembrar do quanto as coisas simples são importantes e quanto atitudes aparentemente banais podem nos tornar pessoas mais felizes.
Há muito nas entrelinhas do livro - lê-lo com atenção pode levar à reflexões profundas do estilo de vida que hoje levamos e, principalmente, do estilo de vida que o mundo nos impõe - do qual, admito, quero distância. Gostei muito de ver detalhadamente o estilo de vida dos hobbits e tirando os excessos (e o fumo, porque eu detesto cigarro e acho que só trás malefícios à vida de qualquer um!), eis aí uma forma verdadeiramente maravilhosa de se levar a vida.

A Sabedoria do Condado é um livro incrível, que mostra como ser mais simples e mais feliz ao viver como um dos povos mais alegres da literatura: os hobbits de Tolkien.


P.S.: O livro é de autoajuda e traz vários conselhos e recomendações, mas quem é fã de Tolkien vai gostar do livro mesmo sem levar em conta essa parte de aconselhamento. Noble Smith é realmente um viciado na Terra Média e o seu livro é uma encantador viagem ao mundo de Bilbo, Frodo e Gandalf!


Nota: 


4 comentários:

  1. =s/ (Isso é uma tentativa de imitar um nariz torcido)
    É, auto ajuda.
    Não gosto.
    Huahuahuahauha
    Talvez só frodo e bilbo p fazer isso por mim mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Ariana, eu sou exatamente assim - sempre entorto meu nariz para livros de autoajuda! E nem adianta, o preconceito ainda não foi vencido - se alguém me trouxer outro livro do estilo, eu vou torcer o nariz...


    Mas a verdade é que me encantei pel'A Sabedoria do Condado - é uma graça de livro :D E tem muito Frodo e Bilbo *-* ehehehe

    ResponderExcluir
  3. OI Nanie!

    Estou curiosa com o livro, mesmo com esse detalhe do auto ajuda kkkkk

    Vamos ver se vou gostar \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Carla, o livro é de autoajuda, não tem como fugir disso. Mas é um livro muito bacana mesmo assim - a leitura é uma delícia, você certamente irá gostar :D

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥