domingo, 6 de janeiro de 2013

Desafio Realmente Desafiante 2013

E olha que é um desafio REALMENTE desafiante mesmo!

Estava conversando no twitter e a Hérida me sugeriu participar desse desafio da Clícia Godoy.
Confesso que em um primeiro momento eu o achei desafiante demais e já estava recusando, mas aí a Hérida e a Thais me mostraram que era possível e eu resolvi participar.

Por quê?! Porque a minha pilha de livros não lidos está imensa e eu preciso diminuí-la!
Para cumprir esse desafio eu tenho que ler livros comprados ou ganhados em 2012 ou antes.
Ou seja, é perfeito!

Na verdade, também é permitido pegar livros emprestados, mas aí o desafio já não iria me ajudar no meu objetivo, então para a Nanie só valem mesmo os livros que já tenho na estante.

A Clícia propôs 18 itens e para cumprir o desafio é preciso ler 12 livros (tem que ser um livro para cada item!) - ainda bem, porque seria impossível cumprir os 18 (ou será que você já viu por aí uma protagonista chamada Nauane? Ou Nanie?!).

Eu separei alguns livros para cada item e depois vou decidir qual livro irei usar para cumprir aquele item. Na verdade, a ajuda de vocês será super bem-vinda (no caso do item 2 será essencial!).

Ainda não sei em qual ordem vou cumprir o desafio, mas provavelmente não será na ordem da lista... espero conseguir cumprir 13 itens ao longo de 2013 (não errei não, eu sei que tem que ser 12 itens para cumprir o desafio, mas 13 combina com 2013 e daí fica mais legal.


Abaixo os 18 itens propostos pela Glícia, com algumas sugestões de livros que podem ser encaixados em cada item:

1. Ler um livro que você ganhou, não gostou muito e ficou na prateleira.
Esse item é fácil: A Fera.
Ganhei esse livro em um amigo oculto em 2011. O livro tem uma capa bonita, achei bacana a pessoa ter escolhido um livro que super tenha gostado, mas não faz muito meu estilo e eu cismei que ele era ruim. Espero estar errada e encontrar uma leitura muito bacana.
UPDATE: Não foi uma leitura ruim, mas tampouco foi grandes coisas...

2. Ligar para um amigo, ou mandar uma mensagem no face, e pedir uma indicação de livro! Se você não tiver o livro, NÃO VALE COMPRAR, peça emprestado.
Nesse item eu peço a recomendação de vocês aqui nos comentários desse post!
Não vou pegar emprestado, já que o meu propósito é diminuir a minha pilha, portanto só vou considerar as indicações de livros que eu já tenho.
Nesse link tem os livros que eu já tenho na minha estante e que eu ainda não li - vou colocar como opção aqui as três primeiras sugestões!
As sugestões foram: A Guerra dos Tronos (Karolyne Oliveira), Os Três Mosqueteiros (Cíntia Mara), Dexter: Design de um Assassino (Ale, La Sorcière).

3. Ler um livro com um doce na capa.
Esse foi quase um item impossível... isso porque apesar de ter quase 300 livros ainda não lidos aqui na estante não tenho nenhum com um "doce".
Tecnicamente falando, entretanto, um chiclete é doce e, assim sendo, usei um livro com um chiclete para que houvesse uma opção de leitura para cumprimento do item 3: "Bubble Gum".

4. Ler um livro com um casal apaixonado na capa.
Eu juro que pensei que tivesse mais livros com casais apaixonados na capa. Fiquei surpresa em encontrar poucos... Para esse item algumas opções são: "Como Se Livrar de Um Vampiro Apaixonado", "Um Olhar de Amor", "Bem Mais Perto" e "Amor Fora de Hora".

5. Ler um livro que o autor tenha a mesma inicial que a sua.
Se meu nome fosse com M ao invés de N seria muito mais fácil encontrar livros... mas Manie ficaria bem feio, né?!
Então acho que vou me contentar com a leitura de "O Dragão de Sua Majestade", "Educação Siberiana", "Musas" ou "Dom de Natal".
A Nora Roberts, super diva, compartilha a inicial do nome comigo, mas infelizmente eu não tenho muitos livros da autora e não vale adquirir coisas novas... portanto, só tem dois livros dela e outros dois cujos autores também tem o nome iniciado com a letra mais linda e perfeita do alfabeto N.

6. Peça para alguém olhar na sua estante e escolher um livro há muito esquecido.
Não tenho exatamente livros esquecidos. É verdade! Eu sei que tenho muitos livros não lidos e não tenho tempo para ler tudo (até porque fico relendo livros que são meus queridinhos). Então, pedi para minha irmã e meu cunhado escolherem dentre os livros que ainda não li mais velhinhos e eles escolheram: "A Garota dos Pés de Vidro" e "Anjos das Sombras".
Para matar esse item, terei que ler um dos dois.

7. Ler um livro que é citado em outro livro. (Por exemplo: A Bella em crepúsculo cita "O morro dos Ventos Uivantes".
Eu até tenho O Morro dos Ventos Uivantes e faz muito tempo que li esse livro... mas decidi escolher outra leitura: "Drácula" que é citado em A Passagem, de Justin Cronin e que eu já pretendia reler há algum tempo.

8. Ler um livro que foi lançado no ano do seu nascimento. 
Ah, eu super adoraria ler um livro que tivesse sido lançado no ano do meu nascimento, mas não tem nenhum aqui na minha lista de livros. Infelizmente, então, o item 8 é um item que não irei mesmo cumprir.
Talvez eu até adquira algum livro lançado no ano em que nasci - porque agora fiquei com muita vontade de ler um livro desse ano, mas daí ele não vai valer para o desafio que pede, expressamente, que seja um livro adquirido em 2012 ou antes.

9. Ler um livro cujo título tenha mais de 5 palavras.
Fiquei muito surpresa ao descobrir que os meus livros com nomes grandes tinham nomes com exatamente 5 palavras... ora essa, na continha para não poder entrar!
Mas ainda assim eu tinha outros livros com nomes enormes que podem ser utilizados para cumprir esse item, tal como "A Menina que Conversava com o Verão", "O Livro Perdido das Bruxas de Salém", "Te Amo, Te Odeio, Sinto Tua Falta", "O Perfume da Folha de Limão" ou "No Lugar Errado, Na Hora Errada".

10. Ler um livro que tenha entre 300 e 350 páginas.
Esse é um dos itens mais fáceis! Afinal de contas, é só escolher livros que tenham esse número de páginas. Foi engraçado ter que escolher, porque em vários livros que clicava (clicava mesmo, porque escolhi os livros pela minha lista no Skoob) descobri que não se classificavam por poucas páginas.
Algumas possíveis leituras são: "Onde Habitam os Dragões", "Fim do Jogo", "Desejo Rebelde", "O Castelo Animado" e "O Incrível Homem Que Encolheu".

11. Ler um livro nacional.
Esse aqui é fácil - estou cheia de livros nacionais que ainda não li na minha estante e vários parecem ser simplesmente maravilhosos!
Alguns exemplos que se encaixam no desafio são: "Maria", "A Caixinha de Pandora", "A Filha da Minha Mãe e Eu" ou "Kaori e o Samurai Sem Braço".

12. Ler um livro que você ganhou de presente de aniversário.
Aqui eu não tenho muitos livros que se encaixem, por mais incrível que possa parecer, mas separei dois: "O Vampiro Lestat" ou "Deixados para Trás".

13. Ler um livro com a capa entre bege e marrom.
Que cores difíceis! Ainda bem que tive a ajuda da Hérida e da Thaís para descobrir o que valia ou não como "entre bege e marrom"...
Separei quatro livros com capas em tons mais ou menos entre bege e marrom: "A Escriba", "O Pálido Olho Azul", "A Máquina de Xadrez", "O Segredo das Coisas Perdidas".

14. Ler um livro de zumbis.
Quando o item é mais específico, é bem mais difícil conseguir encaixar algum livro nele... ainda mais porque eu quero encaixar, com certeza, algum dos meus livros!
A sorte é que eu tenho um livro de zumbis: Sangue Quente! E a boa notícia é que o livro foi super bem recomendado!

15. Ler um livro com a capa feia. (E explicar  por que não gosta da capa!)
Foi muito difícil separar livros para esse item...
Isso porque a maioria dos livros que eu tenho tem capas muito bonitas (até porque na hora de comprar a capa faz bastante diferença, né?!).
É sério... eu não sabia disso até que fui procurar algum livro com capa feia e descobri que gostava de quase todas.
Mas quase todas não é a mesma coisa que todas, né?! Então nesse item eu pretendo ler "A Procurada", "O Segredo do Gênesis", "Com os Mortos Não se Brinca" ou "Desaparecidas" (a explicação de por que não gosto da capa sairá na resenha do livro que for escolhido).

16. Re-ler e resenhar um livro que leu há muito tempo e nunca resenhou!
Sou apaixonada por releituras! O problema é que mesmo antes de criar o blog eu já fazia resenhas no meu computador... ou seja, tem muitos livros que já li e nunca publiquei a resenha, mas já escrevi... Não foi tão fácil encontrar livros que não havia resenhado, mas ainda assim encontrei!
Então foi um prazer separar alguns livros para esse item: "Jogo Perigoso", "Um Estudo em Vermelho", "A Ilha do Tesouro", "Eragon" ou "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

17. Ler um livro que tenha um personagem com o seu nome ou que tenha o mesmo apelido que você.
Que pena, o item 17, assim como o 8 é um item que não dá para cumprir.
Talvez exista algum livro com Nanie ou Nauane por aí, mas eu ainda não conheço e, principalmente, não tenho um que encaixe nesse perfil.
Portanto, ao invés de 18 itens, a minha lista na verdade tem apenas 16 (já que 2 são impossíveis de cumprir). Eu queria muito cumprir os 18 itens, mas acho que já vou ficar bem contente com os 16 que são possíveis.
UPDATE: Pois é! Eu já julgava o item como impossível quando me deparei com uma personagem chamada Nani em Starters! Pimba, sem saber cumpri o item!

18. Ler um livro com a capa com letras amarelas
Esse também não foi muito difícil. Separei alguns livros cujas letras na capa tenham letra amarela, seja no título ou no nome do autor: "O Mestre das Iluminuras", "The Town That Moved To Mexico", "Charlotte Street", "Bruxa de Ferro" e "Magya".


E aí, o que acharam do Desafio Realmente Desafiante?! Bem bacana, né?! Pretendo começar em breve as minhas leituras para o desafio.
Espero que vocês tenham gostado da lista - está repleta de livros bem diferentes e alguns pouco conhecidos. Acho que vai ser bem bacana ler e resenhar essas histórias por aqui.
Clique aqui para acessar o post no blog da Clícia e participar desse divertido desafio também.


P.S.:  Algumas coisinhas:
- Todos os livros estão com os títulos linkados para o skoob;
- Tentei não repetir o mesmo livro como opção em mais de um item, de forma que pudesse ter uma lista bem ampla;
- Coloquei o mínimo possível de releituras (só mesmo no item em que pedia, especificamente, por releitura), já que o meu maior objetivo é diminuir a pilha de livros não lidos;
- Vou tentar ao máximo me ater aos livros que coloquei aqui como opção (embora isso não seja obrigatório) para cumprir o desafio;
- Irei atualizar a lista abaixo enquanto for cumprindo o desafio:
3) Aguardando...
5) Aguardando...
6) Aguardando...
8) Impossível!
9) Aguardando...
10) Aguardando...
11) Aguardando...
12) Aguardando...
13) Aguardando...
14) Aguardando...
15) Aguardando...
16) Aguardando...

20 comentários:

  1. Se eu tivesse esses livros e fosse cumprir o desafio 18 iria ser bem difícil escolher entre Charlotte Street, A Bruxa de Ferro e Magya, que estou lendo agora e estou amando

    ResponderExcluir
  2. Estela, em todos os itens onde eu tenho mais de uma opção, tenho certeza que será super difícil escolher um único livro dentre os que coloquei >< hahahah Mas essa será uma dificuldade bem-vinda e divertida!

    ResponderExcluir
  3. Muito massa!!! Pena que eu nem tenho taantos livros assim na estante que seja possivel participar do desafio. Mas vou adorar acompanhar você.

    Eu posso ajudar a escolher o livro do item 2 neh! A Guerra dos Tronos!!!!!!!
    E o livro do casal apaixonado na capa, voto em Um Olhar de Amor, quero ver a Nanie lendo um livro hot, hahaha.

    E poxa, de repente voce encontraalguma protagonista chamada Karoline ou Karol... =D

    ResponderExcluir
  4. o desafio faz jus ao nome viu oO
    eu não consigo cumprir nem os fáceis, imagina este!

    mas vai ser mesmo bem útil pra reduzir a sua "filinha" de leitura. Boa sorte, Nanie!

    ResponderExcluir
  5. Karolyne, para participar desse desafio tem que ter um bocado de livros mesmo... ou pegar emprestado >< hehehe


    Pode ajudar sim! Já vou modificar o post e incluir esse item :D hehehehe


    Sério?! Você quer me ver lendo um livro hot?! Pois é... esse encaixou e está aqui na estante me esperando... quem sabe, né?!


    Nossa, sabe que eu não tinha pensado por esse lado?! É bem provável que algum dos livros que eu tenho aqui tenha alguma Karol... vou olhar :D Obrigada pela dica e pela ajuda ^^ heheheh

    ResponderExcluir
  6. Janaina, é um desafio divertido! Acho que ele é bem desafiante, mas não necessariamente difícil ><

    Com certeza vai ser bem útil para dar uma diminuída na minha pilha de não lidos :D hehehe

    ResponderExcluir
  7. Pelo visto, só eu que não vou com a cara desse desafio. Gosto daqueles que colocam um estilo diferente a cada mês. Acho que esses critérios não tem relação nenhuma com o livro em si, então dá pra ler trocentos livros do mesmo estilo e acaba não sendo desafio nenhum. (Embora eu provavelmente cumpra vários desses itens sem querer. Livro com doce na capa eu já estou lendo, aquele que você gostou do título. Com casal, com + de 5 palavras, autor com a mesma inicial, entre 300 e 350 páginas... Tá vendo, por isso que não acho nada desafiante, hehe) Mas, enfim, só a minha opinião.

    Abandonei o DL de 2012 em outubro e não vou participar deste ano. O primeiro motivo é que há tempos eu venho diminuindo a quantidade de resenhas de livros no blog, então cheguei num ponto em que eu queria diminuir mais, mas não tinha de onde cortar. Cortei e estou feliz, faço resenha só do que eu quero e quando quero. O segundo motivo é que tinha um mês de livros sobre animais, e eu acho isso a coisa mais entediante do mundo. Pra você ter uma ideia, o único em que eu consegui pensar foi A Metamorfose (mas nem sei se ia valer). Então, nada de desafios pra mim este ano. Volto no próximo.

    2. Já que o meu voto não será suficiente para meu livro favorito de 2012 ganhar o Escolha para a Nanie, recomendo Os 3 Mosqueteiros (se você já não tivesse, eu ia fazer merchan e te convidar pra participar do sorteio no blog, hahah)

    11. Estou lendo A Filha da Minha Mãe e Eu... Chato =/

    15. Eu acho feias todas as capas da Martin Claret, mas acho que já vi você comentando que gosta delas, né?

    Fim do comentário gigante =P

    ResponderExcluir
  8. Nanie, preciso passar longe deste desafio, pq realmente não dou conta.... além do que: livro publicado no ano do nascimento? É pegadinha com as prá-lá-de-balzacas feito eu? kkkkkkk
    Ei, indicação de livro, vou insistir em Dexter ;)

    ResponderExcluir
  9. Ale, eu também pensei que não poderia participar... hahahah minha primeira reação foi dizer "nem pensar", mas depois vi que eram só 12 livros e que me ajudaria mesmo a diminuir minha pilha, então decidi tentar!


    Ah, eu também não tenho nada do meu ano de nascimento... mas leio MTUS livros que foram publicados antes d'eu ter nascido... heheheh


    Ok, vou colocar sua indicação lá, mas não sei se vou encarar Dexter... >< hahahaha

    ResponderExcluir
  10. Cíntia, eu só quis participar porque é um desafio mais livre mesmo ^^ Eu acho desafiante a partir do momento que tem que ser livros adquiridos em 2012 ou antes (ou seja, nenhum dos lançamentos - que é o que eu mais leio atualmente - vai contar!) e que tem que obedecer a algumas loucuras específicas :D Então eu gostei sim ^^

    O DL não serve para mim... porque tem que ler um tipo específico de livro em determinado mês e, na verdade, às vezes eu não estou com saco para isso... Esse eu posso ler o livro no mês que eu quiser e posso fazer a opção que mais me agradar - pulando algumas, se eu desejar... Sério, eu PRECISO dessa liberdade! Só assim mesmo para eu decidir participar de um desafio :D

    2. É... aquela votação acabou pendendo bastante para o lado de um livro só... Drácula está muito a frente dos demais >< hehehe
    Adorei a sua indicação e já coloquei ela no post - muito obrigada ^^ Esse é um livro que eu mal posso acreditar que anda não li O.o



    11. Ah, que pena >< Mas é bom saber... assim evito esse e invisto em algum outro nacional da lista :D hehehe


    15. Pois é... eu juro que acho. Não sei por que as pessoas acham as capas feias (as antigas, né?! Porque agora tem umas novas que o pessoal gosta... mas eu preferia as antigas). Acho que é porque elas me lembram quadros renascentistas.


    Adoro comentários gigantes :D hehehe

    ResponderExcluir
  11. Oi Nanie,
    Fiquei muito feliz que vocês toparam participar do DRD desse ano!! Ano passado consegui cumprir todas as tarefas, mas esse ano vai ser bem mais difícil!! hehehe
    Ainda não consegui decidir que livros eu pretendo ler para cada item... Na verdade estou mais é escolhendo um livro na estante e depois de ler vejo se ele serve para eliminar algum desafio! hehehehe
    Boa sorte!
    Beijos
    Camis

    ResponderExcluir
  12. Eu, normalmente, não tenho problemas em ler no mês específico. Acho que é porque sempre quero ler tanta coisa diferente ao mesmo tempo, aí acabo achando algum que se encaixe.

    15. Sei lá. Só sei que eu não tenho a menor vontade de tê-las na minha estante. Que bom que você gosta, porque os livros são baratinhos, hehe.

    ResponderExcluir
  13. Cíntia, eu tenho >< Primeiro porque fico super apreensiva para cumprir logo o desafio e segundo porque nem sempre estou com saco para ler sobre aquele tema... Enfim, sou difícil mesmo para cumprir desafios...


    15. kkkkkkkkkkk Eu acho que sou A diferente mesmo - todo mundo que conheço não gosta delas >< Ah, o preço é bom mesmo :D hehehe

    ResponderExcluir
  14. Camila, todas eu não vou conseguir - o que é uma pena, mas vou tentar o máximo de itens possíveis :D heheheheheh


    Ah, você é esperta! hahaahahahahh

    ResponderExcluir
  15. Adorei suas escolhas.

    Pedido pessoal: no Item 11. Ler um livro nacional. escolha MARIA, please.
    Queria muito trocar ideias com você sobre ele, leitura mais que recomendada!

    ResponderExcluir
  16. Leninha, estou cheia de bons livros ainda não lidos, né?! hehehe
    Maria eu estou querendo ler há um bom tempo - vou tentar escolhê-lo como minha opção de nacional :D

    ResponderExcluir
  17. Hee! O Pálido Olho Azul também está na minha listinha ^.^ Sobre o item do ano do aniversário, vc não tem O Alquimista?



    bjs!

    ResponderExcluir
  18. Thais, eu lembro de você falando dele no TT (daí eu lembrei que tinha o livro e coloquei nesse item ><) hahahahah


    Então, eu já li esse livro - há muito tempo - e quero muito reler, mas eu não o tenho ><

    ResponderExcluir
  19. Hum, esse desafio é mais interessante ainda pois 'desafoga' a lista de leituras. Tenho tantos livros não lidos em casa que parece fácil encaixar pelo menos um em cada item, por outro lado minha maior dificuldade é seguir a lista mesmo. Sou craque em comprar livros que preciso ler "urgentemente" e largo os que estão na estante...

    ResponderExcluir
  20. Μy brother suggеsted I might likе this blog.

    Нe was totally right. Thіs pοst truly madе my day.
    Υou can not imagine juѕt how much time I had ѕpent for thіs
    informatiοn! Thаnkѕ!

    My web blog - Same Day Payday Loans

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥