quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Filme: Ed Wood


Um filme maravilhoso!



Ed Wood, 1994
127 min
Direção de Tim Burton
Roteiro de Scott Alexander, Lara Karaszewski baseado no livro de Rudolph Grey
Com Johnny Depp, Martin Landau, Sarah Jessica Parker, Bill Murray
Informações extras no site do IMDB


Ed Wood tem o grande sonho de se tornar um diretor de sucesso. O que ele quer é fazer ficção científica - histórias diferentes, arrepiantes e que irão deslumbrar a audiência.
As coisas parecem bem difíceis no princípio - não é fácil se destacar em Hollywood -, mas talvez agora que se tornou amigo do grande Bela Lugosi - o ator responsável por dar vida ao mais famoso vampiro de todos os tempos, o Conde Drácula, nos cinemas - as coisas fiquem mais fáceis.

O longa é baseado na vida real de Ed Wood.
Já está pensando que é um filme sobre um grande e incompreendido cineasta que teve que dar muitas voltas antes de provar o seu verdadeiro valor?!
Bom, não exatamente...

O verdadeiro Ed Wood.
Até que era bonitinho.
O filme é sobre um grande homem - Edward Davies Wood Jr. - cujo sonho era se tornar um grande cineasta. Mas a verdade é que o cara só se tornou conhecido mesmo após a sua morte quando foi consagrado como... Suspense... não, não um grande diretor, mas o "pior diretor de todos os tempos".
Pois é, Ed Wood era ruim. Muito ruim.

Eu sou muito fã da dupla Tim Burton & Johnny Depp, mas ainda não havia tido a oportunidade de ver esse filme.
Achei o máximo a história desse diretor. Ele tinha ideias bacanas e horripilantes, era um cara esquisito que tinha um grupo de amigos ainda mais esquisito. Fiquei tão curiosa para conhecer o trabalho real dele, que peguei alguns filmes - que ainda não tive tempo de assistir, mas pelo que vi a coisa é terrível mesmo.

A atuação de Johnny Depp está ótima nesse filme. A prótese que ele usou nos dentes durante a filmagem deixa a boca dele muito estranha e faz com que a fala dele também fique bastante diferente. Pelas fotos que encontrei do verdadeiro Ed Wood, a caracterização do ator foi realmente muito boa.

Johnny Wood e Bela Landay.
Quero dizer, Ed Depp e Martin Lugosi.
Entretanto, a grande estrela do filme não é Johnny Depp (embora, como já disse, o ator esteja ótimo no longa). Apesar do filme ser sobre Ed Wood, o brilho todo fica por conta de Martin Landau e sua incrível atuação como Bela Lugosi.
Eu confesso que não reconheci quem era o ator que estava interpretando Lugosi no longa... de tão boa que ficou a caracterização feita com Martin Landau. A maquiagem está ótima, o figurino impecável e a interpretação dele de tirar o fôlego.
Ver o tão famoso ator após seus áureos anos enfrentando problemas financeiros e com as drogas é incrível - deveria ser apenas o pano de fundo do filme, mas para mim foi a melhor parte.

A música dessa vez não ficou por conta de Danny Elfman (que frequentemente trabalha com Tim Burton), que é meu queridinho. Mas Howard Shore, que ficou responsável, fez um magnífico trabalho.


O filme é todo em preto-e-branco, embora seja dos anos 90. Achei o máximo a escolha, porque deixou tudo ainda mais real e mais próximo da realidade de Ed Wood (que fez seus principais filmes na década de 50). A direção de Tim Burton nesse filme está impecável, assim como a atuação dos atores.

Se você ainda não assistiu esse filme, está perdendo uma história maravilhosa sobre um homem estranho e um grupo peculiar de amigos ainda mais estranhos do que ele. É um filme para rir e se emocionar. E também para ficar bastante curioso.


P.S.: Para quem está curioso, eu estou com os filmes "Plan 9 From Outer Space", "Bride of The Monster", "Jail Bait" e "Night of the Ghouls". Só não consegui "Glen or Glenda" (uma pena, porque foi o primeiro e parece o melhor - no sentido de ser o pior). Assim que assistir esses filmes, faço um post falando deles.
Vou precisar de coragem para encarar... passei algumas cenas de "Plan 9 from Outer Space", só por curiosidade, e a coisa é bem tensa. Não no bom sentido da palavra.


P.P.S: Quem já assistiu o filme e ficou curioso, aconselho a pesquisar um pouco mais sobre o próprio Ed Wood, Bela Lugosi e o filme de Tim Burton. As páginas da Wikipedia, que linkei nos nomes, trazem boas referências bibliográficas, inclusive o livro de Rudolph Grey que foi usado pelos roteiristas para escrever o filme. Se alguém quiser me dar o livro de presente, estou aceitando.

5 comentários:

  1. Oi Nanie!

    Já assisti alguns filmes com a dupla, mas este é novidade. Gostei do tema e do fato de o diretor não ter sido realmente bom. A ambientação também me chamou muito a atenção!

    Beijo!
    >> Nine | Estante da Nine

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nine.
    Eu também nunca havia visto esse filme, embora adore a dupla. E, olha, me surpreendi! É muito, muito bom :D
    O diretor era meio que uma piada - um excêntrico. Vale a pena conferir o filme - é excelente.

    ResponderExcluir
  3. Também gosto da dupla Johnny Depp e Tim Burton mas acredita que não conhecia este filme?

    Achei bem interessante mas não sei se faz o meu estilo. Não curto assistir filmes sozinha e minha mãe não acho que iria gostar deste filme então não sei sei assisto ou não :(

    Beijinhos,

    Thais Priscilla

    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sim, Annanda! É o livro da biografia do Ed Wood :D Por isso eu queria.


    Eu também não conhecia esse filme - só vi quando fui procurar quais eram todos os filmes que a dupla já tinha feito juntos. E não me arrependi - é um dos mais bacanas :D

    ResponderExcluir
  5. Thais, esse é um filme menos conhecido dos dois, mas, na minha opinião, é um dos melhores.
    O filme é todo em preto e branco e é uma biografia. Então, se isso não faz o seu estilo, talvez você não goste mesmo... mas eu adorei =D


    Ah, eu já me acostumei a assistir filmes sozinha - vou até ao cinema sozinha :D

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥