quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Drácula, de Bram Stoker

Drácula, de Bram Stoker
Martin Claret - 435 páginas
O livro que tornou o vampiro um ser famoso na literatura e temido até mesmo na vida real.





Título Original: Dracula
Autor: Bram Stoker
Editora: Martin Claret
ISBN: 85-7232-570-0
Ano da Edição: 2003
Ano Original de Lançamento: 1897
Nº de Páginas: 435
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sinopse:
Jonathan Harker acaba de se tornar um advogado e a pedido de um grande amigo parte para o castelo do Conde Drácula para cuidar da compra de uma propriedade londrina.
O que o pobre Harker não imaginava é que se depararia com um ser diferente de tudo o mais que já vira em sua vida até então e que teria que lutar pela sua sobrevivência e a de seus entes queridos.


O que eu achei do livro:
Essa resenha vai ser difícil, então vou tentar falar aos pouquinhos para conseguir comentar sobre tudo o que quero.

Para começar, Drácula foi publicado no final do século XIX e foi o grande responsável pela "popularização" do vampiro nos anos vindouros.
Bram Stoker não foi o responsável por criar a criatura - cujas origens remontam a lendas milenares de diversas culturas. É claro que cada vampiro tem características diferentes uns dos outros, mas o vampiro moderno, conforme conhecemos (e, por favor, não estou falando dos Cullen, mas do ser vampiro conforme pensamos), foi criado por Stoker. Ele estudou as aparições dessas criaturas em algumas culturas e criou a sua versão: só saem a noite, bebem sangue, transformam outras pessoas, têm medo de símbolos religiosos, precisam de sua própria terra para descansar durante o dia, são belos, podem se transformar em outros seres como morcegos ou lobos, têm força sobrenatural e o poder de paralisar a vítima, convencendo-a a fazer o que quer.
Resumindo, Drácula é o vampiro tradicional - malvado. Na história narrada por Stoker, os mocinhos têm a dura e árdua missão de dar cabo desse ser centenário que constitui um perigo para os seres vivos.

A trama de Drácula é contada em formato epistolar, através de cartas e diários. É uma forma bastante diferente de acompanhar uma história - ainda mais porque não é apenas a correspondência entre duas pessoas - são vários os personagens que deixam o seu ponto de vista durante a narrativa, através de cartas ou de seus diários pessoais: Jonathan, Mina, dr. Seward, Lucy e Van Helsing, com maior frequência, embora ainda haja notícias de jornais e até mesmo um diário de bordo.
O autor não faz uma diferenciação muito gritante entre a narrativa de cada um dos seus personagens - o que mais evidencia quem está narrando não é a maneira de contar ou de escrever, mas a personalidade (antes da mudança de narrador, sempre há uma indicação clara - o leitor não se sente perdido em momento algum). Ah, sim, as personalidades dos protagonistas são muito bem definidas! Há algo em comum entre eles - os homens são um tanto machistas (o que é totalmente desculpável, afinal de contas, eles não são muito machistas, principalmente levando em conta que viviam no século XIX) e as mulheres um pouco indefesas. Um pouco indefesas, com destaque para o pouco - porque Mina mostra o seu valor. Ela tem vontade de participar, fazer as coisas, tomar decisões - é uma mulher muito corajosa e muito participativa. Dá gosto ver uma personagem assim.

Não espere um livro dinâmico, cheio de aventuras, de leitura rápida, entretanto. É muito gostoso ler Drácula, mas o livro é um clássico escrito há muitos anos. O estilo da escrita é um pouco mais pesado e a narrativa é lenta.
O início do livro é bem devagar - enquanto o leitor é ambientado na história. O autor é bem competente em criar uma névoa de mistério e suspense entorno da trama - fazendo com que o leitor entre de cabeça na trama e se sinta envolvido nas aventuras dos personagens. De acordo com que a história vai evoluindo, o ritmo vai melhorando e a leitura fica um pouco mais rápida.

Drácula é o grande personagem da trama - afinal de contas, ele é o vampiro que coloca em risco a vida não apenas dos protagonistas, mas também de toda a humanidade - um ser quase irreal e cuja existência é posta em dúvida por muitos. Ele é o grande vilão do livro, mas, apesar disso, sua participação na história é pequena - mais como um plano de fundo, aquele a quem se deve temer e que precisa ser destruído.
Quem mais aparece e realmente toma ação são os mocinhos: Jonathan, dr. Seward, Van Helsing, Quincey, Lorde Godalming, Mina e Lucy.
Um deles em especial, o professor Van Helsing, toma a frente de tudo e é o único que consegue enxergar além da névoa causada pelo desconhecido - ele é o tipo de personagem que gosta de fazer muitos mistérios antes de revelar a verdade para os seus companheiros, mas é muito amigo, valente e determinado.

O livro é muito bom, a história bastante diferente e super gostosa de ler. O único pecado é a narrativa um pouco lenta, que torna a leitura mais arrastada. Ainda assim, entretanto, essa é uma leitura ultra recomendada - se você ainda não conhece o Conde Drácula em sua versão original, precisa ler a história de Bram Stoker.

Esse é o único pecado da história criada por Bram Stoker, mas infelizmente não o único pecado da edição que li.
Apesar de recomendar - e muito - a leitura desse livro, não recomendo que ela seja feita na edição da Martin Claret, que é muito ruim.
Não falo isso levianamente não e vou mostrar os pontos que mais me decepcionaram quanto a essa edição.

Os problemas já começam antes mesmo da história.
Há uma introdução falando sobre os vampiros: diferentes tipos, aparições na literatura e no cinema, entre outras coisas. A ideia da introdução é muito bacana e poderia ter ficado incrível se tivesse sido bem escrita.
Não há indicação de quem foi o responsável por escrever o texto, mas o resultado final ficou pior do que um trabalho de um aluno mediano da terceira série. Partes inteiramente copiadas de outros lugares - frases mal formuladas, mal traduzidas.
Que me desculpem a sinceridade, mas se fosse um trabalho de um aluno que eu tivesse que avaliar, levaria zero e um sermão sobre como fazer um bom trabalho de pesquisa.

A tradução do texto em si também ficou bem ruim. E dessa vez não estou dizendo isso apenas de uma percepção durante a leitura não. Agora que estou virando fã  de ebook (quem diria, né?! Ok, isso foi um pouco de exagero também), baixei a versão original do livro (gratuita na Amazon) e pude comparar as duas. Definitivamente, a tradução do livro deixou a desejar.

Essa coleção da Martin Claret - a obra-prima de cada autor - já teve um preço muito bom e muito abaixo de qualquer outro disponível no mercado - o que fazia com que valesse muito a pena comprar os livros. Hoje o preço está mais alto e, no caso de Drácula que não recebeu a devida atenção, vale a pena comprar outras edições disponíveis no mercado.

Se fosse apenas pela história em si, daria nota 9 ao livro, tendo em vista que a narrativa é demasiado descritiva em alguns pontos, tornando a leitura um pouco arrastada, embora a história seja incrível. Porém, tenho que levar em conta a edição do livro também - que ficou muito ruim - e por isso a nota geral fica 6.

Drácula não é um clássico à toa. Apesar de ter sido escrito há mais de cem anos, a história ainda é capaz de encantar leitores de todas as idades.
Um romance que vale a pena ler, principalmente para conhecer o vampiro mais famoso da literatura.


P.S.: Esse foi o livro escolhido por vocês na coluna "Escolha para a Nanie". Já tem uma nova votação no ar e ela será encerrada na próxima semana - já que terminei a leitura pregressa.
Obrigada pelo auxílio na escolha dos livros - vocês estão caprichando.


P.P.S.: Esse foi o primeiro livro que eu li para o Desafio Realmente Desafiante! Com isso eu elimino o item 7 ("Ler um livro que é citado em outro livro"), já que esse livro foi citado em A Passagem (entre outros tanto, né?! Drácula é pura referência).


P.P.P.S.: Espero ter conseguido o meu intuito com essa resenha. Falar o quanto a história de Bram Stoker é boa, na minha opinião, e o quanto a edição da Martin Claret ficou aquém do desejado por mim (tentei fazer a minha crítica sem faltar com o respeito. Se em algum momento me exaltei, peço desculpas e também que me apontem qual foi o trecho em que falto com o respeito para que eu possa arrumá-lo).


Nota: 


15 comentários:

  1. Eu li Drácula na época do filme (uns 20 anos atrás! O.o) e lembro que gostei bastante. Não sei se hoje em dia curtiria tanto mas acho que é um daqueles livros que valem a pena ler. Não me lembro de problemas na edição mas estava olhando o meu exemplar e a tradutora é outra. E, na boa, se é pra fazer trabalho meia-boca é melhor nem fazer, né?
    Fui procurar sobre essa edição da Martin Claret e me assustei com o preço. Não é cara em si, mas beeem mas cara do que costumava ser. Sem contar que essa capa é HORRÌVEL.

    * Você já leu O Historiador? É bem legal e discute bastante sobre a obra de Bram Stocker e o mito do vampiro.

    * Posso fazer uma sugestão. Bem, já tô fazendo! rsrs Você disse que esse livre é uma das leituras pro Desafio Realmente Desafiante, coloca então pra que tema ele foi escolhido:)


    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Uau!
    Pelo visto a versão da Martin Claret é muito decepcionante. Li faz tempo e lembro de gostar, mas realmente achar a narrativa lenta. Pretendo reler.


    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanie!!! Sempre tive vontade de ler esse livro na mesma proporção em que tive medo de não gostar. Ler sua resenha me mostra que o livro é melhor do que poderia ter imaginado. Acho essa ideia do livro ser no formato epistolar bastante interessante, assim podemos conhecer vários pontos de vista sobre o mesmo tema. Como sempre sua resenha foi clara e bem escrita. bjs

    ResponderExcluir
  4. Thaís, nossa e eu achando que já tinha muito tempo que eu havia lido o livro (não faz nem dez anos! hahahah).
    Eu também gostei bastante na época e gostei demais agora :D Só que na primeira leitura eu não havia reparado em tantos problemas na revisão/tradução.
    Eu também acho que já que é para fazer o trabalho, que faça bem feito!
    Eu também assustei com o preço... essas edições eram muito baratas - muito mais do que qualquer outra. Não que ela esteja cara agora, mas o valor está muito próximo do de outras editoras e no caso do Drácula que está muito mal revisado vale a pena comprar outra edição.
    Então... eu gosto das capas da Martin Claret >< Sei que sou meio maluca, porque não conheço ninguém mais que goste! kkkk


    Nunca li O Historiador... Vou procurar saber mais sobre o livro :D


    Claro que pode fazer sugestões - sempre :D Eu não coloquei para qual tema ele foi escolhido porque o desafio está linkado aqui na sidebar e está especificado lá. Mas você tem razão, fica muito melhor dizer por aqui ;) Já atualizei o post.

    ResponderExcluir
  5. Carissa, a edição da Martin Claret deste livro não ficou boa mesmo... eu me decepcionei demais. Da primeira vez que li não reparei em tantos problemas, mas agora me incomodou muito.

    A narrativa é um tanto lenta mesmo, mas isso é muito comum em clássicos. A história, entretanto, é fantástica e vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  6. Rê, o livro é mais lento, como é comum em clássicos, mas a história é ótima! Eu já havia lido o livro há alguns anos atrás e gostado bastante e mesmo agora, relendo a história, descobri que continua sendo tão bom quanto antes!
    Com tantas histórias de vampiro hoje em dia, vale a pena conferir aquela que tornou o ser tão famoso ^^

    ResponderExcluir
  7. Li esse livro quando era criança, naquelas versões em inglês com texto reduzido para estudantes. E amei a história. Da mesma maneira, achei o filme lindo (e adorei o figurino também). Este livro em português e com texto integral está na minha fila de leitura há uns 3 anos (sério!) e pretendo lê-lo este ano sem falta hehehe.

    Bjs

    Livro Lab

    ResponderExcluir
  8. Mais uma vez em que concordamos sobre um livro, Nanie :)

    ResponderExcluir
  9. Raphaella, eu gosto de Drácula, mas fiquei um tanto decepcionada com essa versão da Martins Claret... é um livro que eu ainda pretendo ler outras vezes ao longo da minha vida, mas certamente em outra edição.

    ResponderExcluir
  10. Leia-o sim, Aline, é uma história bem bacana e na versão integral você terá acesso à história conforme Bram Stoker a planejou :D
    Só escolha bem a sua edição para aproveitar ainda melhor a leitura!

    ResponderExcluir
  11. Ah sim, entendi, mas o que eu quis dizer é que nós concordamos sobre a história, por assim dizer. Até comentamos os mesmos pontos (e concordamos neles) falando sobre o livro :)

    Eu li em inglês - tenho aquela edição bem baratinha da Penguim, e não tenho do que reclamar (claro que não é das melhores em termos de conservação, pelo tipo do papel, mas até que elas aguentam bem - eu tenho vários desses, tanto da Penguim quanto da HarperCollins).

    ResponderExcluir
  12. Raphaella, eu entendi o que você quis dizer >< hahah mas é que eu fiquei tão decepcionada com essa edição (e ainda mais por não ter notado o quanto ela era ruim da primeira vez que li) que não consigo não falar disso >< hahaha


    Eu li duas versões ao mesmo tempo - essa em português e uma gratuita da Amazon (em ebook). Não vou dizer que essas edições estilo baratinhas são as minhas preferidas, porque não são, mas prefiro edições assim com qualidade no conteúdo do que outras cujo conteúdo tenha sido um tanto menosprezado.

    ResponderExcluir
  13. Há uma edição nova completamente repaginada de "Drácula" da Martin Claret. A qualidade gráfica e textual aumentou MUITO da edição antiga para a nova, eu recomendo! :)


    Vejam aqui a capa nova:
    http://3.bp.blogspot.com/-iLKlE8FXHh4/UE0CLKSUn0I/AAAAAAAAFco/rQ_hpTTz70k/s1600/Dr%C3%A1cula.jpg

    E aqui a "EDIÇÃO ESPECIAL - TERROR 3 EM 1" contendo as obras: "Drácula", "O Médico e o Monstro" e "Frankenstein":
    http://www.martinclaret.com.br/home/livro_detalhe.asp?paNLivro=603


    Desejo a todos uma ótima leitura!

    ResponderExcluir
  14. Há uma edição nova completamente repaginada de "Drácula" da Martin Claret. A qualidade gráfica e textual aumentou MUITO da edição antiga para a nova, eu recomendo! :)

    Vejam aqui a capa nova:
    http://3.bp.blogspot.com/-iLKl...

    E aqui a "EDIÇÃO ESPECIAL - TERROR 3 EM 1" contendo as obras: "Drácula", "O Médico e o Monstro" e "Frankenstein":
    http://www.martinclaret.com.br...

    Desejo a todos uma ótima leitura!

    ResponderExcluir
  15. Cappela, realmente parece interessante :D Quem sabe um dia eu não compro essa edição, né?!
    A antiga, infelizmente, não vale a pena e eu não conheço pessoalmente a nova para recomendá-la. Mas fica aí a sua dica ^^

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥