Os Haicais do Menino Maluquinho, de ZiraldoMelhoramentos - 27 páginasA famosa forma poética japonesa com histórias de um dos personagens brasileiros mais marcantes: o Menino Maluquinho.
Título: Os Haicais do Menino Maluquinho
Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
ISBN: 978-85-06-06946-2
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 27
Sinopse:
Uma coleção de Haicais do famoso personagem da literatura brasileira: o Menino Maluquinho.
O que eu achei do livro:
Você sabe o que é Haicai?!
Normalmente o termo é escrito com a letra "k" ao invés do aportuguesado "c": haikai.
O haikai (ou haiku, como também é conhecido) é uma forma poética japonesa que chegou ao Brasil no início do século XX, mas cujas origens nipônicas remontam a meados do século XIII (dados da Wikipedia). É um pequeno poema formado por três linhas: cinco sílabas na primeira, sete na segunda e outras cinco na terceira. Em japonês é normalmente disposto na vertical e cada sílaba corresponde a um kanji, mas em português é comumente disposta na horizontal.
Eu mesma já me aventurei a escrever alguns haikais (não que eles tenham ficado excelentes, mas tampouco ficaram tão ruins. Um deles eu compartilhei aqui no blog) e acho o máximo essa forma poética. São poemas curtos, mas repletos de significado e sentimentos.
Se você nunca se deparou com essa forma poética anteriomente, eu indico os trabalhos de um dos mais famosos haijin (escritor de haikais): Matsuo Bashou.
Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre o esse tipo de poesia, vamos ao gracioso livro de Ziraldo.
O autor e ilustrador Ziraldo nos brinda com delicados e hilários haikais baseados no mundo de seu famoso personagem, o Menino Maluquinho.
No leitor de ereader, cada haikai fica em uma página - com uma bela imagem para ilustrá-lo.
E sabe o que foi ainda mais interessante nessa leitura?!
Primeiro, foi o meu primeiro ebook lido do início ao fim! Sério, é verdade mesmo.
O que eu tenho a dizer da experiência de ler em ebook?!
Foi uma delícia! Eu estou usando o leitor de ebooks da Amazon - Kindle - como um aplicativo no tablet (não, eu não tenho o Kindle ereader), que é um software bem bacana.
A leitura de um livro digital não difere tanto assim da forma tradicional e é tão gostoso quanto se a história for boa (o que é o caso).
Eu ainda não me dobrei a essa tecnologia e acho que só vou utilizá-la para livros cuja aquisição em formato tradicional (o bom e velho papel) for difícil ou bem mais complicada do que a compra do ebook.
Entretanto, cada vez mais os ebooks me parecem tentadores e interessantes.
E, segundo, o livro é gratuito! Isso mesmo, você pode apreciar a obra do Ziraldo sem precisar pagar nada por isso (tudo bem, um centavo se você decidir "comprar" na Saraiva ao invés de na Amazon).
O único defeito do livro?! Ser tão pequenino. Acho que ele poderia ter cem vezes mais páginas e ainda assim eu não me daria por satisfeita.
É um livro bem pequeno, mas cuja leitura é bastante agradável e engraçada. Os haikais de Ziraldo não deixam de ser carregados de emoção, mas vêm acompanhados de muito bom humor.
P.S.: No leitor de ebooks fica um haikai por página e o livro trás por volta de noventa micropoemas.
Nota:
Esse foi o primeiro livrinho que li no meu Kindle! Também gosto de haikais, e alguns desse livro são bem sacados... embora eu prefira os japoneses, mesmo. ;)
ResponderExcluirEu quase disse que preferia haicais pra adultos. Mesmo sendo pra criança, tem uns que são um soco no estômago. rs
ResponderExcluir2013/1/24 Disqus
Lil, pior que é verdade... mesmo sendo infantis tens uns que são um "soco no estômago" mesmo ><
ResponderExcluirEu adoro TUDO do Menino Maluquinho. Fiquei horas em uma fila, mas consegui um exemplar do Menino Maluquinho autografado para o meu filho Rafael :-) Loucuras que só mesmo uma mãe viciada por leitura é capaz de fazer kkkkkk
ResponderExcluirNanie, esse post foi uma verdadeira aula pra mim. Adorei aprender mais sobre haikai :-)
Bjs
Luka, eu adoro O Menino Maluquinho também, mas ainda não tenho o meu próprio exemplar do livro - só li emprestado >< Preciso mudar isso, né?!
ResponderExcluirEu faria essa loucura também \o/ heheheheheheh
Não conhecia haikais?! Depois dá uma olhada nos que esse cara que eu citei no post escreveu - são incrivelmente bonitos e tocantes :D
ei Nanie,
ResponderExcluirNão sabia o que era haicai. kkk Vivendo e aprendendo...
Adorei saber que o livro do Menino Maluquinho é gratuito. rsrs Eu tbm não me rendi totalmente aos e-books, mas já tenho o meu e-reader. Não é o kindle, pois tenho birra dele. mas tá valendo. kkkk
Vc baixou esse livro na Amazon? quero pegar pro meu sobrinho postiço. kkk
BJs
Hérida, como assim não sabia?! Ah, os haikais japoneses são tão gostosos >< Depois dê uma olhada nos mais famosos - é uma forma poética bem bonita ^^
ResponderExcluirCom um ereader fica mais fácil se render, né?! Com o tablet é bem parecido, mas eu também não me rendi totalmente não... só que de vez em quanto é bacana - principalmente quando dá para encontrar um livro bom desses gratuitamente!
Baixei na Amazon e foi de graça :D Pega lá para o seu sobrinho - ele com certeza vai curtir (e você também!).
Gostei muito da resenha. Acabei de ler o livro também e fiquei com uma impressão ruim: Ziraldo não usou Haicais. Ou eu não sei contar sílabas ou o livro não podia ter esse nome. Nesse trecho que está mostrado na foto do post, por exemplo, o segundo versos tem oito sílabas.
ResponderExcluirEsse trecho, desculpem:
ResponderExcluirMãe é sabida.
Ela avisa na tristeza: (8 sílabas)
"Assim é a vida!"
Ramon, eu não fiquei contando as sílabas simplesmente porque não sei contar sílabas poéticas, que são diferentes das gramaticais.
ResponderExcluirNesse link você confere algumas regras sobre a contagem de sílabas poéticas. Eu respeito muito o Ziraldo enquanto escritor e tenho certeza que ele não foi assim tão leviano na construção de seus poemas. Portanto, imagino que na hora de contar, algumas das regras explicadas no artigo que citei tenham sido aplicadas.
Oi Nanie. Obrigado pela resposta =)
ResponderExcluirO link deu erro, mas vou procurar sílabas poéticas aqui.
De nada, Ramon.
ResponderExcluirAlguém ainda me disse, via twitter, que a contagem de sílabas poéticas do haikai ainda poderia ser diferente da contagem de sílabas poéticas tradicional.
Mas, como eu mencionei, não entendo muito bem do assunto.