quinta-feira, 23 de maio de 2013

A Donzela Sem Mãos e Outros Contos Populares, de Helena Gomes

A Donzela Sem Mãos e Outros Contos Populares, de Helena Gomes
Escrita Fina - 110 páginas
Contos de Fadas menos conhecidos, mas nem por isso menos encantadores.




Título: A Donzela Sem Mãos e Outros Contos Populares
Autora: Helena Gomes
Ilustrador: Kako
Editora: Escrita Fina
ISBN: 978-85-63877-80-2
Ano da Edição: 2013
Nº de Páginas: 110
Comprar Online: Cultura / Saraiva


Sinopse:
Helena Gomes reconta nesse livro cinco contos populares menos conhecidos, mas ainda assim bastante instigantes e gostosos. São histórias no estilo contos de fadas, com enredos bonitas e interessantes. Os contos do livro são:
- A Donzela Sem Mãos
- As Túnicas de Urtiga
- A Rainha que Saiu do Mar
- O Porco Encantado
- A Moura Torta


O que eu achei do livro:
Bom!

O livro é bem curtinho, tem apenas 110 páginas, mas é uma delícia! Helena Gomes escolheu muito bem as histórias que iria recontar e presenteia o leitor com cinco contos que são pouco conhecidos aqui no Brasil, mas que são muito bons!
Aliás, eu adoro a forma como essa autora escreve e o toque que ela deu a essas histórias foi maravilhoso.

Digo isso porque apesar desses contos que ela escolheu não serem tão famosos por aqui, eu já havia lido alguma versão (não exatamente a mesma contada por Helena Gomes) de todas as histórias quando li o livro de Angela Carter, que reúne mais de cem contos de fadas. Sou realmente muito fã desse tipo de narrativa e sempre acho muito gostoso quando tenho a oportunidade de conhecer versões diferentes destes mesmos contos.
Fiquei bastante impressionada com a forma que a autora recontou essas histórias, o trabalho de pesquisa feito para dar vida ao livro ficou realmente muito bom.

No caso dessa obra, não só a narrativa de Helena Gomes é uma delícia, como ainda ganhamos de presente as lindas ilustrações do desenhista Kako. As imagens são belíssimas - daquelas de encher os olhos! - e acabam prendendo a atenção do leitor. Confesso que fiquei muito tempo admirando cada um dos desenhos, imersa na beleza de seus traços e nos inúmeros detalhes de cada figura.
Nas palavras do próprio autor (que podem ser lidas na íntegra no site dele), ilustrar esse livro foi um grande desafio, pois ele se inspirou nas impressões em letterpress e se limitou a usar apenas quatro cores sem variações de tom e ainda utilizou seus conhecimentos de art nouveau e ilustrações infanto-juvenis do século XIX para compôr a obra. Sem sombra de dúvidas, o talento de Kako fica claro nestas imagens que são mais do que a alma do livro e dão um brilho incomparável à obra.

Juntando o talento de Helena Gomes para contar histórias às belíssimas ilustrações de Kako e a primorosa edição da Escrita Fina, temos A Donzela Sem Mãos e Outros Contos Populares que irá encantar adultos e crianças!
Uma leitura imperdível!


Nota: 

3 comentários:

  1. Larissa Ariane de Arrudasegunda-feira, 27 maio, 2013

    Adoro contos, espero poder comprar esse livro maravilhoso! Adorei, boa dica Nanie :D

    ResponderExcluir
  2. Larissa, esse livro é uma delícia! Além dos contos serem deliciosos, ainda tem as maravilhosas ilustrações do Kako ^^

    ResponderExcluir
  3. Larissa Ariane de Arrudaquarta-feira, 29 maio, 2013

    interessante Nanie *-*

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥