terça-feira, 21 de maio de 2013

O Duque e Eu, de Julia Quinn

O Duque e Eu, de Julia Quinn
Arqueiro - 281 páginas
Um romance histórico para arrebatar todas as românticas de plantão.



Título: O Duque e Eu
Titulo Original: The Duke and I
Autora: Julia Quinn
Tradutora: Cássia Zanon
Editora: Arqueiro
ISBN: 978-85-8041-146-1
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2000
Nº de Páginas: 281
Série: Os Bridgertons - Vol. 1
Comprar Online:
     Inglês: Amazon / Book Depository
     Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino


Sinopse:
Os Bridgertons são uma família bem grande, com quatro meninos e quatro meninas. E quando a mais velha das moças finalmente chega à idade de se casar, Violet Bridgerton, a mãe, não consegue pensar em outra coisa que não seja arrumar um bom marido para sua filha.

Daphne já não aguenta mais as loucuras da mãe. Violet sempre foi uma mãe maravilhosa e uma mulher espetacular, mas quando o assunto é o casamento de sua filha mais velha, parece que alguma coisa muda e ela fica simplesmente insuportável, ao menos é isso o que pensam todos os seus filhos em idade matrimonial.
Quando o recém-chegado duque de Hastings, Simon Basset, propõe um acordo - onde ele fingirá cortejar a menina - para que ele consiga afastar as jovens obcecadas por um marido dele e ainda por cima atrair pretendentes para Daphne, de forma que ela possa escolher logo um bom marido, a garota não se recusa.

A relação dos dois, entretanto, progride de forma melhor do que o esperado. Daphne terá que se esforçar para não cair de amores pelo duque conquistador, e ele também terá que se esforçar para não ser arrebatado pela mais velha Bridgerton, já que pretende se manter fiel à sua ideia de não casar e não ter filhos.


O que eu achei do livro:
Muito bom!
O livro é realmente muito bacana.

O primeiro volume da aclamada série Os Bridgertons, de Julia Quinn, conta a história da filha mais velha da família, Daphne. Essa série conta com oito livros, cada um focado em um dos filhos de Violet Bridgerton: Anthony, Benedict, Colin, Daphne, Eloise, Francesca, Gregory e Hyacinth (Hyacinth, para quem como eu não conseguiu captar de primeira, é nome de uma menina).
Sim, você está lendo corretamente! Os Bridgertons foram nomeados em ordem alfabética e o fato é motivo de piada até mesmo durante a história, mas não deixa de ser bastante divertido.

O Duque e Eu é um romance histórico que se passa na Inglaterra do início do século XIX. Entretanto (e eis aqui um ponto que me desagradou um pouco), nem todos os personagens se portam conforme os costumes dessa época.
É uma delícia que Daphne não seja uma mocinha insossa... mas sim uma personagem cativante, de gênio forte, com boas tiradas! Em alguns momentos, eu quase chegava a duvidar que estivesse lendo sobre uma jovem da época narrada, porque ela realmente é um tanto adiantada, por assim dizer. Em outros, todavia, a autora deixava claro que a protagonista apenas tinha um jeito mais "moleque" pela proximidade que sempre teve com os irmãos mais velhos, mas que era uma mocinha ingênua tanto quanto tantas outras de sua época.

O Duque de Hastings também é um personagem bastante encantador. Não apenas pelos seus atributos físicos (obviamente o duque é um partido de dar inveja em qualquer um, já que além de uma beleza ímpar, ainda é dono de uma admirável fortuna e de uma inteligência aguçada), mas também pelo seu passado obscuro.
O leitor conhece os detalhes do passado do duque, já que logo no prólogo a autora conta a infância de seu protagonista e faz com que aqueles que leem o livro odeiem o pai de Simon tanto quanto ele mesmo. Dessa forma, fica um tanto mais fácil compreender as atitudes do homem, embora isso não seja o suficiente para que eu tivesse concordado com elas. O que também foi bom, já que pude torcer bastante pela mocinha.

A escrita de Julia Quinn é deliciosa! A autora consegue narrar sua história de forma suave e bastante dinâmica. Com capítulos curtos, ela envolve o leitor na trama e o delicia com os acontecimentos que vão se sucedendo ao passar das páginas.
Não é um livro que emana originalidade, entretanto.

A verdade é que o livro me lembrou bastante da série Os Sullivans, de Bella Andre.
Sim, Os Bridgertons é um romance histórico, e Os Sullivans é um romance contemporâneo, mas essa é basicamente a única diferença gritante entre as duas séries. Em ambos os casos, temos uma família repleta de irmãos e cada um terá o seu livro. Nas duas histórias, temos uma tonelada de clichês, cenas de sexo, uma tórrida paixão...
A evolução das histórias é bem diferente em cada uma das séries (até porque retratam épocas e costumes totalmente diversos), assim como a maneira de narrar os acontecimentos (Julia Quinn tem um toque mais adocicado em sua narrativa, mas que ao mesmo tempo é também mais ácido, pois a autora utiliza de sutis ironias que abrilhantam a trama). Sim, há bastante coisas diferentes entre uma história e outra, mas quem não gosta de uma dificilmente irá curtir a outra, ao menos é o que eu acho. Eu adoro romances simples, leves e divertidos e, portanto, essas duas séries me encantaram bastante!

Uma coisa que adorei no livro foi a "Lady Whistledown", cujas crônicas, em pequenos fragmentos, abrem todos os capítulos nesse primeiro volume (e, espero eu, também nos próximos).
A personagem é retratada apenas através de seus textos e é uma grande fofoqueira da alta sociedade londrina. Seu humor aguçado, seus conhecimentos profundos sobre os segredos das mais distintas famílias e suas confissões que dão nomes aos bois incomodam, mas também maravilham. Não há quem não anseie pelas "Crônicas da Sociedade" escritas pela desconhecida personagem. Isso mesmo, desconhecida. Lady Whistledown é provavelmente um pseudônimo, mas ninguém sabe de quem. E pelo jeito que a autora termina o seu livro, provavelmente é algum dos personagens que participam ativamente da trama - talvez não extensamente nesse primeiro livro, mas que certamente apareceu em algum momento.
Acho que esse será um dos mistérios mais gostosos de se desvendar ao longo da trama. E mal posso aguardar pelo próximo volume que, espero eu, trará mais algumas dicas de quem é tão ilustre personagem.
A tal escritora me arrebatou mesmo, todavia, quando utilizou na crônica que dá início ao epílogo do livro uma versão mais acurada da tão famosa frase de Jane Austen. Do que estou falando?! Leia e descubra! Acho que não há um único fã da famosa autora inglesa que leia o livro de Julia Quinn sem se apaixonar pelo trecho dessa última crônica!
Vale dizer que o livro de Jane Austen ao qual me refiro foi publicado exatamente no ano em que se passa a trama desse primeiro volume da saga Os Bridgertons (mas, vale também ressaltar, a última crônica do livro foi escrita quatro anos depois).

A edição da Arqueiro ficou bastante primorosa!
Primeiramente, devo dizer que gostei demais dessa identidade visual que eles deram à série: um tom bastante inglês e romântico, o que combina muito com o livro.
Eu só desejaria que os capítulos tivessem sua abertura em páginas separadas, como é comum em livros de outras editoras. Infelizmente, a Arqueiro tem por praxe iniciar um capítulo logo após o outro, na mesma página mesmo, o que é excelente na economia de papel (e, por fim, certamente um dos motivos para que os livros da editora tenham um preço tão bom), mas esteticamente menos atrativo.

De maneira geral, O Duque e Eu é uma leitura super leve e extremamente agradável, que irá arrebatar o coração das românticas de plantão e deixá-las suspirando enquanto aguardam os demais volumes da série, exatamente como eu estou agora.


Nota: 


24 comentários:

  1. Como é que você consegue, cara?
    Eu descobri a existência desse livro essa semana, e você já tem a resenha no blog? Pode isso produção?
    Eu fiquei loucaaaaaa pra lê-lo e mais ainda depois da sua resenha.
    Ponto que eu ainda não sabia: é uma série *----*
    Eu gosto muito do gênero de romance histórico, mas conheço muito pouco sobre o assunto =/ Tem algum que você lembre de cabeça pra me indicar? (além desse que está resenhado e que eu já acrescentei a minha lista).
    Adorei a resenha. E fiquei ainda mais curiosa pra conhecer essa família.
    Beeijo

    ResponderExcluir
  2. Hahahah Jéssica, ri muito do seu comentário :)
    A editora mandou o livro bem rápido dessa vez e assim que ele chegou eu já li - foi uma leitura bem rápida mesmo (e muito gostosa)!


    Depende do tipo de histórico que você está falando... se é desse mais voltado para o romance (desse tipo mais meloso, sem muito enfoque em outros aspectos), eu infelizmente não sei indicar muitos não... A Arqueiro lançou outras duas séries recentemente nessa mesma linha, dê uma olhada lá no site deles!


    Sim, é uma série e bem grande - serão oito livros! Cada um com enfoque na vida amorosa de um dos irmãos Bridgertons.


    A leitura é bem gostosa e vale a pena :)

    ResponderExcluir
  3. Eu amei o livro, adoro e sempre adorei um bom histórico. Claro que um bom drama viria a calhar na trama, adoro um mocinho preocupado com a saúde da mocinha e tal.


    Eita Leninha dramática né Nanie?!
    Já quer logo um drama, kkkk

    ResponderExcluir
  4. Leninha, eu também adorei o livro e agora aguardo ansiosa os próximos *-*
    Ah, sua dramática... nem faltou isso não >< hahahahahahaahh

    ResponderExcluir
  5. Parece legal mesmo. Mas interessante sua comparação com a outra série, se parecem mesmo. Apesar de eu não ter lido nenhuma das duas, tenho o conhecimento. Essa, por outro lado, acho que eu leria, parece bacaninha! rs... Abraços

    ResponderExcluir
  6. Luciana, é bem legal! As duas séries têm bastante semelhanças uma com a outra, mas também muitas divergências :)
    Eu gostei das duas e as recomendo ^^

    ResponderExcluir
  7. Ah, mas eu esperava um tiro de raspão no duelo, algo assim, kkkk

    ResponderExcluir
  8. hahahaahahah Leninha drama queen!

    ResponderExcluir
  9. Carissa, o livro é cheio de clichês, mas é uma delícia de ler! Sabe aquela história leve, descontraída, do tipo que você já sabe tudo o que vai acontecer, mas ainda assim se diverte horrores lendo?! Isso é exatamente O Duque e Eu - uma delícia :)

    ResponderExcluir
  10. Só legalzinho? :O Bem, sou suuuuper suspeita pra falar porque simplesmente adoro a Julia Quinn!rs Principalmente a série Bridgerton! A série lembra sim os Sullivans. Na vdd, é o contrário, já que a Bella Andre já disse que se inspirou nos Bridgertons para escrever a série dela. Só não concordo que quem gostar um vai gostar do outro. Os Sullivans é uma série erótica, os Bridgertons não.

    Eu adoro o humor da Julia e a forma como ela escreve. Tem cliché sim, mas que romance histórico romântico não os tem? :P

    E a Lady Whistledown é o máximo, não?

    bjs!;)

    ResponderExcluir
  11. Oh, agora que me dei conta de que não troquei o "Legalzinho"! Eu ia dar nota 6 ao livro, que é o "legalzinho", mas conforme escrevia a resenha, percebi que ele merecia uma nota maior e mudei para 8 - que é muito bom! Vou trocar isso agora :)


    Pronto, editado! hahahaha


    Então, eu gostei demais da série :) Sim, no meu caso eu disse que a série me lembrava Os Sullivans porque eu li primeiro o outro livro, mas sei que Os Bridgertons vieram primeiro (mas não sabia que a Bella Andre havia se inspirado nessa série!). Não acho que quem gosta de uma vai gostar da outra necessariamente... mas realmente penso que se não gosta de uma, dificilmente vai gostar da outra... porque são bastante parecidas, sabe?!
    Porque acho Os Sullivans um livro bem leve e se a pessoa não gosta da parte erótica dele, acho que possivelmente também se incomodará com o que encontrará n'O Duque e Eu (embora seja mais leve, não achei tão diferente assim).


    Eu gosto mais da forma como a Julia Quinn escreve do que da Bella Andre. Ela realmente tem um humor ótimo e sabe como lidar com sua narrativa - é uma delícia!
    Sim, tem clichês, mas quando são bem desenvolvidos como ela fez, a gente nem liga, né?! hahahahah


    Caraca, a Lady Whistledown é o máximo mesmo *-*

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente Nanie, livros que se passam em épocas distantes não servem pra mim. A culpa foi do livro A Linhagem (primeiro E ÚLTIMO

    ResponderExcluir
  13. Oi nanie (não aceita o comentário anterior não pq eu cliquei em postar sem querer, nem tinha acabado ainda...). Bom, eu não leio livros de época, culpa de A Linhagem da Camila Dornas que fez um livro bem ruim em minha opinião e me fez tomar pavor de ler coisas nesse estilo. Eu considero ela culpada... Tomei tanto pavor com o livro dela que hoje em dia só de lembrar como foi a leitura eu tenho dor de cabeça, sério...
    Outro ponto que comprova que esse livro não serve pra mim é ser clichê, não me leve a mal eu adoro clichês (principalmente aqueles típicos clichês high school), mas tem uns que eu não suporto, e tem cenas de sexo então eu passo.
    Eu vi o povo amando de montão esse romance, a primeira vista parece mesmo a série Bella Andre, só que de época. Pelo menos a capa não é o povo se agarrando com roupas de época >.<

    ResponderExcluir
  14. Inês, pode deixar que excluí o comentário anterior >< hahahaha

    Então... não deixe de ler romances de época por causa de um livro ruim... te garanto que há histórias maravilhosas nesse estilo!

    Entretanto, realmente O Duque e Eu não é apropriado para a sua faixa etária. Não é um romance erótico e as cenas de sexo são poucas e pequenas, mas ainda assim existem.
    A história é extremamente gostosa de ler e os clichês também são uma delícia! Daqui a alguns anos, permita-se ler esse livro e você certamente irá adorá-lo!

    ResponderExcluir
  15. É, coloquei o aviso pra vc excluir só pra previnir, kkk'

    Sim, eu tenho que esquecer esse ruim e comprar Orgulho e Preconceito, olha que bom (re)começo?! Aaah Nanie, se fosse fácil assim, daqui há alguns anos minha lista de desejados vai triplicar, mas acho bom deixar um lugarzinho pra esse, afinal você está indicando...

    ResponderExcluir
  16. Oi Nanie!

    Já li o livro em três versões (banca, Portugal e
    Arqueiro) e amei cada uma delas. A leitura dele sempre me desperta muitas
    emoções diferentes.

    Não concordo com a comparação entre as séries.
    Considero a redação da Bella André bem superficial e a série Os Sullivans
    erótica, sem preocupação com enredo.

    Julia Quinn escreve de maneira mais aprofundada,
    com um toque irônico irresistível, e mesmo um texto "clichê" tem um
    enredo de embasamento e se sustenta.

    Aproveitando, tem um errinho na sinopse (propõe um arranje)

    A Arqueiro está de parabéns por abraçar essa causa
    e investir nos deliciosos romances históricos.

    Bjkas!

    Monique Martins

    @moniquemar

    ResponderExcluir
  17. Você definitivamente tem que esquecer esse trauma!
    Orgulho e Preconceito não é exatamente um romance histórico... porque ele foi escrito como um romance contemporâneo na época - então é bastante diferente. A história é linda, mas é um pouquinho mais pesado na hora de ler,justamente pela época em que foi escrito. Vale a pena :)


    Hahaahahahah Nem gosto muito de pensar na minha lista de desejados... tem tantas coisas ><

    ResponderExcluir
  18. Monique, você é mesmo uma grande fã dessa história, hein?! Eu gostei bastante, mas não tanto quanto você.

    Não quis dizer que a redação das duas é parecida ou nada do tipo... hahahahaha Julia Quinn certamente tem muitos defensores porque a minha comparação não passou incólume!

    Eu acho que a escrita de Julia Quinn é melhor e a história dela é mais profunda, ainda assim, entretanto, os livros são bastante semelhantes, na minha opinião. Como falaram aí em cima, há um motivo bem claro para isso: Bella Andre se inspirou na série de Julia Quinn para criar a sua.

    Ah, os clichês não são na verdade um grande problema mesmo - porque a autora sabe muito bem como lidar com eles! O que chegou a me incomodar um pouco não foi isso, mas sim o "prafrentismo" dos personagens principais (e também da mãe da protagonista).

    Então... eu queria dizer isso mesmo >< Não sabia que estava errado falar assim! Não sei se é gíria ou um erro mesmo, mas troquei por "acordo" - obrigada por avisar ^^

    A Arqueiro realmente está de parabéns por abraçar essa causa, porque os livros são muito gostosos de ler. Ainda pretendo ler as outras duas séries e espero gostar tanto quanto curti essa :)

    ResponderExcluir
  19. Patricia, estou realmente espantada com a quantidade de fãs de Julia Quinn!
    Eu mantenho o que disse: os livros são semelhantes sim!
    Mas não quis dizer que são iguais... e mesmo na resenha (acho que só os fãs da Julia não conseguiram ver isso, porque ficaram tão chateados com a comparação que o resto do texto se perdeu) eu digo que acho o texto da Julia Quinn melhor. Concordo que o livro é mais profundo, que a escrita da autora é mais elaborada, mas ainda assim acho que as séries são bastante semelhantes.

    ResponderExcluir
  20. Não por ser fã da Julia, gosto dos livros da Julia, mas pra dizer a verdade minhas autoras preferidas do gênero são bem outras, só comentei que com certos exemplos pode passar uma visão errada do livro, e no caso da série. Já que teve muitas leitoras que não gostaram da escrita e do conteúdo dos livros da Bella Andre.

    ResponderExcluir
  21. Erótica????? Julia Quinn???? Mulher corre para ler Nicole Jordan, o livro Sedução, também histórico. Lord Sin coloca muitos personagens de livros realmente eróticos no chinelo kkkkk.

    ResponderExcluir
  22. Patricia, eu quis dizer a parte erótica de Bella Andre! Se a pessoa se incomodou com a parte erótica nos livros dela, acho que também vai se incomodar com Julia Quinn (porque acho que Bella Andre é beeeem leve!).

    ResponderExcluir
  23. Oi Nanie
    Eu sou uma romântica de plantão! hahaha
    Estou super curiosa para ler esses livros históricos da Arqueiro!
    Até agora eu só li elogios e eu simplesmente AMO históricos!
    Estão no meu TOP 3 de gêneros preferidos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Lívia, o livro é bem bacana e você, sempre uma romântica, certamente irá gostar :)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥