quinta-feira, 30 de maio de 2013

O Pessegueiro, de Sarah Addison Allen

O Pessegueiro, de Sarah Addison Allen
246 páginas - Planeta
Uma história de magia, amor, autoconhecimento e superação.




Título: O Pessegueiro
Título Original: The Peach Keeper
Autora: Sarah Addison Allen
Tradutora: Alice Klesck
Editora: Planeta
ISBN: 978-85-422-0125-3
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 246
Comprar Online:
     Inglês: Amazon / Book Depository
     Português: Cultura / Saraiva / Submarino


Sinopse:
Walls of Water cresceu ao redor de uma madeireira comandada pelos Jackson, que eram a família mais rica da região. Quando a madeireira foi a falência, todos os Jackson se mudaram da cidade, com exceção da avó de Willa, que decidiu continuar vivendo ali, embora estivesse grávida e o pretendesse criar o filho sem pai.

Quase setenta anos depois, Willa ainda não conseguiu aceitar quem realmente é. Durante toda a infância e adolescência foi assombrada pelo fato de ser pobre enquanto a maior parte de seus amigos tinha boas condições financeiras.
Agora, com a comemoração do aniversário de 75 anos do Clube Social Feminino, o passado começa a assombrá-la, revelando segredos que irão mudar a vida dela e de outros na cidade.


O que eu achei do livro:
Excelente!

Eu nunca,
nunca,
nunca serei capaz de agradecer Sarah Addison Allen o suficiente por escrever uma história tão linda e tão mágica.
O livro é realmente encantador, envolvente, maravilhoso.

Essa é a terceira história que leio da autora e, pela terceira vez, me vejo tão envolvida com sua narrativa, com seus personagens que é quase impossível explicar o quanto os livros dela conseguem me prender.
O jeito de Sarah Addison Allen escrever é uma delícia! Com uma escrita simples e dinâmica, a autora nos leva a Walls of Water, uma cidade pequena, que vive do turismo. Lá, ela nos apresenta a personagens que, acima de tudo, são humanos, têm defeitos, qualidade, medos e anseios. E estão tão perdidos quanto eu.
Acho que talvez seja justamente isso o que me encanta tanto nos livros da autora - seus personagens perdidos.

O livro gira em torno de quatro protagonistas: Willa Jackson, Paxton Osgood, Colin Osgood e Sebastian Rogers.
Os quatro estudaram juntos nos tempos de colégio, embora não tenham sido melhores amigos uns dos outros e suas vidas tomaram rumos que os separaram depois de terminada a escola. Alguns anos depois, entretanto, o destino parece querer uni-los.
Mas o que realmente conecta esses personagens é que o passado ainda os assombras. Temores da juventude ainda permeiam suas vidas e atrapalham suas decisões, influenciando os adultos que eles se tornaram.

Além disso, os quatro estão bastante perdidos.
E quero dizer que estão perdidos quanto à vida de maneira geral. Não estão certos sobre quem são, sobre as escolhas que fizeram, as pessoas que se tornaram.
É muito empolgante acompanhar a jornada de autocrescimento desses personagens, enquanto eles vão descobrindo quem realmente são.
Não entenda mal, o livro nada tem de autoajuda, a menos que você queria usá-lo nesse sentido e aproveitar algumas lições que podem estar escondidas nas entrelinhas. É apenas uma história onde os personagens evoluem e se descobrem.

O peso do passado, aliás, é algo que faz muito diferença no amadurecimento desses protagonistas. Dessa vez, o passado não é um fator decisivo, mas exerce o peso de tudo o que aconteceu na vida deles previamente.
Particularmente, gosto muito quando as histórias trazem o passado à tona, ou ao menos lembram-se de que ele faz parte da vida e tem um peso muito grande nos ombros de qualquer um. Acho que isso dá um toque bastante realista à trama e sempre é um ponto positivo.

Aliás, desta vez a magia está justamente no passado.
Uma das coisas que mais me agrada nos livros dessa autora e que sempre há alguma forma de magia em suas histórias. Uma magia leve, possível; ao mesmo tempo real, de forma que nos deixe pensando que existe algo do tipo, e um tanto impossível, tal como qualquer magia precisa ser.
É bastante sutil a forma como a autora dá o toque mágico a este livro, mas ainda assim contagiante!
Sempre que leio Sarah Addison Allen, acredito ainda mais em magia e começo a procurar vestígios dela em minha vida.

A edição da Planeta ficou uma graça!
Para começar, a capa é simplesmente maravilhosa (é uma versão com a mesma imagem da original)! Linda e delicada, combina bastante com a história, embora eu não ache justo ter uma menina na capa, já que o livro é protagonizado por quatro personagens (nos meus pensamentos, entretanto, a menina da capa não é nenhum dos protagonistas, mas a avó de Willa).
A tradução/revisão também está muito bacana, mas não foi o que mais me encantou. A diagramação do livro é que ficou deslumbrante! A cada capítulo, há a abertura com um galho de flores de pêssegos e as primeiras frases caindo, como se as letras fossem pétalas. Simplesmente lindo!

Quem leu Encantos do Jardim, também irá se deliciar com uma pequena participação de Claire Waverly. Não é nada muito grande e quem não leu o livro não precisa temer, não conta nada, a personagem faz apenas uma pontinha mesmo. Mas quem leu, certamente, como eu, irá gostar de ver essa aparição, mesmo que tão singela, de uma personagem tão cativante.

Sarah Addison Allen escreve com o coração e, por isso, consegue encantar tanto com seus livros.
Uma história repleta de magia e encantos, O Pessegueiro foi uma das melhores leituras desse ano.


Nota: 


10 comentários:

  1. Agora você me pegou!
    Quando vi o livro pela primeira vez na rede e os comentários e tal...eu pensei..."ok, não vou ler e nem perder meu tempo, não faz meu estilo". Aí eis que sua resenha, consegue confundir minha mente...e a dúvida que está pairando nesse exato momento é "Não sei se gosto...não sei se não gosto...!"


    Falando sinceramente, eu não sou super fã de romances, já li alguns (e até me apaixonei por um ou outro livro), mas meu forte é ação, emoção, adrenalina, sustos...rs. Mas a sua resenha foi bem convincente e eu gosto de narrativas que tenham essa união entre passado e presente.


    Bem, agora preciso realmente decidir...Gosto? Não gosto? Hahahahaha! Dúvida cruel.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, pela sua resenha e sua empolgação fiquei até curiosa! Parece boa mesmo a escrita da autora. A capa é realmente linda e a do outro livro que vc comentou tb.


    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Achei esta uma das capas de livros mais lindas dos últimos tempos :)

    ResponderExcluir
  4. Vanessa, eu AMO os livros da Sarah Addison Allen. É um romance no estilo literário, uma novela mais longa, mas não no sentido estrito da palavra. Mas tampouco é uma aventura - é uma história de autoconhecimento (para os protagonistas, não para os leitores).


    Adoro a forma como a autora mistura magia no meio da realidade de seus livros - é incrível!
    Não sei se você vai gostar, já que gosta de ação e adrenalina... mas o livro é lindo!

    ResponderExcluir
  5. Luciana, a Sarah Addison Allen é incrível - já virei fã da autora! É um livro muito bonito, singelo, mágico!

    ResponderExcluir
  6. Paola, realmente é uma capa maravilhosa! Aliás, os três livros que tenho da autora aqui em casa têm capas deslumbrantes. O melhor de tudo é que as histórias também são lindíssimas :)

    ResponderExcluir
  7. Tô MORRENDO de vontade de ler esse livro! Sou apaixonada pelo estilo da Sarah. Já disse isso em zilhares de comentários de resenhas,rs, mas não canso de repetir: o texto dela é encantador!


    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Sério que o livro é tão bom assim? :O

    Nunca li nada da autora, só ouvi falar de 'a garota que perseguiu a lua', que dizem que é mto bom por sinal. Mas esse livro aí nunca tinha me chamado a atenção...

    Só que agora, depois dessa ótima resenha eu tenho que ler quando tiver a oportunidade. Nanie, vc me convenceu! hahaha
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Estou louca por esse livro, adoro essa autora, sua forma de escrever é única. Ela encanta com simplicidade.
    Essa capa também está um primor e o mote parece perfeito. E depois dessas 5 estrelinhas aí, falar mais o que?

    ResponderExcluir
  10. Leninha, como não dar 5 estrelas para Sarah Addison Allen? Ela é incrível e suas histórias apaixonantemente mágicas *-*

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥