segunda-feira, 13 de maio de 2013

Como eu era antes de você, de Jojo Moyes

Como eu era antes de você, de Jojo Moyes
Intrínseca - 318 páginas
Uma história de amor e autoconhecimento que irá encantar até os mais durões.




Título: Como eu era antes de você
Título Original: Me before you
Autora: Jojo Moyes
Tradutora: Beatriz Horta
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-329-9
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2012
Nº de Páginas: 318
Comprar Online:
     Inglês: Amazon / Book Depository
     Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino

Sinopse:
Louisa Clark gostava de seu emprego no café próximo ao castelo. Apesar de simples, era algo que ela gostava de fazer e estava feliz com a vida levava. Mas a recessão atingiu muita gente e o estabelecimento fechou, deixando-a sem trabalho.

Will Traynor perdeu a vontade de viver após o acidente que sofreu dois anos atrás que o deixou tetraplégico. Não podendo fazer mais nada das coisas que o deixavam feliz, ele simplesmente não quer mais saber de nada e se torna uma pessoa amargurada.

A vida desses dois personagens está prestes a mudar completamente quando Lou é contratada para cuidar de Will.
A felicidade da moça irá entrar no duro coração de Will. A inteligência dele e o seu conhecimento do mundo irão mexer com as ambições dela.


O que eu achei do livro:
Ótimo.

Para começar, vou elogiar a edição da Intrínseca, que ficou belíssima!
A capa é simplesmente linda demais, assim como a arte gráfica do interior. A tradução/revisão também ficou muito boa e não há do que reclamar.
A editora tem arrasado nas publicações, tanto que é presença garantida nas listas de mais vendidos no país (e com vários títulos diferentes).

Nesse caso, mais uma vez a Intrínseca trouxe uma história apaixonante. Como eu era antes de você é uma história de amor, superação e crescimento. Mas infelizmente não do jeito como você está pensando.

A escrita de Jojo Moyes é embriagante!
A história é narrada em primeira pessoa pela protagonista Lou na maior parte do tempo. Com uma narrativa dinâmica e bastante ágil, a leitura é rápida e extremamente prazerosa. Além disso, a autora ainda pontuou o livro com alguns capítulos narrados na perspectivas de outros personagens importantes na história, o que dá uma quebrada no ritmo e deixa a narrativa ainda mais intrigante.

A trama criada pela escritora também é muito diferente do que costuma-se encontrar por aí.
Seus personagens são muito bem caracterizados e bastante diferentes do usual. Louisa é uma protagonista forte, decidida, mas nem por isso ambiciosa. É intrigante a forma como a personalidade da protagonista é delineada.
E os demais personagens também são muito bem construídos. Acho muito bacana quando o autor consegue utilizar os personagens secundários de maneira intensa e deixar claro que eles são importantes para a trama, embora não sejam o foco principal.

Apesar disso, o livro tem sua dose de clichês e previsibilidade. Não há como negar.
Por exemplo, vai me dizer que você já não sabe desde agora que Will e Lou vão se apaixonar? Isso não é spoiler, é clichê.
A forma como isso acontece, entretanto, é muito bacana de acompanhar. A maneira como os dois se envolvem, como o relacionamento deles progridem e como lidam com seus sentimentos é envolvente e viciante, uma delícia!

Nem tudo são flores, entretanto. Não vou entrar em detalhes sobre o que me desagradou, pois é algo pessoal e conectado à trama do livro.
Apesar de tentar escrever sem spoilers, vou colocar o próximo trecho escondido, para que quem (assim como eu) não gosta de saber nada da trama, não fique conhecendo minúcias que preferencialmente devem vir à tona apenas com a leitura do livro. Não clique se você gosta de ler às escuras.

Detestei o final do livro. Com todas as minhas forças.
Não vou entrar em detalhes, claro, mas odiei o que encontrei. Pode ter sido bastante realista, pode ter sido lindo de ler, mas não era o que eu esperava encontrar.
Dito isto, passarei para o outro ponto que preciso explorar.

Will Traynor.
Em alguns momentos, eu gostei desse personagem, mas em outros ele simplesmente não me descia.
Imagine o homem idealizado pela mídia. Rico, bem sucedido, galanteador, lindo, proveniente de uma boa família, educado, viajado, fã de esportes. Enfim, o homem ideal.
Agora imagine uma pessoa que perdeu tudo isso.
Esse é Will.
Mas o que mais me incomoda nele não é o fato de ter se tornado uma pessoa amargurada. Afinal de contas, alguém que tinha tudo e perdeu a maior parte disso certamente passaria por momentos difíceis. Seria inevitável.
O que me incomoda não é a amargura dele, mas o extremo egoísmo e a incapacidade de aceitar a não-perfeição. Ele não consegue pensar em mais ninguém além de si mesmo. E uma frase que disse para Louisa lá no final do livro me fez odiá-lo profundamente (não vou revelar, mas quem ler o livro saberá exatamente do que estou falando).

Ei, eu queria ser rica.
Queria ser linda.
Queria poder viajar o mundo inteiro, ter um emprego que pagasse super bem, pular de pontes altas, visitar praias paradisíacas, ter uma vida de filme.
Mas não tenho. Nem por isso minha vida é ruim ou indesejável.
Tudo bem, o caso dele é um pouco mais grave, mas nem por isso consigo aceitar a maneira como o personagem lida com suas perdas. Ele só aceita a vida se for um modelo de perfeição.
Rá. Todos no mundo desejariam ser um modelo de perfeição, mas isso nem sempre é possível.

Pensem de mim o que quiserem, mas eu simplesmente não consigo aceitar a não-aceitação de Will Traynor. Ao menos, não da forma como passada pela autora. No final das contas, eu me apaixonei pela Louisa, mas não posso dizer o mesmo quanto a Will.

Como eu era antes de você é um livro envolvente, delicioso, diferente.
Uma história feliz sobretudo, que mostra como a vida consegue contornar qualquer obstáculo, embora nem sempre da maneira como desejaríamos.


Nota: 

27 comentários:

  1. Karolyne, a história é linda de qualquer forma e a leitura muito deliciosa!

    ResponderExcluir
  2. Pretendo ler ele com certeza.
    Só vejo resenhas boa sobre esse livro, fora que a capa é linda.
    A história também despertou em mim a vontade de ler ele.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Dany, leia sim! O livro é muito bacana e você certamente curtirá a leitura ^^

    ResponderExcluir
  4. Eu li o outro livro da autora e gostei bastante! Esse é o maior motivo pra eu querer ler este. No início não me interessei muito pela história exatamente por parecer clichê, mas pela resenha parece ser bem mais que isso. E pra falar a verdade eu adoro um drama, um final triste.
    Vou ler assim que tiver oportunidade!

    ResponderExcluir
  5. Lorrine, não tem nada a ver com o outro livro da autora, exceto pelo fato de também ser uma leitura deliciosa!
    O livro tem seus clichês, mas também tem muita coisa surpreendente. É certamente uma leitura que vale a pena ^^

    ResponderExcluir
  6. Mais um livro que, todo mundo fala bem, mas, não tenho a mínima vontade de ler. A história já não me chamou a atenção e sim eu li o final na livraria e dei graças por não ter gastado $$$ e comprado o livro. Eu sei que sou minoria.

    Anyways, fico feliz que você tenha gostado. Isso é o que importa.


    bjs!

    ResponderExcluir
  7. Tenho lido algumas resenhas sobre o livro e todos são unânimes ao expor o quanto ele é emocionante. Talvez por isso mesmo não me atraia... tenho a impressão de que é triste demais para eu encarar a leitura numa boa, principalmente neste momento.
    Bjkas!
    Monique Martins
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nanie!

    Tudo bem com você?!

    Cá estou eu novamente (depois de um tempo, de novo) porque não poderia deixar de comentar nesta resenha. Eu amei "A última carta de amor" e quando soube que ia ser publicado mais um livro da Jojo... eu quase chorei! haha Sei que há alguns títulos que sairam pela Bertrand, mas mesmo assim... "AUCDA" foi meu primeiro livro dela (e até agora único) e foi o que me conquistou mesmo (assim na primeira leitura, virei fã ♥).

    Enfim, não tinha reparado nessa coisa clichê da história... Parando pra pensar, talvez seja mesmo previsível, mas ai é que está: há surpresa na forma como tudo isso que a gente já imagina é contado e Jojo sabe fazer isso muito bem, eu acho!



    Não li o spoiler pois quero surpresa total! Ansiosíssima pra conhecer essa história. \o/


    Beijão, Nanie!

    ResponderExcluir
  9. Aline T. K. Miguelterça-feira, 14 maio, 2013

    Gostei da sua resenha e não me aguentei e li o spoiler hehehe. Mas tudo bem, eu realmente nunca liguei para spoilers, não fico brava, irritada nem nada do tipo quando fico sabendo de detalhes a mais. E sabe que o que mais me atraiu foi seu comentário sobre o realismo da coisa toda? Eu não sei, mas percebo que prefiro muito mais histórias realistas, e tenho uma leve tendência a gostar de finais trágicos (mesmo que eles não sejam lá muito realistas), vai entender...

    No mais, achei a resenha muito interessante. Não é um livro que eu pretenda ler, pelo menos não de imediato, mas suspeito que iria gostar da leitura (não sei se adorar, mas gostar).

    Bjinhos,Livro Lab

    ResponderExcluir
  10. Lucy, não tem como não sacar essa parte, mas a maneira como tudo acontece é bem bacana e diferente!
    Então... eu me decepcionei um pouquinho, mas ainda assim me diverti bastante com a leitura e acho que vale a pena se arriscar sim ^^

    ResponderExcluir
  11. Thaís, o livro é incrível, mas com o final repulsivo, como você espiou na livraria.
    Eu fiquei meio decepcionada com o final (queria outra coisa), mas a leitura é muito boa, os dois juntos são ótimos e no final das contas valeu muito a pena ter lido o livro :)

    ResponderExcluir
  12. Monique, o livro é bastante emocionante, mas para mim esse não é o ponto principal. O livro é divertido - isso é a essência dele! É um livro muito gostoso cuja leitura vale muito a pena, mas realmente tem que estar preparado para um final triste...

    ResponderExcluir
  13. Seja sempre super bem-vinda, Janaína! A falta de tempo é um mal que eu, infelizmente, conheço de camarote! kkkkkk


    Eu também AMEI A última carta de amor e por isso estava tão ansiosa por esse livro.
    O livro tem clichê sim, mas a forma como as coisas acontecem, como esse romance anunciado se desenvolve, é totalmente inesperada e deliciosa de acompanhar! O livro não virou meu favorito nem me cativou tanto quanto A última carta de amor, mas foi uma leitura deliciosa e eu recomendo :)

    ResponderExcluir
  14. Aline, minha irmã é desse tipo! Ela implora por saber mais detalhes, diz que se ela não souber, não se interessa >< ahahahahah Comigo é o contrário!


    Então, o final é tremendamente realista, realista demais para o meu gosto. O mundo já é tão triste, né?! Eu adoro finais do tipo que me fazem sentir feliz, esperançosa e aquecem a minha crença de que o mundo, mesmo com todas as suas mazelas, pode ser um bom lugar!
    O final é triste, mas o livro inteiro não é. É alegre, divertido e super delicioso (talvez por isso o final triste também tenha me incomodado ainda mais... um livro tão alto astral não podia terminar assim).


    O livro é delicioso e certamente você iria gostar da leitura, assim como eu gostei :)

    ResponderExcluir
  15. Aaai Nanie! Esses seu alertas de spoiler são uns dilemas pra mim porque eu não contenho a curiosidade >.<, com Garota Exemplar foi assim e eu me surpreendi muito lendo. Kkkk. Eu tbm não sou rica, queria ser, mas fazer o que, gosto da minha vida assim tbm e acabou. Eu ando tão acostumada com finais felizes que quando existe um final realista eu acabo ficando triste, de realista já basta a vida, mas fazer o que...

    ResponderExcluir
  16. Inês, eu gosto demais de finais felizes, mas muitas vezes um final triste também me agrada!
    No caso desse livro, acho que foi realmente o Will que me deixou meio brava... poxa, ele é bastante insensível, arrogante e egoísta!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Nanie.
    Quando li a sinopse do livro fiquei com a sensação de que já vi isso em algum lugar! rs... Mesmo assim fiquei curiosa para ler o livro.
    beijos
    Camis

    ResponderExcluir
  18. Camis, eu ainad não havia lido nada assim, por isso para mim foi bastante novo!
    O livro é bem gostoso de ler :)

    ResponderExcluir
  19. Esse romance parece ser legal, mas como você disse deve ser meio clichê, não achei muita graça na história, principalmente, pq eu não curto romance.

    PS: aqui tá uma coisa que todas blogueiras deveriam saber:
    http://www.leitoraviciada.com/2011/11/como-enviar-livros-pelos-correios.html

    ResponderExcluir
  20. Realmente, a capa é muito bonita.
    Não li nada da autora mas esse me deixou interessada, sim. Parece boa a premissa, apresar daquele cliché, rs... abraços

    ResponderExcluir
  21. A capa é linda e a história bem gostosa, Luciana!
    Tem bastante clichê, mas ainda assim é uma delícia de ler!

    ResponderExcluir
  22. Larissa Ariane de Arrudaquarta-feira, 29 maio, 2013

    Nunca li nenhum livro da Jojo Moyes, mas fiquei curiosa por causa do enredo!

    A capa tb me intrigou bastante, e olha que eu não vou muito pela capa, e sim mais pelo autor e sinopse (:



    Adorei.

    ResponderExcluir
  23. Larissa, o livro é muito bacana :)
    A Jojo Moyes é uma autora bem legal, quando puder leia algum livro dela.

    ResponderExcluir
  24. Esse é o tipo de livro que espero para ver em filme...rs.
    Mesmo ele sendo o queridinho do momento...eu não sei se daria meu tempo por ele. Romance...com início, meio e fim previsíveis. Eu não curto.

    ResponderExcluir
  25. hahahahaah Entendo seu ponto de vista, Vanessa. E certamente daria um bom filme :)

    ResponderExcluir
  26. Realmente a Editora Intrínseca está mandando super bem nesses lançamentos. A cada dia está se superando. Que continue assim.
    Em relação a história, acho quase impossível algo ser lançado hoje em dia, e não ser clichê. O que vai diferenciar, vai ser a narrativa do autor. E pelo jeito, esse é um dos pontos fortes desse livro. Fiquei bem curioso pra ler.


    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  27. Nardonio, a editora tem publicado livros maravilhosos aqui no Brasil!
    Ah, eu discordo! Acho que é mais do que possível criar um livro que não seja repleto de clichês... mas ainda assim não me desagrada quando encontro um desse tipo!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥