sábado, 25 de maio de 2013

A Guerra dos Tronos, de George R.R. Martin

A Guerra dos Tronos, de George R.R. Martin
LeYa - 567 páginas
Na guerra dos tronos, você vence ou morre. Não há meio termo, não há perdão.




Título: A Guerra dos Tronos
Título Original: A Game of Thrones
Autor: George R.R. Martin
Tradutor: Jorge Candeias
Editora: LeYa
ISBN: 978-85-62936-52-4
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 1996
Nº de Páginas: 567
Série: As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro 1
Comprar Online:
     Inglês: Amazon / Book Depository
     Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino


Sinopse:
Eddard Stark é um homem do norte e governa feliz as terras ao redor de Winterfell, onde desejaria passar o resto de sua vida, se possível.
Mas o rei dos Sete Reinos, Robert Baratheon, grande amigo de Stark, o convida para ser sua Mão e governar ao seu lado. O primeiro desejo de Stark é dizer não, mas negar uma vontade do rei é perigoso, ainda mais sabendo que sua segunda opção é um Lanister.
Quando chega uma carta de sua cunhada colocando em dúvida os acontecimentos que cercaram a morte da Mão anterior, Eddard Stark descobre que não tem como fugir d'A Guerra dos Tronos que, novamente, começa a se formar.


O que eu achei do livro:
Excelente!

Não consigo escrever essa resenha... Tenho tanta coisa para dizer e não consigo falar nada. As palavras me faltam, não saem, ficam presas. Acho que esse é um dos efeitos que esse livro pode causar e isso já diz muito sobre ele.

Para começar, devo dizer que fiquei com o primeiro volume da série parado na minha estante por mais de um ano... aliás, acho que foram quase dois anos com esse livro me olhando, implorando para ser lido.
E por que eu não li antes? Porque tinha medo. Medo de que a leitura fosse chata, arrastada, que o livro não fosse tudo isso que se dizia por aí.
Então, de antemão, saiba que não é necessário temer! Leia e não se arrependerá, o livro é simplesmente incrível!

Para começar, George R.R. Martin é muito comprado a J. R.R. Tolkien, mas tirando o R.R. realmente acho que a comparação é injusta, para os dois autores.
Os dois escrevem fantasia, é verdade, mas de formas tão diferentes que acho totalmente possível alguém amar um e odiar o outro. Portanto, qualquer comparação entre os dois é, na minha opinião, injusta.

Um dos pontos que eu mais temia era quanto ao estilo narrativo do autor. O livro é longo, tem mais de seiscentas páginas, e eu temia que além de grande fosse arrastado. O temor foi completamente em vão.
O autor é bastante descritivo, mas faz isso de forma leve, de maneira que a leitura é bastante rápida e muito agradável. Sou grande amante de descrições, mas confesso que quando me sinto enrolada não gosto muito. Isso não acontece com a narrativa nesse livro - as descrições são bem feitas, no momento certo, e são muito bacanas, me fizeram entrar no universo da história e me sentir cavalgando ao lado dos protagonistas.
Além disso, apesar de caprichar em suas descrições, George R.R. Martin abusa de cenas de ação! A história é bastante dinâmica, recheada de acontecimentos, reviravoltas, lutas... O leitor não irá se sentir entediado em momento algum.

Me encantei pelo mundo criado n'As Crônicas de Gelo e Fogo. Os Sete Reinos são muito interessantes, com todas as suas diferenças e também gostei de conhecer um pouco das terras além-mar. O autor, aos poucos, vai mostrando ao leitor as peculiaridades das terras por ele criadas e também contando a história desse mundo tão intrigante.
Uma das coisas que mais me chamou atenção foi o sobrenome dos bastardos de cada terra - muito bacana! Constantemente, os senhores não são fiéis às suas esposas e têm pencas de filhos bastardos, que não podem carregar seu sobrenome. Em cada lugar, o sobrenome comum aos bastardos é diferente e está, de alguma forma, ligados às características predominantes do local - achei realmente muito legal!

O que realmente dá vida ao livro, entretanto, não é a narrativa incrível do autor ou o universo envolvente que ele criou, mas seus personagens. São muitos personagens (o suficiente para deixar o leitor um tanto perdido durante os primeiros capítulos), mas todos muito bem construídos: complexos, encantadores e, acima de tudo muito, humanos!
Há personagens que primam pela honra acima de tudo, outros que desejam o poder, uma menina que se porta como garoto e outra que deseja ser princesa. Há mulheres fortes e frágeis e até mesmo um anão piadista. É interessante ver o quanto são corajosos, o quanto o medo corrói seus corações em muitos momentos, mas principalmente é intrigante acompanhar os seus erros.

Cada capítulo é narrado do ponto de vista de um dos personagens principais, mas sempre em terceira pessoa e mantendo a mesma voz narrativa, o que faz com que o leitor compreenda a história como um todo e ainda consiga captar os acontecimentos de vários prismas.

A edição da LeYa ficou bacana, mas não tão boa quanto o livro merecia.
Gosto da capa da edição nacional e também fiquei muito feliz por encontrar mapas (no início e no final do livro!) e também os apêndices com os personagens de cada casa.
Fiquei bastante satisfeita por encontrar também uma explicação do tradutor, explicando algumas de suas escolhas. De maneira geral, a tradução ficou agradável.
O que não me convenceu foi o tamanho das letras! As letras são muito pequenas, o que atrapalha um pouco a leitura. As margens também são bem estreitas. Entendo que a intenção foi que o livro não ficasse ainda maior, mas, na minha opinião, diminuíram demais a letra, de forma que a leitura pode ser um pouco cansativa para quem tem problema de vista.

Não consigo expressar em palavras o quanto me encantei por essa história, o quanto me envolvi com os desdobramentos inesperados, o quanto odeio o autor por ser tão bom e tão cruel ao mesmo tempo.
George R.R. Martin não escreveu um conto de fadas. A tradução de "game" (que literalmente é jogo) para "guerra" foi bastante acertada, pois este é um livro de guerra e, portanto, ninguém está a salvo. O autor não poupa personagens, adultos ou crianças.
Aliás, uma das coisas que me impressionou nesse livro foi ver o quanto era exigido das crianças, que já deveriam se portar como adultos logo cedo. Um garoto de quatro anos, por exemplo, já fala como se fosse muito grande. Um jovem de quinze já é considerado homem feito.
Em um mundo onde o perigo está à toda volta, crescer é imperativo e isso assustou essa leitora que vive em um mundo onde homens de vinte e cinco agem como adolescentes.

Essa resenha não é digna de um livro como esse, eu sei.
Não consigo dizer o quanto gostei dessa história e o quanto estou ansiosa pelo próximo volume (e vou gastar um dinheiro que não poderia só para poder comprá-lo assim que o mês virar! Oi, cartão de crédito!).
George R.R. Martin e sua Guerra dos Tronos são brilhantes e você definitivamente não pode perder!


P.S.: Esse livro foi escolhido pelos leitores no Escolha para a Nanie e serve para riscar um dos itens do Desafio Realmente Desafiante.


Nota: 


21 comentários:

  1. Oi Nanie, já li esse livro comprei o box na versão pocket ano passado por apenas 63 reais na submarino, tava muito barato
    Eu achei o começo do livro meio paradinho, a história é legal, os personagens foram bem escritos, mas eu não gostei tanto do livro, os livros de fantasia não fazem muito meu estilo

    ResponderExcluir
  2. Nanie, adorei a resenha. Esse livro e os outros da coleção são mesmo fenomenais. Fiquei encantada na complexidade dos personagens ao iniciar a leitura e ao perceber que nenhum personagem estava a salvo ou que os personagens nem sempre são o que parecem em primeiro momento não consegui largar. Li todos os livros em uma semana e estou ansiosa desde então para o próximo lançamento.

    ResponderExcluir
  3. Lucas, eu ainda tenho que comprar os outros livros, por enquanto tenho apenas o primeiro.
    Eu não achei nada parado, gostei do início ao fim, mas sou muito fã de fantasia ^^

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Shana, leu mesmo tudo super rápido! Eu só li o primeiro, por enquanto, e ainda tenho que comprar os demais (o que pretendo fazer logo, pois estou curiosa!).
    O autor é mesmo muito bom e constrói seus personagens de forma incrível, né?! São bastante realistas!

    ResponderExcluir
  5. Lorrine, até que enfim! E eu perdendo uma história tão boa!
    Eu estou super a fim de ler os próximos logo, só preciso conseguir comprá-los antes!
    Eu gosto demais do Tolkien e estou gostando muito do George, mas acho que é complicado comparar os dois por inúmeros motivos... não acho justo com nenhum dos dois.

    ResponderExcluir
  6. Esse é só começo de uma novela altamente apaixonante. Nada que seja dito conseguirá transmitir o que esta obra realmente é. Dinamismo, boa construção das personagens e do ambiente fazem do Martin um fenômeno atual, mesmo a obra sendo medieval. É isso que eu gosto nele, transformar suas histórias em fenômenos atemporais. Afinal, não dá para deixar de comparar com a "guerra capitalista" que vivemos atualmente. Adoro histórias onde você não sabe o que te espera na página seguinte.

    ResponderExcluir
  7. Oi! Eu ainda não li, mas com certeza deve ser um grande livro mesmo, de tirar o fôlego. Estou acompanhando a série em tv, e amooo...
    Quanto à questão das crianças serem mt exigidas e comportando-se como adultos, que eu saiba até o século XVIII não existia ainda o conceito de "infância", e as crianças eram encaradas como adultos pequenos. É algo muito "recente" mesmo.


    abraços!

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanie!


    Então, acho que o seu receio em ler A Guerra dos Tronos era o mesmo que o meu, entretanto você o venceu...eu ainda não! Por vezes coloquei o pobre no carrinho de comprar e tirei (perdi até a conta) e por muito motivos, além da sensação que ele pode me cansar (e eu não gosto de abandonar um livro).


    Percebi com a sua resenha, o quanto você se apaixonou pelo livro, mas ainda tenho lá minhas dúvidas se quero ou não entrar nessa viagem. Talvez não seja o meu momento né? Mas não pense que não gosto do gênero fantasia, porque eu AMOOOO! Só ainda não me senti inteiramente atraída por essa série.

    ResponderExcluir
  9. Thaís, adorei o seu comentário!
    Você tem mesmo razão, ninguém conseguirá falar exatamente o quanto o livro é bom, só lendo para descobrir o quanto é apaixonante acompanhar os personagens tão bem construídos do autor.
    Espero conseguir comprar agora no início do mês o volume dois!

    ResponderExcluir
  10. Thaynan, que malvada você!
    Mas eu também iria ter que dar um jeito, afinal de contas, o livro é bom demais!
    Eu tinha muito medo de não gostar da série, mas o cara é bom demais! Mesmo com expectativas lá no teto de tanto que o pessoal me falava bem desse livro, gostei trezentas vezes mais da leitura do que achei que seria possível! O cara é foda.


    Agora sou definitivamente uma das fãs de Martin!


    Ainda não vi a série... quero ler ao menos até o terceiro livro antes de assistir à primeira temporada. Apesar de todo mundo dizer que é super fiel, tenho medo de pegar algum spoiler, por menor que seja, então vou adiantar um bocado a leitura antes de ver a adaptação televisiva.

    ResponderExcluir
  11. Luciana, sim, é exatamente por isso mesmo, mas o autor mostra isso no livro de forma crua. Não é fácil de ler, mas extremamente gostoso!
    Vale a pena curtir essa história \o/

    P.S.: Pelo que me falaram, a série televisiva é bem fiel ao livro.

    ResponderExcluir
  12. Vanessa, o meu medo era por que achava que o livro poderia ser lento, mas também porque o pessoal falava tão bem do livro que minhas expectativas estavam altas demais. E quando isso acontece, não é raro que eu deteste o livro.


    Mas, para minha felicidade, isso não aconteceu!
    Se você gosta de fantasia, vai gostar desse livro e, como eu, vai se perguntar por que demorou tanto a se render! hahahaha

    ResponderExcluir
  13. Thaynan Lira Galhardoquarta-feira, 29 maio, 2013

    Você vai amar, tenho certeza! Estava comentando com meu marido ontem, que essa história deve ter acontecido no passado e alguém sussurrou no ouvido dele, rs. Ou então, foi como o Walcyr Carrasco em "Juntos para Sempre" onde ele sonhou com a história. As crônicas de Gelo e Fogo é tão rica em detalhes, personagens intensos, marcantes... De onde vem tanta criatividade??? =)

    Ansiosa para as próximas resenhas!!

    Beijinhus

    ResponderExcluir
  14. Thaynan, realmente o cara é magnífica! Faz com que nos perguntemos como é possível que ele possa criar um mundo tão complexo e completo - eu estou maravilhada! E mal posso esperar pela leitura dos próximos volumes :)

    ResponderExcluir
  15. Thaynan Lira Galhardoquarta-feira, 29 maio, 2013

    Compra a versão pocket, é mais barata e dá pra levar pra qualquer lugar! Vale a pena.

    ResponderExcluir
  16. Thaynan, é uma opção mesmo - vou na livraria no início do mês que vem para pesar as opções :) hahaha

    ResponderExcluir
  17. Não tinha visto que você havia escrito a resenha desse livro no blog e fiquei bem mais tranquila ao ver a sua reação. Temos o gosto literário um pouco parecido, então, estou mais tranquila para começar a ler As Crônicas de Gelo e Fogo. Uns dizem que o livro é muito bom, outros não tem a mesma opinião, então, eu resolvi que jogaria a preguiça e os medos de lado e leria esse livro nem que fosse a última coisa que eu fizesse durante o ano! Tenho muito medo de criar expectativas em cima de livros que quero ler, mas, por incrível que pareça, estou com um pressentimento bom quanto a este.
    Adorei a resenha!
    Beeijo

    ResponderExcluir
  18. Foi um vício de férias, só parava para dormir. kkk

    ResponderExcluir
  19. Shana, isso é que um vício de férias! hahahaha

    ResponderExcluir
  20. Oi Nanie! Me vi descrito em sua resenha; tive os mesmos anseios que os seus e enrolei bastante antes desse livro finalmente ser lido. Na verdade estou lendo no momento mas já estou tão apegado e apaixonado pela história que não tem mais volta, consigo enxergar minha nota e favoritismo definidos, rsrs. Assim como você disse fico imaginando quão difícil é escrever uma resenha para esse livro. Simplesmente genial. Não me segurei ao vê-lo nas suas resenhas e vim dar uma espiada no que você achou. Beijos ;)

    ResponderExcluir
  21. Clóvis, o livro é o máximo, né?! Não é fácil falar sobre ele!
    Estou ansiosa para comprar o segundo, mas ainda não consegui >< Espero que seja tão bom quanto este!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥