segunda-feira, 6 de maio de 2013

1Q84 - Livro 1, de Haruki Murakami

1Q84 - Livro 1, de Haruki Murakami
Alfaguara - 430 páginas
Quando pequenos detalhes da realidade começam a mudar, alguma coisa está errada.




Título: 1Q84 - Livro 1
Título Original: 1Q84
Autor: Haruki Murakami
Tradutor: Lica Hashimoto
Editora: Alfaguara
ISBN: 978-85-7962-180-2
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2009
Nº de Páginas: 430
Série: 1Q84 - Vol. 1
Comprar Online:
     Inglês: Amazon / Book Depository
     Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino


Sinopse:
Aomame é uma jovem com um compromisso muito importante e inadiável. Entretanto o engarrafamento parece que não vai melhorar e ela teme perder a hora. Quando o motorista sugere que ela desça por uma escada de segurança para chegar até o metrô, ela aceita de pronto. Só não poderia imaginar que isso causaria alguma espécie de ruptura no mundo em que vive, causando pequenas distorções naquilo que ela conhecia como realidade.

De outro lado, Tengo é um professor de Matemática que gosta de passar seu tempo livre escrevendo. Só que ele ainda não conseguiu se encontrar enquanto autor.
Quando recebe uma proposta de seu mentor para reescrever um livro, ele até teme pelos problemas éticos mas não consegue recusar.
Quando se dá conta, já está envolvido em uma história muito mais complexa do que parecia a princípio.


O que eu achei do livro:
Bom.

Haruki Murakami criou uma história muito diferente e que ainda tem muito para contar. Apesar de ser dividido em três volumes, esse primeiro não tem uma finalização (e eu detesto isso!) e imagino que a melhor forma de ler esses livros seja na sequência imediata - o que, no momento, é impossível já que o último ainda não foi publicado no Brasil.

A ideia de Murakami é muito original e o leitor não terá muita certeza nem mesmo quando chegar ao final do livro - muitas perguntas ainda ficam sem respostas. Mas a forma como ele desenvolve sua trama é extremamente envolvente e deliciosa!
Aliás, uma das coisas que mais gostei foi descobrir por que o nome 1Q84 - brilhante!

A narrativa do autor é deliciosa, mas ao mesmo tempo poderia ser um pouco mais enxuta. É muito gostoso ler o que ele escreve e a história não é de forma alguma pesada. A leitura é leve e fluida. Entretanto, Murakami gosta de dar boas voltas e enrola um bocado ao invés de ir direto ao ponto. Nem é o caso de descrever demais, porque ele não é muito descritivo, mas sim de contar coisas desimportantes (ao menos, nesse primeiro momento parece desimportante... posso descobrir que eu estava enganada nos próximos dois livros).

Eu esperava encontrar um pouco mais da cultura japonesa nesse livro, mas isso não aconteceu. É uma história bastante genérica e trocando os nomes (que são bastante orientais) poderia ter acontecido em qualquer grande cidade do mundo.
Isso torna ainda mais fácil para o leitor se identificar e se envolver com os personagens, que povoam uma trama passada em 1984 no Japão.

Estou ansiosa para ler os próximos volumes. São muitas dúvidas não respondidas e muitas surpresas que me agradaram.
Espero gostar tanto dos próximos quanto gostei desse.


Nota: 

17 comentários:

  1. Oi Nanie! Bem legal ver resenha do 1Q84 aqui! Num tenho nem palavras para dizer o quanto vibrei com este livro, achei perfeito! Estou com o 2 já, só esperando na fila hehehe. Sabe que achei interessante seu ponto de vista a respeito da narrativa. Eu, ao contrário, não achei que o autor dá voltas. Bom, concordo que ele não é o mais sucinto dos escritores, mas eu pessoalmente gostei muito desta característica no livro. E concordo que tudo é bastante "globalizado", não há aquela forte identidade japonesa, pelo menos não no sentido de cultura e tradições, mas creio haver na própria personalidade dos personagens.

    Bjoka, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro e estava esperando saber a sua opinião! rs

    Como estou sem vontade nenhuma de ler, acho que vou esperar o último sair, e comprar esse e o segundo volumes pra ler. :/

    Tava com medo de que fosse um livro mega chato, mas confio em você. Vou ler quando a 'trilogia' (que saiu em volume único lá fora, acho) estiver inteira aqui!

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Aline, pelo seu comentário, você certamente gostou do livro mais do que eu! Não amei assim como você, mas curti demais a leitura :D
    Eu gosto de autores super descritivos, mas quando sinto que estou sendo enrolada ou que o autor está narrando fatos que não são importantes para a história eu não gosto >< hahahaa


    Não tem identidade japonesa! Sim, os personagens tem um quê de Japão, mas seriam facilmente transportados, né?!


    Agora é ler o segundo que já está aqui em casa!

    ResponderExcluir
  4. Lil, o livro não é a última maravilha do mundo, mas é bem gostoso e super diferente!
    Pois é... não é como se fosse uma série composta de três livros... é uma história dividida em três partes e por isso ficou ruim não ler tudo na sequência. Acho que a sua decisão é a melhor! hahaha
    Mas eu não vou resistir ao segundo volume que já está aqui em casa ><

    ResponderExcluir
  5. A Nanda já resenhou esse livro no blog dela e disse que era meio adulto, não curti muito não do que eu li pela sinopse, não achei nada genial.

    ResponderExcluir
  6. Quase comprei o box em inglês durante a semana, mas acabei desistindo. É o livro que mais quero ler no momento. Estou com muita expectativa.
    Uma pena que você achou que ele exagera nas voltas.


    Bjs
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  7. lucas, o livro é totalmente adulto. Eu gostei bastante :)

    ResponderExcluir
  8. Carissa, ele exagera mesmo... ao menos, no meu ponto de vista - aí em cima mesmo a Aline comentou que gostou muito desse estilo do autor ^^


    Acho que o bom é comprar os três de uma vez mesmo >< Eu estou super curiosa pelo restante da história! hehehehe

    ResponderExcluir
  9. Nanie,
    Vou ler essa história com certeza, mas vou esperar pela publicação do terceiro livro antes de começar a ler. Aí já leio numa tacada só! Rs...
    Beijos
    Camis

    ResponderExcluir
  10. Camis, apesar de ter gostado muito desse primeiro livro, acho que a melhor maneira é mesmo ler os três de uma tacada só! Acho que a Alfaguara lança o terceiro ainda esse ano, então a espera não será muito grande ^^

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    A princípio esse livro não tinha me chamado a atenção. O título, talvez, mas não gostei muito da capa e, infelizmente, ainda julgo um pouco os livros pela capa. Mas, que bom que li sua resenha. Mudou um pouco a impressão que ele passa e achei a história bem original. Gosto de livros descritivos (fazem a gente mergulhar ainda mais neles), mas não gosto que me enrolem. Talvez tenha dificuldade com isso, caso tenha a oportunidade de ler.

    De qualquer forma, foi ótimo conhecê-lo. Espero que lancem logo as continuações!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Folhas de Sonhossábado, 11 maio, 2013

    Acho que o título tem a ver com o ano que vc citou: 1984. Acertei? rs...
    Não entendi direito sobre o que se trata, ficou bem misteriosa a sinopse! Abraços

    ResponderExcluir
  13. Luciana, de certa forma tem a ver com isso sim :)

    ResponderExcluir
  14. Ariana, será?! Hunnnnnn... tem que ler para saber :)


    Pois é... nesse caso é mesmo complicado. Eu também prefiro primeiramente conferir o primeiro livro para depois ler o restante da série, mas essa história não é como se fosse uma série em três volumes, mas um único livro divido em três partes devido ao tamanho, entendeu?
    Mas é beeeem bacana - eu curti a leitura e quero ler o segundo logo!

    ResponderExcluir
  15. A minha primeira pergunta é: Porque cargas d'água os japoneses adoram o metrô?...rs.

    Assim que comecei ler a resenha, fui diretamente transportada para o mangá Dark Metrô (sim, sou viciada em mangás). Tudo acontecia naqueles trilhos...isso também ocorre no livro? Bem, pelo que entendi o metrô foi apenas a ponte, certo? E ai adivinha? Me lembrei de Digimon...rs. É muita cultura japonesa...rs...eu adoro mesmo! E por isso acho que vou gostar da leitura. Mesmo quando o autor às vezes é "meio enrolão"...rs. > "Murakami gosta de dar boas voltas e enrola um bocado ao invés de ir direto ao ponto."



    Vou esperar que todos os livros sejam lançados aqui no Brasil...até lá ficarei apenas com a impressão da sua resenha... =)

    ResponderExcluir
  16. hahahahahahaha Sabe que nunca pensei nisso, Vanessa?!
    Na verdade, o metrô não tem importância nenhuma nessa história, a protagonista apenas desce ao metrô porque o táxi ficou preso. Acho que o metrô aparece muito nas histórias japoneses porque é um dos meios de transporte mais comum - só por isso.


    É muita cultura japonesa na sua cabeça mesmo \o/ jajahahahah
    É uma boa esperar o lançamento dos demais volumes (o dois já foi lançado e o três não deve demorar) porque o livro é uma história única e não três histórias conectadas.

    ResponderExcluir
  17. Sem dúvidas o autor dá muitas voltas, Nardonio. Se resolver ler o livro, já fique logo avisado.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥