quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O Hobbit, de J.R.R. Tolkien

O Hobbit, de J.R.R. Tolkien
Martins Fontes - 297 páginas
Uma espetacular aventura na Terra Média em busca de tesouros na adorável companhia de um mago, treze anões e um hobbit.




Título: O Hobbit
Título Original: The Hobbit
Editora: Martins Fontes
ISBN: 978-85-7827-112-1
Ano da Edição: 2009 (3ª ed.)
Ano Original de Lançamento: 1937
Nº de Páginas: 297
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sinopse:
Bilbo Bolseiro era apenas um hobbit comum e muito respeitado em sua comunidade. Apesar de ser pelo lado de sua mãe descendente dos Tûks, que sempre se metiam em aventuras, Bilbo sempre considerou que herdara mais do lado Bolseiro, de seu pai, e era um hobbit decente, calmo e que gostava de boa comida e boa música.

Até que um dia, o mago Gandalf, que há muito não visitava a terra dos hobbits, aparece e Bilbo se lembra dele das histórias contadas por sua mãe. E antes que possa se dar conta, o pequeno hobbit vê sua casa invadida por treze anões e descobre que ele é o 14º membro de uma colossal aventura - que irá cruzar montanhas e florestas para chegar a um tesouro perdido, guardado por um perigoso dragão.


O que eu achei do livro:
Ah, O Hobbit. O que dizer desse livro?! É PERFEITO.

Não, não é a primeira vez que eu leio O Hobbit, embora tenha sido a primeira vez que eu li essa 3ª edição (garanto que não há nada diferente da 2ª edição, que eu também possuo, além da capa. Até o número de páginas é o mesmo), que eu comprei apenas porque a capa era muito bonita.

Já há algum tempo eu desejava reler esse livro. Sobretudo por causa do valoroso conselho de Bungo Bolseiro (o pai de Bilbo), "a terceira vez vale por todas".
É verdade, essa é a terceira vez que leio esse livro e algo me diz que o lerei de novo ainda duas vezes antes de 2015 (sim, tem tudo a ver com as adaptações cinematográficas).
Ok, admito, eu já queria ler há muito tempo, mas saber que o filme estreia amanhã e eu vou na pré-estreia ajudou bastante para que eu o lesse agora! Afinal de contas, eu sei a história desse hobbit de cor e salteado, mas alguns pontos já não estavam tão claros assim na minha memória e eu queria entender onde eles poderiam dividir a história em três partes.

Talvez você já tenha ouvido falar que a escrita de Tolkien é lenta, demorada e que apesar de ter histórias incríveis, uma imaginação extremamente fértil e ser o responsável por criar a Terra Média, ler Tolkien poderia não ser uma boa ideia. Eu até entenderia, se não fosse pel'O Hobbit.
Esse livro é como um prelúdio de Senhor dos Anéis. Não que esse outro livro seja uma sequência direta - porque não é. Mas alguns acontecimentos citados nessa história e, principalmente, a presença do anel de Bilbo aqui são fundamentais para a trama de Senhor dos Anéis. Entretanto, O Hobbit foi escrito para os filhos de Tolkien e diferente da outra história tem um ritmo muito dinâmico e uma narrativa simples e deliciosa!

Então, não há a menor necessidade de ficar com medo de ler esse livro - não precisa recear uma história lenta e difícil de ler. Pode ir com tudo!
O Hobbit é uma aventura infanto-juvenil que se passa na Terra Média de Tolkien, recheada de seres fantásticos, com uma narrativa muito gostosa e fluida, a leitura do livro é muito rápida e extremamente agradável.

Os protagonistas são Bilbo, o hobbit; Gandalf, o mago; Dwalin, Balin, Fili, Kili, Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur e Thorin Escudo de Carvalho, os anões. É uma comitiva bem grande que passa por aventuras divertidas durante essa história.

Como eu mencionei, comprei essa nova edição (que já nem é nova mais, uma vez que a 5ª já foi lançada) apenas por achar a capa muito bonita (embora a capa da edição antiga - essa - também não seja feia). Entretanto, vale ressaltar que ela é exatamente como a edição anterior: contém a mesma história, mapas, ilustrações e tradução.
No início e no fim do livro, o leitor encontra os mapas da aventura (e é muito legal acompanhar a história pelos mapas. Quando for ler o livro, não deixe de segui-los). Além dos mapas, ainda somos brindados com treze maravilhosas ilustrações feitas pelo próprio autor, cinco das quais são coloridas.
A minha favorita é justamente a primeira, que mostra A Colina.

O leitor também vai encontrar a introdução do próprio Tolkien cujo título vem grafado em runas: "The Hobbit or There And Back Again", com algumas rápidas explicações sobre suas escolhas e também sobre as runas.
Dessa vez eu não fiz isso, mas é muito bacana tentar descobrir cada uma das runas, a partir das explicações de Tolkien (e na versão brasileira, do editor). Da primeira vez que li o livro, fiquei escrevendo com as runas durante algum bom tempo.

É extremamente complicado falar sobre esse livro. Eu adoro Tolkien, amo a Terra Média e Bilbo é um herói que mora no meu coração. Principalmente porque ele é resmungão, reclamão, mas justo e leal.
Podem preparar as pedras, mas a verdade é que eu gosto mais de O Hobbit do que de Senhor dos Anéis, principalmente por ser uma aventura tão despretensiosa, leve, deliciosa e, principalmente, super gostosa de ler.

Se você procura um livro leve e divertido, uma leitura agradável e extremamente bem escrita, não há melhor pedida do que O Hobbit.

PS: Eu adoro esses anões! Me divirto muito falando o nome deles, sempre na exata ordem em que chegaram a casa de Bilbo naquela quarta-feira em que a aventura começou. É praticamente um trava-línguas!
Só por curiosidade, abaixo seguem os nomes dos anões, as cores de suas capas e capuzes e os instrumentos musicais que levaram consigo no início da jornada:
- Dwalin: verde escuro - viola;
- Balin: vermelho - viola;
- Kili: azul - rabeca;
- Fili: azul - rabeca;
- Dori: roxo - flauta;
- Nori: roxo - flauta;
- Ori: cinza - flauta;
- Oin: marrom;
- Gloin: branco;
- Bifur: amarelo - clarineta;
- Bofur: amarelo - clarineta;
- Bombur: verde claro - tambor;
- Thorin Escudo de Carvalho: azul celeste com borda prateada - harpa.
Agora cantem: "Dwalin, Balin, Kili, Fili, Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur, Thorin Escudo de Carvalho!"

PS2: Estou super ansiosa pelo filme, que vou assistir hoje de madrugada. Vou sair do trabalho e ir para o cinema para a sessão das 00:01.
Se você ainda não leu o livro, por favor, não termine de ler esse PS, porque vou falar spoilers.
Estou muito curiosa para saber como será a divisão dos filmes. Eu poderia ter pesquisado na internet para tentar descobrir (nem ao menos sei o quanto disso foi divulgado), mas gosto mais de tentar adivinhar e só descobrir na hora certa.

Então, tendo acabado de ler o livro mais uma vez, agora tenho o meu palpite de onde serão os cortes do filme um e dois.
Acho que o filme um irá terminar quando Bilbo se junto aos anões depois de sair das minas e o filme dois assim que eles chegam a Cidade do Lago (vai lá, nem foi tanto spoiler assim). Ou seja, no final das contas, eles iriam praticamente cortar o livro em três partes iguais de cem páginas.

São cem páginas  por filme - a adaptação terá que ficar muito perfeita!
Será que estou certa? Mal posso esperar para descobrir.

PS3: Uma última coisinha: uma pena que os anões do filme não tenham as capas das cores citadas no livro (e nem usam capuz, ao que parece). Tudo bem, ficaria infantil se eles colocassem dessa forma - eu entendo. Mesmo assim, entretanto, vou sentir falta dos capuzes e capas coloridos.


Nota: 


24 comentários:

  1. Oi Nanie!

    Nossa! Eu adoro esse livro!! Fiquei com vontade de ler novamente kkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Carla, eu também amo *-* E garanto que lê-lo pela terceira vez foi ainda melhor do que as leituras anteriores! Ainda mais com o filme aí \o/


    Releia sim, você não vai se arrepender =)

    ResponderExcluir
  3. AI, AI AI! Não sei se consigo ler esse livro, sinceramente apesar das 5 estrelas e de sua bela resenha, acho que não faz mesmo meu estilo.

    ResponderExcluir
  4. Leninha, sou super suspeita para falar porque AMO O Hobbit. Ao contrário de Senhor dos Anéis, esse livro é super tranquilo de ler. É bem pequeno - não tem nem 300 páginas - e a narrativa é bem simples e gostosa ^^

    ResponderExcluir
  5. Eu AMO esse livro. Achei a escrita rápida e envolvente, E por enquanto, é o único livro que li de Tolkien. Estou ansiosa pra ver o filme!!! ^^

    abraços,
    Luciana

    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Hahaha também acho o hobbit (bem) melhor do que o Senhor dos Anéis...

    ResponderExcluir
  7. Nanie, adoro suas resenhas hehe

    Eu já li esse livro, na versão da capa azul, acho que em 2005, faz muito tempo eu sei...
    Tanto é que nem lembro de nada :/


    Eu não tinha tanta paixão por ler, como tenho hj, então, eu não era muito chegada a reler livros... rs... mas alguns até que são interessantes em reler.... principalmente qnd estamos prestes a ter uma adaptação nos cinemas, né!!? hehe


    Estou curiosa pelo filme tbm... quem sabe logo consigo ler o livro de novo hehe :)


    Beijos!!


    Ka Wozniak
    Cinco das Artes
    www.5dasartes.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu simplesmente amo a saga do Senhor dos Anéis, nem sei dizer o quanto. Li no colegial, lembro de ter lido muito rápido. Fui no cinema ver o último filme e foi ótimo. Mas para o Hobbit eu não estou tão empolgada. Reli o livro esse ano e sinceramente não faço ideia de como será possível fazer três filmes com o conteúdo do livro. Enfim, vou conferir nos cinemas com um pé atrás...

    Uma observação, no parágrafo abaixo

    "Os protagonistas são Bilbo, o hobbit; Gandalf, o mago; Dwalin, Balin,
    Fili, Kili, Dori, Nori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur e Thorin Escudo
    de Carvalho, os anões. É uma comitiva bem grande que passa por
    aventuras divertidas durante essa história."



    Faltou o Ori, eu li e fiquei pensando: "Só tem 12 anões aí, cada o 13º?". Hahahaha


    Ótima resenha, fico aguardando sua opinião sobre o filme, aqui onde moro vai demorar um tempão pra passar...

    ResponderExcluir
  9. Luciana, esse livro é uma delícia mesmo! Dos livros de Tolkien ele é único justamente pela escrita que é diferente, dando um ritmo mais dinâmico à história. Os outros livros do autor também são bons, mas já são muito mais lentos.

    ResponderExcluir
  10. João Vítor, então quer dizer que não sou a única?! hahahah Acho essa história super gostosa ^^

    ResponderExcluir
  11. Kamila, eu também já o li na versão com a capa azul - que foi a primeira que eu comprei. Aliás, eu já o li duas vezes nessa versão :D hehehhe A história é exatamente a mesma, assim como a edição - a tradução, ilustrações, canções e mapas.


    Nossa, eu sou absolutamente apaixonada por leitura (e releituras) desde sempre >< hahahahahahah




    O filme é MUITO BOM!

    ResponderExcluir
  12. Laís, eu também AMO essa saga, mas amo ainda mais O Hobbit. Desde que saíram os filmes de O Senhor dos Anéis eu espero pela adaptação do Hobbit, que ficou MARAVILHOSA, eu preciso dizer ><

    Ah, droga... e eu reli tantas vezes >< Mas é que para ficar na ordem, ele está sempre entre Nori e Oin que são nomes parecidos com Ori e daí ele é o que eu sempre acabo esquecendo >< heheheh Obrigada por avisar - agora o Ori está devidamente retratado como o protagonista que ele é ^^

    ResponderExcluir
  13. Amei a trilogia O Senhor dos Anéis, faz um tempão que li mas me marcou. Preciso urgentemente ler O Hobbit, e com certeza precisarei reler a trilogia depois (ou algum dia) p/ relembrar os detalhes. O cara só pode ser um gênio p/ criar um universo assim como o da Terra Média. Também quero ver o filme, mas aí minhas expectativas não vão tão longe. Apesar de adorar o livro O Senhor dos Anéis, os filmes me deixam meio entediada...
    bjs
    livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho esse livro e estou curiosa não só para ler, mas para ver acho que vou ver primeiro do que ler afinal nem terminei os livros que estou a ler. E eu ganhei essa capa ai, mas tem outra versão com a capa do filme que sortearam na quarta-feria em um evento.

    ResponderExcluir
  15. Aline, o cara é um gênio mesmo >< Disso eu não tenho dúvidas.


    De certa forma, eu gosto bem mais d'O Hobbit, por ser um livro mais simples, daquele tipo gostoso de ler, sabe?! É mesmo mais voltado para o público infanto-juvenil. Quando tiver a oportunidade de ler, vai amar :D


    É mesmo?! Nossa... eu AMEI os filmes d'O Senhor dos Anéis e também amei o novo do Hobbit :D

    ResponderExcluir
  16. Suellen, tem várias versões de O Hobbit... no Brasil tem pelo menos umas cinco capas diferentes :D


    Leia sim, a história é uma delícia ^^

    ResponderExcluir
  17. Demorei quase três meses para ler Senhor dos Anéis versão única... e eu lia um monte por dia!! Agora me diga, o nível de descrições é o mesmo??

    ResponderExcluir
  18. Van, o nível de descrição de Senhor dos Anéis é sem igual mesmo >< Mas não se preocupe, O Hobbit não é assim! Não chega nem perto. Como o livro é infantil, a leitura é super rápida e muito gostosa - pode encarar sem medo ^^

    ResponderExcluir
  19. Li a trilogia do Senhor dos Anéis 3 vezes de tanto que gostei e sempre assisto aos filmes quando passam na TV paga. Simplesmente, adoro!

    Confesso que fiquei receosa quanto a ler O Hobbit, pois achava que a história seria meio parecida com a do Senhor dos Anéis, mas pelo que pude perceber não é bem assim, ainda mais pelo fato dessa história se passar antes da saga do Senhor dos Anéis (me corrija se eu estiver errada).

    Bom, não preciso nem dizer o quanto estou curiosa para acompanhar a aventura do Bilbo Bolseiro e os 13 anões, tanto que vou ver o filme antes de ler o livro.

    PS. adoro ler as suas resenhas devido ao seu entusiasmo, é muito contagiante! Bjs

    ResponderExcluir
  20. Jenniffer, eu li a trilogia duas vezes, mas pretendo relê-la em breve ^^ Já estou com saudade de Frodo e companhia ^^


    Nossa, não precisa ficar receosa, a história é completamente diferente e muito divertida! Se passa antes dos acontecimentos de Senhor dos Anéis e é uma leitura mais simples, muito gostosa.


    Pode ver o filme sem medo - porque a adaptação ficou MUITO boa! A história é um pouco diferente da contada no livro, mas ainda assim ficou realmente muito bom. Depois leia o livro para conhecer a versão original :D


    Ah, obrigada pelo elogio :D

    ResponderExcluir
  21. Eu não li nenhum dos livros do Tolkien, comecei a ler O Silmarillion mas não consegui ir em frente, li quase cem páginas e nada aconteceu, apenas descrições longuíssimas; parecia uma aula de história em escola tradicional, zero emoção e eu acabei desistindo. Talvez eu tenha escolhido mal, se bem que foi mais um acaso, eu comprei o livro em um sebo e me guiei só pela reputação do autor. Mas ainda não desisti totalmente do livro, ele está guardadinho esperando épocas mais favoráveis e ainda pretendo ler outros livros do autor assim que tiver uma oportunidade para tirar a má impressão. Mas quem sabe eu pego o livro para ler e acabo me apaixonando por ele, já me aconteceu antes.

    ResponderExcluir
  22. Cris, O Silmarillion é um livro bem mais descritivo e chatinho... O Hobbit não vai por esse caminho - é mais simples e delicioso (vale muito a pena ler).

    ResponderExcluir
  23. Hi, just wanted to tеll you, I loved this aгticlе.
    It wаs inspiring. Keep on posting!

    my web-sіte :: Same Day Payday Loans

    ResponderExcluir
  24. You гeally make it appear ѕo easy along with yоur presentatіon but I in finding this topіc to bе really onе thing ωhich I feel I wоuld by nο mеаns undeгstаnd.

    It sοrt of feels too cοmplicatеd anԁ
    еxtremеly wide fοr me. I am hаving a lоοκ forward in your subsequent submit, I'll attempt to get the hold of it!

    Also visit my weblog; New Bingo Sites

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥