Quando Florescem as Orquídeas, de Elaine GuimarãesMetanoia - 161 páginasUma história de autoconhecimento e aceitação.
Título: Quando Florescem as Orquídeas
Autora: Elaine Guimarães
Editora: Metanoia
ISBN: 978-85-63439-27-7
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 161
Sinopse:
Deborah sempre levou uma vida bem difícil e sacrificada ao lado de sua mãe. Não era aquilo que ela queria e, por isso, não se sentia feliz.
Até que um dia surge uma oportunidade de ouro, que a menina não deixa fugir. Assim, Deborah se muda para Belo Horizonte, onde irá enfrentar uma jornada de autoconhecimento e aceitação que a levará a descobrir o que ela realmente quer e o que a faz feliz.
O que eu achei do livro:
Já vou começar essa resenha me declarando suspeita. Pronto, é isso aí.
Não que eu seja impessoal ou imparcial nas minhas resenhas, elas sempre refletem a minha opinião sobre o livro e são sempre influenciadas pelo meu estado de espírito - isso é algo que eu nem tento evitar. Entretanto, dessa vez, existem dois agravantes.
O primeiro é que eu revisei essa história e eu sempre acabo criando um vínculo especial com os livros que reviso.
Mas o segundo motivo é mais forte: Elaine Guimarães é mineira (de coração e endereço, conforme diz de si mesma na contracapa do livro) aqui de Juiz de Fora.
Por falar nisso, o exemplar que a partir de agora residirá na minha estante (ao menos quando não estiver emprestado) está devidamente autografado. Afinal de contas, o evento de lançamento foi no centro da cidade e eu não pude perdê-lo.
Eu ainda não conhecia a editora Metanoia, mas gostei muito do trabalho que encontrei. Eles foram bastante cuidadosos com a edição do livro. Além da capa, que eu achei linda demais, a diagramação também ficou muito caprichada, com direito a aberturas de capítulos ilustradas.
A trama é bem realista.
Com uma escrita simples, Elaine nos guia pelo mundo de Deborah, que conta sua história em primeira pessoa. Conhecemos os pensamentos da protagonista, suas dúvidas e seus anseios. É muito bacana acompanhar sua evolução.
Elaine está só começando - Quando Florescem as Orquídeas é seu livro de estreia. A autora ainda tem um longo caminho a percorrer e tem muito a evoluir, mas nesse primeiro livro já mostra a que veio.
Com um ritmo bem gostoso apresenta a sua história, que de corriqueira não tem nada - afinal de contas, traz a tona um assunto bastante polêmico: a homossexualidade. É incrível como isso ainda pode ser tabu em pleno século XXI, mas o fato é que ainda o é. A maneira como a autora trabalha esse assunto é incrível.
Além disso, também encontraremos uma protagonista que não se encontrou completamente - ela já se tornou adulta, mas ainda não sabe onde se encaixa no mundo. Enquanto Deborah vai conhecendo mais de si mesma e descobrindo o que ela deseja da vida, o leitor acaba sendo levado a refletir sobre si mesmo e suas escolhas.
Quando Florescem as Orquídeas é uma história bem gostosa - vale a pena conhecer Deborah e acompanhar sua jornada.
Nota:
Não conhecia esse livro - é isso é uma das coisas mais legais de se acompanhar um blog, conhecer novos livros e autores. Sua resenha está ótima, é realmente mais complicado quando temos uma "história" com o livro.
ResponderExcluirLaís, o livro acabou de ser lançado e, por isso, é pouco conhecido - mas é muito bacana :D
ResponderExcluirAh, é sempre complicado quando temos uma "história", né?! heheheheheh
O livro é ótimo recomendo d ++
ResponderExcluirMellina, é bem bacana mesmo, né?! :D
ResponderExcluir