Paris Versus New York, de Vahram MuratyamIntrínseca - 224 páginasQue tal conhecer essas duas cidades por suas diferenças? Uma viagem por duas famosas cidades através de incríveis ilustrações.
Título: Paris Versus New York
Título Original: Paris Versus New York: a Tally of Two Cities
Autor: Vahram Muratyan
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-267-4
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 224
Comprar Online: Saraiva
Sinopse:
O quanto duas cidades podem ser diferentes?!
Muito!
Nesse livro, Vahram Muratyan mostra a diferença entre duas grandes cidades - Paris e New York - através de ilustrações.
O que eu achei do livro:
Você já reparou nas diferenças básicas entre dois lugares?! Não? Eu também não - ao menos não da forma como esse ilustrador fez. Vahram Muratyan reparou e decidiu dividir suas comparações com todo mundo. O resultado foi o incrível livro Paris Versus New York, que mostra de forma muito bem humorada a diferença entre essas duas importantes cidades.
Por que o autor escolheu justamente essas cidades? Ele nem precisaria exatamente ter uma história com elas, não é mesmo?! Afinal de contas, são duas das cidades mais famosas e comentadas de todo o mundo. Paris é conhecida como a cidade do romance, a cidade luz e New York a cidade do trabalho, do movimento.
Quer melhor comparação do que o prático com o romântico? Não haveria.
Mas a escolha do autor se deu por sua ligação com essas duas cidades, o que torna a sua visão ainda mais especial.
E qual a forma que ele escolheu para mostrar as diferenças? Através de maravilhosas ilustrações!
Da comparação entre os tipos de café aos monstros que são ligados às cidades (Quasímodo para Paris e King Kong para New York), o autor diverte o leitor com as disparidades que ele encontrou.
O livro não tem muito texto, apenas pequenas legendas em cada ilustração. Mas não é que essas pequenas legendas fazem toda a diferença?! Dão um toque a mais e deixam as imagens ainda mais divertidas.
São várias ilustrações (cada página contém uma grande - e colorida! - ligada a uma das duas cidades) para o deleite do leitor. Não dá para terminar o livro rapidamente, porque é impossível não se ater a cada detalhe dos desenhos de Muratyan.
A edição da Intrínseca ficou maravilhosa! O livro tem um formato menor do que o tradicional (no mesmo tamanho dos Guias dos livros de Rick Riordan lançados pela mesma editora), com capa dura e páginas super coloridas, com uma textura diferente - levemente aveludada - que é o máximo.
Não sei se alguém reparou, mas eu não coloquei nos dados do livro quem foi o tradutor, isso porque não encontrei a informação em lugar nenhum da edição. Certamente não havia muito texto para traduzir, mas mesmo assim eu queria saber quem foi o responsável pela tradução. Até porque fiquei encantada com algumas escolhas que ele fez entre traduzir o trecho ou deixá-lo em francês/inglês - acho que foi muito feliz no trabalho que fez, porque o resultado foi excelente.
Já pela capa do livro, o leitor tem uma ideia de qual é a proposta do autor (há uma comparação entre as torres que simbolizam New York e Paris).
Eu fiquei até com vontade de fazer uma viagem e comparar a cidade à minha através de desenhos tão bacanas assim... só falta mesmo aprender a desenhar (e ter a sensibilidade que ele teve para reparar em tantos detalhes surpreendentes).
Nota:
Nanie, creio que esse livro venha a ser ideal para os designers. Quando li a proposta, achei muito interessante, mas acabei solicitando outro da Intrínseca neste mês.
ResponderExcluirQuem não gostaria de poder comparar Paris e New York, não? hahaha
Beijo!
Ana, realmente o livro é ideal para os designers, mas agrada quem também não é da área. A proposta é super interessante e a abordagem do autor é maravilhosa ^^ vale a pena conferir =D
ResponderExcluirFiquei curiosa a respeito do livro.
ResponderExcluirSuellen, o livro é o máximo *-* As comparações do autor são muito bacanas \o/ E é um livro muito mais visual do que escrito - então rapidinho você o lê completamente (só não super rápido porque você acaba se perdendo nos detalhes das imagens).
ResponderExcluir