sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada

A tão ansiada adaptação não decepcionou, muito pelo contrário. Eu AMEI o filme.



O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (The Hobbit: An Unexpected Journey)
Direção de Peter Jackson
Roteiro de Peter Jackson e Guillermo Del Toro baseado no livro de J.R.R. Tolkien
Com Ian McKellen, Martin Freeman, Richard Armitage, Aidan Turner
Informações extras no site do IMDB


Wow.

Nem sei como começar a falar desse filme. Já adianto que eu AMEI a adaptação e me maravilhei com essa primeira parte da trilogia.
Ah, e também acho importante deixar claro logo de cara que eu não sou uma crítica de cinema, não entendo quase nada de coisa alguma e só estou falando sobre o assunto porque sou amante da sétima arte e resolvi compartilhar as minhas impressões de leiga com vocês.



Para poder falar dele decentemente, começarei do início.

Eu estou há semanas aguardando este filme. Não, isso não é inteiramente verdade e não descreve o quanto eu estava ansiosa.
Eu vi os três filmes de O Senhor dos Anéis no cinema e me apaixonei por cada um deles. Já naquela época existiam boatos sobre uma possível adaptação de O Hobbit, eu gostava demais dos filmes de Peter Jackson e esperava poder ver O Hobbit já no ano seguinte ao fim do último filme.
Como vocês sabem, não foi bem isso que aconteceu. A espera foi longa, muito longa.

Então, na semana passada, quando comprei o ingresso eu estava realmente empolgada para ver o filme. E não me aguentava em mim de tanta ansiedade ontem - quando faltavam apenas poucas horas para a tão esperada estreia.

O dia, felizmente, passou rápido e, para minha sorte, meu cunhado ficou na fila enquanto eu e minha irmã trabalhávamos.
E depois do trabalho foram apenas duas horas de espera, que passaram até que bem rápido.

As filas estavam gigantescas - sim, filas no plural. Apesar do horário da pré-estreia, 00:01, e de Juiz de Fora não ser tão grande assim, o cinema colocou o filme em pré-estreia em três salas e as três filas estavam lotadas, deixando o saguão do cinema uma bagunça. 
Tinha gente caracterizada, embora eu não tenha visto todos de perto. Mas o hobbit que estava logo atrás de mim na fila estava bem bacana.

Ok, vamos pular o blá, blá, blá e ir para a parte mais importante: o filme. 
Foram quase três horas que eu praticamente não vi passar. É incrível como um filme bem feito pode fazer com que três horas passem mais rapidamente do que os noventa minutos de um filme ruim (sim, eu estou falando de Os Penetras e também de Quatro Amigas e um Casamento).

O filme é parte de uma trilogia que foi baseada no livro de J.R.R. Tolkien, O Hobbit (vale lembrar que eu aproveitei para reler o livro logo antes da estreia - afinal de contas, eu precisava estar com a história fresca na cabeça. Inclusive, tem resenha dele aqui no blog se quiser ler). É isso aí, são três filmes adaptando uma única história, que nem é exatamente complexa. Assim sendo, a adaptação teria que ficar perfeita.
Perfeita não ficou, mas chegou bem perto (e bem perto para uma pessoa tão exigente quanto eu, é bastante coisa).

O filme traz alguns elementos d'O Silmarillion para complementar a história, bastante referências à continuação da jornada (O Senhor dos Anéis) e algumas invenções próprias que serviram muito bem à trama. 
Embora em alguns aspectos eu prefira a história original, a adaptação ficou perfeita, ao menos quanto ao roteiro e à direção. 
Várias falas do livro estavam ipsis litteris presentes no filme - PERFEITO. Eu achei o máximo cada vez que ouvia no filme as falas que havia lido no livro do mesmo jeitinho, com as mesmas palavras. 
E as cantorias? Maravilhosamente do jeito que deveriam ser - ficou muito bom. Você não gosta de cantoria? Então vá se catar, porque elas são uma parte fundamental do livro e eu adorei vê-las no filme também.

Então o que no filme não ficou bom,já que eu mencionei que ele é apenas quase perfeito?
Os efeitos especiais.

De maneira geral, o visual do filme é extremamente bonito. São paisagens deslumbrantes e a caracterização dos personagens também ficou muito linda. É fascinante.
Mas os efeitos especiais deixam bastante a desejar em alguns pontos, principalmente na parte de movimentação intensa. Talvez tenha sido o efeito 3D, talvez tenha só ficado ruim mesmo. As partes de fuga, quando Radagast ou os anões estão correndo (são momentos distintos do filme), são especialmente ruins. E também as cenas com Gollum. Gollum em si ficou muito bom, mas a movimentação da criatura deixou bastante a desejar.
Alguns efeitos, então, deixaram a desejar, mas não diminuíram o brilho do filme, que é incrível.

O Hobbit se mostrou uma maravilhosa adaptação, recheado de cenas deslumbrantes! Se você ainda não viu, precisa separar um tempinho para ir aos cinemas conferir esse filme maravilhoso - super vale a pena;
Agora é aguentar a espera pelo próximo.


P.S.: Eu, por acaso, errei o meu palpite de onde seria o fim do primeiro filme, já que ele vai um pouco além do ponto onde achei que terminaria.
E agora tampouco acho que o segundo irá terminar onde eu achava. Eles certamente encontrarão Smaug durante a segunda jornada (até porque agora eu vi o subtítulo do segundo filme de novo - eu já tinha visto, mas não tinha pensado no caso) e irão ter que enfrentar o dragão.
Ficarei agora um ano pensando em como essa parte será adaptada, porque com certeza não irá acontecer como foi no livro.

Clique aqui para ver essa imagem em tamanho maior.

P.P.S.: Kili e Fili estiveram incríveis durante o filme e eu amei isso! Os dois são os meus anões favoritos e eu adorei vê-los participando tanto na aventura.
Aliás, isso é algo que deve ser mencionado: não há nenhum anão que fique apagado - todos aparecem bastante.

P.P.P.S.: Se você não sabe falar inglês é melhor aprender antes de ir ver o filme. As legendas, principalmente na parte da conversa de Bilbo com Gollum, estão péssimas e você vai perder muita coisa se não conseguir entender o que eles realmente estão falando no filme.

P.P.P.P.S.: Eu comi pipoca! Ai, que delícia... acho que já tinha mais de mês que eu estava falando do quanto estava com vontade de comer pipoca.
Deveria ter um bocado de ouro na fórmula, porque custou quase oito reais o pacote, mas valeu a pena porque eu estava sonhando com essa tal pipoca.

10 comentários:

  1. Eu fui na pré-estréia! Impagável, caramba. É lindo isso, quando os diretores conseguem fazer uma boa adaptação cinematográfica. Eu adorei tudo, mais ainda porque eu não estava com muitas expectativas e daí o filme veio e me pegou.

    Em relação as legendas, fiquei um tanto desapontado também. Na parte das adivinhações, por exemplo, ficou tudo feio. Eu preferiria que eles tivessem usado a tradução linda que tem no livro da Martins Fontes, é tudo rimado e perfeito.

    No mais, é só esperar pelas continuações e torcer para que elas sejam tão boas quanto esse primeiro filme. Mas, por enquanto, junto com Argo do Ben Affleck, esse já está na minha lista de melhores de 2012.

    abraços,

    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não consegui ler o Hobbit, na verdade desanimei um pouco depois de ler a Sociedade do Anel. Estou enrolando para ler os outros do Tolkien. Sei que a maioria das pessoas gosta dele por causa dos detalhes, mas eu não tenho paciência. rsrs Me irrita o detalhismo dele.
    Mesmo assim estou ansiosa para ver o filme. Não no cinema, porque depois do ultimo filme que fui ver, o Enigma do Principe, me arrependi profundamente e resolvi não voltar lá por um bom tempo. rs
    Mas aguardo ansiosa pelo DVD.

    ResponderExcluir
  3. Eu ia ler antes de assistir o filme, mas preferi fazer igual SdA e ler depois, queria que a história me surpreendesse. E como surpreendeu! Na verdade, eu sempre achei que O Hobbit fosse a história de como o Bilbo encontrou o Um Anel. Bem, que fosse SÓ isso. Não sabia dessa coisa dos anões, e do dragão... Amei! <3

    Super queria ter ido na pré-estréia, mas pra mim, era impossível. Acabei assistindo no sábado de manhã. Mas não abri mão do 3D. Aliás, dizem que era a versão HFR, mas eu não senti AQUELA diferença...

    E realmente, que legenda era aquela do Gollum?! Ainda bem que eu entendi a maior parte, mas né, muito mal feita...

    Eu também paguei 8 reais na pipoca (absurdo) e nem tava quentinha... :(
    #firstworldproblems

    De todo jeito, todo o universo de Tolkien é mágico. <3 Eu tava vibrando com cada personagem que aparecia, quando o Um Anel apareceu... E o pessoal tava também porque nas cenas mais silenciosas, você não ouvia nem a respiração do povo. Todo mundo concentrado. Lindo.

    ResponderExcluir
  4. Elder, eu também fui a pré-estreia e foi impagável - bom demais!
    Peter Jackson conseguiu fazer um filme incrível *-* Eu estava com altas expectativas e mesmo assim adorei o que vi ^^


    Então, a legenda deixou MUITO a desejar mesmo... tenho certeza que eles não poderiam usar levianamente as traduções da Martins Fontes, afinal de contas elas pertencem a alguém, que fez aquele trabalho. Provavelmente acharam melhor pagar outra pessoa para traduzir os textos, mesmo que não ficasse tão bom. O que é uma pena.


    Eu também espero que as continuações sejam assim tão incríveis.

    ResponderExcluir
  5. Aline, então pode animar para ler O Hobbit novamente! Porque ele não tem nada a ver com a escrita de A Sociedade do Anel (embora todos os outros livros de Tolkien sejam bem nesse estilo mais lento e pesado). Nessa primeira aventura, o autor utilizou uma narrativa bem mais simples, já que esse livro, ao contrário dos demais, é voltado para o público infanto-juvenil.


    O filme é bom demais e eu acho que vale a pena ver no cinema - porque tem um visual LINDO que ficou ainda mais bonito na telona :D

    ResponderExcluir
  6. Andrea, agora leia o livro - você irá se surpreender ainda mais! Embora eu tenha gostado da adaptação feita por Peter Jackson e Guillermo Del Toro, ainda assim prefiro a história original de Tolkien - que é bem diferente! A leitura do livro é bem simples e rápida, uma delícia, e vai MUITO além de encontrar o anel - aliás, isso é só um detalhe da história. No filme, existem bastante referências ao Senhor dos Anéis, mas no livro não...


    A pré-estreia foi uma delícia - valeu muito a pena ter ido, mas realmente pode ser complicado... eu mesma só fui porque minha irmã e meu cunhado também foram e eu tinha carona - senão não rolava. Eu gostei bastante de ver o filme em 3D - o visual ficou deslumbrante (só não gostei mesmo das cenas de corrida, que ficaram muito falsas, e da movimentação do Gollum).


    Tétrica a legenda, né?! Entender inglês nessa parte faz toda a diferença entre entender o diálogo ou boiar geral.


    Ah, a minha também nem estava quentinha... mas como eu já estava sonhando com pipoca há muitos dias, valeu a pena mesmo assim >< ahhahahhah


    O universo de Tolkien é mágico mesmo *-* E a adaptação de Peter Jackson o fez ainda mais bonito nos cinemas *-*

    ResponderExcluir
  7. Quando o filme chegar a Itapira (Vai levar um tempão) vou conferir nos cinemas. Antes provavelmente vou dar aquela olhadinha no livro, não vou ler ele inteiro porque já li esse ano pra uma das reuniões do Clube do Livro, o pessoal do Clube se juntou pra assistir a
    Pré-estreia em Campinas – Fantasiados-, mas eu tinha prova na faculdade. Gostei das suas observações, principalmente quando fala um pouquinho sobre os elementos que foram introduzidos no longa - estou ansiosa pra ver o Legolas (Acho que ele não aparece nesse primeiro né?). Lembro-me de quando assisti o Retorno do Rei nos cinemas e quando o Gandalf aparecia a legenda sumia, afinal a tela ficava toda branca... Eu vi um trecho da cantoria no trailer e não curti muito.



    Tenho uma correçãozinha a fazer: Na frase: "vale lembrar que eu aproveitei para reler o filme logo antes da estreia"... No lugar de filme o correto não seria livro?

    ResponderExcluir
  8. Lais, o Legolas não aparece nesse primeiro não, mas o Frodo aparece :D heheheheheheh


    Eu AMEI a cantoria *-* acho que foi um toque que fez toda a diferença e só serviu para deixar o filme melhor :D Mas quem não curte não precisa temer, porque não são muitas ^^


    Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh obrigada por avisar! hahahahahahahahaahhahahha Foi o livro que eu li mesmo :D

    ResponderExcluir
  9. Eu estava louca para ver e nem sei que dia vou ver porque falta dinheiro e tempo. Mas vou tentar ver o filme.

    ResponderExcluir
  10. Suellen, veja sim - o filme é ótimo *-*

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥