segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

À Procura da Felicidade, de Chris Gardner

À Procura da Felicidade, de Chris Gardner
Editora Novo Conceito - 313 páginas
Chris Gardner mostra que teve uma vida muito difícil, mas que nenhum obstáculo foi o suficiente para mantê-lo longe do sucesso.





Título: À Procura da Felicidade
Título Original: The Pursuit of Happiness
Autor: Chris Gardner, Quincy Troupe, Mim Eichler Rivas
Tradutora: Alzira Allegro
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-99560-21-1
Ano da Edição: 2007
Ano Original de Lançamento: 2006
Nº de Páginas: 313
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Chris Gardner teve uma infância muito difícil. Mas nenhum contratempo seria capaz de ficar no caminho entre ele e o sucesso.

Em À Procura da Felicidade, o autor conta a sua história, desde a infância até a vida adulta e revela tudo o que passou para conseguir chegar ao sucesso que tem hoje.

O que eu achei do livro:
À Procura da Felicidade é uma autobiografia muito interessante e uma leitura bastante bacana.

Chris Gardner contou com Quincy Troupe e Mim Eichler Rivas para ajudá-lo a contar a história de sua vida e o resultado foi um texto muito bem escrito - uma narrativa interessante que leva o leitor a percorrer os detalhes da vida desse homem. Acho que o ponto mais viciante do livro é justamente ser uma biografia - o que está sendo contado nas páginas que o leitor vai virando não é simplesmente a criatividade de um autor talentoso, mas o relato de sua vida.

Você com certeza já ouviu falar de Chris Gardner. Ok, o cara é mesmo famoso em Wall Street, mas não é por causa do sucesso dele em sua carreira que você provavelmente o conhece, mas pelo sucesso do filme baseado nesse livro. O filme homônimo - À Procura da Felicidade - é protagonizado por Will Smith e seu filho, Jaden Smith.
Quem já viu o filme, já se emocionou com a história desse pai e seu filho tentando encontrar seu lugar no mundo. E se você ainda não viu o filme, corra para a locadora mais próxima e veja, porque vale a pena.

A história do livro não é a mesma do filme, é importante ressaltar. Ambos falam da vida de Chris Gardner, mas enquanto o livro é tão fiel à realidade quanto as memórias do próprio Chris Gardner permitiram, o filme é apenas baseado na vida dele e assim algumas diferenças saltam aos olhos.

No livro, ele começa a contar sua história bem do início, enquanto ainda é uma criança. O filme já começa com ele adulto, enquanto tenta vencer as adversidades e cuidar do seu filho pequeno. Outro ponto que vale ressaltar é justamente quanto a idade do filho de Gardner, que na vida real - e no livro, que é fiel - tem apenas um ano e meio e mal entende o que se passa com os dois, mas no filme já é um garoto mais crescido.

Nas páginas do livro você encontrará a versão mais realista da história que é contada no livro por volta da página 200 e irá se emocionar com as situações vividas por esses dois e a astúcia do pai para seguir em frente. Eu ainda não consigo acreditar que esse livro não seja ficção! É impressionante.

Não posso deixar de mencionar que fiquei pensando em várias coisas durante a leitura. A primeira delas é que essa é a história de Chris Gardner contada por ele mesmo. Não pude deixar de pensar o quanto as memórias dele o enganavam - o quanto tinha de fantasia ou nostalgia misturado às suas lembranças reais. Por mais que queiramos, somos incapazes de reconstituir as coisas com exatidão, principalmente pensamentos e desejos.

Outra coisa que também me fez pensar bastante foi o final. Ele se tornou um homem rico - na verdade, MUITO RICO. Mas, de alguma forma, eu ainda acho que ele continua a sua busca pela felicidade. E que talvez, apenas talvez, ele tivesse sido um cara mais feliz se não tivesse se tornado um homem tão rico quanto ficou, mas sim um simples pai de família - para o seio da qual retornaria após um cansativo dia de trabalho.
Talvez eu esteja errada e ele seja verdadeiramente feliz com toda a sua fortuna e seus filhos. Ou talvez eu esteja certa e ele realmente sinta falta daquilo que não conquistou, apesar de seu total sucesso financeiro.

Apesar da história ser contada pelo protagonista, ainda assim ele não esconde alguns pontos mais obscuros de sua vida: como furtos na infância, o uso de drogas, passagem pela cadeia ou até mesmo a acusação de violência doméstica que sua ex-mulher fez contra ele. É muito interessante ver o quanto a vida tentou derrubar esse cara e o quão forte ele foi para não cair e continuar sempre indo em frente.
Não posso deixar de me sentir admirada com a garra de Chris Gardner e sua determinação para conquistar o que queria.

Um relato emocionante de uma vida real. Um homem que deu certo e conseguiu o que queria.


PS: Talvez você não saiba, mas esse foi um livro escolhido pelos leitores do blog através do post "Escolha para a Nanie"!
A ideia é muito bacana e eu quero continuar a usá-la aqui no blog, então dê a sua contribuição e ajude a escolher um livro para ser resenhado por aqui votando na enquete na sidebar do blog.


Nota: 


12 comentários:

  1. Amei a resenha, sabia que você conseguiria passar toda a emoção sentida ao ler.

    Adorei saber que no livro podemos conhecer ainda mais o Gardner, até porque um cara igual a ele tem muito para contar.

    Amei o filme e me emocionei em diversas partes, quero ler o livro agora e saber mais!

    Obrigada Nanie, amei a iniciativa em resenhar o que o leitor pediu, inclusive eu.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanie!

    Gostei do livro! Fiquei curiosa para conferir \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha deu pra sentir que gostou muito do livro. Eu por enquanto só vi o filme, alias é um dos meus preferidos (sou uma cinéfila ASSUMIDA *-*), o livro ainda não li. Claro que o livro sempre é mais VERDADEIRO e tal. mas não posso dizer que não gostei do filme e olha que já me DECEPCIONEI muito com filmes baseados em livros, como por exemplo o filme "PARA SEMPRE", o filme é HORRÍVEL e lendo o livro o autor deixa claro que tbm não curtiu muito! (sacanagem pegarem um livro tão lindo como PARA SEMPRE e fazerem aquele filminho xinfrin!) =S
    Mas em fim... Pelo menos no caso de "À Procura da felicidade" o filme é maravilhoso! Vou ler o livro, sei que vou gostar!!! Bjks *-*

    ResponderExcluir
  4. Leninha, eu gostei bastante do livro - é incrível acompanhar a trajetória desse homem. O filme é, de certa forma, mais emocionante, mas a biografia é mais completa e bem mais real, mais crua. Muito bom ^^


    Fico feliz que tenha aprovado a ideia de escolher alguma coisa :D Para mim é muito bom porque assim eu acabo lendo alguma coisa da minha estante ^^

    ResponderExcluir
  5. Danielle, o filme é mais emocionante, mas o livro é mais real, cru e verdadeiro! Vale a pena conferir =D

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler o livro. O filme é realmente emocionante! Eu choro muito...



    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Luciana, eu também chorei muito com o filme >< Eu não cheguei a chorar com o livro - ele é mais duro, cruel, sabe?! Mas a história é bem emocionante também.

    ResponderExcluir
  8. Eu vi o filme e gostei e pelo que você comentou o livro é bem diferente acho que vou ler um dia. Adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  9. Suellen, é porque no livro o Chris Gardner conta a vida toda dele e não só aquele pedacinho do filme. É uma boa leitura :D

    ResponderExcluir
  10. Não sabia que era uma autobiografia, sempre pensei que fosse ficção. Nunca assisti o filme do início ao fim, sempre pego só o início ou só o fim. Parece bom, mas não fiquei com muita vontade de ler. Acho que é porque eu ando meio desanimada, livro nenhum tem feito meus olhos brilharem.

    ResponderExcluir
  11. Cíntia, por nunca ter visto o filme todo você não deve ter lido o aviso >< hahahah agora eu nem me lembro se avisam no início ou no final que o filme é baseado em fatos reais.
    O filme é lindo demais e extremamente emocionante. Conta apenas a parte final do livro (não chega nem a 50 páginas) e tem algumas diferenças do que aconteceu de fato.


    O livro é muito interessante e conta a vida inteira do autor.


    Se você está nessa fase desanimada, eu não recomendaria esse livro, apesar dele ser muito bom. Porque é uma biografia - então o ritmo é mais lento, os acontecimentos nem sempre tão empolgantes... Quem sabe como uma leitura futura?! heheheheh

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥