Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey, pela Condessa de CarnarvonIntrínseca - 255 páginasA história de uma grande mulher, a Condessa Carnarvon, e de sua residência, o Castelo de Highclere.
Autora: Condessa de Carnarvon
Tradutora: Helena Londres
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-260-5
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 255
Sinopse:
A famosa série Downton Abbey se passa no castelo de Highclere, casa do Conde de Carnarvon e sua família desde a terceira geração.
Lady Almina foi a quinta Condessa de Carnarvon e esse livro conta a história dessa mulher e de seu lar, o Castelo de Highclere.
O que eu achei do livro:
Eu não era muito de ler biografias. Era?! Sim, isso mesmo, o verbo está propositalmente no passado, porque só esse mês eu li duas biografias maravilhosas e agora acho que não vou conseguir deixar esse tipo de leitura de lado.
A primeira foi a autobiografia de Chris Gardner e agora é esta da Lady Almina.
A autora do livro é Lady Fiona Carnarvon, a oitava Condessa de Carnarvon. Ela narra a história desa marcante personagem do passado dos Carnarvon de forma brilhante.
A escrita não é pesada e nem tampouco lenta, apesar disso ser comum em biografias. Por se passar em um período conturbado (a época da Primeira Guerra Mundial) e pelo fato do quinto Conde de Carnarvon ter descoberto, junto com Howard Carter, a tumba de Tutancâmon, o livro é bem ágil, extremamente interessante e prende o leitor do início ao fim.
Almina era filha ilegítima de um grande banqueiro e, por isso, herdeira de uma grande fortuna, embora não tivesse título de nobreza. E essa sua grande fortuna foi a chave para se tornar membro de uma das mais respeitáveis famílias da nobreza inglesa: os Carnarvon.
Para a sorte dela, era uma moça linda, rica e acabou se apaixonando por aquele que seria seu marido. Apesar de ter iniciado como um casamento por interesse, os dois foram muito felizes juntos e acho que justamente por isso a leitura do livro é uma delícia.
O livro começa justamente com o grande casamento de Almyna com o Conde Carnarvon e vai até o momento da morte do Conde. Os acontecimentos de antes e depois são rapidamente narrados, mas a autora não entre em detalhes.
A pesquisa da atual Condessa de Carnarvon foi muito primorosa e graças à sua dedicação, somos levados diretamente para dentro do Castelo de Highclere - podendo conhecer todo o seu esplendor e entender um pouco mais de seu funcionamento.
A autora entra em bastante detalhes principalmente quanto aos acontecimentos da Primeira Grande Guerra Mundial - até porque Almina participa ativamente fundando um hospital que salvou a vida de muitos homens - e também da vida do Conde Carnarvon no Egito - que sempre foi a grande paixão desse homem.
O livro não entra em detalhes sobre escândalos, dando uma maior atenção justamente à vida pública e aos feitos notórias de Lady Almina e seu marido.
O único ponto negativo dessa história - que é muito bem contada e fala da vida de pessoas extraordinárias, que participaram ativamente de eventos grandiosos e souberam deixar sua marca no mundo - é a revisão. A tradução parece ter sido muito bem feita (tanto que a leitura é uma delícia, leve e gostosa), mas alguns detalhes que deveriam ter sido pegos na revisão ficaram para trás (como, por exemplo, um número 0 no meio do texto). Não são defeitos graves, mas é algo muito incomum de encontrar em livros da Intrínseca e ainda mais incomum em livros biográficos; portanto, incomoda bastante durante a leitura.
Fora esse pequeno defeito, é um grande deleite conhecer essa história através dessa edição, que ficou muito bacana. A capa é linda e o trabalho de diagramação ficou primoroso - cada capítulo é aberto por uma fotografia. E além das fotografias das aberturas dos capítulos, o livro ainda contém trinta e duas páginas em papel especial que trazem imagens do tempo da história que está sendo contada - fotos de Almina, do castelo, desenhos históricos dos personagens, fragmentos cartas, jornais e revistas. São mais de 65 imagens que ajudam a contar essa fabulosa história.
Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey: O Legado Perdido do Castelo de Highclere não é indicado apenas aos fãs da série que desejam conhecer o cenário real e um pouco da história de tão famoso lugar, é muito mais um livro indicado para quem deseja saber um pouco mais sobre um incrível castelo - preservado até os dias atuais - e a família que lá residiu em uma das épocas mais conturbadas da humanidade.
PS: Só por curiosidade, eu assisti apenas ao primeiro episódio de Downton Abbey. Apesar de ter gostado bastante da caracterização dos personagens e do cenário, não fui muito conquistada pela trama e não sei se vou continuar vendo a série.
Esse livro, entretanto, me arrebatou logo em suas primeiras páginas e eu aproveitei muito a leitura.
Nota:
Oi Nanie!
ResponderExcluirAcredita que até hoje não assisti nenhum episódio dessa série?
Gostei do enredo, mas não se iria ler esse livro. Sou mais a série kkkkkkkk
Bjs!
Nunca li uma biografia em minha vida.
ResponderExcluirConfesso que elas me assustam, não sei ao certo o porquê.
Mas depois da sua resenha, fiquei realmente tentada a ler esse livro. :)
Layane, eu confesso que biografias, muitas vezes, também me assustam! Principalmente por serem textos mais lentos.
ResponderExcluirAcho que no fundo eu só tinha um certo preconceito - porque tenho gostado muito das biografias que venho lendo ^^
Carla, eu assisti só o primeiro e não gostei.
ResponderExcluirEntão, o livro não tem muito a ver com a série, exceto que conta a história real do Castelo de Highclere, onde eles filmaram. É uma história muito boa :)
Acho que vou me arriscar a ler uma qualquer dia desses...rsrs
ResponderExcluirArrisque-se sim, Layane! Vale a pena ^^
ResponderExcluirVeja a série, é muito boa. O primeiro capítulo realmente não foi lá a maior maravilha, mas depois ela engrena. Os personagens não têm nada a ver com a história deste livro, embora a trama se baseie nos fatos históricos, mas é muito boa e divertida.
ResponderExcluirMíriam, eu cheguei a ver o primeiro episódio da série e não gostei muito. Eu não estou assistindo muitas séries no momento, por falta de tempo mesmo, mas talvez dê uma chance ao segundo episódio por conta da sua recomendação ^^
ResponderExcluir