quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey, pela Condessa de Carnarvon

Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey, pela Condessa de Carnarvon
Intrínseca - 255 páginas
A história de uma grande mulher, a Condessa Carnarvon, e de sua residência, o Castelo de Highclere.




Tradutora: Helena Londres
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-260-5
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 255
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sinopse:
A famosa série Downton Abbey se passa no castelo de Highclere, casa do Conde de Carnarvon e sua família desde a terceira geração.

Lady Almina foi a quinta Condessa de Carnarvon e esse livro conta a história dessa mulher e de seu lar, o Castelo de Highclere.


O que eu achei do livro:
Eu não era muito de ler biografias. Era?! Sim, isso mesmo, o verbo está propositalmente no passado, porque só esse mês eu li duas biografias maravilhosas e agora acho que não vou conseguir deixar esse tipo de leitura de lado.
A primeira foi a autobiografia de Chris Gardner e agora é esta da Lady Almina.

A autora do livro é Lady Fiona Carnarvon, a oitava Condessa de Carnarvon. Ela narra a história desa marcante personagem do passado dos Carnarvon de forma brilhante.
A escrita não é pesada e nem tampouco lenta, apesar disso ser comum em biografias. Por se passar em um período conturbado (a época da Primeira Guerra Mundial) e pelo fato do quinto Conde de Carnarvon ter descoberto, junto com Howard Carter, a tumba de Tutancâmon, o livro é bem ágil, extremamente interessante e prende o leitor do início ao fim.

Almina era filha ilegítima de um grande banqueiro e, por isso, herdeira de uma grande fortuna, embora não tivesse título de nobreza. E essa sua grande fortuna foi a chave para se tornar membro de uma das mais respeitáveis famílias da nobreza inglesa: os Carnarvon.
Para a sorte dela, era uma moça linda, rica e acabou se apaixonando por aquele que seria seu marido. Apesar de ter iniciado como um casamento por interesse, os dois foram muito felizes juntos e acho que justamente por isso a leitura do livro é uma delícia.
O livro começa justamente com o grande casamento de Almyna com o Conde Carnarvon e vai até o momento da morte do Conde. Os acontecimentos de antes e depois são rapidamente narrados, mas a autora não entre em detalhes.

A pesquisa da atual Condessa de Carnarvon foi muito primorosa e graças à sua dedicação, somos levados diretamente para dentro do Castelo de Highclere - podendo conhecer todo o seu esplendor e entender um pouco mais de seu funcionamento.
A autora entra em bastante detalhes principalmente quanto aos acontecimentos da Primeira Grande Guerra Mundial - até porque Almina participa ativamente fundando um hospital que salvou a vida de muitos homens - e também da vida do Conde Carnarvon no Egito - que sempre foi a grande paixão desse homem.

O livro não entra em detalhes sobre escândalos, dando uma maior atenção justamente à vida pública e aos feitos notórias de Lady Almina e seu marido.

O único ponto negativo dessa história - que é muito bem contada e fala da vida de pessoas extraordinárias, que participaram ativamente de eventos grandiosos e souberam deixar sua marca no mundo - é a revisão. A tradução parece ter sido muito bem feita (tanto que a leitura é uma delícia, leve e gostosa), mas alguns detalhes que deveriam ter sido pegos na revisão ficaram para trás (como, por exemplo, um número 0 no meio do texto). Não são defeitos graves, mas é algo muito incomum de encontrar em livros da Intrínseca e ainda mais incomum em livros biográficos; portanto, incomoda bastante durante a leitura.
Fora esse pequeno defeito, é um grande deleite conhecer essa história através dessa edição, que ficou muito bacana. A capa é linda e o trabalho de diagramação ficou primoroso - cada capítulo é aberto por uma fotografia. E além das fotografias das aberturas dos capítulos, o livro ainda contém trinta e duas páginas em papel especial que trazem imagens do tempo da história que está sendo contada - fotos de Almina, do castelo, desenhos históricos dos personagens, fragmentos cartas, jornais e revistas. São mais de 65 imagens que ajudam a contar essa fabulosa história.

Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey: O Legado Perdido do Castelo de Highclere não é indicado apenas aos fãs da série que desejam conhecer o cenário real e um pouco da história de tão famoso lugar, é muito mais um livro indicado para quem deseja saber um pouco mais sobre um incrível castelo - preservado até os dias atuais - e a família que lá residiu em uma das épocas mais conturbadas da humanidade.


PS: Só por curiosidade, eu assisti apenas ao primeiro episódio de Downton Abbey. Apesar de ter gostado bastante da caracterização dos personagens e do cenário, não fui muito conquistada pela trama e não sei se vou continuar vendo a série.
Esse livro, entretanto, me arrebatou logo em suas primeiras páginas e eu aproveitei muito a leitura.


Nota: 

8 comentários:

  1. Oi Nanie!

    Acredita que até hoje não assisti nenhum episódio dessa série?


    Gostei do enredo, mas não se iria ler esse livro. Sou mais a série kkkkkkkk


    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Nunca li uma biografia em minha vida.
    Confesso que elas me assustam, não sei ao certo o porquê.
    Mas depois da sua resenha, fiquei realmente tentada a ler esse livro. :)

    ResponderExcluir
  3. Layane, eu confesso que biografias, muitas vezes, também me assustam! Principalmente por serem textos mais lentos.
    Acho que no fundo eu só tinha um certo preconceito - porque tenho gostado muito das biografias que venho lendo ^^

    ResponderExcluir
  4. Carla, eu assisti só o primeiro e não gostei.


    Então, o livro não tem muito a ver com a série, exceto que conta a história real do Castelo de Highclere, onde eles filmaram. É uma história muito boa :)

    ResponderExcluir
  5. Acho que vou me arriscar a ler uma qualquer dia desses...rsrs

    ResponderExcluir
  6. Arrisque-se sim, Layane! Vale a pena ^^

    ResponderExcluir
  7. Veja a série, é muito boa. O primeiro capítulo realmente não foi lá a maior maravilha, mas depois ela engrena. Os personagens não têm nada a ver com a história deste livro, embora a trama se baseie nos fatos históricos, mas é muito boa e divertida.

    ResponderExcluir
  8. Míriam, eu cheguei a ver o primeiro episódio da série e não gostei muito. Eu não estou assistindo muitas séries no momento, por falta de tempo mesmo, mas talvez dê uma chance ao segundo episódio por conta da sua recomendação ^^

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥