sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Estado de Graça, de Ann Patchett

Estado de Graça, de Ann Patchett
Intrínseca - 301 páginas
Uma incrível viagem ao interior selvagem da Amazônia.






Título Original: State of Wonder
Autora: Ann Patchett
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-256-8
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 301
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sinopse:
A Dra. Marina Singh desistiu da carreira de obstetra para se tornar farmacêutica.
Bem-sucedida em sua carreira, trabalha em uma grande empresa que financia os trabalhos da Dra. Annick Swenson na Amazônia brasileira - o desenvolvimento de uma droga capaz de fazer com que mulheres pós-menopausa possam engravidar.

O problema é que a Dra. Swenson não liga para formalidades e apesar de receber uma grande quantia em financiamento da empresa, não passa relatórios sobre seus avanços.
Por esse motivo, a empresa manda um de seus funcionários para a Amazônia para encontrar a Dra. Swenson e descobrir o andamento real da pesquisa.

Quando Marina vê a carta que fala da morte de seu colega de trabalho, ela fica muito preocupada. Mas fica ainda mais quando descobre que ela é a escolhida para ir ao Brasil descobrir as reais circunstâncias da morte dele e também avaliar a pesquisa da Dra. Swenson.
Isso tudo já seria muito difícil e estressante, mas ainda há o fato de que o passado da Dra. Singh e da Dra. Swenson está intrinsecamente entrelaçado naquele acontecimento que a fez trocar de carreira e que marcou a vida dela.


O que eu achei do livro:
Eu não sabia muito o que esperar desse livro. A sinopse dele é bastante misteriosa e não fala muito sobre o que o leitor irá encontrar.
Nunca havia ouvido falar de Ann Patchett, nem tampouco dessa história.

O que me levou a ler essa história então?
Primeiro a capa! Tanto a capa quanto a contracapa desse livro são incrivelmente lindas. Me apaixonei de cara e fiquei bastante curiosa para conhecer a história que merecia uma arte tão bonita assim. Eu conheço aquela história de não julgar um perfume pelo frasco (ou um livro pela capa), mas é claro que algo tão bonito assim chama a atenção.
Mas não foi só isso. A frase "ganhadora do prêmio Orange" também me deixou bastante curiosa. Eu adoro livro que ganharam prêmios - porque certamente não foi à toa que eles chegaram lá. Muitas vezes eu acabo me decepcionando com tais livros, talvez por esperar demais, mas ainda assim gosto de conhecê-los e tirar minhas próprias conclusões.

Dessa vez, felizmente, eu não me decepcionei.

Estado de Graça é uma história bastante complexa. Em que gênero eu iria colocá-la? Não sei bem. É um tanto um drama, porque Marina precisa se encontrar enquanto procura pelas respostas que a empresa em que trabalha tanto precisa. Mas essa procura também faz com que o livro tenha um que de policial.

A escrita de Ann Patchett é muito bonita e gostosa de ler, entretanto, não é simples nem mesmo muito ágil. A autora se utiliza de uma narrativa mais detalhista e um tanto mais lenta, com algumas reflexões por parte da protagonista, embora seja narrada em terceira pessoa.
A evolução da história também é um pouco lenta, o que pode acabar decepcionando alguns leitores, mas eu gostei bastante.

A autora consegue explorar muito bem a sua protagonista. Não apenas o presente, como também as opções dela de futuro e até mesmo as implicações que suas decisões do passado têm hoje em dia.
E não apenas ela, mas também os personagens secundários são muito bem retratados no livro, embora de forma mais superficial.

O cenário para a história é deslumbrante! A Amazônia brasileira é retratada como um mundo completamente diferente, assustador e maravilhoso - o que imagino que seja mesmo.
A cidade de Manaus, onde Marina fica por algum tempo, é retratada de uma forma que me fez ficar pensando se as coisas são mesmo assim por lá. Eu nunca estive em Manaus, infelizmente, mas sei que o Brasil não é um lugar tão atrasado quanto o livro faz parecer. Entretanto moramos em um país muito grande e as coisas são realmente bastante diferentes em cada lugar por aqui. Será que Manaus é tão diferente quanto o que é retratado no livro?
Seria muito bacana poder conhecer a cidade e ver com meus próprios olhos.

As dificuldades relatadas enquanto eles estão no coração da floresta, por outro lado, são mais fáceis de aceitar. Até porque estão em um local de difícil acesso e poucos têm o conhecimento necessário para chegar lá.
É muito bacana ver a forma como eles vivem nesse lugar.

E eles não estão sozinhos por lá - estão estudando uma tribo de índios - os lakashi, que são ficcionais. A autora falou bastante do modo de vida desse povo e eu achei bastante interessante conhecê-los, mesmo que eles sejam apenas fruto da imaginação dela.
Acredito que ela tenha feito bastante pesquisas e utilizou-se de tribos reais para montar os seus lakashi.

O livro só tem um defeito - o final é aberto demais. É uma pena que tenha terminado de forma tão abrupta assim. Eu não consegui entender completamente qual foi a intenção da autora com esse final.
Não ficou ruim da maneira como ela fez, mas fiquei com muitas perguntas e gostaria de mais umas cinquenta páginas que resolvessem as situações que ficaram sem respostas.

Enfim, Estado de Graça é uma história bastante complexa, muito bem escrita e cuja leitura é agradável e por mim muito recomendada.


Nota: 


5 comentários:

  1. Oi Nanie!

    Confesso que não estava dando muita confiança para o livro, mas sua empolgação me contagiou \o/

    Quero ler!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Carla, eu gostei bastante do livro - foi uma história que me surpreendeu ^^

    ResponderExcluir
  3. Gostei da arte da capa também, e como você, não conhecia a autora tampouco sua obra. Infelizmente, não faz meu gênero, e mesmo que não fizesse meu tipo literário, a trama em si não me cativou também... :(

    ResponderExcluir
  4. A arte da capa é linda, Milla, e a história também é bem bacana :)


    Uma pena que não seja do seu tipo.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ler este livro ontem. Gostei bastante. Achei muito original e bem escrito. Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥