segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Melhores de 2012

Essas foram as melhores leituras de 2012.


Eu juro que a minha primeira intenção era fazer um Top Ten apenas... Os dez melhores livros do ano. Mas seria impossível citar apenas dez (ano passado eu já não consegui, exatamente).
Li mais de 150 livros esse ano, então acho que mereço poder fazer um Top Ten com 30 livros (ok, ok, eu sei que Top Ten significa literalmente dez livros, mas isso não vem ao caso e eu não sou uma pessoa literal - já ouviram falar de licença poética?! É isso aí).

Eu fui marcando as leituras que achava realmente maravilhosas desde o início do ano e de vez em quando eu dava uma revisada nos livros que tinha marcado. Assim, agora em Dezembro eu tinha uma lista de quarenta livros que com um pouco de trabalho foi reduzida para trinta e um. E aí sim foi quase impossível chegar a trinta - a verdade é que eu só consegui porque um autor estava com dois livros na lista e aí eu achei que não seria tão injusto tirar um livro já que ele ainda permaneceria presente com outro. Mas foi dureza e eu nunca conseguiria secar a lista ainda mais, porque não seria justo.

Separei os dez melhores livros do ano e coloquei em ordem crescente. Mas essa é uma ordem que vale para hoje e somente hoje e provavelmente amanhã já não estaria mais assim... e talvez nem fossem exatamente esses livros entre os dez (mas esses são certamente os trinta melhores do ano, então as modificações seriam entre os 30 citados).

A minha única certeza é das três primeiras posições! Sob a Redoma foi definitivamente O MELHOR LIVRO DO ANO. Sem discussão, sem talvez, sem alteração. E O Temor do Sábio e Inverno no Mundo estão na 2ª e 3ª posição com certeza, mas não necessariamente nessa ordem... eles podem inverter a ordem dependendo do dia.
As outras posições são altamente mutáveis porque eu sou uma pessoa indecisa mesmo. Já está de bom tamanho que eu tenha conseguido fazer essa lista - foi por muito pouco e eu demorei séculos para poder chegar nesse resultado.

As vinte menções honrosas estão em ordem alfabética, porque já era demais pedir para que eu as colocasse em ordem de preferência (eu quase não consegui com dez e vou ter que me policiar muito para não editar esse post e trocar alguma coisa de lugar).

Todos os livros citados aqui foram leituras MARAVILHOSAS e que eu recomendo demais!

Eu não vou falar um pouquinho de cada livros, pois todos já foram resenhados aqui no blog. Desta forma, vou apenas apresentar nome, autor, editora e a sinopse que se encontra no skoob.
Se você desejar saber a minha opinião sobre eles, apenas clique sobre a capa para conferir a resenha do mesmo.




1º Sob a Redoma, de Stephen King - Suma de Letras
"Em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer. Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. [...] Mas os efeitos da redoma [...] não são as únicas preocupações dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva."





2º O Temor do Sábio, de Patrick Rothfuss - Arqueiro
"Quando é aconselhado a abandonar seus estudos na Universidade por um período, [...] Kvothe é obrigado a tentar a vida em outras paragens. Em busca de um patrocinador para sua música, viaja mais de mil quilômetros até Vintas. Lá, é rapidamente envolvido na política da corte. Enquanto tenta cair nas graças de um nobre poderoso, Kvothe usa sua habilidade de arcanista para impedir que ele seja envenenado e lidera um grupo de mercenários pela floresta, a fim de combater um bando de ladrões perigosos. [...] Enquanto persiste em sua busca de respostas sobre o Chandriano, o grupo de criaturas demoníacas responsável pela morte de seus pais, Kvothe percebe como a vida pode ser difícil quando um homem se torna uma lenda de seu próprio tempo."





3º Inverno do Mundo, de Ken Follett - Arqueiro
"'Inverno do Mundo' retoma a história do ponto exato em que termina o primeiro livro. As cinco famílias [...]embarcam agora no turbilhão social, político e econômico que começa com a ascensão do Terceiro Reich. A nova geração terá de enfrentar o drama da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial, culminando com a explosão das bombas atômicas. A vida de Carla von Ulrich, [...]sofre uma reviravolta com a subida dos nazistas ao poder, o que a leva a cometer um ato de extrema coragem. Woody e Chuck Dewar [...]seguem caminhos distintos que levam a eventos decisivos. [...]O universitário inglês Lloyd Williams descobre que tanto o comunismo quanto o fascismo têm de ser combatidos com o mesmo fervor. A jovem e ambiciosa americana Daisy Peshkov só se preocupa com status e popularidade até a guerra transformar sua vida. [...]Volodya consegue um cargo na inteligência do Exército Vermelho que irá afetar não apenas o conflito em curso, como também o que está por vir."




4º O Hobbit, de J.R.R. Tolkien - Martins Fontes
"Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média."





5º Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?, de Lemony Snicket - Seguinte
"Em uma cidade decadente, onde se criam polvos para a produção de tinta, onde há uma floresta de algas marinhas e onde um dia funcionou uma redação de jornal em um farol, um jovem Lemony Snicket começa o seu aprendizado em uma organização misteriosa. Ele vai atender seu primeiro cliente e tentar solucionar o seu primeiro crime, aos comandos de uma tutora que chama carro de “esportivo” e assina bilhetes secretos. Lá, ele vai cair na árvore errada, vai entrar no portão errado, destruir a biblioteca errada, e encontrar as respostas erradas para as perguntas erradas - que nunca deveriam ter passado pela cabeça dele. Ele escreveu um relato sobre tudo o que se passou, que não deveria ser publicado, em quatro volumes que não deveriam ser lidos. Este é o primeiro deles."




6º O Torreão, de Jennifer Egan - Intrínseca
"Danny é um nova-iorquino viciado em celular que, entre outros estranhos talentos, consegue detectar na própria pele se um lugar tem sinal de internet wi-fi. Quando seu primo Howard [...] o convida para conhecer o castelo europeu que comprou e está reformando com a intenção de transformar em hotel de luxo, Danny acha que é uma boa oportunidade para retomar o contato e ao mesmo tempo fugir da confusão que arrumou em seu último emprego. Ao chegar lá, no entanto, as coisas começam a ficar estranhas. O torreão do castelo, que serviu de fortificação durante muitos séculos e resistiu a diversas tentativas de invasão, ainda é ocupado pela antiga proprietária - uma baronesa sinistra que parece velha demais para estar viva. [...]Quando o pânico toma conta de Danny, ele descobre que a "realidade" pode ser algo em que não consegue mais acreditar.[...]"




7º A Culpa é das Estrelas, de John Green - Intrínseca
"Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas."




8º O Caminho para Casa, de Kristin Hannah - Arqueiro
"[...]Jude sempre fez o possível para que os filhos não se metessem em encrenca, mas o último ano do ensino médio, com suas festas e descobertas, é uma verdadeira provação. Toda vez que Mia e Zach saem de casa, ela não consegue deixar de se preocupar.
Em uma noite de verão, seus piores pesadelos se concretizam.
Então a vida dá uma guinada, levando os personagens a viver sentimentos intensos – amor e ódio, culpa e perdão – que qualquer um de nós poderia experimentar. Uma decisão muda seus destinos, e cada um deles terá que enfrentar as consequências – e encontrar um jeito de esquecer ou a coragem para perdoar.[...]"




9º O Senhor dos Ladrões, de Cornelia Funke - Companhia das Letras
"Scipio ainda não chegou à adolescência mas já se considera o maior e mais esperto de todos os ladrões de Veneza. Generoso, ele usa o produto de roubos para sustentar um pequeno grupo de amigos que moram num velho cinema desativado.
Uma encomenda incomum - o roubo de uma asa de madeira- lança o Senhor dos Ladrões numa aventura inesperada."




10º Em Busca de WondLa, de Tony DiTerlizzi - Intrínseca
"Eva Nove tem doze anos e sempre morou com Mater, uma robô azul-clara extremamente amorosa e maternal, em um abrigo subterrâneo ultratecnológico no planeta Orbona. Quando um estranho invade e destrói o lar que as duas dividem, a menina é obrigada a fugir para a superfície — um mundo que ela só conhece por meio de holoprogramas. Apesar do perigo, é a primeira chance que tem de perseguir seu maior desejo: encontrar alguém como ela, outro humano. Eva sabe que eles existem porque guarda um item valioso: uma ilustração de uma garotinha, um adulto e um robô, junto de uma estranha palavra: “WondLa”. A busca vai levá-la a descobertas que vão muito além de suas maiores expectativas, em uma jornada surpreendente, divertida e emocionante, que vai tirar o fôlego do leitor e inspirar muitos sonhos."




















Sabendo que "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" sou agora eternamente responsável por esses trinta livros. Mas a indicação é boa e eu a faço tranquilamente - são livros excelentes cujas leituras não deixarão nenhum leitor arrependido.


P.S.: Ano passado eu fiz um post parecido aqui no blog. Clique aqui para ver quais foram os Melhores de 2011



11 comentários:

  1. Uau, só posso admirar sua performance!
    Realmente foi um ano maravilhoso de leituras para você, amiga. Parabéns!
    Gosto de vir no Nanie's pela variedade de leituras diferentes que você faz, sempre encontro por aqui livros que eu não leria normalmente, mas que passa a me encantar pela sua forma de contar a história, me deixando apaixonada pelo enredo e claro, doida para ler histórias para lá de inusitadas.
    Amo seu cantinho e amo suas leituras.
    Um feliz 2013 repleto de encantos e magias para o Nanie's World.
    Beijos mil!

    ResponderExcluir
  2. Leninha, obrigada :D Espero que tenha gostado da lista que eu fiz \o/ Eu li muita coisa esse ano e não consegui fazer uma lista menor do que essa >< hehehehe


    Eu adoro livros diferentes - procuro ler sempre um pouquinho de cada coisa - e me surpreendo bastante com coisas MUITO boas ^^


    Que 2013 seja um ano maravilhoso para o Nanie's World e para o Sempre Romântica :D Ah, e claro que seja um ano maravilhoso para nós também, né, Leninha?!

    ResponderExcluir
  3. Livros ótimos, nota 10 para as suas escolhas ;)

    ResponderExcluir
  4. Nanie, adorei o jeitinho que vc colocou os seus melhores do ano, deu para perceber que 2012 foi de ótimas leituras. Gostei também da novidade do "escolha para a Nanie". Um grande beijo e que 2013 seja de grandes realizações. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Isabela, foi mesmo um ano de leituras maravilhosas - eu não tenho do que reclamar!


    Fico feliz que tenha gostado - eu adoro que os leitores possam ajudar na construção do blog de alguma maneira!


    Que 2013 venha com tudo!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. É bom olhar para trás e ver que realmente fizemos boas escolhas, também acharia difícil escolher apenas 10 livros entre os que eu li. Sob a redoma e O inverno do mundo estão definitivamente na minha lista de desejados, dois autores de primeira linha. Também li O torerão e A última carta de amor em 2012 e gostei muto, Garotas de vidro, O leão a feiticeira e o guarda-roua e Dias de chuva e tempestade estão entre as minhas próximas leituras. O pequeno príncipe, A revolução dos bichos, Admirável mundo novo e A Abadia de Northanger eu li já faz um tempo e certamente são excelentes indicações de leitura. Fora mais alguns da sua lista de favoritos que também gostaria muito de ler.

    ResponderExcluir
  7. Cris, 2012 foi realmente um ano de excelentes leituras! Eu adorei =D E não consegui escolher apenas 10 livros - eu precisava citar os outros 20 também ^^ hehehehe

    Sob a Redoma e O Inverno do Mundo são simplesmente maravilhosos! Incríveis e quase perfeitos.

    O Torreão é ótimo! Eu adorei Jennifer Egan - a autora tem um jeito todo diferente de escrever, de contar suas histórias. Fiquei apaixonada e agora já me considero fã dela - espero que a Intrínseca publique os outros livros já lançados da autora.
    A Última Carta de Amor é uma delícia de leitura, né?! Eu curti bastante e me emocionei um bocado.
    O Pequeno Príncipe é um clássico moderno (existe isso?!) hahahaha Todo mundo precisa ler. É uma história simples, mas carregada de significados. Uma gracinha.
    A Revolução dos Bichos é o máximo! Esse é um livro que eu acho que deveria ser adotado nas escolas, na aula de história. O paralelo que ele faz com a Revolução Russa é ótimo.
    Admirável Mundo Novo é um livro que me impressiona sempre que o leio. Não consigo deixar de pensar que estamos cada vez mais perto daquele mundo que é retratado pelo autor. E é um mundo do qual eu não gostaria de fazer parte.
    Eu gosto bastante de Jane Austen, mas A Abadia de Northanger foi uma surpresa muito agradável! Acho que eu não esperava encontrar um livro da autora tão divertido assim.

    Garotas de Vidro me deixou chocada. É muito bom. Lindo e pungente.
    O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa é Nárnia, né?! Todos os livros da série são uma delícia :D

    Dias de Chuva e Tempestade me surpreendeu muito. A narrativa da autora é cativante.


    São todos livros cuja leitura vale muito a pena :D

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanie!
    A postagem ficou linda, estou salvando as dicas aqui porque muitos desses livros ainda não li. Gostei muito de ver o "Dias de Chuva e Tempestade" na Menção Honrosa, foi o 1º livro da Arqueiro que recebi de parceria, fui surpreendida e sou apaixonada por ele.
    Beijos e ótimas leituras em 2013!

    ResponderExcluir
  9. Elis, foram muitas leituras maravilhosas em 2012, daí tive que colocar as melhores por aqui :D
    Dias de Chuva e Tempestade é bom demais - eu adorei!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥