quarta-feira, 3 de abril de 2013

O Fracasso

Imagem daqui.
Eu confesso, tinha muito medo de falhar.


Sabe quando você tem aquele receio insano e sem fundamentos de que vai dar errado? Era assim.
Se um post meu não tinha comentários, eu ficava aflita e morria de vontade de sair pedindo para todo mundo comentar - implorando se preciso fosse.

Tinha medo de que o Nanie's World não fosse bom, de quem ninguém quisesse ler o que eu escrevia.
Eu ficava paranoica de ser um fracasso. Essa palavra rondava a minha mente e me oprimia a cada post que eu pensava em fazer. Inúmeras vezes eu deixei de escrever algo que queria (ou deletei antes de publicar) por medo de como aquilo seria recebido... se as pessoas iriam gostar, se teria algum comentário ou qualquer outra besteira do tipo.

Sabe o que era? Carência e insegurança.
Não que eu seja menos carente ou mais segura hoje em dia, eu apenas aprendi a lidar com isso.

Sim, estou dizendo com todas as letras que tal paranoia não me aflige mais aqui no blog - ao menos não em um nível tão opressor quanto já foi. Parei com essa bobeira de esperar algo em troca.
Eu sou feliz por ter o blog e gosto de postar os meus pensamentos aqui. Às vezes, são textos que nem fazem muito sentido... mas ainda assim são coisas que eu quis tirar de dentro de mim. É uma liberdade sem igual!

Essa não foi uma mudança rápida... o blog já tem quase três anos e foi só nesse ano que eu consegui realmente mudar a minha maneira de pensar - abrir um pouco mais esse espaço.

O que fazer se um post não tem comentários? Nada!
É simples assim... eu quero, eu vou lá e escrevo. Não me preocupo mais se vai existir alguém que irá se interessar por aquele texto, se alguém vai querer comentar ou se vai ser importante para alguém... até porque tal texto já foi importante e interessante para alguém (no caso, para mim).

Já deu para notar o quanto o blog tem mudado esse ano?
Eu pelo menos o vejo de forma MUITO diferente.
Agora ele é mais solto, livre e sem amarras. É mais o meu mundo mesmo, com um pouquinho de tudo o que faz parte dele (e não apenas literatura). É mais gostoso assim, mais recompensador.
Eu tenho mais liberdade para escrever, por exemplo, sobre a minha paranoia de ser um fracasso - mesmo que ninguém leia o texto ou entenda o que eu quis dizer.

O quanto eu ligo para um comentário em um texto agora? MUITO!
O quanto eu ligo para um novo seguidor agora? MUITO!
O quanto eu ligo para o número de visualizações de um post? MUITO!
Não é que essas coisas não sejam importantes para mim - elas são. É tão bacana quando alguém vem aqui no blog e se dá ao trabalho de deixar um comentário nas minhas postagens - é um sensação maravilhosa; é muito bom ver que aquele texto que você levou horas para escrever está sendo lido por várias pessoas; é simplesmente delicioso descobrir que mais alguém se interessou pelo blog e agora quer ler aquilo que você costuma postar.
Isso tudo continua sendo importante, só não é mais limitante. Se um post tem apenas dez visualizações e zero comentários, eu não acho que ele foi um fracasso se eu gostei de escrevê-lo. E de forma alguma deixarei de fazer posts daquele tipo.

Afinal de contas, de onde tirei que o blog precisa ser um sucesso para início de conversa?
Na verdade, ele não precisa!
E de onde eu tirei que ter comentários em um post é sinônimo de não ser um fracasso? Ou que o número de seguidores, visualizações, compartilhamentos ou qualquer outra coisa seria o indicador disso?
Não é!
E aí está a beleza de tudo - porque não há uma medida fixa do que é ser um fracasso ou um sucesso. Está tudo na nossa percepção de mundo.
Escrever no Nanie's World é o meu sinônimo de sucesso.

Se libertar da necessidade de agradar, de ser perfeito, de não falhar nunca não é fácil.
Mas tenho certeza que estou no caminho certo. O importante não é o que os outros vão achar de mim (ou dos meus distorcidos e pobres reflexos virtuais - meus textos, meu blog, meus perfis em redes sociais) e sim o que acho de mim mesma.
Para você esse texto tem cara de autoajuda? É... você está certo - tem mesmo. Isso sou eu me ajudando a alcançar o que realmente importa na vida: a felicidade!


P.S.: Talvez você tenha percebido que esse post diz respeito somente a assuntos relacionados ao blog. Infelizmente, entretanto, essa minha paranoia com "falhar" vai além da blogosfera e eu tenho muito medo de ser um completo zero a esquerda na vida também.
Como apontei aqui, já consegui lidar com essa questão aqui no blog e agora estou tentando lidar com ela na minha vida, entretanto acho que não é o momento, ainda, de falar sobre isso.


19 comentários:

  1. Ei! Você não é um 0 a esquerda, disso pode ter certeza! E sim, o blog é um sucesso exatamente porque você posta assuntos variados, quando sente vontade, e eu acho que muita gente fica super curiosa pra saber qual é a novidade do dia, ou da semana. Porque em vários blogs é sempre a mesma coisa, você entra ja sabendo o que vai encontrar. E aqui não é assim. E mesmo sendo um post "auto-ajuda" a gente se identifica! hehe As vezes é a correria do dia que faz com que muitos leiam mas não comentem, eu sei como é...
    E só pra você saber, o Nanie's fica na minha barra de favoritos. =)

    ResponderExcluir
  2. Sabe Nanie,
    Eu raramente comento em outros blogs.
    Não sinto vontade, leio, no entanto aquele tempinho precioso para arrumar argumentos coerentes e organizá-los de forma a expressar o que eu sinto me faz mudar de ideia rapidinho.
    É diferente com vc.
    Pq eu respeito vc como blogueira.
    Gosto de suas opiniões.
    Pq vc não é alguém que simplesmente quer números em seu blog.
    Muitas vezes passo aqui com a intenção apenas de dar um "Oi!" e com toda a humildade do mundo pensar que faço seu dia um pouquinho mais feliz por ter sido lembrada e seu trabalho reconhecido.
    E eu gosto de interagir com vc. Juro que muitas vezes fico olhando para o Disqus apenas para ver se ele sinalizou que meu comentário foi respondido.
    Acho que você não precisa mais que te digam isso pois pelo texto acima vc já superou esse receio, mas vc definitivamente NÃO é um fracasso como blogueira.
    Um grande abraço.


    Nâna

    ResponderExcluir
  3. Também passei por isso no inicio, quando comecei o meu primeiro blog... mas depois percebi o quanto eu ficava esperando que alguém comentasse e as outras coisas que você disse... eu também me libertei, mas precisei criar outro blog e recomeçar para me sentir totalmente em liberdade.


    Fico muito feliz com sua "evolução" Nanie!
    Adoro o blog e sempre venho conferir os seus textos mesmo que eu nem sempre esteja aqui comentando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Karolyne, você é uma fofa :D
    Fico tão feliz de saber que o blog é gostoso para alguém! É realmente muito recompensador ^^

    Ah, eu sei como é! Não é preciso comentar, eu sei que muita gente gosta do que lê por aqui - mesmo que não comente - e isso já é o suficiente para me deixar feliz ^^

    ResponderExcluir
  5. Nâna, que comentário mais lindo! Chorei ><
    Adorei o que você disse - é isso aí que é o sucesso, saber que tem alguém como você que gosta do meu trabalho e o respeita!


    Você não faz ideia do quanto um "oi" é importante! Realmente faz o meu dia um pouquinho mais feliz (de vez em quando me faz ganhar o mês inteiro - como foi o caso com esse comentário!) ^^


    Ah, que delícia *-* Eu AMO interagir com os leitores do blog - por isso faço questão de responder cada comentário que deixam aqui, é uma das partes mais legais de bloggar :)


    Estou chorando de novo >< Obrigada pelas palavras, Nâna!

    ResponderExcluir
  6. Tyele, acho que a insegurança é mesmo inerente ao ser humano, né?!
    Eu passei por isso por um loooongo tempo, mas agora estou conseguindo, aos poucos, me desvencilhar destas necessidades!


    Ah, crie um outro blog sim - eu gostava bastante das suas postagens :D Aliás, o seu Livromaníaca estava entre os primeiros blogs que segui e me inspirou a criar o Nanie's World. O título do seu blog está até hoje entre os melhores, na minha opinião :D


    Você é e sempre será super bem-vinda aqui no meu mundinho! E não se preocupe e comentar (embora seus pensamentos também sejam sempre muito bem-vindos), eu entendo muito bem que isso toma um tempo que às vezes não temos.


    P.S.: Posso fazer uma pergunta pessoal? Você está fazendo faculdade? Optou por Biologia como tinha pensado em fazer?

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nanie!

    Olha, em tempos de blogosfera literária, esse assunto assombra muitos de nós, os blogueiros. As editoras pedem resultados e alguns blogueiros, tentando alcançar tais resultados, acabam por perder sua integridade ao pensar somente nos números de visitas e comentários, esquecendo do prazer de se blogar.

    Acho que a gente tem que encontrar um ponto de equilíbrio: você deve fazer o que gosta e o que acredita e ao mesmo tempo esperar por esse retorno, não permitindo que uma coisa destrua a outra. Comentários e visitas são muito importantes, mas a ausência deles desanima, né!? Mas também às vezes um leitor calado (porque sabe que tem alguém lendo o que você escreveu) é cem vezes melhor que um comentarista forçado (aquele que leu seu post em saltos e comenta qualquer coisa).

    Eu já passei pelo mesmo que você, Nanie, e superei. E talvez o fracasso não seja o fim do mundo, mas só um tapinha que a gente leva na cara para fazer as coisas direito ou melhores. O importante é não deixá-lo subir à cabeça. Tem até uma música (da Pitty) sobre isso:

    "Vive tão disperso, olha pros lados demais
    Não vê que o futuro é você quem faz
    Porque o fracasso lhe subiu a cabeça"

    Bom, Nanie, não sei se eu fui coerente, mas, resumindo: eu concordo com você e acho, sim, que está no caminho certo. Procuremos agradar a nós mesmos primeiro e não nos atentarmos ao que os outros vão pensar de nós.



    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ei Nauane, concordo com você qdo vc diz q o que importa é a felicidade. Sempre pensei desse jeito mas nem sempre é facil pq acabamos nos cobrando mto. =/
    Qualquer coisa q vc precisa to aqui =) bjus

    ResponderExcluir
  9. Oi Nanie!

    Para começar, você não é um fracasso, tenha CERTEZA disso. Seu blog é um dos mais bem escritos, sem sombra de dúvidas. A qualidade das suas resenhas e textos é inegável. Isso sem contar a pessoa linda que você é, sempre atenciosa, prestativa que nunca nos deixa sem uma resposta. Isso é admirável.

    Mas, eu consigo entender esse sentimento, pois por muitas vezes eu me sinto assim. Sou uma pessoa extremamente insegura e nunca acho que sei o suficiente, tenho uma dificuldade imensa em falar em público, porque sempre acho que sei menos do que os outros, e que no final não conseguirei passar nada que importe. Acho que a maioria das pessoas tem um pouco disso, dessa insegurança. Desse medo de fracassar. Na verdade, acho que nos cobramos demais!

    Fico feliz em ver que em relação ao blog você conseguiu superar isso, números são importantes? Claro que sim, quem disser que não se preocupa com isso mente, mas não são a única coisa que importa não é mesmo? Eu também busco a felicidade, e torço muito para que nós a encontremos definitivamente!

    Em relação a sua vida pessoal, eu não a conheço, mas só posso dizer uma coisa, não há nada que não possa ser resolvido, e não há nada de ruim que algo bom não possa ser aproveitando. Mesmo com os erros e tristezas, a gente aprende algo, e somos capazes de dar a volta por cima.



    Beijos enormes!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Jonathan!

    Desse problema eu não sofro :D
    Tenho editoras parceiras, gosto de ser parceira delas, mas isso não é minha prioridade já há muito tempo.
    Me preocupo com números, com essa questão de ser um fracasso (cada vez menos!) mas é tudo pela minha própria paranoia, sabe?!



    Com certeza um leitor calado é muito importante! E cada vez mais eu entendo porque as pessoas não comentam - gasta muito tempo >< Eu fico feliz por saber que tem gente lendo o que eu escrevo e que essas pessoas gostam do que encontram por aqui.
    Aliás, agora considero que o mais importante é escrever o meu texto :)

    ResponderExcluir
  11. Rosiene, cada vez mais eu vejo que o que importa mesmo é a felicidade! O verdadeiro sucesso estar em ser feliz \o/ Aliás, você acabou descobrindo o que pretendo dizer (não que não esteja dito aqui nesse post) na semana que vem: o sucesso é ser feliz! hahahahaha
    Eu me cobro demais, sempre fui assim. Mas estou tentando aprender a lidar com isso ^^

    ResponderExcluir
  12. Ah, que lindo isso, Juh! Muito obrigada *-* Eu realmente não vejo tudo isso aqui no blog, mas adoro o que faço e fico muito feliz em saber que outras pessoas também curtem ^^


    A gente se cobra demais, né?! Acho que esse é o ponto. Independente de parcerias, de retornos (seja financeiro ou por comentários, número de seguidores, etc) ou qualquer coisa - somos nós mesmas que nos cobramos. E acho que é por isso que é tão difícil aprender a lidar. Ainda não superei completamente, mas estou aprendendo a lidar com isso - ter menos medo de fracassar e curtir mais a minha felicidade!


    Números são bacanas, né?! São uma forma concreta de vermos a aceitação do que fazemos. O importante é não ficar focado demais neles, se preocupar demais com isso e esquecer o que mais importa.


    Na vida pessoal eu não sou uma pessoa tão legal quanto na internet >< hahahahaha Sou um bicho do mato, para começo de conversa. E passo por um momento em que estou bastante perdida... mas também estou aprendendo a lidar com o medo do fracasso - uma hora eu consigo ^^


    Obrigada por todo o carinho.

    ResponderExcluir
  13. Eita, agora foi tenso OO

    Olha, uma coisa posso dizer: o blog é ótimo do jeito que é e problema de quem acha o contrário. Acho que você deve fazer o que gosta aqui, publicar o que tiver vontade e fazer o que é bom pra você e o que acha que os outros vão gostar de ver. Qualquer coisa que a gente faz, fazendo com carinho e amor dá retorno. E se não dá pelo menos você tentou. Tanto com o blog quanto na vida é a mesma coisa. Se não tentar não vai. Medo e insegurança seguem o ser humano onde quer que ele olhe, então não adianta se desesperar, tem que botar fé no que se faz e seguir adiante pensando no melhor.

    O blog é bom, fofo e com postagens bem legais, então está de parabéns quanto a isso!

    ResponderExcluir
  14. Olá Nanie. Adorei todos seus pontos sobre o fracasso e o medo de investir e persistir digamos assim. Veio bem a calhar para mim, por exemplo, já que decidir criar o meu blog para expressar minhas ideias. Foi com grande surpresa que encontrei o "Nanie's Wordl" e sempre dou uma passadinha por aqui e confiro algo interessante. Assim como você relatou na vida tudo se trata de pontos de vista. Continue com essa leveza e alto astral que você transmite com suas palavras. Beijos, Até mais.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada, Cristiane!
    Não há ninguém achando o contrário - não abertamente! Isso é tudo paranoia minha mesmo - porque eu me cobro demais ><


    Mas agora estou indo melhor! Mais uma vez, obrigada, querida :)

    ResponderExcluir
  16. Clóvis, que bom que gosta do que encontra aqui :)
    Estou tentando melhorar aos pouquinhos a cobrança excessiva ^^

    ResponderExcluir
  17. Nanie, gostei demais do post porque parece que foi escrito "para mim". Tenho muitas paranoias envolvendo essa palavra "fracasso", não com o blog, porque sempre o encarei como um hobby, algo que eu gosto e que não precisaria necessariamente dar certo. Apesar de que me importo muito com as visitas, com saber se os leitores gostam do que escrevo. Mas em praticamente todos os outros campos da minha vida, vivo meio assombrada por essa ideia de não ser boa o bastante, de falhar, de decepcionar, de não dar certo. Aos pouquinhos tenho sentido uma leve mudança para melhor, mas ainda há um longo caminho a percorrer para que um dia eu possa realmente me ver livre desse "fantasma". Me identifiquei muito com o post. ^^

    Bjoka,
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  18. Aline, eu também não sou paranoica só com o blog não... na vida eu também tenho muito medo do fracasso >< E não está sendo fácil me segurar e crescer, sabe?! Mas estou realmente empenhada - porque não posso ficar presa por ter medo de fracassar ou nunca sairei do lugar!
    Além disso, esse é um medo irracional - e é justamente por isso que estou tentando me livrar dele.
    Espero que você também consiga... estou me sentindo mais leve - embora ainda enfrente esse temor na minha vida, já estou conseguindo lidar com ele de forma bem melhor.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Nanie.
    É impressionante como me identifiquei com o seu texto. E acho que muitos outros blogueiros também. E no fundo, percebemos que não somos os únicos a nos sentir assim! rs...
    Adorei o que você escreveu!
    beijos
    Camis

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥