sábado, 6 de abril de 2013

O Aprendiz do Ladrão de Túmulos, de Allan Stratton

O Aprendiz do Ladrão de Túmulos, de Allan Stratton
Planeta - 300 páginas
João e Ângela Gabriela vivem uma aventura sem igual - com direito a muito perigo e recompensas impagáveis.




Título: O Aprendiz do Ladrão de Túmulos
Título Original: The Grave Robber's Apprentice
Autor: Allan Stratton
Tradutora: Lívia Almedary
Editora: Planeta
ISBN: 978-85-422-0077-5
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2012
Nº de Páginas: 300
Comprar Online:
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Cultura / Saraiva



Sinopse:
Knobbe era um ladrão de túmulos - esse era o jeito não-tão-honesto pelo qual ganhava a vida. Um dia, logo após uma grande tempestade - ele foi verificar se encontrava algum corpo na costa do qual pudesse roubar objetos preciosos. Mas a única coisa que ele encontrou foi um baú - que estava recheado com um bebê!
A princípio, o ladrão de túmulos pensa em deixar a criança para trás, mas depois percebe que seria uma boa ideia criá-la.
O menino recebe o nome de João e é criado por Knobbe.

Quando já tem treze anos, João se vê envolvido com Ângela Gabriela em uma aventura cujo objetivo é salvar os pais da menina. Eles só não imaginavam a quantidade de problemas que ganhariam com isso e nem poderiam sonhar com todas as recompensas que viriam depois.


O que eu achei do livro:
Fraco.

Sou uma grande fã de infanto-juvenis, mas nem sempre os livros voltados para esse público conseguem me cativar. Infelizmente, esse foi o caso de O Aprendiz do Ladrão de Túmulos.

A narrativa de Allan Stratton é estranha e bastante confusa. Eu não consegui acompanhar muito bem a evolução da história contada pelo autor - achei tudo um tanto desconexo.
Os personagens são interessantes, mas pouco caracterizados - havia tanto a se falar de cada um deles.
Mesmo sabendo que o livro é voltado para um público mais jovem e, portanto, precisa mesmo de poucas descrições e mais ação, acho que o autor deveria ter explorado um pouco mais não apenas seus protagonistas mas também o universo no qual eles estavam inseridos.

Por outro lado, fica evidente o quanto Stratton é criativo. Embora o autor não se aprofunde - o que realmente me deixou insatisfeita - ele mostra que a imaginação é o seu forte. Durante a trama há situações engraçadas, de dar medo e até mesmo de tirar o fôlego com cenas de ações bem empolgantes.

De maneira geral, o livro é divertido e certamente irá encantar as crianças. Todavia, os adultos que se aventurarem nas linhas escritas por Allan Stratton irão sentir falta daquele algo a mais que faz com que livros infanto-juvenis encantem pessoas de todas as idades.


Nota: 


18 comentários:

  1. Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro. Gostei muito tanto da resenha quanto da capa do livro e pretendo ler em breve.
    Maristela G Rezende

    ResponderExcluir
  2. Maristela, é mesmo? Eu ainda não havia ouvido falar do livro antes de fazer a leitura, por isso fui bem se expectativas conferir a história ^^

    ResponderExcluir
  3. Ui, estava tão curiosa sobre a história mas a sua resenha me desanimou... mesmo assim quero a chance de ler o livro pra tirar minha conclusão.

    ResponderExcluir
  4. Cris, o livro não é ruim, é legalzinho! Mas faltou alguma coisa, sabe?!
    Acho que as crianças, entretanto, se divertiriam a beça com essa história ^^

    ResponderExcluir
  5. Ihhh
    Bom, leio numa tarde e dou pro meu irmão mais novo de presente huahauhuahuahu
    Ao menos a criatividade rola solta no livro.


    Bjuuus Nanie!

    ResponderExcluir
  6. ôô, sua resenha me desanimou bastante, mas ainda sim eu quero ler. Adoro coisas mais infantis e acho q os pontos q te incomodaram não me incomodariam tanto assim. De qualquer maneira parece ser um livro ao menos regular.

    ResponderExcluir
  7. Ariana, isso não é um ponto do qual podemos reclamar - o autor "viaja" e leva o leitor junto nas linhas de suas história :D
    Certamente o seu irmão vai adorar!

    ResponderExcluir
  8. Inês, o livro não é ruim, só tem alguns defeitos >< hahha E eu tenho certeza que o que me incomodou nem chamará a atenção do verdadeiro público-alvo do livro ^^

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia o livro, achei legal você falar realmente o que achou, gostei muito da sua resenha, estou bastante curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  10. Kimberly, eu acho que a resenha é importante justamente para mostrar o ponto de vista do blogueiro, mesmo que ele não tenha gostado. Fica mais fácil para o leitor identificar o que tem em comum ou não com o resenhista!

    ResponderExcluir
  11. Nanie!
    Fico triste quando leio um resenha de livro infanto-juvenil que não é tão boa. É que na minha opinião, essa classe de leitura, voltada aos pré e adolescentes, são leitura carregadas de aventuras e são descomplicadas, nem precisamos nos prender muito a elas.
    Não conheço o autor, ainda assim, gostaria de ter oportunidade de ler o livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Rudy, eu também acho que esse tipo de livro tem que ser mais descomplicado, simples, divertido e envolvente. Infelizmente, esse livro dá alguns deslizes, mas ainda assim é uma leitura gostosinha ^^

    ResponderExcluir
  13. Gosto de literatura infanto-juvenil, e vez ou outra, pego um pra ler. Gostei também do nome e da capa desse livro. Mas foi uma pena que o autor não conseguiu extrair ao máximo de tudo o que essa ideia podia render. Pelo menos ele deve conseguir atingir bem o público alvo.


    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Nardonio, eu sou fã de literatura infanto-juvenil, leio muitos livros dedicados a esse público e na maioria das vezes me divirto.
    O livro de Allan Stratton não é ruim, mas tampouco é tão bom quanto outros que li.

    ResponderExcluir
  15. Resenha muito boa, abordando pontos fortes do livro, dando uma boa idéia do que essa leitura nos reserva.

    ResponderExcluir
  16. Andressa, obrigada.
    O livro tem defeitos, mas ainda assim é uma leitura bacaninha ^^

    ResponderExcluir
  17. Sério velho que não é bom? pelo enredo parece ser ótimo
    já vi esse livro lá na livraria acho que vou ler o primeiro capítulo

    ResponderExcluir
  18. Lucas, não é que o livro não seja bom - ele é legalzinha -, mas um pouquinho embolado >< poderia ter sido melhor!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥