O Aprendiz do Ladrão de Túmulos, de Allan Stratton
Planeta - 300 páginas
João e Ângela Gabriela vivem uma aventura sem igual - com direito a muito perigo e recompensas impagáveis.
Título: O Aprendiz do Ladrão de Túmulos
Título Original: The Grave Robber's Apprentice
Autor: Allan Stratton
Tradutora: Lívia Almedary
Editora: Planeta
ISBN: 978-85-422-0077-5
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2012
Nº de Páginas: 300
Comprar Online:
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Cultura / Saraiva
Título Original: The Grave Robber's Apprentice
Autor: Allan Stratton
Tradutora: Lívia Almedary
Editora: Planeta
ISBN: 978-85-422-0077-5
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2012
Nº de Páginas: 300
Comprar Online:
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Cultura / Saraiva
Sinopse:
Knobbe era um ladrão de túmulos - esse era o jeito não-tão-honesto pelo qual ganhava a vida. Um dia, logo após uma grande tempestade - ele foi verificar se encontrava algum corpo na costa do qual pudesse roubar objetos preciosos. Mas a única coisa que ele encontrou foi um baú - que estava recheado com um bebê!
A princípio, o ladrão de túmulos pensa em deixar a criança para trás, mas depois percebe que seria uma boa ideia criá-la.
O menino recebe o nome de João e é criado por Knobbe.
Quando já tem treze anos, João se vê envolvido com Ângela Gabriela em uma aventura cujo objetivo é salvar os pais da menina. Eles só não imaginavam a quantidade de problemas que ganhariam com isso e nem poderiam sonhar com todas as recompensas que viriam depois.
O que eu achei do livro:
Fraco.
Sou uma grande fã de infanto-juvenis, mas nem sempre os livros voltados para esse público conseguem me cativar. Infelizmente, esse foi o caso de O Aprendiz do Ladrão de Túmulos.
A narrativa de Allan Stratton é estranha e bastante confusa. Eu não consegui acompanhar muito bem a evolução da história contada pelo autor - achei tudo um tanto desconexo.
Os personagens são interessantes, mas pouco caracterizados - havia tanto a se falar de cada um deles.
Mesmo sabendo que o livro é voltado para um público mais jovem e, portanto, precisa mesmo de poucas descrições e mais ação, acho que o autor deveria ter explorado um pouco mais não apenas seus protagonistas mas também o universo no qual eles estavam inseridos.
Por outro lado, fica evidente o quanto Stratton é criativo. Embora o autor não se aprofunde - o que realmente me deixou insatisfeita - ele mostra que a imaginação é o seu forte. Durante a trama há situações engraçadas, de dar medo e até mesmo de tirar o fôlego com cenas de ações bem empolgantes.
De maneira geral, o livro é divertido e certamente irá encantar as crianças. Todavia, os adultos que se aventurarem nas linhas escritas por Allan Stratton irão sentir falta daquele algo a mais que faz com que livros infanto-juvenis encantem pessoas de todas as idades.
Nota:
Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro. Gostei muito tanto da resenha quanto da capa do livro e pretendo ler em breve.
ResponderExcluirMaristela G Rezende
Maristela, é mesmo? Eu ainda não havia ouvido falar do livro antes de fazer a leitura, por isso fui bem se expectativas conferir a história ^^
ResponderExcluirUi, estava tão curiosa sobre a história mas a sua resenha me desanimou... mesmo assim quero a chance de ler o livro pra tirar minha conclusão.
ResponderExcluirCris, o livro não é ruim, é legalzinho! Mas faltou alguma coisa, sabe?!
ResponderExcluirAcho que as crianças, entretanto, se divertiriam a beça com essa história ^^
Ihhh
ResponderExcluirBom, leio numa tarde e dou pro meu irmão mais novo de presente huahauhuahuahu
Ao menos a criatividade rola solta no livro.
Bjuuus Nanie!
ôô, sua resenha me desanimou bastante, mas ainda sim eu quero ler. Adoro coisas mais infantis e acho q os pontos q te incomodaram não me incomodariam tanto assim. De qualquer maneira parece ser um livro ao menos regular.
ResponderExcluirAriana, isso não é um ponto do qual podemos reclamar - o autor "viaja" e leva o leitor junto nas linhas de suas história :D
ResponderExcluirCertamente o seu irmão vai adorar!
Inês, o livro não é ruim, só tem alguns defeitos >< hahha E eu tenho certeza que o que me incomodou nem chamará a atenção do verdadeiro público-alvo do livro ^^
ResponderExcluirAinda não conhecia o livro, achei legal você falar realmente o que achou, gostei muito da sua resenha, estou bastante curiosa para ler o livro.
ResponderExcluirKimberly, eu acho que a resenha é importante justamente para mostrar o ponto de vista do blogueiro, mesmo que ele não tenha gostado. Fica mais fácil para o leitor identificar o que tem em comum ou não com o resenhista!
ResponderExcluirNanie!
ResponderExcluirFico triste quando leio um resenha de livro infanto-juvenil que não é tão boa. É que na minha opinião, essa classe de leitura, voltada aos pré e adolescentes, são leitura carregadas de aventuras e são descomplicadas, nem precisamos nos prender muito a elas.
Não conheço o autor, ainda assim, gostaria de ter oportunidade de ler o livro.
cheirinhos
Rudy
Rudy, eu também acho que esse tipo de livro tem que ser mais descomplicado, simples, divertido e envolvente. Infelizmente, esse livro dá alguns deslizes, mas ainda assim é uma leitura gostosinha ^^
ResponderExcluirGosto de literatura infanto-juvenil, e vez ou outra, pego um pra ler. Gostei também do nome e da capa desse livro. Mas foi uma pena que o autor não conseguiu extrair ao máximo de tudo o que essa ideia podia render. Pelo menos ele deve conseguir atingir bem o público alvo.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Nardonio, eu sou fã de literatura infanto-juvenil, leio muitos livros dedicados a esse público e na maioria das vezes me divirto.
ResponderExcluirO livro de Allan Stratton não é ruim, mas tampouco é tão bom quanto outros que li.
Resenha muito boa, abordando pontos fortes do livro, dando uma boa idéia do que essa leitura nos reserva.
ResponderExcluirAndressa, obrigada.
ResponderExcluirO livro tem defeitos, mas ainda assim é uma leitura bacaninha ^^
Sério velho que não é bom? pelo enredo parece ser ótimo
ResponderExcluirjá vi esse livro lá na livraria acho que vou ler o primeiro capítulo
Lucas, não é que o livro não seja bom - ele é legalzinha -, mas um pouquinho embolado >< poderia ter sido melhor!
ResponderExcluir