terça-feira, 9 de abril de 2013

Uma Curva na Estrada, de Nicholas Sparks

Uma Curva na Estrada, de Nicholas Sparks
Arqueiro - 303 páginas
Uma pitada de romance com uma boa dose de policial.




Título: Uma Curva na Estrada
Título Original: A Bend in The Road
Autor: Nicholas Sparks
Tradutora: Fernanda Abreu
Editora: Arqueiro
ISBN: 978-85-8041-115-7
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2001
Nº de Páginas: 303
Comprar Online:
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Cultura / Saraiva / Submarino


Sinopse:
Miles Ryan casou-se com Missy, sua paixão dos tempos de escola. O amor dos dois deu fruto: o pequeno Jonah.
Mas infelizmente não durou muito, pois quando o filho deles ainda tinha cinco anos, Missy morreu em circunstâncias que ainda tiram o sono de Miles.

Dois anos depois da tragédia, o subxerife de New Bern ainda não conseguiu superar a morte da esposa.
Quando Sarah, a professora de seu filho, começa a entrar na sua vida, parece que o policial irá se render aos encantos dela... mas antes que isso possa funcionar, ele terá que deixar o passado ir embora.


O que eu achei do livro:
Regular.

Nicholas Sparks é um autor muito competente! E quem é fã de um bom romance, com pitadas de drama, não irá se arrepender de ler essa história.
Entretanto, esse não é dos melhores livros do autor.

Quando comecei a leitura, logo me vi envolvida na trama criada por Sparks. Primeiro porque o enredo é realmente muito bom! Diferente dos demais livros do autor, o drama está logo nas primeiras páginas, com a morte de Missy Ryan.
E segundo por causa da pitada de romance policial que eu ainda não havia encontrado em nenhum dos outros livros dele. Intercalando capítulos narrados em terceira pessoa com capítulos narrados em primeira pessoa (por quem? Vai ter que ler para descobrir - esse é um dos mistérios do livro, mas é revelado logo no início, ao menos em parte), o autor deixa os leitores ávidos por descobrir os detalhes do acidente que levou a vida da jovem esposa do protagonista, mas também os deixa curiosos para saber o que acontecerá com o romance de Sarah e Miles.

Os personagens são muito bem construídos e isso é incrível.
Eu adoro quando um autor consegue construir personagens palpáveis, cujas características não se restringem apenas ao presente, mas complexos ao ponto de seus passados realmente terem peso.
A narrativa do autor também é envolvente ao ponto de levar o leitor a vivenciar cada passagem do livro - sofrer junto com os personagens, torcer por eles.
Nicholas Sparks abusa dos acontecimentos inesperados nesse livro - as reviravoltas da vida, inesperadas e inescapáveis, são narradas de maneira vívida e envolvente!

Entretanto, há um grande porém quanto a essa história.
O livro começou me fazendo adorar o que estava lendo - principalmente por ter encontrado alguns mistérios que me levaram a me sentir uma detetive, que precisava descobrir as pontas soltas para resolver o caso envolvendo Missy. Isso foi muito bacana e não há o que desgostar nessa parte da história.
O que me desagradou foram as atitudes de Miles do meio para o final do livro. O personagem estava transtornado pela morte da mulher - eu sei e entendo isso -, mas suas atitudes não me pareceram muito condizentes com a personalidade traçada pelo autor no restante do livro. Pude perceber o quanto ele estava obcecado com a morte da esposa e o quanto precisava encontrar um culpado, ainda assim, todavia, as atitudes dele me desagradaram
Além disso, o livro parece terminar com dois capítulos a menos - eu realmente esperava ler um pouco mais depois daquele final. E não em uma continuação, mas em dois capítulos extras mesmo.

Uma Curva na Estrada é um livro gostoso, porém não é o melhor do autor. Uma leitura leve, uma excelente pedida para uma tarde de folga.


Nota: 



21 comentários:

  1. Putz, eu amo essa história. Li umas duas vezes e nas duas só gostei mais. Quero o meu versão portuguesa! Não sei se as atitudes dele foram exageradas e fugiram do que o Sparks traçou desde o começo, achei mais que ele estourou mesmo, normal. Poxa, imagina você naquela situação? Não ia meio que...pirar? Achei normal isso. E o final é bem bom na minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Cristiane, é mesmo?!

    A versão brasileira ficou bem legal - uma tradução bacana, uma edição bem feita!

    Ah, eu entendo que ele estourou, mas ainda assim não engoli, sabe?! Fiquei meio com raiva dele.




    [SPOILER - se você ainda não leu o livro, não leia a continuação desse comentário]



    Sabe o que mais me incomodou? O quanto ele foi babaca com a Sarah... antes mesmo de saber de toda a verdade, quando ele ainda achava que a culpa era do Otis. Ele esqueceu o filho, esqueceu que estava em um relacionamento com a Sarah e simplesmente focou na obsessão dele. Ok, ele surtou, mas eu não gostei >< hahahah
    E quanto ao final, eu queria mais. O livro termina com ele voltando para a Sarah - fica até parecendo que ele está perdoando ela, quando na verdade deveria ser o contrário, porque ele que foi um babaca - e para aí. Eu queria saber mais, conhecer um pouco mais da história dos dois...


    Não é que eu não tenha gostado da história, muito pelo contrário, gostei! Mas sei que o autor pode fazer melhor do que isso >< hahaha

    ResponderExcluir
  3. Doida pela chegada do meu exemplar.
    Gostei de tudo que você escreveu Nanie, conehço um pouco do seu gosto e imagino que algumas atitudes extremistas te chocam um pouco, enquanto eu adoro isso, kkk
    Amei sua resenha, só aumentou minha vontade e ler e conhecer esse outro lado do Sparks...
    Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  4. Leninha, eu sou mesmo muita chata quanto a alguns pontos >< ahahha Nem é que as atitudes dele tenham me chocado, é mais porque eu não gostei mesmo...


    E mesmo não tendo gostado por esse aspecto, o livro é muito bacana - eu gostei do que encontrei, portanto tenho certeza que a leitura será agradável para você.

    ResponderExcluir
  5. E na sua opinião qual é o melhor livro do autor Nanie?
    Confesso que acho os livros dele dramáticos e melosos d+.
    Enfim...

    ResponderExcluir
  6. Mesmo o pior livro dele me agradou de alguma forma, o cara me convence com qualquer história, kkk

    ResponderExcluir
  7. Ariana, depende do momento, sabe?! aahahah

    Bom, eles são mesmo - o autor escreve dramas que quase sempre levam o leitor a chorar, só recomendo Nicholas Sparks para quem gosta desse tipo de livro.
    Dois dos meus queridinhos dele são "A Última Música" e "Diário de Uma Paixão".

    ResponderExcluir
  8. Leninha, no meu caso isso é verdade também :D

    É como esse livro, não está entre os melhores do autor, mas ainda assim é bom! hahahah

    ResponderExcluir
  9. Nanie!

    Realmente o Nicholas nos prende na leitura de seus livros cheios de dramas e surpresas; como digo, alguém sempre morre ou morreu e torna o livro carregado de dramaticidade.

    Li um outro livro dele onde o final também foi abrupto, na minha opinião merecia ser mais explorado como falou que acontece nesse livro.

    Curiosíssima por ler...

    Desejo um final de semana cheio de bençãos e muita
    iluminação!

    Blogueiras Unidas 1275!

    Paz, amor e muita luz!

    cheirinhos

    Rudy

    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  10. Rudy, o Nicholas é um autor excelente! Quem gosta de drama acaba encontrando livros dele pelo caminho e, sem dúvida, irá se apaixonar ao menos por um deles! Eu me apaixonei por vários :D Adoro o autor... e mesmo os livros dele que acho mais fracos, como é o caso desse, ainda são bons :D


    Obrigada por todo o carinho, querida!

    ResponderExcluir
  11. Amo Nicholas Sparks! E odeio... hehe
    É uma relação de amor e ódio meesmo. Eu acho linda cada história de amor que ele escreve, mas alguns finais são trágicos demais pra mim, e fico revoltada com isso.
    Esse novo livro eu ainda não conhecia, essa é a primeira resenha que leio e ja fiquei tipo: "Só 2,5 estrelas? =( " Esse parece um romance complicado, um homem que não superou a morte da esposa, 2 anos depois, pra se apaixonar de novo, se envolver com outra pessoa, é dificil. Pelo menos seria pra mim. Essa parte dos mistérios envolvendo a morte da esposa parece interessante e eu tô amando essas capas da Arqueiro. Com certeza esse livro vai fazer parte da minha estante. ^^

    ResponderExcluir
  12. Karolyne, nesse ponto o livro é mais fácil, já que a tragédia está logo no início...
    Então, não é que a história seja ruim, pelo contrário (a minha "relação" com o Nicholas Sparks é de puro amor s2). O que me fez dar uma nota menor foram as atitudes do protagonista... não sei, queria que ele fosse mais centrado e mais maduro...

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho algum preconceito com o Sparks, só pode, mas não consigo ter vontade de ler um livro dele. Parece tudo clichê e bem bobo, eu nunca li nada então minha opinião não conta, é apenas uma impressão que eu tenho... Acho legal o fato dele ter inovado (como você disse na resenha), mas ainda sim não tive vontade nenhuma de ler, uma pena né?! Considerando que ele é tão famoso e tem tantos fãs...

    ResponderExcluir
  14. Inês, é mesmo?! Nossa... mas talvez seja por causa da área que ele ataca: o drama!
    Ele realmente é muito famoso e lotado de fãs, mas quem não curte drama não gosta do autor - não tem jeito!

    ResponderExcluir
  15. Adoro um drama. E Sparks me conquista. Mas fiquei receios com esse porem.
    E aquele velho medo de ele matar mais um personagem que a gente acaba gostando. kkk
    Com muita vontade de ler!1


    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  16. Thiana, nesse livro o drama vem logo no início - a morte já aconteceu no passado! Então esse receio você não precisa ter >< hahaha
    Eu também sou sempre conquistada por Sparks ^^

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro Nicholas Sparks, adoro seus livros que misturam drama e amor...
    Ainda não li uma curva na estrada, mas estou curiosa, apesar do autor parecer ter deixado faltar algo!

    ResponderExcluir
  18. Daniela, eu também adoro o autor! Este livro especificamente não figura entre os meus favoritos dele, mas ainda assim é uma leitura muito boa!

    ResponderExcluir
  19. Ah, mais um do Sparks que quero ler. Adorei aqui o mistério que ronda a trama. Mas que essa história de viúvo apaixonado pela teacher do filho é meio batida, não é não? Mesmo assim gosto de ver como se aproximam, seus limites emocionais, os (des)encontros entre os personagens e toda carga dramática que ele, muito bem, imprime à história.

    ResponderExcluir
  20. Até agora só li dois livros do Nicholas Sparks, mas posso dizer que me tornei fã dele. A narrativa realmente é muito boa. Ele prende o leitor do começo ao fim. O que me incomoda um pouco é que geralmente ele segue um padrão de personagens e situações em todos os livros. Por exemplo, em quase todas as tramas, tem um xerife, uma professora, uma criança órfã de pai ou de mãe, um cachorro, e um casal separado. Nesse casal separado, sempre tem uma parte que não se conforma com a separação, e faz de tudo pra o outro não ser feliz. Mas mesmo assim, não tem como não se envolver em suas tramas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Nardonio, eu já li quase todos do autor que foram lançados em português - sou mesmo uma fã fervorosa do Sparks, ele é ótimo :)
    Então... já tendo lido muitos livros do autor, posso afirmar que as histórias dele são repletas de clichê e bastante previsíveis. Não se pode querer ler Nicholas Sparks buscando originalidade, porque esse não é um traço do autor. O que os livros dele fazem é emocionar o leitor, mesmo que sejam previsíveis. Se o que o leitor busca é isso, então vá atrás de Nicholas Sparks, caso contrário talvez seja melhor procurar outros autores ^^

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥