sábado, 20 de abril de 2013

O Livro do Amanhã, de Cecelia Ahern

O Livro do Amanhã, de Cecelia Ahern
Novo Conceito - 367 páginas
Quando o pai de Tamara morre, a vida da garota vira de pontas no ar e ela é obrigada a se mudar da grande Dublin para um pequeno povoado nas cercanias de um antigo castelo.




Título: O Livro do Amanhã
Título Original: The Book of Tomorrow
Autora: Cecelia Ahern
Tradutora: Alda Porto
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-034-2
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 367
Comprar Online:
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Amazon / Cultura / Saraiva


Sinopse:
Tamara é do tipo menina-mimada-da-cidade-grande.
Rica, mora em uma casa maravilhosa, faz parte das garotas mais populares, é linda. Não há do que reclamar!
Não é uma pessoa simpática, nem mesmo agradável com os outros, sejam desconhecidos, aqueles a quem chama de amigos ou até mesmo com sua família. Mas isso não importa. Ou não importava, poque um acontecimento trágico muda definitivamente a vida dela e sua maneira de enxergar o mundo.

O pai de Tamara, após descobrir que perdeu sua fortuna, se mata no escritório da casa em que vive com a família. A garota e a mãe ficam inconsoláveis e têm que se mudar para a casa do tio de Tamara, no interior, pois o banco tomará posse do imóvel.

Agora a jovem terá que se acostumar com essa vida mais simples, sossegada, longe de tudo - ao mesmo tempo em que tenta tirar a mãe do torpor que parece tê-la consumido desde que o pai morreu e descobrir o que aquele elefante branco faz na casa.
A menina não sabe o que é, mas tem certeza que alguma coisa está errada, algum segredo está oculto e irá fazer de tudo para descobrir do que se trata.


O que eu achei do livro:
Bom.

Esse é o terceiro livro que leio da autora e mais uma vez fui surpreendida por sua criatividade e sua maneira tão diferente de contar uma história.
Os livros de Cecelia Ahern não são exatamente do jeito que eu estou acostumada. A autora mistura muitas coisas em sua trama, mas não deixa de fazer com que todas tenham a sua importância e se conectem aos fatos narrados.
No início do livro, eu não conseguia dizer qual era o propósito dessa história, mas no final tudo fez bastante sentido e eu gostei muito do que encontrei.

A escrita de Cecelia Ahern é uma delícia!
Nesse livro a história é contada em primeira pessoa pela protagonista, Tamara, que é uma garota de 16 anos. Achei o máximo como a autora conseguiu passar para o leitor que no momento em que narrava a história a protagonista já tinha amadurecido um bocado em relação àquela menina que vivenciava o que estava sendo contado.
Apesar de suas muitas páginas, o livro passa voando! A escrita da autora é bastante gostosa, simples e fluidia!

Uma das coisas que mais gostei do livro foi a história da varejeira azul, que é contada logo no segundo capítulo.
Sabe aquela mosca (não necessariamente azul) que entra em um cômodo da sua casa e depois não consegue sair? Fica batendo ininterruptamente a dois centímetros da janela, dá a volta no cômodo inteiro e depois volta a bater exatamente a dois centímetros do local que daria a ela a tão sonhada liberdade? Essa é a mosca azul de Tamara. Essa é Tamara.
A protagonista dá uma grande importância a algo aparentemente simples e não consegui parar de pensar no quanto ela estava certa. E se estivermos na mesma situação da varejeira azul? Extremamente próximos da solução de um problema que tanto nos atormenta, mas incapacitados de enxergar tal proximidade e a solução?
Certamente já passamos por isso várias vezes. E achei muito legal a alegoria da autora.

Apesar de ser uma protagonista muito interessante, Tamara não é exatamente uma garota legal. Na verdade, ela é chata e extremamente mimada. Em vários momentos da narrativa eu tive vontade de dar um safanão nela.
Outra coisa que me deixou bastante intrigada é que a menina é curiosa, mas tem muito medo de descobrir as coisas - ela simplesmente quer saber, mas não tem coragem de fazer perguntas! E esse foi outro ponto que me deixou bastante intrigada. Não tenho ideia se a autora quis embutir isso no seu livro, mas a verdade é que com a alegoria da varejeira azul e essa covardia da protagonista, eu não pude deixar de refletir o quanto isso acontece em minha própria vida. Será que eu também tenho receio de fazer perguntas para descobrir as respostas que tanto busco?
Calma, o livro nada tem de autoajuda, é uma aventura muito divertida e apaixonante. Mas se conseguir enxergar um pouco além, as reflexões passarão por sua mente.

A trama do livro é bastante complexa, envolve suicídio, perda de bens, um castelo abandonado, pessoas misteriosas, uma mãe em torpor, uma biblioteca itinerante, segredos do passado, amigos novos, verdades presumidas, reflexões ocultas e ainda um pouco mais.
Fico impressionada como a autora foi capaz de relacionar todas essas coisas de forma que realmente fizesse sentido e conseguisse me conquistar tanto.

A edição da Novo Conceito me decepcionou um pouco.
Não gosto da identidade visual que a editora criou para os livros da Cecelia Ahern - as capas não ficam feias, mas tampouco ficam exatamente bonitas. Entretanto, isso é apenas uma opinião pessoal e não é a isso que se deve a minha decepção.
A tradução/revisão do livro ficou muito aquém do desejado. A editora vem evoluindo bastante nesse quesito nos últimos tempos (ainda me lembro de quantos problemas encontrava em edições da editora dois anos atrás, o que me deixava bastante chateada) e fiquei triste ao ver um livro que foi lançado esse ano com problemas que eu já não encontrava há tanto tempo. Não que isso impossibilite a leitura (eu curti demais o livro, mesmo com os problemas), mas é fato que acaba atrapalhando um pouco.
Não está tão ruim quando a princípio, mas já vi melhores. Espero que esse seja apenas um tropeço e que a Novo Conceito continue investindo na melhoria do seu processo de tradução/revisão conforme vinha fazendo.

O Livro do Amanhã é uma história muito diferente, mas muito gostosa também. Junte-se a Tamara em sua nova vida e descubra todos os mistérios que rondam essa adolescente.

Obrigada por ler minha resenha. Escreverei amanhã de novo.



P.S.: "Nanie, eu acho que você esqueceu de mencionar o tal livro que dá título à obra."
Não, eu não esqueci, foi mesmo proposital. Quando digo que o livro envolve ainda um pouco mais, inclua aí o tal "livro do amanhã".
Na verdade, ele até tem importância na história (até porque se não tivesse, não teria dado título ao livro, né?!), mas realmente considero que todos os outros acontecimentos são muito mais importantes e que a história poderia existir e ser uma delícia mesmo sem o tal livro. Por isso, propositalmente não o mencionei antes.
Acho que o amadurecimento da protagonista, a troca de realidade e a mudança na forma como ela passa a encarar a vida são coisas muito mais importantes na trama.



Nota :

22 comentários:

  1. Oi, Nanie!

    Há quanto tempo que não venho aqui e que saudade das suas resenhas!

    Bom, deu pra perceber que você gostou do livro e que tirou tempo até para algumas reflexões. Eu gosto quando um livro me causa isso (senti isso em A vez da minha vida. Aliás, agora me deu uma saudade danada do Cosmos, aquele fofo! rs), além de conter uma história bacana e que, mesmo com vários focos, não deixa de desenvolver nenhum deles. ^^



    Enfim, estou bem animada pra ler "O livro do amanhã" e me divertir mais uma vez com a escrita da Cecelia.


    Beijos, Nanie!


    PS: estou surpresa em saber que Tamara é adolescente o_o'

    ResponderExcluir
  2. Estou quase transformando Cecelia Ahern na minha autora favorita. É bem verdade que apesar dos livros serem magicamente diferentes, parecem mexer com um mesmo tema que é a mudança de vida, algo assim. Amei A Vez da Minha Vida e Se Você Me Visse Agora, esse é o próximo dela que quero ler.


    Só o fato da menina ter 16 anos que me deixa meio com pé atrás. Gostaria de ver também um homem como protagonista dos livros da Cecelia.


    PS: Nada em A Vez da Minha Vida me incomodou quanto à tradução/revisão. As coisas que te incomodaram passaram batido pra mim :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Janaina!
    Fez bastante falta :D Sempre que tiver um tempinho e quiser passar por aqui, saiba que é muito bem-vinda ^^


    Eu gostei demais do livro! Acho que as histórias da Cecelia Ahern são bastante diferentes e sempre muito interessantes - quase impossível não fazer algum tipo de reflexão!


    Quem gostou de A Vez da Minha Vida vai gostar desse livro! A Tamara é uma adolescente chata, mas como protagonista é bastante interessante :)

    ResponderExcluir
  4. Felipe, eu tive que rir muito disso =D

    Gosto demais da Cecelia Ahern, mas ainda não o suficiente para colocá-la entre os meus autores favoritos.

    Acho a maneira dela contar suas histórias sempre muito diferente, causando certo estranhamento no leitor. Mas como você bem apontou, sempre mexem com o tema "vida", que está, de alguma forma, bagunçada.

    Nesse livro é assim também. E nem precisa temer o fato de Tamara ter 16 anos. Ela é uma adolescente (e muito chata por sinal), o livro tem um tom mais juvenil do que os outros dois que li da autora, mas Cecelia Ahern não perdeu o jeito de contar a história - é um livro bem gostoso.



    P.S.: É... eu, às vezes, sou mesmo meio chata com isso. Eu definitivamente não gostei da tradução/revisão de A Vez da Minha Vida, mas era um pequeno desafio, por causa d'A Vida. Nesse livro foi mais um caso de revisão mesmo... talvez também passe batido para você - torça pro isso :D ahahahha

    ResponderExcluir
  5. Oi Nannie. Ainda não li nenhum livro da Cecilia mas sou bastante curioso para ler "PS eu te amo". Pelo filme (que considero bom) a história real deve ser bem comovente e interessante. Estou com esse livro em casa para ler mas ainda estou receoso por tantos comentários sobre a antipatia da personagem. Contudo seus comentários me mostraram um outro lado da história e após ler sua resenha me parece algo bem interessante de se ler. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Clóvis, eu gostei bastante de P.S. Eu Te Amo, bem como dos outros dois livros que li da autora!
    Acho que ela tem uma maneira diferente de contar uma história que é encantadora :D


    Espero que perca o medo de ler o livro e que se divirta tanto quanto eu me diverti :)

    ResponderExcluir
  7. Inês Gabriela A.domingo, 21 abril, 2013

    Oi Nanie! Nunca li nada da Cecelia (aliás, que nome diferente...) mas às vezes fico com medo de ler. Em especial esse que você falou de tantos elementos, não sei como ela fez, mas me parece um pouco complexo. De qualquer maneira essa coisa toda da varejeira azul é bem comum na minha vida. Essa coisa de perguntas q eu tenho medo de fazer tbm. Adoro livros em que se pode absorver alguma coisa útil no final e a Cecelia parece fazer isso de maneira a não deixar chato. Eu tenho muita curiosidade pra conhecer o trabalho dela, muita mesmo. Eu vou ser sincera e dizer q eu tbm não gosto muito das capas do livro dela. A verdade é que eu não gosto das capas dessa editora em especial, e as dela são as 'menos mal' de toda a editora (junto com Estilhaça-me), acho que eles poderiam caprichar mais nessa parte, até mesmo pra atrair novos leitores pq fala sério né?! Uma capa pode levar alguém a ler o livro, quanto a tradução idem. Acho que eles tem muitos lançamentos todo mês e acabam não podendo dar a devida atenção a todos os livros. Mas isso não é da minha conta, o comentário ficou muito grande...

    ResponderExcluir
  8. Vou tentar estar sempre aqui, Nanie. Gosto muito das tuas resenhas, de verdade. ♥

    Então, notei que quem não gostou de A vez da minha vida, não gostou deste... Como eu adorei, estou bem confiante que também vou gostar d'O livro do amanhã. ^^



    ;*

    ResponderExcluir
  9. Ah, que fofa, Janaina! Muito obrigada :)
    Sei como o tempo é algo escasso, então também compreendo que às vezes sumimos mesmo >< hhahaha


    Pois é... o estilo da autora é bem parecido nos dois livros, então não me surpreendo que os leitores tenham uma opinião parecida. Acho que quem gostou de A Vez da Minha Vida também vai gostar desse - é uma delícia!

    ResponderExcluir
  10. Inês, nunca?! Acho que você iria adorar!
    Então, a autora realmente mistura um monte de coisas na história, mas não deixa nada largado ou sem explicação - ela costura tudo muito bem!
    Acho que pelo que me disse você se identificaria um bocado com a Tamara e justamente por isso iria se encantar ainda mais com o livro :)


    Você acha? Nossa... eu normalmente ADORO as capas dessa editora :D Só as da Cecelia Ahern mesmo que não me agradam muito (exceto a de P.S. Eu Te Amo, que ficou legal).


    P.S.: Eu acho Cecelia um nome liiiiiiiiiiindo *-*

    ResponderExcluir
  11. Eu tbm acho, aliás eu tenho q comprar logo algum livro dela. Fica todo mundo falando bem, a Novo Conceita lança um atrás do outro... Antes de comprar eu queria saber qual dos lançados vc mais gostou? Da Cecelia claro! Assim fica mais fácil...

    ResponderExcluir
  12. Inês, quando todo mundo fica falando a curiosidade é gigantesca, né?! hahahahahahha
    Então, eu acho que pela sua idade e justamente por ter falado que também compartilhava alguns dos aspectos de Tamara, você iria gostar mais desse O Livro do Amanhã :D
    Eu, na verdade, gostei dos três livros da editora!

    ResponderExcluir
  13. Oi Nanie!


    Eu li esse livro mês passado. Não foi a melhor leitura do ano, mas gostei bastante.
    E também fiquei encantada com a história da varejeira azul! Acho que foi o que eu mais gostei no livro toda (fora o desfecho, que acabou sendo incrível).


    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Jéssica, eu achei uma leitura super gostosa, mas também não foi a melhor do ano >< hahahahah
    Não é uma história que gruda na nossa cabeça?! Acho que foi uma das melhores coisas do livro mesmo ^^

    ResponderExcluir
  15. Amei sua resenha, deu vontade de ler rapidinho o livro. Ainda bem que ele ta bem ali na estante, kkk

    ResponderExcluir
  16. Obrigada, Leninha!
    O livro é uma delícia - para quem curte a escrita da Cecelia é um prato cheio \o/


    P.S.: É simplesmente maravilhoso quando dá aquela vontade de ler um livro e ele já está ali na estante, né?! Adoro quando isso acontece ^^

    ResponderExcluir
  17. MUitas vezes me senti como a mosca que vc citou. Realmente é algo que nos faz pensar.
    Há algum tempo não tenho gostado das capas da Novo Conceito. Sempre fotos de pessoas.
    SEi lá, tenho problemas como capas em que simplesmente colocam a foto de uma pessoa sentada/andando/cabelos esvoaçantes e pronto.

    ResponderExcluir
  18. Ariana, eu também! Justamente por isso gostei tanto da alusão :D


    Eu até gosto de capas com fotos de pessoas e as últimas capas da editora têm me agradado, de maneira geral. Eu não gosto mesmo é das capas dessa autora - não sei, elas não combinam muito bem, né?! hahahaha

    ResponderExcluir
  19. Esse não foi um livro que chamou minha atenção. Apesar de que eu li PS eu te amo e gostei bastante, a escrita da autora é muito boa e as páginas passam voando. Mas o que me desanimou logo de cara foi a capa! É, me julgue, eu leio o livro pela capa também. haha Mas agora lendo a resenha tenho certeza de que o livro é bom, e fiquei curiosa com a história da mosquinha azul...

    ResponderExcluir
  20. Desde o lançamento de "P.S. Eu te Amo", que tenho vontade de ler tudo o que a Cecelia escreve. Gosto de histórias em que percebemos o amadurecimento das personagens, e pelo que você comentou, Tamara amadurece, e muito. Tirando a questão desse "livro do amanhã", achei as situações bem palpáveis.
    Espero ter a oportunidade de lê-lo algum dia.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Nardonio, a autora tem um jeito muito peculiar de contar suas histórias! E sempre coloca no meio o crescimento pessoal de seus personagens. Vale super a pena ler os livros dele ^^

    ResponderExcluir
  22. Larissa, não tenho nenhum desses dois livros, infelizmente... mas gosto demais da narrativa da autora :)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥