segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Fotógrafo - Vol. 2, de Guibert, Lefèvre e Lemercier

O Fotógrafo - Vol. 2, de Guibert, Lefèvre e Lemercier
Conrad - 80 páginas
As aventuras de Lefèvre continuam - agora ele chega ao Afeganistão e irá presenciar a importante missão dos médicos que estão junto com ele: salvar vidas.





Título: O Fotógrafo - Vol. 2: Uma História no Afeganistão
Título Original: Le Photographe - Tome 1
Autores: Didier Lefèvre, Emmanuel Guibert, Frédéric Lemercier
Tradutora: Dorothée de Bruchard
Editora: Conrad
ISBN: 978-85-7616-496-8
Ano da Edição: 2008
Ano Original de Lançamento: 2004
Nº de Páginas: 80
Série: O Fotógrafo - Vol. 2
Outros livros da série:
     - O Fotógrafo - Vol. 1
Comprar Online:
     Inglês: Amazon / Book Depository
     Português: Cultura / Submarino


Sinopse:
Guibert e os médicos sem fronteiras agora estão no Afeganistão e terão muito trabalho pela frente. Os problemas não terminaram, pelo contrário, é agora que começa realmente a missão deles: salvar a vida daqueles que enfrentam a difícil guerra.


O que eu achei do livro:
Bom.

O primeiro volume dessa Graphic Novel já havia me encantado bastante (clique aqui para ler a minha opinião) e nessa continuação da história eu também me emocionei.

Mais uma vez, o trabalho foi feito a seis mãos e o resultado ficou incrível. Visualmente é uma história maravilhosa - unindo desenhos e fotografias.
Mas a beleza está além do visual, o relato também é encantador. Nesse segundo volume, o grupo do qual Didier Lefèvre fez parte finalmente chega a seu destino final, onde irá cuidar do povo afegão.

Dois foram os pontos que mais me emocionaram nesse segundo volume.
Primeiramente, um dos médicos que irá ficar por um ano na região cuidando dos necessitados conta uma experiência anterior - que foi terrível, cheia de privações e dificuldades. Quando o fotógrafo pergunta por que, então, ele voltou, a resposta é simples: "As pessoas". Nesse momento, lágrimas me vieram aos olhos e desejei poder fazer algo minimamente parecido com o que essas pessoas fizeram. Elas estavam ali para ajudar os outros - simplesmente porque podiam e queriam, sem maiores pretensões.
Outra ponto que me emocionou bastante foi ver o quanto as crianças afegãs eram duronas. Não foi apenas um relato, mas vários, e as crianças agem como adultos ou ainda com mais bravura. E isso me deixou um tanto chocada - afinal de contas, se agiam com tanta maturidade assim, é porque a vida exigia delas demais.

Estou super curiosa pelo último volume - quero ver a conclusão dessa narrativa e poder me encantar com a tão prestigiosa visita do fotógrafo nesse país que estava tão necessitado de ajuda.


Nota: 

6 comentários:

  1. Interessante esse livro, mas não sei se leria....meio estranho pra mim...

    ResponderExcluir
  2. Cristiane, a série é toda muito deliciosa!
    Na verdade, é uma Graphic Novel - estilo HQ - então tem que gostar desse tipo de livro para poder curtir a história. Além disso, é um relato baseado em fatos reais, então é muito mais uma narrativa do que aconteceu com o homem do que um romance.
    Quem gosta, tem um prato cheio - porque além da história ser belíssima, as ilustrações também o são e o livro ainda é recheado com as lindas fotografias tiradas na ocasião ^^

    ResponderExcluir
  3. GN n me encanta muito Nanie nem relatos tão reais assim.
    Apesar de vc ter gostado eu passo a bola com esse livro.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Ariana, realmente é para bem gosta. Porque apesar da história ser maravilhosa, ela é contada em imagens, então tem que gostar de Graphic Novel!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não é uma leitura pra mim. Fico me sentindo extremamente mal quando vejo fotos ou leio relatos do quanto essas pessoas sofrem. Mas aplaudo de pé o trabalho dessas pessoas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Nardonio, é mesmo?! Eu também fico mal por um lado, principalmente por não saber como também fazer minha parte para ajudá-los. Mas gosto de saber o que acontece ao redor do mundo, mesmo que sejam coisas terríveis.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥