segunda-feira, 22 de abril de 2013

Charlotte Street, de Danny Wallace

Charlotte Street, de Danny Wallace
Novo Conceito - 399 páginas
Um encontro fortuito, um sorriso inacreditável e uma câmera descartável. Assim se dá o início de uma história em Charlotte Street.






Título: Charlotte Street
Título Original: Charlotte Street
Autor: Danny Wallace
Tradutora: Bruna Castelhano da Cruz
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-003-8
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 399
Comprar Online:
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino


Sinopse:
Jason Priestley (não aquele ator famoso da série Barrados no Baile da década de 90, mas outro cara qualquer que sofre desde sempre com piadinhas com seu nome) mora em Londres. Não há muito mais a dizer sobre ele.
O cara saiu de um relacionamento de quatro anos e não consegue esquecer a ex-mulher - que, aliás, não só já o esqueceu como está com outro e prestes a se casar.

Se isso fosse tudo, talvez o cara tivesse salvação - afinal de contas, muitas pessoas ficam presas a um relacionamento que já terminou.
Mas além disso, ele não tem um emprego estável, não tem amor próprio, mora com um amigo, é um babaca. Jason Priestley é, definitivamente, um grande perdedor (não o ator! Ele é um sucesso, embora seus anos dourados tenham ficado no passado).

Até o dia em que ele encontra aquela garota (porque sempre há uma garota) em Charlotte Street. Ele a ajuda a carregar as sacolas de compras para dentro de um táxi e ela lhe retribui com um sorriso.
É amor à primeira vista! Ele tem quase certeza - ela deve ser A garota. Talvez ele só precise encontrá-la para que possa seguir em frente e dar um jeito em sua vida.
Mas como?

O destino!
Ela esqueceu uma máquina descartável com ele e ele resolve revelar o filme. Agora só precisa investigar as fotos, encontrar A garota e ser feliz para sempre ao lado dela.
Nem é um plano tão pretensioso assim. Nem tão impossível.
Ou é?!


O que eu achei do livro:
Ótimo!

A capa é linda! A sinopse bastante intrigante, mas as resenhas eram desanimadoras... por isso, relutei demais para ler esse livro e, confesso, só o fiz agora porque ganhou o último Escolha para a Nanie. Não fosse isso, provavelmente continuaria outros vários meses parado na minha estante antes que eu tomasse coragem para lê-lo.

Primeiramente, quero falar de Jason Priestley (não, não o ator, mas o protagonista de Charlotte Street (não, nunca vou me cansar dessa piada!)). Ele é o responsável por narrar sua própria história e, diga-se de passagem, que narrativa cativante e envolvente! Simplesmente uma delícia a maneira como Danny Wallace conta essa história na voz de seu personagem. É realmente uma leitura leve (e eu havia lido que era lenta, mas devo discordar veementemente - veja bem, veementemente! - é bastante fluida e gostosa), irreverente e muito divertida. Eu ri um bocado com as desventuras de Jason e seu bando de amigos.

Mas estou fugindo do assunto: Jason!
O cara é um pé no saco. Ele só reclama, é capaz de enxergar dois milímetros além do seu umbigo (e isso apenas quando se esforça muito) e tem um talento nato para fazer com que tudo dê extremamente errado. Caraca, eu me pergunto o quanto Danny Wallace teve que se esforçar para criar um personagem tão chato, egoísta e azarado quanto Jason Priestley...
Ao mesmo tempo, entretanto (porque tem que ter um entretanto... sempre tem um entretanto quando um livro é classificado como ótimo e há algo ruim a se dizer sobre ele), é extremamente carismático e cativante. Porque é impossível não gostar de Jason e não torcer (muito!) para que ele consiga finalmente encontrar A garota. Embora, no fundo, eu não achasse que ele fosse conseguir ou que isso fosse, de fato, servir para alguma coisa.

Isso nem ao menos é um ponto negativo do livro... porque o fato dele não ser um cara perfeito e todo certinho é o que há de melhor. Achei super bacana encontrar um personagem que estava perdido na vida aos trinta anos de idade. Claro que na mesma medida isso é extremamente assustador, porque, no fundo, espero já não estar mais perdida quando tiver a idade de Jason (apesar de ser muito legal ler um livro com um personagem perdido, não é tão legal ser uma pessoa perdida).
Enfim, foi muito interessante acompanhar o protagonista tentando juntar os cacos de sua vida (ao mesmo tempo em que deixava alguns cair no chão e se fragmentarem ainda mais). De uma forma bastante atrapalhada, completamente desajeitada e absurdamente verossímil, Jason Priestley conta sua história e encanta o leitor a cada linha narrada.

Honestamente, esperava algo chato, lento, fraco. Encontrei uma coisa totalmente diferente - que me cativou e me fez ler o livro com um sorriso nos lábios. Se você ainda não leu, está perdendo uma história divertida, intrigante, moderna e maluca! Uma trama inesperada, original e muito divertida.

Charlotte Street é uma fatia mágica de pizza do paraíso!
(Por acaso, essa frase não se encaixou tão bem aqui... talvez só dê certo em uma crítica sobre uma pizzaria por motivos que eu sou incapaz de entender. Uma pena, parecia realmente a única coisa certa a se dizer sobre esse livro.)


P.S.: Não tem muito a ver com o livro, mas eu ri! Em determinado momento, diz-se que um certo anúncio tem exatamente 28 palavras e na verdade tem só 23... Acho que isso foi na hora de traduzir e realmente ficaria mais feliz se a tradutora houvesse se utilizado de uma nota de rodapé explicando o acontecido - teria feito mais sentido, mas teria impedido uma gargalhada bem-vinda!
(Ok, no livro o personagem se dá conta logo em seguida que deveria ter 28 palavras e só tem 27, mas ainda assim, não é o mesmo número da tradução!)


P.P.S.: Até que o Danny Wallace é bonitinho, hein? Mas, claro, só se você conseguir ignorar aquele cabelo.
Quem em sã consciência usa aquele cabelo depois dos dez anos de idade?! E para ilustrar um de seus livros? Acho que até mesmo Jason Priestley (e agora tanto faz o ator ou o protagonista do livro) tem um pouco mais de bom senso do que isso...


P.P.P.S.: Eu quero uma câmera descartável! Talvez não necessariamente uma câmera descartável, mas uma com filme de verdade.
Antes, todavia, eu precisaria de um curso de fotografia - ou iria ficar pobre ( com revelação) e sem fotos aproveitáveis.


P.P.P.P.S.: Sim, essa resenha está cheia de parênteses e P.S.'s. E isso é só uma constatação - não um pedido de desculpas.
Daqui a uns seis meses (ou talvez seis dias, se eu for uma pessoa um pouco mais sensata do que acho que sou) eu terei vergonha dela, mas nesse momento acho que está bem legalzinha. Ou não. Mas isso continua não sendo um pedido de desculpas pelo óbvio abuso no uso de parênteses.


Nota: 


20 comentários:

  1. Hahahahah o livro é mesmo muito legal, Karolyne! Como você eu fiquei adiando a leitura porque achava que fosse ser tedioso, cansativo... mas não! Pelo menos, para mim não foi - eu adorei =)

    ResponderExcluir
  2. Depois de tentar ler esse livro desisti antes da página 50, achei totalmente estranha a leitura. Agora lendo sua resenha fico pensando: será que desisti rápido demais? kkk

    ResponderExcluir
  3. É mesmo, Leninha?!
    Não... talvez o livro só não seja mesmo para você. Eu não achei a leitura ruim, pelo contrário, desde o início eu gostei da leitura, embora odiasse o Jason (o que mudou com o passar das páginas é que fui me apegando ao protagonista).

    ResponderExcluir
  4. Olha, esse não foi um livro que gostei...achei muito parado e bobo...E sem noção.....e forçado...e clichê demais...e por aí vai =/

    Maaaaas => kkkkkkkkkkk, eu li aquela coisa do anuncio também! Tinha menos! xD

    Duas, quero uma câmera daquelas também, deve ser tão fofo! É um sonho....

    ResponderExcluir
  5. É mesmo, Cris?! Poxa... eu não achei nada clichê e me diverti muito com a história! Mas a sua opinião é a da maioria! hahahaha


    Não é?! Pois eu contei algumas vezes só para ter certeza de que eles deixaram isso passar batido >< hahahaha
    Uma câmera com filme de verdade! Nunca pensei que um dia eu iria querer isso, já que quando era mais jovem eu queria exatamente o oposto.

    ResponderExcluir
  6. Humn... Não sei. Li esse livro, gostei mas teve uns momentos em que achei realmente CHATO. Tenho pra mim que ele tende a ser chato. Achei um pouco arrastado e grande demais. Me decepcionei um pouco por esperar mais romance e mais humor. A frase na capa engana. Não é "Uma história de amor". É uma história sobre sair da crise, consertar a vida, ir em frente. E eu amo esse tipo de história (vide Cecelia Ahern) mas peguei esse livro procurando um romance, com um casal simpático que se ama e etc.

    O que eu achei fantástico nele foi mostrar um homem diferente, que não é o galã, o corajoso, o decidido. Geralmente quando o livro é narrado por uma mulher, o par dela é um cara desse tipo. E esse não é o caso de Jason e nem deve ser o caso da maioria dos homens do mundo.
    Jason é sensível, tem medo, se preocupa com o futuro, em encontrar alguém entre outras coisas. Me identifiquei. Achei digno rs

    Esse negócio de pizza do paraíso foi hilário rs

    ResponderExcluir
  7. Felipe, se eu tivesse pegado esse livro em busca de um romance, talvez tivesse achado chato também. Mas eu o tirei da prateleira pensando que iria encontrar uma história chata, arrastada e horrível, para ser mais direta, e talvez esse seja realmente o motivo de ter gostado tanto do livro...

    Ou não... porque eu realmente gostei da história! hahahaha E adoro quando encontro algo sobre "mudança de vida" (vide Cecelia Ahern mesmo!).

    Eu detestei o Jason e isso também foi parte do que deixou o livro interessante para mim. Homens perfeitos (na verdade, não só homens, mas mulheres também... porque, convenhamos, frequentemente as mulheres também são perfeitas: lindas, cheirosas, inteligentes, magras, bem educadas, bem sucedidas) estão por aí em vários livros e eles são chatos... personagens perfeitos são chatos ><



    Esse negócio de pizza do paraíso é tão brega e sem graça que realmente chega a ser hilário - mas não por causa da frase (eu realmente a acho brega e sem graça), mas de toda a situação na pizzaria!

    ResponderExcluir
  8. Kkkkkk
    Eu estou aqui pensando no quanto eu lutei para que você não lesse esse livro ^^
    Sua opinião é realmente bem divergente da maioria Nanie.
    Mas que bom que você gostou e não passou um puro tédio nas horas em que esteve com o livro.


    Bjuuuus


    Nâna

    ResponderExcluir
  9. Nâna, ainda bem que eu gostei mesmo - fiquei com medo de detestar >< hahahaha
    Ah, e acabou que não li Bruxa de Ferro ainda...

    ResponderExcluir
  10. E não vai ler tão cedo... =(

    Pq não é de parceria nem vai ajudar a reduzir nenhum item dos seus desafios =(

    Tdo bem, rs, uma hora, daqui um ano quem sabe kkkk eu finalmente irei saber a sua opinião sobre ele ^^

    ResponderExcluir
  11. Ok, Ariana, você venceu! Vou ler ainda no primeiro semestre desse ano >< Espero gostar!

    ResponderExcluir
  12. O duro é que eu não faço ideia se o livro é bom ou ruim!
    kkkkkkkkkkkk
    Só sei que gosto da temática.
    Medo de vc se sentir pressionada a ler e detestar =X
    Portanto, sem pressão Nanie!

    ResponderExcluir
  13. hahahah pode deixar que vai ser sem pressão, Nâna!
    Mas eu também fiquei bastante curiosa quanto a esse livro e agora vou ter que ler :D O bom é que ele é bem curtinho, então imagino que a leitura será rápida :)

    ResponderExcluir
  14. Todo mundo fala mal desse livro (menos você Nanie!) e eu já nem ligava mais pra ele. Não compraria, não queria nem de graça, mas sua resenha me fez reconsiderar. Eu vi a foto do autor e de fato é algo meio estranho, aquele cabelo não combina com ele, de qualquer maneira eu vou repensar nas chances que esse livro tem de ir pra cestinha de compras nas livrarias virtuais.

    ResponderExcluir
  15. Inês, eu já vi que isso é mesmo uma verdade! hahahhah Parece que sou a única pessoa que se divertiu com essa história - mas eu adorei mesmo :)


    Aquele cabelo é nada a ver, né?! Que pavor... coitado.

    ResponderExcluir
  16. hahahaaha realmente quem usa aquele cabelo?!
    e eu também quero uma camera descartável!!!
    eu AMEI esse livro de paixão, acho que foi um dos mais engraçados que eu já li, eu ria a cada três parágrafos, to precisando reler isso sim!
    Muito bom MESMO!


    Beijão, adorei o jeito que você escreve!
    Cabelos ao Vento

    ResponderExcluir
  17. Achei essa resenha divertida, e acho que o livro deve ser tão divertido quanto. Assim como você, li várias resenhas que não foram tão positivas em relação a ele, então fiquei com um pé atrás. Como tenho ele aqui em casa, vou colocá-lo na minha listinha de próximas leituras, que já está um pouco gradinha demais. Rsrsrs


    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Nardonio, apesar da maioria das pessoas não terem curtido tanto esse livro, eu o adorei! Achei a história engraçada e me encantei pelo protagonista, apesar dele ser um bobo :D
    Espero que você também goste do livro quando o ler =)

    ResponderExcluir
  19. Tendo votado insistentemente em Charlotte Street, fiquei muito feliz por você ter gostado :D

    O Jason é totalmente loser e chato, mas a narração dele é ótima! E gostei muito dos personagens coadjuvantes também, sem eles a história seria menos legal.

    ResponderExcluir
  20. Cíntia, eu adorei Charlotte Street, mas achei que iria detestar. O Jason é realmente um perdedor chorão, mas no final das contas ele é um narrador tão interessante que acabei gostando dele como personagem também. E os personagens secundário, honestamente, são quem dão o brilho à história ^^

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥