terça-feira, 25 de junho de 2013

Tempo, tempo, tempo, quanto tempo tem?!


Se sempre reclamo de falta de tempo, como consigo ler tanto?


Essa postagem foi uma sugestão da leitora Janaina Barreto. Ela enviou um email no dia 16 de Junho, mas por falta de tempo, está saindo só hoje...
Então é verdade: eu realmente tenho pouco tempo!

Mas, mesmo assim, dou um jeitinho de arrumar tempo para ler. Como?

Para começar, cada um tem um ritmo de leitura e o mais importante é manter-se fiel a esse seu ritmo. Se você lê devagar, isso não é um problema... apenas aproveite a leitura!
Lendo rápido ou devagar, entretanto, é importante ter tempo para ler... e tempo é um artigo de luxo nos dias de hoje, certo?!

Eu invento tempo para ler... aproveito qualquer minuto livre para encaixar a leitura de algumas páginas.
Vou de ônibus para o trabalho - um trajeto que demora entre 45-60 minutos na ida e o mesmo na volta todos os dias - e sempre vou lendo! Ou seja, é bastante tempo. Além disso, ainda costumo ler ao menos meia hora antes de dormir. No final das contas, mesmo sem tempo, consigo ler cerca de duas horas e meia diariamente.

Na verdade, quando gostamos de alguma coisa, damos um jeitinho de arrumar tempo para isso. Seja música, esportes, games ou livros! Nem sempre é fácil, mas sempre se dá um jeitinho.

Se você, como eu, também tem pouco tempo, pode tentar ler no seu trajeto para o trabalho, talvez no horário de almoço ou reservar meia hora antes de dormir como eu faço.
O mais importante, entretanto, é ler por prazer e não por obrigação! Se seu tempo permite que você leia um livro apenas por mês, aproveite essa leitura tanto quanto possível e seja feliz.


P.S.: No final das contas, Janaina, não há segredo algum... eu até leio rápido mesmo, mas a minha sorte é conseguir ler no ônibus! É o momento em que consigo ler mais.



14 comentários:

  1. então eu estou realmente frita: não vou de ônibus para o trabalho porque trabalho há 5 minutos da minha casa. hahaha

    e a coisa é meio feia... o que tem dado pra fazer é ler no horário do almoço (quando eu geralmente dormia... e agora eu fico muito cansada :S) e à noite, quando desligo o computador bem antes do que costumava também pra ler.

    E você tem razão, Nanie, quando a gente gosta de algo, arrumar tempo pra fazer esse algo, mesmo com obstáculos!

    #Chateada porque você não me deu uma solução mágica. hahaha

    Aliás, esse meu ritmo de leitura me incomoda muito... Quando eu tinha muito tempo livre, lia de 4 a 5 livros por mês e era feliz, mas ler 1 ou 2 livros por mês me deixa arrasada, de verdade... É tanta história boa e linda esperando pra ser lida, que fico muito triste de não poder mais ler dois livros ao mesmo tempo como antes.

    Seu post me deu um ânimo pois eu sempre vejo o pior das coisas e, no final das contas, não está ruim assim, né? Pouco ou muito, eu ainda posso ler, né? Podia ser pior =P Obrigada, Nanie!



    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Saudade das minhas idas ao dentista, eu lia muito no ônibus, kkk
    Sempre arrumo tempo para ler, leio na fila, no metrô, carrego um livro para onde for.
    Qualquer lugar para mim é um bom lugar.
    Mas tenho meu tempo diário de leitura, à tarde tiro para ler, e um pouco à noite depois da novela, (ainda tenho tempo de ver a novela, kkk)
    Pela manhã fico na net, mas quando ta chato, saio para ler, kkk


    Adorei o post Nanie!

    ResponderExcluir
  3. Leninha, eu detestava ler no ônibus porque passava muito mal... mas quando esse se tornou praticamente o único tempo que eu teria para ler, tive que me adaptar >< hahahah Agora já leio sem problemas!


    Quando a gente gosta, dá um jeito, né?! E aficionadas como somos por leitura, não é de surpreender que encontremos tempo onde quer que seja! hehhehe

    ResponderExcluir
  4. Janaina, infelizmente não tem fórmula mágica >< hahahahahaha O jeito é ler quando arranjamos um tempinho e aproveitar tanto quanto possível aquilo que podemos ler... e se não é tanto quanto gostaríamos, o jeito é filtrar melhor quais as leituras que faremos!
    Não se incomode com seu ritmo de leitura! Aproveite o tempo que tem para ler :)

    ResponderExcluir
  5. Antes não saia de casa sem um livro na bolsa (tanto que quando ia comprar um livro ficava logo analisando se caberia na bolsa ou se pesava muito...rsrsr) mas ultimamente trabalho perto de casa e também não arranjei mas tempo pra leitura. agora depois desse seu post me incentivei, afinal tem uma porção de livros que ainda quero ler esse ano...

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanie! Concordo com suas palavras; no início não entendi muito bem mas depois que eu mesmo passei a aplicar comecei a captar a mensagem. É impressionante como quando fracionamos a leitura seja no ônibus, intervalos de almoço ou numa fila de espera nosso saldo no fim do dia é positivo, eu adoro isso. O importante é saber aproveitar aquele curto momento que se tenha e saber crescer com ele. Adorei o post. Abraço!

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  7. Katy, eu ainda não saio sem livro na bolsa >< Sempre que tenho que enfrentar alguma fila, saco o livro e fica na boa! hahahaha


    Tomara que consiga ler :)

    ResponderExcluir
  8. Clóvis, são momentos aparentemente pequenos, mas que podem ser bem aproveitados, certo?!

    ResponderExcluir
  9. Ei Nanie,


    Ah eu leio até no sinal das Avenidas que demoram a fechar, no ponto esperando o bus, dentro do bus todo dia na ida e na volta, no horário de almoço e por ai vai hehe.
    Quando estou no computador, tipo agora, tem um livro aberto apoiado nele, vou lendo e fazendo coisas no micro rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Nanda, eu também leio enquanto espero o ônibus! hahah As pessoas me olham como se eu fosse perigosa ><
    No computador eu não deixo um livro aberto não, porque senão a concentração some... mas aproveitar cada segundinho que dá para ler é a única maneira! hahahahaha

    ResponderExcluir
  11. Meu tempo de leitura fica mais restrito à hora de dormir mesmo, já que não consigo de jeito nenhum ler no ônibus, metrô, carro (em nenhuma situação de movimento, na verdade). Isso faz com que eu leia bem menos livros por mês do que eu gostaria... Diria que leio uns 2 por mês, em média; se for longo, aí viro o mês no mesmo livro.

    Bjinhos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  12. Aline, eu também não conseguia ler em carro ou ônibus... o movimento me deixava bastante enjoada. Mas eu via que todo mundo conseguia e achava um grande desperdício não conseguir fazer nada interessante durante aquelas quase duas horas de trajeto... Então resolvi que iria tentar até me acostumar. Passei muito mal durante quase um mês sem conseguir ler direito, mas aos poucos fui me acostumando e hoje leio sem problemas (é... a ideia é meio doida, mas funcionou)!
    Eu não posso reclamar da quantidade que leio - consigo ler bastante por mês e tenho um dedo muito bom para escolher minhas leituras!

    ResponderExcluir
  13. Thaynan Lira Galhardosexta-feira, 28 junho, 2013

    Amei o post. Realmente pra quem ama ler o tempo nos trai. Tenho muitos livros na estante esperando na fila. Mesmo lendo um livro atrás do outro, as vezes dois ao mesmo tempo (um impresso e um digital) ainda não consigo dar conta. A minha sorte, como você Nanie, é conseguir ler em qualquer lugar. No ponto esperando o ônibus, dentro do ônibus, mesmo estando em pé... na hora do almoço e as vezes em casa (quando o marido está jogando video-game, rs).

    ResponderExcluir
  14. Thaynan, arrumar tempo para ler é um desafio - um grande desafio...
    Mas a gente sempre tenta dar um jeitinho, né?!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥