segunda-feira, 3 de junho de 2013

O Fim de Todos Nós, de Megan Crewe

O Fim de Todos Nós, de Megan Crewe
Intrínseca - 267 páginas
Um vírus desconhecido ataca com força total e não será fácil para os habitantes dessa ilha sobreviverem.



Título: O Fim de Todos Nós
Título Original: The Way We Fall
Autora: Megan Crewe
Tradutora: Rita Sussekind
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-330-5
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2012
Nº de Páginas: 267
Série: Trilogia Fallen World - Vol. 1
Comprar Online:
     Inglês: Amazon / Book Depository
     Português: Amazon / Cultura / Saraiva



Sinopse:
Kaelyn voltou a morar na ilha depois de alguns anos fora. Mas Leo, seu melhor amigo, não está mais morando por ali. Depois de alguns desentendimentos, os dois ficaram sem se falar, mas ela ainda gosta demais dele e resolveu escrever um diário para poder contar como está se esforçando para se tornar uma menina mais sociável, o que ele com certeza aprovaria.

O que a adolescente não poderia imaginar é que um novo vírus iria surgir na ilha e ela relataria no diário que começou escrevendo para o seu amigo os momentos de tensão e perigo vividos por todos os habitantes.


O que eu achei do livro:
Bom.

Uau, o livro é realmente muito bom!
Vou começar falando da versão nacional, que ficou maravilhosa! A começar pela capa que é linda e tem uma textura diferente nas letras do título.
Além disso, a tradução/revisão ficou muito bacana e tornou a leitura bem mais agradável.
A Intrínseca só pecou em um ponto: em lugar algum do livro é dito que O Fim de Todos Nós é parte de uma série. Nem no verso, nem nas orelhas ou no interior do livro.
Isso pode não ser um problema para quem conheceu o livro pela internet, mas quem se deparar com ele na livraria poderá levar sem saber desse detalhe e ficar bastante confuso quando chegar ao final.

Isso porque infelizmente o defeito do livro é, na minha opinião, um dos maiores defeitos de livros seriados: não tem fim! Eu detesto livros que acabam no meio da história e deixam os leitores a ver navios. Esse é totalmente o caso de O Fim de Todos Nós, que termina em um momento bastante tenso.
O segundo livro já foi lançado no exterior, mas não consegui encontrar uma previsão de lançamento dele aqui no Brasil. O terceiro deverá ser lançado só no início do ano que vem. Se o segundo terminar como o primeiro, haja coração para aguentar a espera!

Ainda assim, apesar desse pequeno detalhe de não ter uma conclusão, vale muito a pena degustar essa leitura.
A narrativa da autora é muito gostosa e dinâmica. Com capítulos bem curtos narrados em primeira pessoa pela protagonista, vamos conhecendo tudo o que está acontecendo na ilha.
Gostei bastante da forma como a autora narra sua história, ainda mais considerando que ela está sendo escrita para Leo, um personagem que não faz parte ativamente da trama, já que não mora mais no local.

A maneira como a autora mostrou a evolução da doença também é bastante cativante. Ela deixa claro o quanto pesquisou sobre o assunto e consegue fazer com que o leitor se embrenhe nas aflições e nos temores dos personagens.

Mas o que mais me cativou mesmo no livro foi a forma como as pessoas lidaram com tudo o que estava acontecendo. Acho que Megan Crewe foi realmente muito feliz ao tecer as atitudes de seus personagens, protagonistas ou secundários.
Alguns agem com muito medo, outros entram em pânico, uma parcela simplesmente começa a agir como vândalos, enquanto outra tenta fazer o máximo possível para ajudar. Há ainda as atitudes do governo e as da protagonista.
Realmente uma delícia de acompanhar - tudo bastante realista e um tanto chocante.

O único pecado de O Fim de Todos Nós é não ter uma conclusão decente, mas isso é facilmente esquecido frente à leitura deliciosa que o livro proporciona.
Espero que a Intrínseca não demore a lançar o segundo volume da série porque eu estou realmente curiosa pela continuação.


Nota: 

10 comentários:

  1. Poxa, comecei a me interessar e você me diz que é uma série, aff
    To tão exausta de séries...

    ResponderExcluir
  2. Leninha, é uma trilogia! Muito interessante, mas o final fica totalmente em aberto. Apesar disso, a história é muito interessante e a leitura vale a pena :)

    ResponderExcluir
  3. O enredo do livro me lembra o filme Contágio( como eu citei antes), tô doido pra lê-lo, acho que vou comprar na Bienal, eu não concordo com você que o livro sem final não é bom, eu gosto, acho que aumenta a nossa ansiedade pelo livro seguinte

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, que lindo que vc divulgou meu sorteio, obrigada mesmo, vai ajudar muito :)

    Não me interessei muito sobre o livro, aho que não chamou tannnta atenção.. beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu is ficar muito chateada se isso acontecesse comigo, eu nunca leio trilogias que não tenham sido concluídas e só leio se tiver todos os livros em mãos. Então esse não vai entrar para a minha lista de desejados tão cedo. quando estiver completo eu me interesso por ele. :)

    ResponderExcluir
  6. lucas, o livro é muito bacana - eu gostei demais!
    Ah, claro que essa questão quanto ao fim é totalmente pessoal mesmo. Como a chata que sou, gosto de livros que têm uma finalização, mesmo que sejam parte integrante de uma série.

    ResponderExcluir
  7. Luciana, espero que tenha ajudado!
    Ah, que pena... é um livro muito bacana, mas para quem gosta desse assunto sobre "doenças" e o "fim do mundo".

    ResponderExcluir
  8. Cris, eu fico brava quando é como no caso desse livro, que o fim fica muito em aberto. Quando tem uma finalização bacana eu não ligo e espero numa boa!
    Agora estou bastante ansiosa pela continuação!

    ResponderExcluir
  9. Essa coisa de perder o inibimento social é muito interessante, só de saber isso sobre o livro eu já tive vontade de ler. A verdade é que se eu perdesse o inibimento social seria outra pessoa, é legal pensar nisso, ia ser muito bom na verdade >.<
    Às vezes eu fico feliz por ser uma série (trilogia) e às vezes não. Fico feliz quando o livro é bom demais (Jogos Vorazes) assim eu não preciso de despedir tão cedo e triste quando ele é só legal, porque afinal ele é legal, eu quero saber o que acontece, mas tenho que gastar um dinheiro extra com ele.
    Não sei se essa coisa do livro não ter final é legal. Aai sei lá, a série Feios é assim, eu não curto muito, mas nada que me incomode demais. Mas se você gostou tanto do livro só não deu a nota máxima pelo final??! Aah e aqui vai minha pergunta de sempre: tem alguma coisa de inapropriado pra minha idade?!

    ResponderExcluir
  10. Inês, o livro é muito bacana e a leitura vale a pena sim! O que me deixou triste foi não encontrar um fim mais fechado para o primeiro volume, mas definitivamente é bom que tenha mais história pela frente! hahaha


    Não dei nota máxima pelo final também. Isso é algo que realmente me incomoda muito.
    Não tem nada inapropriado para a sua idade - pode ler sem medo!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥