quinta-feira, 27 de junho de 2013

O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman

O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman
Intrínseca - 205 páginas
Uma incrível história sobre ser criança e enxergar as verdades do mundo por trás do véu que obscurece a visão dos adultos.



Título: O Oceano no Fim do Caminho
Título Original: The Ocean at the End of the Lane
Autor: Neil Gaiman
Tradutor: Renata Pettengill
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-368-8
Ano da Edição: 2013
Nº de Páginas: 205
Comprar Online: 
     Inglês: Amazon / Book Depository
     Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino



Sinopse:
Um homem adulto retorna para casa após muitos anos longe para um funeral. Mas no trajeto ele se descobre indo em direção a um fazenda que visitou quando tinha apenas sete anos.
Ele vai visitar um pequeno lago aos fundos e lembranças de uma aventura completamente esquecida começam a retornar com força total.

Agora ele tem novamente sete anos e vai reviver todos aqueles acontecimentos que o maravilharam e assustaram tanto. Por mais improvável que tudo aquilo pareça, foi tudo real. E o mais real de tudo foi a amizade dele com Lettie, a sua primeira amiga de verdade.


O que eu achei do livro:
Ótimo!

Neil Gaiman não é famoso à toa! Por conseguir fugir do óbvio e criar histórias tão ricas, inimagináveis, divertidas, verdadeiras e non senses ele já ganhou em mim uma leitora assídua!
Não recuso obra desse inglês.

A escrita dele é simplesmente deliciosa! O leitor mal consegue perceber as páginas passando enquanto se embriaga com a inusitada aventura que é narrada nesse livro.
Esse é o primeiro romance adulto do autor lançado desde 2005 (ao, ao menos, isso é o que diz a minibriografia na orelha do livro). Apesar de ser adulto, entretanto, tem uma linguagem bem simples e uma ponte concreta com a infância. Mas o que mais encanta no livro é a magia que permeia os acontecimentos, a existência de muitas coisas que ninguém consegue entender completamente e às quais a maioria dos seres humanos passa a vida toda alheia. É soberbo entrar nas páginas da trama - porque a narrativa do autor é tão deliciosa que não há escapatória: o leitor é indelevelmente transportado para dentro da história - e curtir a aventura do ponto de vista de uma criança.

Aliás, adoro livros que trazem o ponto de vista infantil. Crianças são ingênuas, ainda têm muito o que aprender, não entendem muitas coisas pertinentes ao mundo adulto, têm outra visão do mundo, mas são sempre verdadeiras e inocentes. E é incrível acompanhar uma história narrada de tal perspectiva!
As minhas passagens favoritas são aquelas que falam mal dos adultos (e, na minha humilde opinião, estão sempre certas) e aquelas que deixam transparecer a ingenuidade do protagonista. Esse não é um ponto existente apenas nesse livro do Neil Gaiman, mas em outras obras espalhadas por aí. A série Desventuras em Série me cativa exatamente por essa característica - achei o máximo encontrá-la nessa obra também.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo protagonista adulto que revive aqueles momentos específicos de sua infância. Por este motivo, todos os acontecimentos são mostrados de uma ótica infantil, assim como todos os demais personagens. Por este motivo, tudo fica meio nublado e misterioso no livro, afinal de contas nós só sabemos o que acontece conforme a visão da criança (e em alguns pontos o que o adulto acha que pensaria se já fosse mais velho), o que faz com que não exista grande aprofundamento em detalhes da trama.
Apesar de ter apreciado muito o estilo narrativo que Gaiman escolheu para esta história, eu gostaria que os personagens secundários - que são extremamente interessantes - tivessem sido melhor explorados, assim como o mundo que cerca o garoto no livro. Não entendam mal, tudo acontece no mundo real - mas é um mundo real um tanto quanto mágico e completamente desconhecido.

A edição da Intrínseca ficou muito bacana! A capa é maravilhosa (adoro quando as capas além de bonitas têm ligação com a história que será contada) e a tradução da Renata Pettengill muito boa. Alguns detalhes passaram na hora da revisão, mas nada grave ou que atrapalhe a leitura.
Para quem não sabe, a edição brasileira foi publicada simultaneamente à edição americana. Muito bom, né?! Adoro esses lançamentos simultâneos, ainda mais de histórias tão boas.

Não espere encontrar muito sentido no livro! A história e tão non sense quanto interessante, deliciosamente empolgante e inexplicável - exatamente como uma boa história contada por uma criança deve ser.
O final é lindo e abrupto. Acho que seria impossível gostar ainda mais, por mais que meu coração desejasse uma conclusão diferente.

Um livro divertido, empolgante, ingênuo e delicioso. O Oceano no Fim do Caminho traz uma história capaz de arrebatar corações de todas as idades.


P.S.: O protagonista é uma criança apaixonada por livros. Eu sempre acho lindo quando encontro personagens que gostem de ler tanto quanto eu - é identificação instantânea!


Nota: 

15 comentários:

  1. Tô doida nesse livro. Só vejo comentários bons sobre ele e não tem como não desejar lê-lo. Essa capa é sensacional.
    Beijos....

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo ! Eu também tô querendo muito conferir esse livro bem de perto.
    Adorei saber que vc curtiu :-)

    ResponderExcluir
  3. De fato Nanie, é uma delicia quando crianças fazem a narrativa. Eu na maioria das vezes adoro. Você viu o filme inspirado no livro dele, Stardust - o mistério da estrela? Eu realmente adoro esse filme, fiquei com vontade de ler mais obras dele depois de saber que o filme é inspirado no livro que é dele, mas o livro foi lançado pela Rocco e custa um rim...

    ResponderExcluir
  4. Dany, o livro é uma delícia! Uma leitura bem curtinha e extremamente agradável - vale a pena :)

    ResponderExcluir
  5. Luka, eu adorei *-* Vale a pena ler e curtir! É garantia de uma boa leitura, diferente, leve, descontraída e muito gostosa ^^

    ResponderExcluir
  6. Inês, eu não vi o filme e nem li o livro, infelizmente... Mas Neil Gaiman é um autor que eu desejo conhecer mais a fundo, lendo mais obras dele! Quem sabe não consigo fazer isso, né?! Afinal de contas, eu tenho dois rins... hahahahahaha

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de Neil Gaiman, ele é uma referência. Mas já li Coraline e fique desapontada, lembra em muitos momento Aline através do Espelho. Porém já estou bem curiosa por esse livro. E a capa é realmente linda...


    abraços

    ResponderExcluir
  8. Que bom que você gostou! Gaiman é tudo de bom, né? Além de tudo é super simpático... e já escreveu episódios pro Doctor Who!:D Quando li a sinopse desse livro, confesso que não me chamou a atenção mas a capa é tão bonita e tem o autor... Não sei qdo irei (ou poderei) ler mas está na minha listinha de desejados.


    bjs!

    ResponderExcluir
  9. Luciana, eu não li Coraline, então não posso julgar. O Neil Gaiman mexe com essa coisa do non sense, do impossível também e talvez por isso tenha te lembrado de Alice...
    Quero muito ler Coraline.

    ResponderExcluir
  10. Thaís, ainda não li muita coisa do autor, mas ele é mesmo tudo de bom! Adoro a maneira dele contar histórias \o/

    ResponderExcluir
  11. Que legal esse livro, fiquei animado pra ler, o marketing nesse livro tá brabo
    Já ouvi falar do autor, mas que livro você me recomenda pra conhecer melhor a escrita do autor?

    ResponderExcluir
  12. Lucas, o livro é muito bacana!
    Não li tantos livros do autor assim... portanto não tenho como recomendar qual o melhor para se conhecer a escrita dele. Esse é muito bom :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Nanie. Vi uma resenha em vídeo para esse livro, junto com a sua, e me instiguei bastante para essa leitura. Conheço Niel apenas por 'Coraline' mas já deu pra me encantar pelo autor. Adoro também a diagramação da Intrínseca, então promete ser um bom livro. Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Clóvis, eu quero muito ler Coraline ><
    O Neil Gaiman tem um estilo muito peculiar e delicioso de escrita - quero ler mais livros do autor! Esse é uma delícia - pode se jogar sem medo :)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥