quinta-feira, 20 de junho de 2013

O Vento Pela Fechadura, de Stephen King

O Vento Pela Fechadura, de Stephen King
Suma de Letras - 283 páginas
Porque, na verdade, sempre há mais uma história que ainda não foi contada.



Título: O Vento Pela Fechadura
Título Original: The Wind Through The Keyhole
Autor: Stephen King
Tradutor: André Gordirro
Editora: Suma de Letras
ISBN: 978-85-8105-158-1
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2012
N de Páginas: 283
Série: A Torre Negra - Vol. 4,5
Comprar Online:
     Inglês: Amazon / Book Depository
     Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino


Sinopse: 
No meio do caminho entre o Palácio Verde e Calla, o ka-tet formado por Roland, Susannah,  Eddie, Jake e Oi se depara com uma borrasca que os impede de prosseguir viagem imediatamente e os obriga a montar acampamento em uma casa abandonada.

Enquanto esperam a gigantesca e mortal tempestade passar, Roland conta um caso de seu passado para o grupo, quando precisou enfrentar um trocapele e também aproveita para narrar uma fábula de seus tempos de criança.


O que eu achei do livro:
Ótimo!

Devo dizer que esse livro é quase tão bom quanto o quarto volume da série, que é o meu preferido.
Quem nunca teve contato com nenhum dos livros da série A Torre Negra pode ler essa história e irá entender perfeitamente, até porque o próprio autor assina um pequeno prefácio que situa os que não conhecem a série (e ajuda os que a leram pela última vez já há alguns anos a relembrar o que é importante para essa história) para que possam desfrutar da aventura narrada.
Entretanto, eu não recomendo que isso seja feito. Principalmente porque só consegue para tirar tudo do livro quem já conhece melhor o pistoleiro e um pouco do seu passado e de sua busca. Por isso, eu recomendo a leitura desse livro apenas para quem já leu pelo menos os quatro primeiros volumes dá série.

Quando o assunto é Stephen King não há ninguém mais suspeita para falar do que eu. Endeuso mesmo meu autor favorito e babo naquilo que ele escreve.
A narrativa de King é tão pungente e envolvente que não consigo deixar de lado um livro do autor. Ele escreve de uma forma que passa veracidade, nua e chocante, porém ao mesmo tempo bela e encantadora.
Há algo na maneira desse escritor tecer suas tramas e caracterizar seus personagens que ainda não encontrei em mais ninguém. E o que mais me impressiona é a versatilidade dele - apesar de ser considerado o mestre do terror é perfeitamente capaz de escrever histórias magníficos fora do gênero que o consagrou (a própria série A Torre Negra não é focada no terror, mas na fantasia) - e a maneira como consegue fazer com que cada um de seus livros seja único é o que realmente me encanta.

Uma história nunca está realmente acabada. Há sempre um detalhe que não foi contado, um pedacinho que foi pulado. Algo que ficou para o leitor imaginar e, por isso, é sempre possível contar algo a mais.
O que o autor fez aqui foi genial. A parte da história que ocorre no mesmo tempo da série principal é mínima. Ele se aproveita da já conhecida habilidade de Roland como contador de histórias para visitar o passado do pistoleiro. E vai mais além, pois para não comprometer muito a saga principal não traz muitos acontecimentos e recheia o livro com uma deliciosa lenda (mas seria mesmo apenas história para criança?) que o próprio Roland ouviu quando pequeno de sua mãe. É uma história dentro da história contada na história do livro. Acredite, faz sentido. E é incrível!

Eu amei o livro, mas mesmo que a aventura tivesse sido uma porcaria ainda teria apreciado a leitura só pelo posfácio. Apesar de não colocar muitos eventos que influenciem a trama principal, o posfácio é arrepiante e muito importante para Roland e sua história!

A edição da Suma de Letras ficou muito bacana.
Adoro quando vejo que uma editora trabalhou de forma bacana o livro que publicou. A tradução/revisão está muito boa, e a parte estética também não deixa a desejar - a capa faz todo o sentido após a leitura!
As obras do autor são realmente muito caras, mas valem a pena, ainda mais com uma edição tão bem cuidada.

Um livro para encantar os fãs da série A Torre Negra e trazer mais um pouquinho de Roland e da Terra Média para os aficionados por King e sua maior saga.


P.S.: O posfácio está escrito nos caracteres da língua superior, mas é fácil encontrar um paralelo com o inglês. Fácil e muito divertido.


P.P.S.: Eu já li a série A Torre Negra trocentas vezes, mas o blog ainda não tem resenha dos livros. Entretanto, quero falar algumas coisas que são pertinentes à série e não a esse livro especificamente.
Para começar, Stephen King é o meu autor favorito, mas nenhum livro da série está entre os que mais gosto do autor (dentro da série o meu favorito é o quarto). É incrível, maravilhosa, mas na minha opinião ele tem outros livros que são ainda melhores.
Além disso, apesar da série ser muito boa, eu não a recomendo como uma porta de entrada para o universo King. Há muita referência às próprias obras do autor e para ler e aproveitar completamente a loucura que é A Torre Negra é necessário conhecer um pouco de Stephen King. Para quem nunca leu nada do autor, ótimas pedidas são À Procura de Um Milagre e O Iluminado.


Nota: 


1 comentários:

  1. Tenho muito vontade de ler os livros do Stephen King, nunca li nenhum, mas só vejo elogios bons sobre ele.
    Este eu não sabia que fazia parte de uma coleção, mais fiquei bastante interessada em ler. Bom saber que pode ler separadamente, sem precisar ler os outros primeiro.
    Beijos...

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥