terça-feira, 4 de junho de 2013

O Espetáculo Carnívoro, de Lemony Snicket

O Espetáculo Carnívoro, de Lemony Snicket
Companhia das Letras - 233 páginas
Os Baudelaire agora terão que enfrentar um parque falido vestido de aberrações enquanto tentam se esconder da gangue do Conde Olaf.



Título: O Espetáculo Carnívoro
Título Original: The Carnivorous Carnival
Autor: Lemony Snicket
Tradutor: Ricardo Gouveia
Ilustrador: Brett Helquist
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 978-85-359-0524-3
Ano da Edição: 2007
Ano Original de Lançamento: 2002
Nº de Páginas: 233
Comprar Online:
     Inglês: Amazon / Book Depository
     Português: Cultura / Saraiva / Submarino
Série: Desventuras em Série - Vol. 9
Outros livros da série:
     - Mau Começo
     - A Sala dos Répteis
     - O Lago das Sanguessugas
     - Serraria Baixo-Astral
     - Inferno no Colégio Interno
     - O Elevador Ersatz
     - A Cidade Sinistra dos Corvos
     - O Hospital Hostil


Sinopse:
E as desventuras desses irmãos não têm fim.
Eis que agora se veem rodeados pelo bando do Conde Olaf em um parque no meio do sertão. A opção é ficarem disfarçados e o único disfarça capaz de realmente escondê-los é o de aberrações!


O que eu achei do livro:
Bom.

Ainda não leu nenhum livro da série? Pode ler essa resenha que não vou dar nenhum spoiler.

Desventuras em Série é uma série de livros bem gostosa, mas segue uma fórmula de bolo que é bastante repetitiva, ainda mais depois de oito livros.
Por isso mesmo, acho que uma boa maneira de ler a série é intercalar com outras leituras para não enjoar.

Esse nono volume não traz muitas novidades.
Ainda temos os irmãos tentando descobrir mais detalhes sobre o incêndio que consumiu sua casa (e seus pais), se escondendo do Conde Olaf e tendo que lidar com o absurdo das atitudes dos adultos.
A narrativa de Daniel Hander (que nessa série escreve sob o nome de Lemony Snicket, que além de autor é também personagem dos livros) é uma delícia: leve, dinâmica, irônica, divertida! É impossível não se apaixonar pela maneira-Snicket de narrar uma história.

O livro também não deixa de fora uma dedicatória à amada de Snicket ("Para Beatrice - nosso amor partiu meu coração e parou o seu"). Quem acompanha as minhas resenhas da série sabe o quanto sou viciada nas dedicatórias e o quanto me divertido com elas - por serem hilárias e mórbidas ao mesmo tempo.
O recado que o autor deixa no final para o seu editor é outra leitura obrigatória. Sempre dando instruções de como encontrar o texto de Snicket para poder publicá-lo, enquanto dá ao leitor algumas dicas do que encontrará no próximo volume da série.

O que acho especialmente bacana nesses livros é a forma como o autor trata assuntos sérios de maneira leve e descontraída, de forma que irá encantar as crianças e educá-las sem que percebam, mas que também é capaz de fazer com que os adultos que por ventura leiam o livro também reflitam sobre o que está sendo falado.

Nesse nono volume, o assunto em pauta é o preconceito. E acima de tudo o absurdo de se ter preconceito. Posso repetir que acho o máximo a maneira como o autor trata o assunto?
As crianças realmente se vestem como "aberrações", mas as demais aberrações nada tem de aberrantes! Uma mulher que se contorce toda, um homem que pode escrever com ambas as mãos e um corcunda. Ei, eu bem que gostaria de ser ambidestra - seria uma habilidade deveras útil!
O mais bacana, entretanto, é quando pensam que outros personagens - que não deveriam ser considerados aberrações - também o são, mostrando o quanto a situação é absurda e despropositada.
Porque o preconceito é na verdade algo muito burro mesmo e o autor consegue deixar isso claro no seu livro, afinal de contas somos todos diferentes uns dos outros e isso é maravilhoso!

O Espetáculo Carnívoro não foge aos moldes da série e é garantia de uma leitura divertida!


Nota: 

6 comentários:

  1. Gosto muito da série, mas esse livro eu achei o mais fraquinho da série
    O autor sempre usa a mesma fórmula, as vezes inova, foi legal mesmo ele ter falado sobre o preconceito, gostei da abordagem dele, os meus preferidos na série são o 6° e o 7°, e os seus Nanie?

    ResponderExcluir
  2. A essa série deve ser bem gostosa de ler, apesar dessa questão que vc comentou de ser um pouco repetitiva, eu leria! Só vi o filme e adorei.


    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Lucas, concordo que esse é um dos mais fraquinhos mesmo...

    O autor sempre usa a mesma fórmula, mas eu gosto demais dessa fórmula \o/ Me divirto horrores :)

    Um dos meus favoritos é o 8º - ADORO! E o último, claro :)

    ResponderExcluir
  4. Luciana, é uma receita de bolo que se repete em todos os volumes... então, por isso, é bom ler intercalando com outros livros :)

    ResponderExcluir
  5. Eu terminei a série toda esses dias e fiquei triste, realmente triste. Ele não responde quase mistério nenhum. Isso me deixou fula da vida... voltando ao que interessa eu já estava achando os livros meio repetitivos, a mesma fórmula, mas a partir do próximo as coisas dão uma diferenciada. Ele trata o preconceito de forma tão sutil que eu nem percebi, sério, ficava só pensando 'que cara idiota por ficar tão bolado só pq é ambidestro'... Mas é um bom, ponto, nem tinha parado pra pensar...

    ResponderExcluir
  6. Inês, você acha mesmo? Eu lembro de ter terminado a série e ficado muito feliz com as respostas que encontrei!
    Mas isso faz muito tempo e já não lembro dos detalhes... agora estou perto de redescobrir o final novamente :)


    Sim, esse nono livro é um dos mais fracos na minha opinião justamente por isso - depois a série dá uma engrenada boa novamente ^^


    É exatamente isso que eu acho magnífico! Porque o leitor fica pensando que é estúpido aquela pessoa ser considerada inferior por causa de algo tão bobo e acaba levando isso para a vida e refletindo em outros casos. O preconceito é mesmo algo bobo.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥