sábado, 15 de junho de 2013

Branca como o leite, vermelha como o sangue, de Alessandro D'Avenia

Branca como o leite, vermelha como o sangue, de Alessandro D'Avenia
Bertrand - 365 páginas
A adolescência mostrada de forma esplêndida em pouco mais de trezentas páginas.




Título: Branca como o leite, vermelha como o sangue
Título Original: Bianca come il latte, rossa como il sangue
Autor: Alessandro D'Avenia
Tradutora: Joana Angélica d'Avila Melo
Editora: Bertrand
ISBN: 978-85-286-1505-0
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 365
Comprar Online:
     Italiano: Amazon / Amazon.it
     Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino


Sinopse:
Leo tem apenas dezesseis anos e como a maioria dos adolescentes ainda não encontrou seu lugar no mundo.

Durante o ano letivo, esse garoto irá aprender um pouco mais sobre a vida, suas escolhas, sobre consequências, amor e amizade.

Uma história sobre o que é ser adolescente e o que é crescer.


O que eu achei do livro:
Excelente!

Meu caso com esse livro começou há muito tempo, desde 2011 quando a Nanda resenhou essa história (leia o texto dela aqui). Na época ela falou muito bem do livro e atiçou minha curiosidade quanto ao mesmo.
E durante quase dois anos essa vontade de ler permaneceu e a curiosidade, claro, só aumentou.

Até que enfim pude iniciar a leitura.
E me decepcionei. Mas só nas primeiras páginas.
Minhas expectativas estavam nas alturas e eu esperava aquela história arrebatadora. Então, quando comecei a ler o livro e me deparei com uma narrativa bem adolescente que contava banalidades da vida de um adolescente mimado metido a encrenqueiro e nem pensei duas vezes antes de dizer que o livro era chato.
Para a minha sorte, prossegui com a leitura e encontrei a tão desejada história arrebatadora!

O livro trata exatamente disso: um adolescente mimado metido a revoltado e encrenqueiro. E o que o livro faz com Leo é o que o torna simplesmente excepcional.
Durante o ano letivo o garoto passa por situações comuns a todos adolescentes e outras que não são tão comuns assim, fazendo com que aquele garoto que nada mais era do que uma criança metido a adulto amadureça.
De seu amor por Beatriz, sua paixão pelo futebol, sua amizade com Nico e Silvia, o livro também visita seu relacionamento com seus pais, com o professor Sonhador e seus desejos para o futuro. Uma trama que irá levar o leitor a mergulhar no universo adolescente e refletir sobre diversos assuntos inerentes não só a esse período da vida.

Leo é um personagem bastante intrigante e muito realista. Com apenas dezesseis anos ele tem muitas dúvidas, se questiona sobre muitas coisas e mal conhece a si mesmo.
Não é que pareça que Leo possa ser qualquer adolescente - sua personalidade é bem definida demais para que isso seja possível -, mas as dúvidas com as quais ele se debate são pertinentes à essa época da vida (e, por que não, a qualquer outra) e farão com que qualquer leitor se identifique.
Achei linda a maneira como Alessandro D'Avenia mostrou a vida de seu protagonista e a forma como ele lidava com tudo aquilo que o envolvia.

A narrativa conseguiu me encantar e desencantar ao mesmo tempo. Parece um paradoxo? Mas é mesmo, de uma forma que faz com seja bastante difícil explicar aqui o que quero dizer.
Sou conservadora no ponto de preferir textos bem escritos, estruturados e com uma narrativa mais encantadora, mais bela. Isso faz com que eu não aprecie muito textos que sejam coloquiais demais, adolescentes demais. E esse é o caso desse livro.
Mas ao mesmo tempo o autor usa e abusa de figuras de linguagem, de comparações, de uma filosofia tênue que faz toda a diferença na história. Todo o significado que o autor dá às cores (principalmente o branco e o vermelho que dão título ao livro) é maravilhoso! E não apenas isso - ele é capaz de brincar com as palavras de maneira deliciosa e a leitura vai se tornando fluida e encantadora. No final das contas, a narrativa é mesmo um tanto adolescente, mas riquíssima e muito bela.

Ainda me impressiona pensar o quanto foi trabalhado em um livro tão curto. Foram menos de quatrocentas páginas, mas ainda assim sinto como se tivesse lido um milhão, já que o autor aborda muitos assuntos e consegue desenvolver todos de maneira bacana.
Me encantei com a presença do professor Sonhador, que é um dos melhores personagens (na minha opinião, claro!) desse livro. Alguém que inspira, que transborda confiança e que sabe a maneira certa de ajudar alguém que só precisa de um empurrão (e não de um sermão!) para se encontrar.
Silvia também é uma personagem que conseguiu ganhar meu coração. Sua constância, a confiança que Leo tinha que ela sempre estaria ali é algo tão bonito, tão simples, tão verdadeiro que se torna desejável.

Branca como o leite, vermelha como o sangue não é um livro nos moldes de best seller. Não tem explosões, paixões arrebatadoras, acontecimentos sobrenaturais, não é recheado de clichês, embora seja um pouco previsível (assim como a vida também é!). É um livro sobre o cotidiano, a vida real, quem somos e quem nos tornamos.
É uma história que irá gerar reflexões e certamente será capaz de encantar os leitores!
Uma leitura mais do que recomendada.


P.S.: Só depois de já ter passado da metade do livro percebi que a imagem da capa é o cabelo de uma menina. Até então eu já tinha pegado o livro em mãos diversas vezes, visto a imagem da capa na internet outras tantas e pensava que era sangue o que ilustrava a capa do livro.


Nota: 


13 comentários:

  1. PRECISO ler esse livro!! Há um tempão que eu quero, sempre vejo resenhas lindas sobre ele!
    O que me chama a atenção é exatamente ele falar de algo cotidiano, mas de forma tão bela e poética! Amo livros simples que trazem reflexões importantes. Minha expectativa está lá em cima mesmo e espero gostar muito do livro! :D

    ResponderExcluir
  2. Nanie, nunca ouvi falar nesse livro, mas sua resenha atiçou minha vontade. Vou a procura do livro. Parabéns, pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Essa é a terceira vez que eu ouço falar desse livro hoje. Em todas as vezes falaram bem, acho que o destino está querendo me dizer que eu tenho que comprar esse livro...


    Adorei sua resenha, só me deixou mais louca ainda para comprar, e é totalmente o tipo de livro que eu ando querendo ler - tenho que começar a estocar mais livros assim em casa para quando essas vontades surgirem. Agora só falta o dinheiro e, sei lá, até que uma promoção cairia bem.


    A história parece meio triste, ela é assim mesmo ou é só impressão?

    ResponderExcluir
  4. Lorrine, o livro é verdadeiramente muito bacana - eu gostei demais! Fala sobre o cotidiano, mas mesmo assim é bastante profundo!

    ResponderExcluir
  5. Shana, é um livro italiano contemporâneo que infelizmente não fez tanto sucesso assim aqui no Brasil. Mas é uma história muito bonita e bastante profunda - eu gostei demais!

    ResponderExcluir
  6. lucas, como não li ainda As Vantagens de Ser Invisível não posso comparar, mas gostei muito de Branca como o leite, vermelha como o sangue.

    Você pode ler o primeiro capítulo aqui.

    ResponderExcluir
  7. Julia, leia o livro! É realmente uma história muito bacana e muito interessante. Eu comecei não gostando do livro, mas principalmente por não captar toda a grandeza que se escondia por trás das frivolidades do cotidiano.

    Dê uma lida no primeiro capítulo aqui.



    Não, a história não é triste! É linda :)

    ResponderExcluir
  8. Li esse livro no comecinho de 2012 e me surpreendeu. Também tenho um pezinho atrás com narrativas muito adolescentes, mas desde o início o livro me fisgou. A trama é encantadora! Aliás, o livro foi recentemente adaptado para o cinema (felizmente na Itália, e não nos EUA). Espero que esse filme venha para o Brasil algum dia...

    Bj! Livro Lab

    ResponderExcluir
  9. Aline, ele consegue encantar até mesmo quem normalmente não gosta desse estilo narrativo, né?! É mesmo uma história muito boa ^^


    Poxa, não sabia que havia sido adaptado para os cinemas ^^ Vou procurar saber sobre o filme :)

    ResponderExcluir
  10. Dei 4 estrelas porque gosto dos questionamentos do autor, das referências italianas (amo cultura italiana) mas confesso que me decepcionei. Achei a narrativa infantil e tinha uma expectativa tão grande que não foi tudo aquilo que imaginei. Mas dei 4 estrelas, o que significa que gostei bastante.


    Beijos,
    Carissa

    ResponderExcluir
  11. Carissa, a narrativa é infantil, mas quem está narrando é um adolescente... à princípio, isso me desagradou, porque eu não gosto desse tipo de narrativa. Mas o livro me conquistou tanto ao longo da leitura que acabei dando quatro estrelas mesmo não gostando tanto da escrita em si. Achei o livro muito bacana!

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma grande curiosidade em relação a esse livro, já vi várias resenhas e a cada leitura só aumenta minha curiosidade.
    Adoro histórias assim que me fazem refletir e que trate do cotidiano, depois de ver aqueles 5 estrelinhas ali só aumentou em número, gênero e grau a minha vontade de ler.


    Obrigada pela ótima dica Nanie!

    ResponderExcluir
  13. Leninha, eu gostei demais do livro! Ele é diferente, pungente, tocante. Recomendo a leitura :)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥