sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Melhores de 2011


Hoje, via twitter, a Nanda do Viagem Literária falou que queria ver o meu Top 10 (confira o que ela fez clicando aqui). Confesso que eu nem estava pensando em fazer algo do tipo... e quando ela mencionou, eu disse que não daria tempo de fazer um. Mas acontece que isso ficou na minha cabeça e não me deixou em paz enquanto eu não fiz...
Eis aqui, então, o meu Top 10 2011! É claro que, como sempre, eu não sei seguir as regras e meu Top 10 não pôde ficar com apenas 10 livros... Eu coloquei os 10 primeiros em suas posições (mais ou menos nas posições, para falar a verdade... nunca consigo me decidir completamente) e os outros 12 como menção honrosa (porque eu não consegui tirar um só desses 22 livros da lista). Clique na capa dos livros para acessar a resenha.



10º A Linguagem das Flores, de Vanessa Diffenbaugh
Arqueiro, 2011 (2011) - 294 páginas

Esse livro foi uma leitura tão surpreendentemente gostosa que não poderia faltar nessa lista! Complicado até mesmo para explicar o porquê de ter me sentido tão mexida... O fato é que a autora escreve muito bem e consegue envolver o leitor em sua história.
Com uma história simples, personagens complexos e problemas que parecem insuperáveis, A Linguagem das Flores é um livro marcante!


Encantos do Jardim, de Sarah Addison Allen
Rocco, 2008 (2007) - 236 páginas

Um livro simples, mas ainda assim extremamente delicioso! Daqueles que te fazem desejar que a história seja mesmo verdadeira e que durante as férias você poderá passar uma semana hospedado com a protagonista!
Não dá para descrever o quanto essa leitura foi prazerosa e o quanto eu indico esse livro para vocês. Acho que todos deveriam ler e provar o encanto das flores desse jardim maravilhoso!


Noah Foge de Casa, de John Boyne
Companhia das Letras, 2011 (2010) - 195 páginas

Sou fã confessa de livros narrados por crianças! A inocência dessas figurinhas sempre é capaz de arrebatar meu coração. E quando o livro ainda é escrito de forma magistral e com um toque de mágica, não havia como resistir! Uma história cativante, que me ganhou desde as primeiras páginas.
Encantador!
Não há nenhuma outra palavra que consiga descrever tão bem esse livro. Aliás, não há nenhuma palavra que realmente consiga descrever bem esse livro.


Senhor do Amanhã, de Vanessa Bosso
Dracaena, 2011 (2011) - 435 páginas

Vanessa Bosso figura entre os meu autores favoritos! E Senhor do Amanhã, para mim, é de longe o melhor livro da autora! Recheado com teorias da conspiração (seriam realmente apenas teorias), o livro nos leva a aventuras incríveis e reflexões profundas!
Um livro memorável que está entre os meus favoritos e que indico para todo mundo! Leia Senhor do Amanhã, fique paranoico com as vacinas que você já tomou na vida e se divirta muito!


Água para Elfantes, de Sara Gruen
Arqueiro, 2011 (2006) - 271 páginas

Um livro que é capaz de mostrar uma realidade completamente diferente - a vida no circo nos anos 1930, com uma boa pitada de romance! Sara Gruen é uma narradora encantadora - que consegue envolver completamente o leitor.
Se você não acha que ganhar um pedaço de maçã é emocionante, você precisa ler Água para Elefantes. E chorar. O suficiente para matar a sede de um elefante.


Azincourt, de Bernard Cornwell
Record, 2009 (2008) - 446 páginas

Bernard Cornwell é um mestre na hora de escrever romances históricos! E com Azincourt ele não errou a mão, muito pelo contrário - escreveu uma das melhores histórias que já li. O cara é realmente muito bom e esse livro é maravilhoso!
Não sei se Azincourt é um livro para todos. Não o indicaria para pessoas fracas. Como eu disse a narrativa é muito envolvente e real - e os acontecimentos não são exatamente agradáveis. Mas o livro é extremamente perfeito e maravilhoso! Então, se você está afim de encarar o mundo do século XV, a partir do ponto de vista dos ingleses, mergulhe de cabeça e aproveite essa história!


Queda de Gigantes, de Ken Follett
Arqueiro, 2010 (2010) - 910 páginas

Uma aula de história condensada em apenas 910 páginas. Só quem já leu essa história consegue entender como eu posso achar que essas quase mil páginas são, na verdade, pouquíssimas para descrever um enredo tão rico! Ken Follett conseguiu narrar a Primeira Guerra Mundial de forma magistral! Mal posso esperar pela continuação dessa série.
Ler esse livro é praticamente uma aula de História. Mas com algo a mais: o cotidiano. Sempre gostei muito de estudar História e algo de que sempre senti falta foi do relato do cotidiano das pessoas. Quanto mais voltamos no tempo, menos detalhes temos do dia a dia. E mesmo de eventos mais recentes, como os retratados nesse livro, geralmente são estudados apenas do ponto de vista político. E ler essa história é se deparar com pessoas, suas vidas, amores, pensamentos, filosofias. Os personagens de Ken Follett são tão bem criados que eu quase posso escutá-los respirando aqui ao meu lado. E o autor ainda nos faz acompanhar aristocratas e operários, de minas de carvão ao parlamento inglês.


A Guardiã da Minha Irmã, de Jodi Picoult
Verus, 2011 (2004) - 433 páginas

Uma história para emocionar até mesmo os corações mais duros! Impossível conseguir desvendar todos os segredos que Jodi Picoult guarda dos leitores. Emocionante é pouco para descrever um enredo tão intenso!

Primeiro retire todo o seu casaco de preconceito. Esse mesmo que você tenta fingir que não veste.
Não julgue.
Quem disser que não julgou Anna antes de ler o livro, certamente estará mentindo. Todos julgamos. Todos pensamos em como pode ser errado uma irmã se recusar a salvar a outra. Todos, entretanto, pensamos que nunca faríamos o mesmo.
Leia o livro.


A Mecânica do Coração, de Mathias Malzieu
Galera Record, 2011 (2007) - 189 páginas

Uma história simples, porém encantadora! Mathias Malzieu conta poesia em prosa, levando o leitor a se deleitar com cada uma de suas palavras!
Personagens encantadores e amáveis - um livro que muito me marcou, pela sua beleza e simplicidade!
Sabe quando você termina de ler um livro e tem a sensação de que ele é o livro mais incrível que você já leu na vida? Sabe quando você termina uma leitura e já quer logo recomeçá-la. Reler tudo, mesmo que tenha acabo de ler o último ponto da última página? Sabe quando você se apaixona por cada um dos personagens, pelo enredo, pela narrativa e até mesmo pela capa do livro?


Coração de Tinta, de Cornelia Funke
Companhia das Letras, 2006 (2003) - 455 páginas

Esse é o meu livro preferido! Então, foi o único cuja posição eu não tive que pensar e repensar mil vezes... esse é o 1º de todas as listas que eu faça sobre livros que gosto!
Se você ainda não leu Coração de Tinta, está perdendo a oportunidade de conhecer uma história incrível!
Se o livro já é bom para pessoas normais, para aficcionados por livros é ainda melhor! Como não se apaixonar por um livro que fala sobre livros - sobre a paixão pela leitura e a maravilha que é embarcar em uma viagem literária? É realmente impossível.

Como eu falei, não consegui escolher apenas dez livros. Apesar desses doze livros não aparecerem no Top 10 2011, eles são maravilhosos e mereciam ser mencionados aqui! Eles estão listados em ordem alfabética. Para acessar a resenha, apenas clique na capa dos livros.

         

- A Floresta de Mãos e Dentes, de Carrie Ryan - editora Underworld
- Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll - editora Martin Claret
- A Maldição da Pedra, de Cornelia Funke - editora Companhia das Letras
- Apátrida, de Ana Paula Bergamasco - editora Todas as Falas
- A Pirâmide Vermelha, de Rick Riordan - editora Intrínseca
- Harry Potter e o Cálice de Fogo, de J. K. Rowling - editora Rocco
- Maldosas, de Sara Shepard - editora Rocco
- O Céu Está Em Todo Lugar, de Jandy Nelson - editora Novo Conceito
- Quarto, de Emma Donoghue - editora Verus
- Tim, de Colleen MacCullough - editora Bertrand
- Um Amor para Recordar, de Nicholas Sparks - editora Novo Conceito
- Um Homem de Sorte, de Nicholas Sparks - editora Novo Conceito

Espero que vocês tenham gostado da minha lista! Se quiserem boas leituras para 2012, aí tem 22 excelentes  livros que eu super recomendo!
E você?! Concorda com essa lista? Algum desses livros também faz parte da sua lista de melhores leituras de 2011? Que tal deixar um comentário me contando quais livros fazem parte da sua lista? 

30 comentários:

  1. Oi Nanie!
    Belíssima lista! Gostei demais!
    FELIZ ANO NOVO!
    Beijos
    @PatriciaADavis 

    ResponderExcluir
  2. Ei Nanie....

    Nha que delicia a sua listinha, infelizmente do seu TOP 10 eu ainda não li nada mas comprei o 'Linguagem das flores' por causa da sua resenha que eu amei tanto. Com certeza vai ser uma das minhas proximas leituras...ADORO!

    Nha quero ler tudo comofaz?

    beijos querida e super 2012 para vc e toda a sua familia!
    Muita saude, paz e alegrias de montão :)

    ResponderExcluir
  3. Nanie, super saudade de vc!!!! Fiquei sem computador e so agora estou voltando lentamente. Entao... GOSTO DE VARIOS DA SUA LISTA!!! Tb sofri p/ escolher somente 10. Adorei a Mencao Honrosa! Pq eu nao pensei nisso!?! hahahahahaahahh
    Mas de todos q vc escolheu, sem contar Harry Potter que ganha desparado p/ mim, o meu predileto eh Floresta de Maos e Dentes. 
    BJAO

    ResponderExcluir
  4. Linda lista! AMO A linguagem das flores, Noah foge de casa e Coração de tinta, apesar de não ter gostado de água para elefantes. :P O céu está em todo lugar também é tudo na vida, gente! Amor demais ♥

    Mudando de assunto rapidinho, gostaria de falar sobre a parceria que esse blog tem com o Making me Dream. O blog mudou de endereço agora (e nome também) e virou o Pausa Para Sonhar. Passei pra avisar! :)

    ResponderExcluir
  5. OI Nanie!

    Adorei as escolhas!

    Um feliz 2012!!!!



    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, querida!!!
    Feliz ano novo para você também =D
    Muita saúde, paz, sucesso, dinheiro e livros para você \o/

    ResponderExcluir
  7. Nenhum dos Top 10?! Menina... pelo menos alguns ali você precisa ler >< hahahahahaha Mas eu sei como esse danado do tempo nos faz falta!


    Feliz ano novo para você também =D
    Muita saúde, paz, sucesso, dinheiro e livros para você \o/

    ResponderExcluir
  8. Livia, super saudades de você e do seu blog também... o Mestrado também me deixou super sem tempo para poder visitar os blogs que tanto gosto >< Mal estou tendo tempo de manter o Nanie's World! >< 
    Menina, eu também sofri para escolher apenas 10 e, no final das contas, eu não consegui... para falar a verdade, agora mesmo eu já não concordo completamente com essas posições (exceto a primeira \o/ kkk).
    Harry Potter eu coloquei só um, mas bem que gostaria de ter colocado os cinco que li nesse ano \o/ Hahahah Mas daí acabei colocando só o meu preferido =D Como esse livro eu já li 123142324353456536 milhões de vezes, daí eu decidi não colocá-lo no Top 10... Floresta de Mãos e Dentes é bom demais - eu adorei!!! 
    Feliz ano novo para você, querida =D
    Muita saúde, paz, sucesso, dinheiro e livros para você \o/ 

    ResponderExcluir
  9. Como assim não gostou de Água para Elefantes?! Primeira pessoa que ouço falando isso >< hahahah Outros livros da lista eu sei que não são unanimidade, mas esse eu nunca tinha ouvido alguém dizer que não gostou =)
    O Céu Está em Todo Lugar é um livro maravilhoso, né?! Além de uma história encantadora, ainda tem o melhor projeto gráfico que já vi em um livro - lindo demais!

    Feliz ano novo para você, querida =D
    Muita saúde, paz, sucesso, dinheiro e livros para você \o/

    ResponderExcluir
  10. Uia, não li nenhum dos tops, só li dois dos que mereceram menção Honrosa, pelo menos!

    ótima lista!
    Seu bog não podia ficar de fora do top, suas dicas de leituras são maravilhosas!

    ResponderExcluir
  11. Que bom que curtiu a lista ^^

    Feliz ano novo para você também, querida =D
    Muita saúde, paz, sucesso, dinheiro e livros para você \o/

    ResponderExcluir
  12. Sério, Leninha!? Nossa... eu tinha impressão que você teria lido quase todos... hahahahah
    Você não chegou a ler Água para Elefantes?!
    Apátrida eu sei que você leu e amou!!! Aliás, foi sua a indicação que me levou ao livro - que eu adorei demais!!!! 

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu top10! E as menções honrosas também! Foi uma boa ideia pra colocar não só os 10 melhores do ano, mas todos que você queria indicar! hahaha
    Nunca li nada da Cornelia Funke, mas já que você indicou dois livros dela, vou tentar ler algum em 2012... Não sei se conseguirei, pois já tenho taaaaanta coisa aqui esperando pra ser lida, que estou evitando comprar mais livros HAHAHHA

    Feliz Ano Novo!Camila Candomil| Seleção Literária | http://selecaoliteraria.blogspot.com |

    ResponderExcluir
  14. Uau, uau! Eu tô nessa lista ae?? Meu Deus, meu Deeeuuuussssss!!! Hahahahahaha, quase cai da cadeira, juro para vc. Nossa, Nanie, não sabe o quanto isso significa para mim... é sério, vc não tem ideia. Muito obrigada e ano que vem tem mais hein! Possuída e o Homem chegando!!!!

    ResponderExcluir
  15. Hahaha Como eu disse, eu não sei seguir regras >< É um sério problema... sempre dou um jeitinho que fazer o que eu quero Oo hahahahaha
    Eu juro que tentei escolher só 10, mas foi impossível... Todos esses mereciam suas colocações \o/

    Nunca leu nada da Cornelia?! Menina... você está perdendo! A mulher manda bem demais \o/ Eu prefiro Coração de Tinta, mas A Maldição da Pedra é mais barato e menorzinho (uma leitura mais rápida) =D
    Feliz ano novo para você também =DMuita saúde, paz, sucesso, dinheiro e livros para você \o/ 

    ResponderExcluir
  16. Como assim você não sabia?! Já te disse inúmeras vezes o quanto gosto de Senhor do Amanhã \o/ Você que não acredita =D
    Esse livro é fodástico demais \o/ hahahahaha
    Fico feliz por saber que 2012 trará mais Vanessa Bosso para mim *-* Porque eu amo demais \o/

    Feliz ano novo para você, querida =D
    Muita saúde, paz, sucesso, dinheiro e livros para você \o/

    ResponderExcluir
  17. AAAAAH obrigada! ^^ Desejo o meeeeesmo pra você :D
    Juro que vou tentar ler algo dela esse ano! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. Se conseguir, não vai se arrepender \o/

    ResponderExcluir
  19. Apátrida só não entrou na minha lista por que li ano passado no Natal, nossa como passou rápido esse ano.

    2011 foi o ano de ótimos livros e muita enrolação na leitura, minha pilha ta imensa, mas em 2012 minha meta é ler bem mais!

    ResponderExcluir
  20. Foi um dos primeiros livros que li esse ano e amei *-* É lindo demais \o/
    Eu não posso reclamar... esse ano eu li demais... mesmo assim minha pilha está gigantescamente enorme Oo

    ResponderExcluir
  21. Ain, é mesmo difícil escolher entre tantos né?
    Mas como você colocou coração de tinta em primeiro fiquei ainda mais curiosa. Parece ser incrível *-*

    Adorei o post.

    Beijos,Thais P.http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. É muito difícil >< hahahahaha
    Coração de Tinta é o único sobre o qual eu tenho certeza da posição!!! Esse é o primeiro sempre - meu livro preferido \o/ É uma história boa demais =D

    ResponderExcluir
  23. Valha! Não li nenhum desses (os 10 +) Nossa como sou "inculta" kkkkkk... Confesso que queria muito conhecer as obras da Van Bosso, será uma das minhas metas para 2012!

    FELIZ 2012 NANIEEEE!!! 

    Aaaaa eu vou pra Sampa, já é certo, vc vai? Vamos comer muitas Pizzas??? Kkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Nenhum?! Como assim, Nice?! São ótimos livros, eu garanto =D

    Vai mesmo?! Ahhhhhh eu ainda não sei se poderei ir... preciso ver como estarão as coisas no Mestrado... acho que é meio improvável que eu consiga ir, infelizmente... mas vou tentar \o/ afinal de contas, dessa vez eu quero pizza!!! kkkkkkkkkk


    Feliz ano novo para você também, querida!!!!
    Muita saúde, paz, sucesso, dinheiro e livros \o/

    ResponderExcluir
  25. Acho que foi porquê eu vi o filme antes de ler o livro, talvez. Eu achei a história linda, claro que ela é, mas um pouco forçada e talvez com um romance clichê e com mel demais. :( Maaaaaaaas, acho que vou parar para ler o livro depois, de novo. Ver se mudo minha opinião! \o/
    E O Céu Está em Todo Lugar é maravilhoso em TODOS os sentidos. A capa dele e o capricho com que o livro foi feito também são tão lindos! Sem contar a história que por si só já deixa qualquer um maravilhado ♥

    Feliz ano novo pra ti também, moça! :)
    Eba, tô aceitando isso tudo aí. iauhaiuhaiuhaiuhaiia Pra ti também! 

    ResponderExcluir
  26. Ah, entendi... Hahahaha cada um tem uma opinião mesmo =) E isso é o máximo ^^

    ResponderExcluir
  27. Que linda lista, vários ainda não tive oportunidade de ler... espero que consiga.
    Outros, concordo com o lugar onde se encontram :D
    Feliz ano novo, que este novo ano que se inicia seja repleto de felicidade e regado por bons livros.Beijocas,Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  28. Foi difícil escolher só alguns dentre todos que li >< Mas certeza que esse 22 foram os melhores =D

    Para você também, querida!!! Um feliz ano novo repleto de felicidades, paz, saúde e sucesso ^^ E muitos livros também, claro!!!

    ResponderExcluir
  29. Ei Nanie!

    Não posso deixar de dizer que fiquei pensando no seu Top 10, como é que vc iria fazer! Afinal, vc arrasa nas leituras e a maioria dos livros que vc indica são muito bons!

    Adorei sua seleção, algumas das sua dicas já estavam anotada!

    Bjusss

    ResponderExcluir
  30. hahaah
    Taí algo que não posso negar, esse ano foi recheado de leituras boas!!!! Se tudo o mais não foi assim tão bom, as leituras que apareceram foram excelentes =D Espero que em 2012 eu também só leia livros bons \o/ hahaha
    Foi bem difícil selecionar só 22 >< Mas eu consegui \o/ hahahahaa

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥