Título: Alice no País das Maravilhas
Título Original: Alice's Adventures in Wonderland
Autor: Lewis Carroll
Editora: Martin Claret
Ano da Edição: 2005
Ano Original de Lançamento: 1865
Nº de Páginas: 145
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sobre o livro:
Alice está ao lado da irmã, que lê um livro sem figuras e sem diálogos. Sente-se sonolenta, afinal de contas, que graça tem um livro desses?
Quando já estava quase adormecendo escuta um coelho que diz estar atrasado. Alice não acha estranho o fato do coelho falar, mas realmente fica surpresa quando o vê usando uma casaca e retirando do bolso um relógio - onde detecta o quão atrasado está.
Alice não pensa duas vezes e segue o coelho.
É assim que Alice chega ao País das Maravilhas, onde irá encontrar as coisas mais estranhas do mundo.
"- Lá em casa era muito mas agradável - lembrou-se a menina. - Lá eu não ficava crescendo e diminuindo toda hora, nem recebendo ordens de ratos e coelhos. Chego quase a me arrepender de ter entrado por aquela toca de coelho. Mas... no entanto... é muito interessante esse tipo de vida! Fico imaginando o que será que realmente aconteceu comigo, e não chego a nenhuma conclusão. Antigamente, quando eu lia contos de fadas, eu achava que essas coisas não aconteciam na vida real. E aqui embaixo parece que estou bem no meio de uma dessas histórias. Acho que deveriam escrever um livro sobre mim! Deveriam mesmo! E quando eu crescer, vou escrever um... Bem que eu já estou bem crescidinha agora... - acrescentou num tom tristonho. - Pelo menos não há mais espaço sobrando para eu continuar crescendo aqui."
O que eu achei do livro:
Esse livro é tão incrível quanto nonsense.
Devo dizer que não consigo entender completamente todas as metáforas e comparações que Lewis faz. Mas as que compreendo já são suficientes para me fazer uma grande fã desse livrinho. E devo dizer que agora, na segunda leitura, ainda pude encontrar coisas que não havia notado da primeira vez. Sabendo que Lewis não apenas brinca com a linguagem (a passagem da conversa de Alice com o Grifo e a Tartaruga falsa é ultra rica e engraçada), mas também com os paradigmas e a política de sua época torna a leitura ainda mais rica. É quase uma busca ao tesouro.
Se você pretende ler Alice no País das Maravilhas e entender a história, eu já digo de cara: não leia. Honestamente, você irá se divertir muito, rir das ideias equivocadas, dos milhares de nonsenses e das aventuras dessa criança que é muito esperta! Mas não espere entender toda a história. Ainda acho que terei que ler ao menos mais umas dez vezes antes que possa dizer que encontrei quase tudo que Lewis escondeu nessa história.
E mesmo que você não queira pensar em semântica, coerência, política ou outras coisas diversas e procure apenas diversão, ainda assim indico Alice. Ela é uma personagem cativante que pensa mais do que deveria - e nos faz rir muito com seus pensamentos - e que vive as aventuras mais divertidas e loucas que já tive a oportunidade de ler. A passagem mais legal é o encontro de Alice com a Lebre de Março, o Chapeleiro e o Esquilo em seu chá interminável - não há adaptação que eu já tenha visto que conseguiu ser tão engraçada como a passagem original!
Alice no País das Maravilhas é um clássico de leitura obrigatória! Não deixem de conferir!
PS: Só um detalhe que acho importante adicionar. Se você já viu alguma adaptação cinematográfica (ou outra qualquer) poderá estranhar a história nesse livro. Isso porque as adaptações feitas, em sua maioria, são uma mistura desse livro com o livro Alice no País dos Espelhos e o que Ela viu por lá. Então, não se assuste, leia os dois livros. Em breve, posto a resenha do outro por aqui!
Nota:
Dificuldade de Leitura:
Ah, que legal hahaha Adorei
ResponderExcluirNunca li Alice no País das Maravilhas nem Alice no País dos Espelhos mas os dois devem ser ótimos mesmo!
Só lembro quando criança de ler sem parar "Alice no País dos Vegetais" hhahahaha como extra-classe lá da primeira série +/- hahaha Nunca aprendi a comer vegetais, mas até hoje lembro do livro.
Tenho que ler esse livro! =X
ResponderExcluirE vem cá, o desenrolar da história é legal?
E outra coisa, a linguagem deixa o ritmo da leitura lenta ou é tranquilo?!
Beijoos
Adoro adaptações, ainda mais quando levam 5 estrelas.
ResponderExcluirAnotado a dica aqui!
beijos!
Vanessa Lopes, desse terceiro eu que nunca ouvi falar >.< hehehehehe Mas leia os livros de Carroll sobre Alice - os dois são excelentes!
ResponderExcluirBruna M. Silva, a linguagem não é muito complexa não, apesar de ser um livro clássico. Mas as brincadeiras que Carroll faz com a linguagem não são muito fáceis de serem percebidas. Entretanto, é possível ler o livro e se divertir com a história sim! O ritmo de leitura é super rápido e gostoso!
Leninha, esse não é adaptação não. É a história original e na íntegra =)
ei Nanie, eu não sabia que o filme era uma mistura de dois livros. =O
ResponderExcluirQue livrinho antigo heim? Ano Original de Lançamento: 1865. Não acredito que ainda não li, eu gostei tanto do filme.
Tenho que ler mais clássicos. ^^
beijos.
Tem um tempo q eu quero ler mas naum tá entre minhas prioridades... um dia eu leio!!!
ResponderExcluirhttp://conversandocomdragoes.blogspot.com/
Já li os dois livros há muito tempo atrás, e reli-os umas duas vezes. Realmente é um livro para divertir pq não dá seguir uma lógica no livro como vi no filme recente, que no final, depois de todas as aventuras que Alice vive, ela finalmente entende que precisa de coragem para enfrentar suas próprias decisões. Na realidade, gostei mais do filme do que do livro.
ResponderExcluirBeijo
Eliane (Leituras de Eliane)
Amo esse livrinho!! é tão lindo!!
ResponderExcluirSó que os que li são todos emprestados..nao tenho um própio buaaa
bj
Ahh, eu não gostei do filme, achei ele tão confuso >.<
ResponderExcluirMas pode ser por causa dessa mistura dos dois livros...
Acho que vou ler, mesmo que clássicos não sejam os meus preferidos ;)
Bjus.
Adoro Alice. Já li várias versões da história e sempre me surpreendo. É um livro que vale a pena ler, reler e ter.
ResponderExcluirBjkas!
Monique
Eu não sabia que o filme é adaptação de dois livros. Nunca li esse livro, quem sabe um dia...
ResponderExcluirBeijinhos
Olá, tudo bem? Taí um livro que nunca tive vontade de ler, rs, até agora, hihi. Eu já algumas adaptações para o cinema e gostei de todas, mas sei lá... Eu tenho o livro no cel e achei o vocabulário um pouco difícil e acho q por isso, não continuei a leitura =\ Mas quem sabe agora eu não me animo e leio né?
ResponderExcluirBeijos, boa semana =*
@morenalilica
Sabes que nunca li Alice? Acho que só vi os filmes mesmo. Fiquei bem animada para me jogar na leitura.
ResponderExcluirBeijos, Nanie.
Eu sou exceção: Não gosto de Alice. É bacana nas telas, por ser muito visual. Mas só com muita força de vontade pra eu não abandonar a leitura. Achei nonsense demais. E olha que na época eu estava em uma fase literária muito boa, rs.
ResponderExcluirBeijos
Você acredita que não li nenhum livro até hoje?
ResponderExcluirAdorei sua resenha e vou ver se consigo dar uma olhadela neles...
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros
Vc tbm acredita que eu nunca vi um filme do livro?? O.o Mas eu gosto de coisas "nonsense" heheh Acho que vou gostar tanto dos livros quanto das adaptações, se um dia eu chegar a ler ou ver hehe
ResponderExcluirAhhh, muito bom esse livro. Não tem como não gostar desse clássico. Claro que é meio maluco, mas vale a pena ler!!
ResponderExcluirBejinhus
Esse eu já li. Realmente é uma maravilha...rsrs Só que a capa do meu é diferente =)
ResponderExcluir