domingo, 10 de abril de 2011

Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice



Título: Entrevista com o Vampiro
Título Original: Interview With The Vampire
Autor: Anne Rice
Editora: Rocco
Ano da Edição: 1991
Ano Original de Lançamento: 1976
Nº de Páginas: 334
Série: As Crônicas Vampirescas - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
Louis é um vampiro. Mas ainda tem sentimentos bem humanos. Em praticamente dois séculos de vida (ou de morte), ele tem muito para contar.
E decide que irá relatar tudo a um garoto - que grava toda a vida de Louis em fitas.
Num quarto de hotel, o vampiro relata desde antes do momento de sua transformação, quando foi modificado por Lestat, Cláudia, Armand e tudo o que aconteceu durante a vida.
"- Pela primeira vez eu me sentia inteiramente transformado em vampiro. Fechei as venezianas de madeira entreabertas sobre as janelas estreitas e tranquei a porta. Depois penetrei no caixão forrado de cetim, quase percebendo o brilho do tecido no meio da escuridão, e ali me tranquei. Foi assim que me tornei um vampiro."
"- Os vampiros são assassinos."

O que eu achei do livro:
Eu precisava ler esse livro.  Já estava na minha lista há algum tempo. Duas mulheres tão grandes reunidas em único livro mereciam, certamente, uma atenção especial. Uma dessas mulheres é Anne Rice - uma escritora muito famosa pelos seus vampiros, mas que eu ainda não conhecia. A outra é Clarice Lispector, uma grande escritora de alma brasileira que traduziu magistralmente essa história tão deleitável!
O que posso dizer dos vampiros de Anne Rice?! Eles são vampiros tradicionais - vampiros que matam, que sentem fortemente o passar dos anos. É incrível acompanhar a história de Louis, suas dúvidas, aflições, amores, dores e buscas. Não há como não se apaixonar por Cláudia - uma das personagens mais encantadoras que já tive oportunidade de conhecer! Embarcar no mundo da imortalidade nesse livro é certamente uma viagem maravilhosa!
A escrita de Rice é muito bonita. Apesar de não ser muito rebuscada, a leitura não é tão simples, nem tampouco rápida, em decorrência da quantidade de pensamentos e reflexões que permeiam o livro. A história segue uma certa linearidade, mas é entremeada com os pensamentos, dúvidas, certezas de Louis. A leitura é um pouco complexa, entretanto, é magnífica!
Hei de abrir aqui um parênteses. O livro, ao menos para mim, não foi perfeito. Apesar da escrita estar maravilhosa, eu não gostei da forma como os parágrafos foram montados. Poderia dizer que o livro é narrado em terceira pessoa por causa do início. Mas, apesar dessa existência de um narrador em terceira pessoa, Louis passa o tempo todo falando, portanto, uma narrativa em primeira pessoa existe no livro inteiro. Existe uma mistura entre as falas de Louis contando o que aconteceu e as falas dos personagens que ocorrem durante a narração de Louis. Particularmente, quando uma fala continua em outro parágrafo, prefiro utilizar aspas duplas e não um novo travessão - para ficar claro quem é o interlocutor. Mas não é assim que esse livro acontece, ele utiliza vários travessões para a mesma fala, o que, na minha opinião, torna a leitura um pouco mais difícil e complicada sem necessidade.
Porém, mesmo com esse pequeno detalhe, esse é um livro incrível! Se você é um apaixonado por vampiros precisa conhecer essa história! E se você não é, irá se tornar!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


19 comentários:

  1. Estou louca para ler esse livro há séculos!! MAs quero essa nova edição!! ^^ hahahha
    Assisti ao filme apenas!! Demais!!
    beijos

    ps: nao sabia que era a Clarice Lispector que havia traduzido o livro!!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro essa trilogia mas o último é meu favorito!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muita curiosidade de ler Anne Rice, mas essa curiosidade ainda não me levou a comprar nenhum livro dela...

    ResponderExcluir
  4. Kate, não é trilogia não... é uma série de 10 livros + 2 (os dois últimos são conhecidos como As Novas Crônicas Vampirescas) =) Tenho muito livro pela frente ainda >.< hahah

    ResponderExcluir
  5. poxa, 10 livros :O
    neem vou ler esse, então... se não vou ficar na ânsia pra ler o resto tb (a não ser que aconteça que nem como na saga diários do vampiro, eu não suportei terminar de ler nightfall de tão chato)

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanie,
    Eu adoro a Anne Rice, mas este não é o meu livro preferido da série.Tudo bem, devo confessar que li somente os 4 primeiros e sou louca pelo Lestat, meu livro preferido, lógico, é o dele.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanie, não sou apaixonada por vampiros, mas tem um amigo do meu namorado que sempre fala dos livros da Anne super bem, até tenho certa curiosidade e tal, mas não esta na prioridade hahaha.

    Boa a resenha... já conhecia um pouco do estilo dela e tal, só não sabia como era o "andar da carroagem" da leitura, bom saber que não é um livro rapidinho de ler...

    Beijoo

    ResponderExcluir
  8. Esse é o próximo da pilha. Eu estou louca para ler pois amo muito o filme.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Já comecei a ler esse livro e acabei deseistindo. Talvez eu volte a ler algum dia. Bela resenha Nanie!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  10. Começando pela capa que é linda, Anne rice é uma das autoras que ainda sonho em conhecer, todas as resenhas de seus livros mexem comigo.
    Adorei a sua e aumentou minha vontade nesse livro específico, que é tão bem cotado!
    beijão!

    ResponderExcluir
  11. ei Nanie. ^^

    eu tenho muita vontade de ler essa coleção da Anne, mas sempre perco as promos dos livros na Submarino.
    Amo histórias de vampiros e esse livro parece ser muito bom. ^^

    p.s: nunca vi o filme. =/

    beijos.

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita vontade de ler esse livro, depois dessa resenha, fiquei com mais vontade ainda. Tbm não conheço nada da Anne Rice. Tenho mta vontade de conhecer.

    ResponderExcluir
  13. Nunca vi o filme, mas também nunca li gente falando mal de Anne Rice, então o livro deve ser mesmo bom.
    Um dia eu ainda leio um livro dela

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li o livro, mas já ouvi muito sobre ele. Comprei recentemente a Hora das Bruxas (I e II) da autora, mas não tive tempo de ler ainda.
    Dizem que todos os livros dela são ótimos, espero que sejam mesmo.
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  15. Oie!

    Eu tenho esse livro, mas não li ainda...

    Tempo sabe... kkk

    Adorei a sua resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito de vampiros e sempre quis ler um livro da Anne Rice!
    Já assistir ao filme com o livro do Brad *-*
    Ai depois fiquei querendo ler o livro \o/

    Uma nota boa para o livro, com certeza vou ler ;)

    Bjus.

    ResponderExcluir
  17. Não gosto muito de vampiros mas me simpatizo com a Anne Rice... principalmente pelo preço dos livros dela no Submarino, 10 reais!!!
    Gostaria de conhecer seus livros mas não começaria por esse.

    ResponderExcluir
  18. Ahhh, eu já li todos os livros dela. Amo o jeito dela escrever. Esse não é o meu favorito, mas é muito bom tbm =) Amei a resenha ;)

    ResponderExcluir
  19. Nunca li nenhum livro dessa autora, não sou muito fã desse estilo. Mas acho que vou dar uma chance. Minha irmã tem todos os livros dela =)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥