sexta-feira, 22 de abril de 2011

Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling



Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Título Original: Harry Potter and The Philosopher's Stone
Autor: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Ano da Edição: 2000
Ano Original de Lançamento: 1997
Nº de Páginas: 263
Série: Harry Potter - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
Há 10 anos atrás, Harry foi deixado na casa dos Dursley, seus tios, para ser criado por eles. A versão que conhecia era que os pais haviam morrido em um acidente de carro - o mesmo que causara a cicatriz em forma de raio que o menino tem na testa.
Mas em seu 11º aniversário Harry vai descobrir que essa história não é verdadeira. Seus pais foram mortos pelo maior bruxo das trevas de todos os tempos - Voldemort. E Harry, de alguma forma desconhecida, havia conseguido acabar com o bruxo e permanecer vivo - mesmo tendo apenas 1 ano de idade. Harry descobre que ele mesmo é um bruxo e que nunca mais terá que aguentar o primo-mala Duda e nem morar com os tios que o detestam. Ele irá passar o ano inteiro em uma escola para bruxos - Hogwarts - onde poderá conviver com outros bruxos e aprender feitiços, poções, magias e o que mais há para saber sobre esse universo mágico que é o mundo de Harry.

O que eu achei do livro:
O que dizer de Harry Potter?! Esse não foi o meu primeiro contato com esse livro e, certamente, não será o último. A verdade é que já perdi a conta de quantas vezes li esse livro... mas garanto que o primeiro volume da série já foi lido por mim mais de dez vezes. E juro que não me canso - não há como se cansar de Harry Potter!
A escrita de J. K. Rowling é bem simples - até porque é um livro para crianças - e muito gostosa de ler. O livro é bem cheio de ação, então a leitura é super rápida! Não há como não devorar as páginas do livro!
Quem ainda não leu Harry Potter está perdendo um dos melhores livros de magia que existe no mundo. Já me imaginei indo para Hogwarts, montando uma escola como Hogwarts e sendo diretora, fazendo magia, jogando quadribol, etc e tal! Sou super apaixonada pelo universo criado pela autora!
E os personagens do livro? Adoro todos - são super bem criados e condizentes com suas próprias ações em todos os livros da série (ops, Nanie, não se adiante... a resenha é só do primeiro livro).
E amante como sou do livro, não pude deixar de pegar algumas das minhas citações favoritas!
"Você tem certeza de que esse feitiço está certo? - perguntou a menina. - Bem, não é muito bom, né?! Experimentei uns feitiços simples só para praticar e deram certo. Ninguém na minha família é bruxo, foi uma surpresa enorme quando recebi a carta, mas fiquei tão contente, é claro, quero dizer, é a melhor escola de bruxaria que existe, me disseram. Já sei de cor todos os livros que nos mandaram comprar, é claro, só espero que seja suficiente; aliás, sou Hermione Granger, e vocês quem são?" 
Hermione é minha personagem favorita! Acho que não há outro personagem de livro com quem me identifico tanto - chata, metódica, implicante, estudiosa. Talvez ela seja um pouquinho mais exagerada do que eu. Um pouquinhos. Adoro a Hermione Granger! Mas ainda há outra passagem dela que é a minha preferida de todos os tempos - quando li essa fala da garota, tive certeza que nunca mais iria encontrar uma personagem tão tão assim!
"Espero que estajam satisfeitos com o que fizeram. Podíamos ter sido mortos, ou pior, expulsos."
As músicas do Chapéu Seletor também são ótimas! Eu resolvi pegar um trecho da música que ele canta e que descreve as quatro casas da escola. Eu não sei se ficaria na Grifinória - claro que amaria ficar nessa casa, em partes, me identifico bastante -, talvez o chapéu me colocasse na Corvinal, porque sou uma pessoa muito estudiosa - realmente adoro estudar! Acho que me encaixaria bem por lá também! Ou talvez na Lufa-Lufa... afinal de contas, mais lerda do que eu... não tem jeito, impensável. Sonserina realmente nunca seria o meu lugar. Sou uma pessoa sonhadora, mas ambição não combina comigo. E prefiro morrer do que fazer qualquer coisa para passar em cima de alguém.
"[...]Em que casa de Hogwarts deverão ficar.
Quem sabe sua morada é a Grifinória,
Casda onde habitam os corações indômitos.
Ousadia e sangue-frio e nobreza
Destacam os alunos da Grifinória dos demais;
Quem sabe é na Lufa-Lufa que você vai morar,
Onde seus moradores são justos e leais
Pacientes, sinceros, sem medo da dor;
Ou será a velha e sábia Corvinal,
A casa dos que têm a mente sempre alerta,
Onde os homens de grande espírito e saber
Sempre encontrarão companheiros seus iguais;
Ou quem sabe a Sonseriana será a sua casa
E ali fará verdadeiros amigos,
Homens de astúcia que usam quaisquer meios
Para atingir os fins que antes colimaram."
E antes de terminar uma das maiores resenhas do blog (o que fazer, Harry Potter é simplesmente Harry Potter... prometo que nos próximos livros faço resenhas menores. Eu acho. Vou tentar. Talvez. Um pouquinho menor ao menos.), não poderia falar de outro personagem que é incrível - Dumbledore!
"Sejam bem-vindos para um novo ano em Hogwarts! Antes de começar nosso banquete, eu gostaria de dizer umas palavrinhas: Pateta! Chorão! Destabocado! Beliscão! Obrigado."
Como não amar um cara que faz um discurso desses?! Dumbledore é o máximo!
"Para a mente bem estruturada, a morte é apenas a grande aventura seguinte."
Enfim, essa série é leitura obrigatória. O quê?! Como assim você ainda não leu? Leia, porque é excelente! Você só leu uma vez? Como consegue?! Eu nunca resisto a Harry Potter e sempre releio, releio, releio - essa história é mágica demais!

PS: Um detalhe interessante: sabiam que o nome do primeiro volume é diferente nos Estados Unidos e na Inglaterra? Pois é... eu não sabia, descobri isso só hoje. Porque quando fui olhar o título original do livro, encontrei "Harry Potter and the Philosopher's Stone", mas esse não era o título que estava no meu exemplar em inglês (eu só tenho o 1º volume em inglês e o li apenas uma vez, mas não dessa). O meu exemplar tem o título "Harry Potter and the Sorcerer's Stone". E aí a Nanie ficou doidinha, né?! Afinal de contas, qual era o título. E pesquisando na internet descobri que na Inglaterra tem um nome e nos Estados Unidos outro. Muito estranho, né?!

PS2: Tradução é sempre um problema. Principalmente quando cismam de traduzir nomes... Já é irritante demais que o pai do Harry se chame Tiago em português. Mas isso até passa porque, por acaso, ele é chamado desse jeito em todos os livros. Agora, mais irritante que isso é o que fizeram com o nome do Hagrid. Não, eles não traduziram o nome, mas a forma como o garoto o chama. Não é comum no Brasil chamar alguém pelo sobrenome - praticamente não é usado por aqui. E Harry só chama Hagrid pelo segundo nome (o nome dele é Rúbeo Hagrid). Daí, no primeiro livro, por um motivo que quase não é possível entender, a tradutora resolveu que os garotos iriam chamar o amigo de Rúbeo. E isso persiste durante o primeiro livro inteiro. Mas o narrador sempre o chama de Hagrid mesmo.
Isso não acontece na versão em inglês do livro e nem nos próximos volumes da série. É realmente um ponto bastante irritante.
"Me chame de Rúbeo, é como todos me chamam." - na versão brasileira.
"Call me Hagrid," he said, "everyone does." - na versão americana.

PS3: Sobre a versão vendida pelo Submarino.
Adoro os preços bons do Submarino, mas acho que eles, de certa maneira, enganam o consumidor. Quando comprei meu Harry Potter (deixa eu explicar - já tinha a coleção toda, mas até o 5 era usado porque comprei enquanto ainda não tinha trabalho. Então comprei online os 5 primeiros porque queria ter todos novos) pelo Submarino, eu esperava que fosse a mesma versão. Em lugar algum falava que era uma versão com qualidade pior. E, indiscutivelmente, o livro vendido pelo Submarino tem uma qualidade bem pior do que o original. O original tem orelhas, uma capa bem mais dura, brilho nas letras de Harry Potter e folhas de melhor qualidade. Se eu acho que vale a pena?! Sim, eu acho. O preço é bem mais baixo do que o preço dos livros na versão normal, mas acho errado que não seja mencionado - em momento algum - que não é a mesma qualidade do livro que é vendido normalmente.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


28 comentários:

  1. Harry Potter... Só li os dois últimos volumes da série, tenho vontade de ler a série inteira ou pelo menos o primeiro, que dizem ser tão bom...
    Tenho uma amiga que releu montes de vezes como você, mas não sou capaz disso...
    Sobre o PS2 - Como podem fazer isso? o.O

    ResponderExcluir
  2. Srta. Bibliófila, é realmente irritante eles ficaram chamando o Hagrid de Rúbeo... e o pior é que só acontece no 1º livro - então fica sem noção... depois eles o chamam de Hagrid o tempo inteiro. Enfim...
    Sobre reler - eu amo reler meus livros! A releitura é sempre mais prazeirosa!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li a série... pro falta de vergonha na cara eu tenho certeza! HAHAHA
    Mas Harry Potter é uma das minhas metas para esse MÊS!
    Adorei a resenha.... e mais uma vez espero que Harry Potter me surpreenda pois todos falam TÃO BEM! :D

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu estou no "Cálice de Fogo". Comecei mês passado. Todos pela editora, doeu no bolso mas valeu apena.
    Vi no Submarino todos por menos da metade do que eu gastei com mais "Harry e seus fãs", e quase choro (Como é que acontece um negócio desses comigo? *cry*), mas aí descobri (como você disse) que a qualidade não é a mesma... Menos mal, mas mesmo assim...
    Eu pensei: vou tentar ao máximo não relacionar o livro ao filme. Mas quem disse que eu lembrava daquilo? Foi como se eu soubesse da história pela primeira vez (fora os finais, que com certeza marcaram e eu não esqueci).
    Harry Potter é excelente, e Joanne é demais. Fico imaginando como pode uma pessoa normal pensar em tudo aquilo, cara...
    Haha, ótima resenha :D

    ResponderExcluir
  5. Thassio, essa série é muito boa!!! Super vale a pena ler =D


    Filipe Machado, a série é boa demais, né?! Os filmes são terríveis... depois que vi o quarto - onde eles destruíram não só o meu filme favorito como ainda deixaram vulgar a personagem que mais gosto - desisti dos filmes >.< hahahahah
    A qualidade não é a mesma... é muito inferior, muito mesmo. Ainda quero comprar os cinco primeiros volumes em uma qualidade decente >.< Mas vai ser difícil =) ehehhehe
    Também fico pensando como aquela mulher pôde pensar em algo tão incrível assim - a série é excelente!

    ResponderExcluir
  6. pára tudo! harry potter é incrível!
    também li inumeras vezes esse volume! adoooooro!
    espero até hoje minha carta!
    quero ter uma coruja!
    jogar quadribol!
    e omg! um vira-tempo cairia super bem agora =)
    adorei a resenha! vai resenhar a série completa?

    beijooos
    bibs

    ResponderExcluir
  7. bibs, claro que vou! Pretendo resenhar os oito (já contando com Os Contos de Beedle, O Bardo) ainda esse ano!!! Amo Harry Potter *-*


    Vivian, amor demais!!!

    ResponderExcluir
  8. Ai *_* que bons tempos trazem Harry Potter... com certeza um dos melhores melhores histórias já inventada!

    Beijooos

    ResponderExcluir
  9. Eu era totalmente contrária a este estilo de texto,mas de repente, faz mais de 3 anos, uma amiga me emprestou Harry Porter e a pedra filosofal, Eu li rapidinho e ainda teve uma doutora em sociologia que fez toda análise do comportamento de Hermione. Eu me apaixonei pela Obra.
    Bjs
    Renata
    www.tecergirassois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Acredita que eu nunca li os livros? o.O
    Harry Potter não é uma história essencial pra mim mas sem dúvida é uma história EXCELENTE! Criativa demais. Foi uma das pioneiras nesse ramo de escolas sobrenaturais.
    O problema é que vi os filmes antes de conhecer os livros, aí vai ficar chato ler já sabendo de tudo. Não gosto disso. Mas pelas suas citações me deu até uma pontinha de vontade, já que eu sei que no filme bastante coisa foi cortada.

    Gostei da resenha ;)

    ResponderExcluir
  11. Harry Potter sao os unicos livros que eu leio repetidas vezes e nao canso. Ahhh eu vou ficar TAO triste depois que assistir o ultimo filme no cinema... triste like depressed... Nao quero que acabe.. =(

    ResponderExcluir
  12. Naniedias , eu comprei direto com a editora. A qualidade boa. A única coisa assim que não é perfeita é que pra mim vieram de impressões diferentes. Por exemplo, o 1, 2 e o 5 vieram com uma letra pequena, e os outros vieram com uma letra maior... Mas mesmo assim, amei os meus livros... Eles tem até o nome Harry Potter que brilha, que você disse que não tem no do Submarino...

    ResponderExcluir
  13. Bruna, eu também acho Harry Potter uma das melhores histórias que já li! Bom demais!


    Renata Holanda, eu adoro essa história desde que li pela primeira vez! E sou fã incondicional da Hermione Granger - ela é minha personagem favorita!


    Felipe Fagundes, como assim não leu :O Os filmes são horríveis, não foram bem adaptados. Eu não gostei de nenhum dos filmes - os livros são muito, muito, muito melhores. Não deixe de ler não, porque tem muita coisa que você não sabe - pequenos detalhes que fazem de Harry Potter o sucesso que é.


    Lívia, eu nem fico assim. Primeiro porque não curto mesmo os filmes, então, nem significa nada para mim o fim dos filmes. Segundo, porque sempre vou reler essa história, vezes sem fim, então, ela nunca acaba na minha cabeça \o/


    Filipe Machado, eu acho que é assim normalmente mesmo! Acho que não é impressão diferente >.<
    Adoro essa letra brilhante!

    ResponderExcluir
  14. Quem nunca sonhou em ter uma coruja, ou num dia de preguiça trazer o controle da TV até você?
    Cresci junto com os filmes do HP, mais não li nenhum livro. Deveria ler, mais a preguiça é muito grande.
    Parabéns pela resenha!
    Muito foda nanie!

    ResponderExcluir
  15. Harry Potter é a série mais perfeita na minha opinião...mesmo que surjam outros tantos livros bons, nunca nenhum vai se comparar a série do bruxinho...
    Adorei a resenha, ficou do tamanho ideal para falar um pouco do sentimento causado no leitor ao ler essa obra prima!! ^^ huashushu
    beijos nanie

    ResponderExcluir
  16. Aline ABS, leia os livros então, porque realmente são muito melhores do que os filmes =)


    Vanessa, quem não ama?! Hahahah Harry Potter é tudibão \o/


    Tyele, eu adoro essa série! É muito especial para mim. Ela tem um gostinho de nostalgia que outros livros não tem.

    ResponderExcluir
  17. Harry Potter é perfeito, não é mesmo? O primeiro livro eu li em um dia e no dia seguinte já estava devorando o segundo o segundo!

    Sim, essa versão mais barata que saiu no submarino é meio ruim... Claro, pra quem não pode pagar por um normal é ótimo, porque, afinal, a história é a mesma, mas a capa, a diagramação, é tudo diferente... Os meus são todos dos bonitinhos mesmo, mas eu comprei porque a pessoa que me emprestava a partir do 3º se negou a me emprestar, mas foi bom porque hoje tenho todos e acho a coisa mais linda do mundo hahahaha

    Acho muito ruim quando traduzem nomes. Sério, o que James tem com "Tiago"?
    A história da diferença dos nomes na versão americana/inglesa eu não conhecia! "Sorcerer's" é muito mais legal!

    ResponderExcluir
  18. Vanessa Lopes, você se deu bem no final das contas, então, porque agora tem os seus próprios livros =)
    Também não gosto quando traduzem nomes... acho que não tem necessidade.

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li os livros, só assisti aos filmes.

    Depois de conhecer tantas pessoas de blogs diferentes que amam HP, eu estou começando a sentir vontade de ler *-*
    Nossa, me apaixonei pela Hermione logo no primeiro filme ;)
    Sobre o Submarino, eu nunca fiz compras lá, mas foi chato isso :/

    Bjus.

    ResponderExcluir
  20. Anaisa, leia os livros, então. Definitivamente são bem melhores que os filmes =) A Hermione é o máximo, né?!
    Infelizmente esse não é o único caso em que o Submarino fez isso...

    ResponderExcluir
  21. Eu ia comprar a coleção inteira no submarino, pq o preço realmente está super convidativo... mas só de saber que é de qualidade baixa... ai não dá né!

    ResponderExcluir
  22. MARCINHOW, como eu disse ainda assim vale a pena - porque o preço é excelente e a história é a mesma =) Eu só acho injusto que não tenha escrito em lugar nenhum que é uma edição de qualidade inferior.

    ResponderExcluir
  23. Ah eu amo Harry Potter e ainda fiz meus filhos amarem tbm... Li os 5 primeiros em 1 semana, reli inumeras vezes, até porque foram meus primeiros livros, digamos assim... tradução e complicado mesmo e quanto ao submarino concordo em gênero, número e grau com vc...
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  24. Nossa, que saudade fiquei agora.
    Faz tanto tempo que li HP, fiquei com vontade de começar a ler novamente a coleção, pena que não tenho tempo. Aliás, tenho tantos livros que ainda não li na estante que seria um crime reler um agora.
    Bjkas!!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  25. Eu já li todos da série e fiquei apaixonada. Tô até com vontade de relê-los, mas e o tempo pra isso? Tô cheia de livros esperando na estante! Mas adorei sua resenha do livro Nanie. E os seus personagens preferidos tb são os meus!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  26. Adorei este livro e toda a série... agora estou assistindo os filmes...a dica que fica é sempre leia o livro antes de assistir o filme.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥