Título: Harry Potter e a Ordem da Fênix
Título Original: Harry Potter and The Order of The Phoenix
Autor: J. K. Rowling
Tradutor: Lia Wyler
Editora: Rocco
Ano da Edição: 2003
Ano Original de Lançamento: 2003
Nº de Páginas: 702
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Harry Potter - Vol. 5
Outros livros da série:
- Harry Potter e a Pedra Filosofal
- Harry Potter e a Câmara Secreta
- Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban
- Harry Potter e o Cálice de Fogo
ATENÇÃO: Essa é a resenha do quinto livro da série. Se você ainda não leu os quatro primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.
Sobre o livro:
Depois de tudo o que aconteceu no final do torneio Tribruxo, Harry está novamente na casa dos tios trouxas. E, mais uma vez, se encontra afastado do mundo bruxo, sem ter notícias claras sobre o que está acontecendo. Os amigos continuam enviando cartas, mas são sempre tão evasivos, nunca dizem nada de interessante.
"Todos os dias deste verão tinham sido a mesma coisa: a tensão, a expectativa, o alívio temporário, e mais uma vez a tensão crescente... e sempre, a cada dia com maior insistência, a pergunta: por que nada acontecera ainda?"O menino está ansioso, afinal de contas, alguma coisa já deveria ter acontecido, não é?!
É então que o impensável acontece - dois dementadores aparecem na região mais trouxa do mundo e quase pegam Harry e seu primo. O bruxo precisa conjurar um patrono para se manter vivo. Mas magia não é permitida para menores de idade e, dessa vez, o Ministério não parece afim de relevar o erro de Harry e ele corre o risco de perder sua varinha e ser expulso de Hogwarts.
Harry fica muito feliz quando, enfim, pode ir se encontrar com os amigos - no Largo Grimmauld, 12 - a antiga casa de Sirius e atual sede da Ordem da Fênix. O Ministério da Magia se recusa a aceitar que Lord Voldemort está de volta e tem feito de tudo para que a comunidade bruxa pense o mesmo. Mas Dumbledore não fica parado, ele recruta a Ordem da Fênix (que já havia lutado junta antes da primeira queda de Voldemort) para tentar fazer o possível e se preparar para a inevitável guerra.
E nesse ano, Hogwarts não será a mesma. Dumbledore, depois de quatro professores em quatro anos, não consegue encontrar alguém para a vaga de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas e o ministério, então, indica alguém para o cargo. E só o início da maior intervenção jamais feita pelo Ministério da Magia em Hogwarts.
O que eu achei do livro:
Esse é, talvez, o livro que menos gosto da série toda. Por dois motivos principais. O primeiro é que Harry está chato de doer e o segundo é que o livro prometia uma grande revelação e, sem entregar o que é, já adianto que não é nenhuma revelação grandiosa. Aliás, não disse nada que fosse realmente novo.
"Está na hora de lhe dizer o que deveria ter-lhe dito há cinco anos, Harry. Sente-se, por favor. Vou lhe contar tudo."J. K. Rowling continua com uma escrita gostosa e leve, mas as 702 páginas da história acabam pesando um pouco, tornando a leitura um tanto mais lenta e passando a sensação de que a história não termina nunca.
É interessante ver a maneira como Harry lida com seus problemas, suas frustações e o primeiro amor. Mas, como já adiantei, o personagem é bastante irritante nesse livro, pensando sempre nele mesmo e esquecendo as demais pessoas. Claro que é comum esse tipo de comportamento na adolescência, e por isso eu só acho a Rowling ainda mais incrível por conseguir tratar de forma tão fidedigna o seu personagem principal. Entretanto, o livro não ganha dez estrelas, porque não consegue ser tão bom quanto os demais.
Ainda assim, continua sendo Harry Potter e continua sendo uma história incrível!
E não posso deixar de mencionar que os gêmeos Wesley, personagens que adoro de montão, estão maravilhosos nesse livro! Aliás, acho que a melhor passagem de todo o livro é protagonizada pelos gêmeos, mas claro que não vou contar do que se trata!
Apesar de ser o livro mais fraco da série (na minha opinião, claro), ele não deixa a desejar e continua a saga do bruxo de maneira excelente! Se você ainda não leu a série, está perdendo!
Nota:
Dificuldade de Leitura:
Harry meu xódoooo, que vontade de reler :D
ResponderExcluirBeijoLariane - www.leiturasedevaneios.com.br
Oi Nanie... Sou mais uma apaixonada pelo mundo de Harry Potter. Para quem ainda não leu, a Profa. Minerva, no livro 1, diz o seguinte: "Ele vai ser famoso, uma lenda. Eu não me surpreenderia se o dia de hoje ficasse conhecido no futuro como o dia de Harry Potter. Vão escrever livros sobre Harry. Todas as crianças no nosso mundo vão conhecer o nome dele!" #HarryPotter ***beijos***
ResponderExcluirAdoro reler essa série!!! É bom demais \o/
ResponderExcluirE não é que se tornou realmente muito conhecido?! heeheh
ResponderExcluirAdoro Harry Potter \o/
Nanie, esse é meu livro preferido da série. Não acreditou que não gostou.
ResponderExcluirGosto muito do final, a luta lá no ministério.
Só acho que o filme não ficou bom com o livro.
Lipe Ralf
meus-erros.blogspot.com
Nem sei mais o que comentar sobre a série HP. Acho eu todos os meus comentários já se esgotaram. Será possível? ^^
ResponderExcluirBom, o Harry é bem chato, às vezes, muito egoísta. Isso também está presente no primeiro livro, pouco talvez, mas está lá o sentimento. É o que você disse, adolescência... ^^
Ei Nanie...
ResponderExcluirNha sou muito suspeita pra falar de HP pq adoooooro! E serio que vc não achou 'a revelação' interessante? Noossa eu fiquei tão chocada, chorei horrores e só Deus na minha causa. JK é diva mas ela faz coisas que que não entendo mesmo. (juro que tento, mas não entendo)
Fato que essa serie é uma das melhores que li na vida e estou louca pra autora voltar a escrever #mimimi
Prabéns pela resenha Nanie, super beijo.
OBS: meu livro favorito, assim como adaptação por cinema é o terceiro :)
Não é que não gostei, Lipe... simplesmente o acho o mais fraco de todos >< hehehe
ResponderExcluirEu não gosto tanto da luta do final porque acho idiota o motivo que os leva até lá... não concordo nem um pouco e nem consigo engolir muito bem >< hehehehe
Mas não acho que o livro é ruim... muito pelo contrário!
Hahaahah
ResponderExcluirAcho que eu nunca vou cansar de falar de Harry Potter *-*
Sério?! Eu achei tão óbvia... fiquei pasma quando descobri que a "revelação" era só aquilo... fala sério... era algo que eu praticamente já esperava >< heheheh
ResponderExcluirO terceiro é maravilhoso *-* (meu segundo favorito! Meu preferido é o quarto ^^)
Nanie!!!
ResponderExcluirA Ordem da Fênix é um dos meus filmes favoritos, depois da minha decepção com O Cálice de Fogo rs
Odeio quando a personagem principal fica irritante, parece que quanto mais lemos, mais páginas surgem, não é? Mas tratando-se de Harry Potter, não posso afirmar com tanta certeza. Parece bem interessante a série e eu pretendo lê-la um dia, mais para não ficar só com os filmes como parâmetro, acaba sendo superficial demais! ;)
xx
Vê
Only The Strong Survive
Ah, leia os livros sim!!! A história é muito diferente (e muito melhor)!
ResponderExcluirMt boa a resenha. Ah eu gosto da Ordem da Fênix, tem tanta coisa nova nesse livro, inclusive a Luna *--* Além de ser aí que o Dumbledore cria vergonha na cara e conta pro Harry o por que de tudo aqui, ah e ainda tem o Neville, a Armada e tudo mais, eu gosto, mas não é o meu favorito number ONE.
ResponderExcluirEsperando ansiosamente a resenha de Enigma do Príncipe, que eu passei a gostar do filme depois de assistir umas quinhentas vezes. Quero muito ler o livro de novo, na verdade todos. Só falta o dinheiro, hahaha.
Patrik Ruam,
Garoto entre Livros.
www.garotoentrelivros.blogspot.com
Hahahaha
ResponderExcluirSerá que sou eu não achei a tal revelação algo realmente incrível?! ehehe
Eu adoro reler os livros dessa série - é sempre uma delícia =)
Nanie o mais fraco de todos pra mim foi o 6°.
ResponderExcluirO motivo foi idiota, mas gosto muito de luta. ;D
Hahahah Conta por que não gostou do sexto =)
ResponderExcluirDá até medo... eu que não sou fã numero um da série, ler um livro com mais de 700 páginas, que a maioria dos fãs meio que reclamam, não é nada animador... Sim, você não é a primeira pessoa que "reclama" do quinto livro...
ResponderExcluirMas como você mesma disse... Acho que isso só acrescenta na estória, pq até nos mesmo não somos legais e bonzinhos o tempo todo, nem nossos amigos e etc... Como eu ainda não li não posso falar muito, mas creio que a J. K. Rowling decidiu deixar o Harry mais humanizado nesse livro!
Hahahaha Só quem conhece (e ama a série) entende >< Porque o livro não é ruim!!!!!!! Ele é excelente =) Ele só é o menos melhor da série, porque HP é bom demais =)
ResponderExcluirSei lá faltou algo legal na história para dar um "tchan" . Depois do sexto o que eu não gostei foi o sétimo.
ResponderExcluirhahaha os dois últimos eu li muito menos do que os demais... então ainda não tenho uma opinião tão forte sobre os dois ><
ResponderExcluirEsse é o próximo do Harry que vou ler.
ResponderExcluirhttp://leiturasdepaty.blogspot.com/
HARRY, SEU LINDOOOOOOOOO! Eu amo o Harry, todos os livros, do mesmo jeito! KKKKKKK, bjoooo
ResponderExcluirTomara que goste =)
ResponderExcluirHahaahah eu também adoro o Harry =D Mas não todos os livros do mesmo jeito >< ahahaha
ResponderExcluirQueria muito ler Harry....mas não consigo .
ResponderExcluirPor que não consegue, querida?
ResponderExcluir[SPOILER para quem não leu o livro]
ResponderExcluirEu não consigo achar que a leitura de "A Ordem da Fênix" seja longa ou maçante, na verdade, considero esse um dos melhores livros da série (juntamente com "As Relíquias da Morte" e "O Prisioneiro de Azkaban"). O mais fraco, na minha opinião, é o "Enigma do Príncipe", não por ser um livro ruim (longe disso, é um ótimo livro); mas a história central não me agrada tanto quanto as outras.
O que eu mais gosto na "Ordem da Fênix" é a atmosfera sombria e pesada e aquele sentimento de claustrofobia que o livro causa. Há um sentimento de perigo e paranoia na trama e a construção dos personagens é ótima. Destaque para Dolores Umbridge, absolutamente detestável, e Harry, que é mostrado como um herói cheio de falhas e que passa pelas mesmas coisas que os adolescentes normais. Acho que uma das grandes sacadas da Rowling é essa: encher esse mundo fantástico de analogias ao nosso mundo e fazer tudo parecer tão mágico, mas ao mesmo tempo, tão crível e real.
Vc menciona no penúltimo parágrafo que a revelação final não é nada demais. Eu concordo até certo ponto. Era óbvio desde o início que era Harry quem iria destruir o Lord das Trevas. Mas o que não sabíamos, era o real motivo de Voldemort ter assassinado a família do garoto. E todo esse arco da profecia serviu como uma excelente introdução para a toda trama futura de Snape, afinal se não fosse pela profecia, ele jamais teria ficado do lado do Dumbledore.
Como eu disse anteriormente, eu não acho "A Ordem" um livro longo. Nem mesmo quando eu o li quando criança, que era uma época que eu não lia tanto. Livro longo para mim, chama-se "As Crônicas de Gelo e Fogo". Já leu esse?
OBS: eu vi que muitos fãs acham a versão cinematográfica do livro muito melhor que o material original. Você concorda?
Abs.
[SPOILER para quem não leu o livro]
ResponderExcluirEu não consigo achar que a leitura de
"A Ordem da Fênix" seja longa ou maçante, na verdade, considero esse
um dos melhores livros da série (juntamente com "As Relíquias da
Morte" e "O Prisioneiro de Azkaban"). O mais fraco, na minha
opinião, é o "Enigma do Príncipe", não por ser um livro ruim (longe
disso, é um ótimo livro); mas a história central não me agrada tanto quanto as
outras.
O que eu mais gosto na "Ordem da
Fênix" é a atmosfera sombria e pesada e aquele sentimento de claustrofobia
que o livro causa. Há um sentimento de perigo e paranoia na trama e a
construção dos personagens é ótima. Destaque para Dolores Umbridge,
absolutamente detestável, e Harry, que é mostrado como um herói cheio de falhas
e que passa pelas mesmas coisas que os adolescentes normais. Acho que uma das
grandes sacadas da Rowling é essa: encher esse mundo fantástico de analogias ao
nosso mundo e fazer tudo parecer tão mágico, mas ao mesmo tempo, tão crível e
real.
Vc menciona no penúltimo parágrafo que
a revelação final não é nada demais. Eu concordo até certo ponto. Era óbvio
desde o início que era Harry quem iria destruir o Lord das Trevas. Mas o que
não sabíamos, era o real motivo de Voldemort ter assassinado a família do
garoto. E todo esse arco da profecia serviu como uma excelente introdução para
a toda trama futura de Snape, afinal se não fosse pela profecia, ele jamais
teria ficado do lado do Dumbledore.
Como eu disse anteriormente, eu não
acho "A Ordem" um livro longo. Nem mesmo quando eu o li quando
criança, que era uma época que eu não lia tanto. Livro longo para mim, chama-se
"As Crônicas de Gelo e Fogo". Já leu esse?
OBS: eu vi que muitos fãs acham a
versão cinematográfica do livro muito melhor que o material original. Você
concorda?
Abs.
Oi, querida!
ResponderExcluirAdorei o seu comentário! Entendo perfeitamente porque gosta tanto desse livro, mas confesso que sou mais fã dos primeiros. Os três últimos para mim, pisaram um pouco na bola... mas lembrando que é Harry Potter e eu só quero dizer que acho o quinto pior do que os anteriores, mas ainda assim um dos melhores livros que já li! Essa é uma série que adoro =D
E concordo quando você diz que a autora nos mostra partes que humanizam os personagens - eu adoro isso! O Harry agindo como um adolescente petulante (não só nesse quinto livro, mas no sexto também) o torna um personagem absolutamente real, mesmo sendo um bruxo!
Continuo não achando a grande revelação do livro algo demais... várias pessoas já me expuseram seus pontos de vista. Aceito e respeito todos, mas nenhum foi capaz de me convencer... acho que eu esperava algo grandioso demais e por isso acabei me frustrando.
Quanto às adaptações cinematográficas, eu detesto - TODAS! Ou quase, na verdade, eu só assisti até a adaptação do quinto filme e depois eu desisti de vez. A do quinto eu só fui ver porque o meu ex-marido (na época marido) insistiu muito, porque a do quarto filme foi ruim demais... Enfim, sou super fã de Harry Potter, mas não gosto dos filmes...