sábado, 28 de maio de 2011

Harry Potter e a Câmara Secreta, de J. K. Rowling


Título: Harry Potter e a Câmara Secreta
Título Original: Harry Potter and The Chamber of Secrets
Autor: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Ano da Edição: 2000
Ano Original de Lançamento: 1998
Nº de Páginas: 287
Série: Harry Potter - Vol. 2
Outros livros da série:
   - Harry Potter e a Pedra Filosofal
Comprar Online: Saraiva / Submarino


ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sobre o livro:
Harry teve um ano maravilhoso em Hogwarts - realmente conseguiu encontrar o seu lugar, mesmo com todos os problemas enfrentados.
Mas o verão não podia ser passado na escola, ele precisava passar as férias de verão na casa dos seus tios trouxas. Aliás, Harry tinha certeza que não havia família mais trouxa do que os Dursley. E as coisas não estavam sendo fáceis para Harry, todas as suas coisas estavam trancadas embaixo da escada. E para completar, nenhum dos seus amigos havia entrado em contato o verão todo.
Será que eles não ligavam para Harry? Não sentiam sua falta? Nem mesmo em seu aniversário haviam mandado alguma coisa.
O que estaria acontecendo?! Dobby. Um elfo doméstico tentou impedir Harry de chegar ao colégio. E abduzir a cartas dos amigos de Harry havia sido apenas a primeira tentativa de Dobby.
Um grande perigo aguarda Harry em Hogwarts.

O que eu achei do livro:
"São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades."
Não foi a primeira vez que li  esse livro, aliás, já li tantas vezes que até perdi a conta! Mas sou, definitivamente, o tipo de pessoa que gosta de reler ainda mais do que gosta de ler! E reler um livro tão bom quanto Harry Potter é sempre uma delícia!
Não tem como não gostar desse bruxinho simpático e seus amigos. J.K. Rowling escreve super bem, uma escrita fluidia, simples, dinâmica - é um livro super simples e rápido de ler. Diversão garantida! Além disso, ela monta seus personagens como ninguém - é um universo complexo e completo, ela define cada um com características próprias e em nenhum momento deixa que o personagem fuja do que ela determinou.
Nesse segundo livro, nada foi perdido. Os personagens que apareceram no primeiro continuam tão perfeitos quanto antes e os novos foram introduzidos com maestria. A aventura continua nesse volume, de maneira completamente diferente e, ao mesmo tempo, relacionada. É incrível acompanhar essa saga.
Entretanto (sim, a Nanie tem "entretantos" até para Harry Potter), esse não é um livro perfeito. Com uma releitura nós temos a oportunidade de encontrar coisas que, certamente, passariam despercebidas em uma primeira leitura.
Quem leu a resenha do primeiro livro que fiz aqui no blog, viu que a tradução brasileira resolveu chamar Hagrid pelo primeiro nome - Rúbeo - durante todo o livro. Isso só acontece no primeiro livro e não se repete nesse segundo. Mas, por outro lado, outro personagem sofreu da "síndrome da renomeação inútil" - Hermione. Durante todo o livro ela é chamada pelo apelido "Mione". Infelizmente, eu não tenho o segundo volume em inglês, mas a Bruna Britti me fez um grande favor e olhou no livro dela. Hermione não é chamada dessa forma. Não entendo, realmente, porque o tradutor fez isso, já que no primeiro livro ela é chamada de Hermione normalmente.
E isso não é tudo. Não sei dizer se isso foi um problema de tradução, ou um problema do livro mesmo. Aragogue não fala nada de banheiro (só lendo para poder entender sem que eu tenha que dar spoiler), mas Harry diz que ela mencionou. Esse é um ponto que me deixa muito intrigada. Tenho certeza que na versão brasileira ela não disse nada sobre banheiro, mas fico intrigada se em inglês ela disse.
Acha que foi tudo?! Não. Ainda existe um último furo (até onde pude perceber). O nome de Tom é escrito errado - no princípio é Servolo (como é em inglês) e depois vira Servoleo (lendo o livro você pode entender porque o "e" a mais). Enfim, fico feliz em saber que a Rocco melhorou muito a sua tradução e revisão com o tempo - mas esse livro tem três problemas que chamam muito a atenção.
Agora, de verdade, vai dizer que você não ficou com vontade de reler esse livro só para ver se o que eu apontei realmente é pertinente? E mais do que isso, não ficou querendo encontrar outras coisas?! Esse é um prazer inerente a releitura - encontrar coisas (nem sempre são erros... muitas vezes são pistas) que não foram encontradas em uma primeira leitura, mas que sempre estiveram lá.
Nessa leitura eu me diverti muito com o personagem de Lockhart - não me lembrava o quanto esse professor era divertido e inusitado!
Harry Potter é definitivamente uma série para ler e reler e reler e reler e reler... Se você ainda não leu, realmente está perdendo uma das melhores leituras!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥