sábado, 28 de maio de 2011

Harry Potter e a Câmara Secreta, de J. K. Rowling


Título: Harry Potter e a Câmara Secreta
Título Original: Harry Potter and The Chamber of Secrets
Autor: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Ano da Edição: 2000
Ano Original de Lançamento: 1998
Nº de Páginas: 287
Série: Harry Potter - Vol. 2
Outros livros da série:
   - Harry Potter e a Pedra Filosofal
Comprar Online: Saraiva / Submarino


ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sobre o livro:
Harry teve um ano maravilhoso em Hogwarts - realmente conseguiu encontrar o seu lugar, mesmo com todos os problemas enfrentados.
Mas o verão não podia ser passado na escola, ele precisava passar as férias de verão na casa dos seus tios trouxas. Aliás, Harry tinha certeza que não havia família mais trouxa do que os Dursley. E as coisas não estavam sendo fáceis para Harry, todas as suas coisas estavam trancadas embaixo da escada. E para completar, nenhum dos seus amigos havia entrado em contato o verão todo.
Será que eles não ligavam para Harry? Não sentiam sua falta? Nem mesmo em seu aniversário haviam mandado alguma coisa.
O que estaria acontecendo?! Dobby. Um elfo doméstico tentou impedir Harry de chegar ao colégio. E abduzir a cartas dos amigos de Harry havia sido apenas a primeira tentativa de Dobby.
Um grande perigo aguarda Harry em Hogwarts.

O que eu achei do livro:
"São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades."
Não foi a primeira vez que li  esse livro, aliás, já li tantas vezes que até perdi a conta! Mas sou, definitivamente, o tipo de pessoa que gosta de reler ainda mais do que gosta de ler! E reler um livro tão bom quanto Harry Potter é sempre uma delícia!
Não tem como não gostar desse bruxinho simpático e seus amigos. J.K. Rowling escreve super bem, uma escrita fluidia, simples, dinâmica - é um livro super simples e rápido de ler. Diversão garantida! Além disso, ela monta seus personagens como ninguém - é um universo complexo e completo, ela define cada um com características próprias e em nenhum momento deixa que o personagem fuja do que ela determinou.
Nesse segundo livro, nada foi perdido. Os personagens que apareceram no primeiro continuam tão perfeitos quanto antes e os novos foram introduzidos com maestria. A aventura continua nesse volume, de maneira completamente diferente e, ao mesmo tempo, relacionada. É incrível acompanhar essa saga.
Entretanto (sim, a Nanie tem "entretantos" até para Harry Potter), esse não é um livro perfeito. Com uma releitura nós temos a oportunidade de encontrar coisas que, certamente, passariam despercebidas em uma primeira leitura.
Quem leu a resenha do primeiro livro que fiz aqui no blog, viu que a tradução brasileira resolveu chamar Hagrid pelo primeiro nome - Rúbeo - durante todo o livro. Isso só acontece no primeiro livro e não se repete nesse segundo. Mas, por outro lado, outro personagem sofreu da "síndrome da renomeação inútil" - Hermione. Durante todo o livro ela é chamada pelo apelido "Mione". Infelizmente, eu não tenho o segundo volume em inglês, mas a Bruna Britti me fez um grande favor e olhou no livro dela. Hermione não é chamada dessa forma. Não entendo, realmente, porque o tradutor fez isso, já que no primeiro livro ela é chamada de Hermione normalmente.
E isso não é tudo. Não sei dizer se isso foi um problema de tradução, ou um problema do livro mesmo. Aragogue não fala nada de banheiro (só lendo para poder entender sem que eu tenha que dar spoiler), mas Harry diz que ela mencionou. Esse é um ponto que me deixa muito intrigada. Tenho certeza que na versão brasileira ela não disse nada sobre banheiro, mas fico intrigada se em inglês ela disse.
Acha que foi tudo?! Não. Ainda existe um último furo (até onde pude perceber). O nome de Tom é escrito errado - no princípio é Servolo (como é em inglês) e depois vira Servoleo (lendo o livro você pode entender porque o "e" a mais). Enfim, fico feliz em saber que a Rocco melhorou muito a sua tradução e revisão com o tempo - mas esse livro tem três problemas que chamam muito a atenção.
Agora, de verdade, vai dizer que você não ficou com vontade de reler esse livro só para ver se o que eu apontei realmente é pertinente? E mais do que isso, não ficou querendo encontrar outras coisas?! Esse é um prazer inerente a releitura - encontrar coisas (nem sempre são erros... muitas vezes são pistas) que não foram encontradas em uma primeira leitura, mas que sempre estiveram lá.
Nessa leitura eu me diverti muito com o personagem de Lockhart - não me lembrava o quanto esse professor era divertido e inusitado!
Harry Potter é definitivamente uma série para ler e reler e reler e reler e reler... Se você ainda não leu, realmente está perdendo uma das melhores leituras!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


17 comentários:

  1. Harry Potter é realmente fantastico!! A Camara secreta é o livro que mais amo da série... mais por valor sentimental que pela história!!
    shuuhash

    Realmente esses problemas com tradução são bem irritantes.. mas não diminuem nem um pouco a qualidade do livro.. hihihi

    beijos Nanie

    ResponderExcluir
  2. Eu sou até suspeita pra falar de HP, mas eu amo essa série! Li todos os livros, um atrás do outro a cerca de 1 ano atrás e qdo acabei, fiquei com depressão pós livro, rs, tive vontade de reler... Mas me segurei e parti pra outra, rs.
    Adorei sua resenha Nanie, me fez relembrar as sensações q tive qdo o li ^^
    Beijocas, bom domingo =*

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  3. Eu também amo HP, mas confesso que sobre araguogue e o banheiro, voltei várias vezes para ver se tinha perdido alguma menção e nada...
    Porém o livro é muito bom e vale a pena ser lido e relido...
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  4. Ain, eu AMEI TODOS OS HARRY POTTER!!! Eu tenho a varinha do Harry, eu chorei quando vi Hogwarts na Disney, eu quis comprar o uniforme mas meu marido disse que eu era louca... então comprei pra minha filha... preciso falar mais????

    ResponderExcluir
  5. Bom, mas Harry Potter não é perfeito. Além do lance do banheiro, existe esse negócio de bruxo não conseguir fazer dinheiro, do Rony não conseguir fazer uma roupa melhor para si próprio (ele é bruxo, oras), a casa dos Wesley pegar fogo e eles ficarem chorando e olhando pra ela... tem alguns furos, mas, nada que prejudique a história, certo???

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    É um dos melhores livros da série, além de retratar a "inocência" de Harry. Que pena que será por pouco tempo (ou não, para nós, rs)!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Nanie, ler esta série é um prazer muito grande mesmo, cada livro é uma emoção garantida.
    O prazer da releitura, matar a saudade dos personagens e rever os grandes momentos que nos marcaram é algo incomparável.Porém a cada nova leitura a gente descobre coisas novas, palavras, momentos que da vez anterior não aviamos notado. Sei como é pois já reli vários livros, as vezes até 3 ou 4 vezes. Mas quando a gente detecta falhas de impressão ou de tradução ... acho que você se sentiu lesada, não? pena que nós dependemos de tradução!
    Adorei sua resenha, beijos

    ResponderExcluir
  8. Tyele, adoro essa série! O segundo não é o meu preferido não >.< Mas gosto bastante da história!!!


    Lilian Britto, eu sou completamente suspeita para falar da série >.< Hehehe Eu não consigo me segurar - sempre releio e releio e releio =D Adoro!


    deiare, não é?! Hahahaha Eu também fiquei super intrigada com essa parte... ainda vou comprar o segundo volume em inglês só para ver se a Aragogue mencioa alguma coisa >.<


    Vanessa, também amo os livros!!! Hahahahah Eu acho que também iria querer comprar o uniforme >.< A Sá que acabou ganhando com isso, né?! >.< jahahahha
    Não é perfeito mesmo... Esse negócio do que os bruxos podem fazer e o que eles não podem fazer é muito doido... tem coisas demais e eu nem levo muito em conta...
    Mas alguns probleminhas de continuidade me deixam nervosa sim... Por exemplo, esse negócio do banheiro, o lance do Dobby desaparatar no final do 2º livro (só não mencionei nessa resenha porque o fato de ser proibido desaparatar em Hogwarts só será mencionado mais para frente), Hogsmead surgir do nada no terceiro livro... essas coisinhas realmente me intrigam >.<
    Acho que até prejudica a história um pouquinho... mas Harry Potter é tão fantástico que isso passa despercebido \o/


    Ana C. Nonato, é uma delícia acompanhar o crescimento de Harry, né?! >.<


    Mônica, matar a saudade dos personagens queridos é muito bom!!! E também é uma maravilha visualizar detalhes que não havíamos visto antes!
    Eu acho horrível encontrar erros nos livros mesmo, principalmente quando são erros de tradução e revisão - porque eles podem ser evitados. A Rocco hoje é uma das melhores editoras nesses dois pontos. Harry Potter já saiu há 10 anos (impressionante, né?!), mas hoje em dia eu considero a Rocco como uma das melhores editoras noc cuidado com os livros!

    ResponderExcluir
  9. Nunca li os livros do Harry, sempre foquei no filmes, e mesmo eles não assisti todos, uma pena deveria me envolver mais!

    ResponderExcluir
  10. Achei esse livro super intrigante, na época que li não consegui parar... muito boa essa história... é incrível como os próximos se conectam tb... ai ai ai ai *___*

    ResponderExcluir
  11. Nanie, Fugindo um pouco dos livros do Harry vc me fez pensar que nunca reli um livro, penso que se fizer isso vou ver as coisas diferentes e provavelmente mudar o sentido em mim...bobagem né?
    Mas nunca li nenhum livro de Harry Potter, sempre acabo dando a vez para livros mais adultos.
    Realmente acho que preciso repensar algumas opiniões...
    bjocas.

    ResponderExcluir
  12. Bruna M. Silva, eu adoro todos os livros da série!!! Devorei todos na primeira vez que li >.< Também acho incrível como os livros se conectam - adoro essa trama!


    sylviacheleiro, reler não é para todo mundo. Nem todos gostam de ler uma história que já sabem como vai terminar... Mas eu gosto muito, adoro perceber coisas que antes não havia visto.
    Realmente isso vai acontecer. A releitura, muitas vezes, muda a nossa perspectiva sobre determinado livro, principalmente quando o lemos depois de muitos anos. A
    Você nunca leu Harry Potter?! Poxa... podia dar uma chance à série, porque ela é realmente muito boa ^^ Mas é um livro infantil >.<

    ResponderExcluir
  13. Nanie,
    Poucas leituras comparam-se à de Harry Potter em váários questios. Hp tem personagens apaixonantes, extremamente humanos e distantes dos humanos ao mesmo tempo. J.K. Rowling é a criatividade em pessoa e a inteligência também, pois renova lendas antigas, inventa mundos completamente paralelos que encantam a pessoas de todas as idades.
    Sua resenha ilustrou bem alguns desses elementos e confesso que fiquei com vontade de procurar esses erros que você apontou nos meus livrinhos aqui, haha.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  14. Ana Ferreira, Harry Potter é uma delícia!!!! Eu amo de paixão \o/ E, sério, é uma delícia procurar pequenos furos na história >.< hahahah

    ResponderExcluir
  15. Ahhh, eu me lembro da resenha anterior do primeiro livro em que você comentou dessas mudanças na tradução dos personagens e, embora isso não me incomode, acho que me perderia um pouco na leitura 'rsrsrs
    Bem, algum dia lerei HP \ó/

    Bjus.

    ResponderExcluir
  16. Anaísa, no primeiro livro foi o Hagrid que, irritantemente, foi chamado de Rúbeo. Agora a Hermione que fica sendo chamada de Mione >.<
    Leia HP sim - é muito bom!

    ResponderExcluir
  17. ola
    harry, é td.... sem comentarios... hehehehe
    bjosss

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥