quarta-feira, 25 de maio de 2011

As dificuldades do autor nacional na busca por editoras, por Fabiana Andrade



Escrever sobre dificuldades em um mercado dominado quase que em sua totalidade por títulos internacionais parece-me redundante.
No entanto, tenho observado uma abertura para o autor nacional nos últimos anos e principalmente uma aceitabilidade por parte dos leitores brasileiros dos títulos Made in Brazil – ainda que com certa resistência.
Vários degraus separam o escritor de sua realização profissional – que nesse caso é a garantia de ver sua obra publicada.

Em primeiro lugar, o manuscrito deve despertar o interesse de vários profissionais do ramo que colocarão a disposição do escritor tempo para a análise da obra.
O próximo passo é definir se o título submetido à análise está dentro da linha editorial da editora escolhida. Se seu livro é de auto-ajuda não perca tempo enviando o manuscrito para uma editora especializada em ficção e vice-versa. Tente pelo menos se informar sobre a linha editorial de determinada editora antes de submeter o manuscrito para análise.
Outra grande dificuldade está diretamente relacionada aos custos de publicação, e é aqui que a maior parte dos livros morre. O mercado brasileiro é composto quase em sua totalidade por editoras que trabalham com o sistema de impressão sob demanda. Nesse caso o escritor arca com todos os custos de publicação da obra. Em outras palavras, prepare-se para gastar.
Se o escritor sobreviver a todas essas etapas anteriores, ainda deverá travar uma batalha árdua para que seu livro seja inserido dentro das livrarias brasileiras. Ele deverá contar com um bom sistema de distribuição (o calcanhar de Aquiles de qualquer editora e escritor) e principalmente com a aceitação da obra junto ao público leitor brasileiro. Não é fácil conseguir que uma obra brasileira seja colocada lado a lado com nomes de peso da literatura internacional.

Livraria Saraiva (ei, estamos enZima de Stephenie Meyer \O/ #makingthehappydance)
Portanto, tenha em mente que a batalha é árdua e longa mas não impossível, e não desanimem caso escutem um não no início, pois isso não significa necessariamente que sua obra estará condenada ao ostracismo.

Sobre a Fabiana Andrade: é carioca e formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é a editora responsável pela editora mineira Underworld. Blog: Garota Interrompida e Blog da Editora Underworld
Pedra Escolhida: Azurita.


Fabi, muito obrigada pela sua participação no aniversário do Nanie's World! Acho que vários autores que estão dando os primeiros passinhos vão gostar desse texto! 
Muito sucesso para a Under!

11 comentários:

  1. Muito bom o texto! E muito útil pra quem, como eu, tá começando a enfrentar essas dificuldades com editoras, com gastos etc. Muitas vezes a gente vê o projeto querer morrer na praia, mas não pode desistir. :-)

    ResponderExcluir
  2. A batalha é ardua, mas como disse a Faby, um "não" nada quer dizer se você tem talento!
    ótimo texto!

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom ouvir uma editora dizendo que NÃO É IMPOSSÍVEL!!! Foi ótimo ler esse artigo... deixou meu coração mais tranquilo... hehehhehe. Parabéns Nanie pela escolha da matéria e parabéns Fabi pelo excelente texto!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto muito bom pra quem está na Luta tentando publica seu livro NADA É IMPOSSIVEL \o/
    @ANgelKiller_

    ResponderExcluir
  5. Por isso que os blogs literários são inmportantes! me sinti muito orgulhosa de ajudar os autores nacionais!

    ResponderExcluir
  6. Vou mostrar esse post da Fabi para minha filha. Ela escreveu um livro, eu o li e achei muito bom. Ela quer publica-lo, mas ainda tem dúvidas de como faze-lo... Muito esclarecedor seu post fabi, obrigada pelas dicas ;)
    Obrigada Nanie por trazer essa série "Pedras Preciosas" =)
    Beijocas =*

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  7. A luta para estar nas livrarias realmente é árdua... e ainda, quando lá estão, colocam em estantes escondidas...quero morrer com isso...
    Ótimo tema...
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  8. Tou reconhecendo essa foto dos livros o.O
    Muito bom o texto. A batalha é grande mesmo. Nós que somos blogueiros sabemos como a caminhada dos nossos autores tupiniquins é árdua, mas não é impossivel.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ai, que delícia esse texto!
    Fabi, muito obrigada por aceitar o convite e nos brindar com seus conhecimentos ^^

    E muito obrigada também a todos que comentaram no post!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo texto, Fabiana, muito bem redigido! Sou escritor e sonho em publicar meus livros, mas ainda não encontrei a obra que eu diga e veja "Poxa, essa eu preciso publicar!" entende. Realmente é um caminho difícil, mas se Rowling foi rejeitada 20 vezes até publicar o primeiro livro de Harry Potter e é quem é hoje, isso pode significar que todos nós escritores podemos vencer neste ramo um dia sim (:

    ResponderExcluir
  11. Ahhhh, que texto ótimo!
    Parabéns pelo bom trabalho com a editora Fabi!
    Super incentivo pra quem quer seu livro publicado ;D
    Os livros da Under em cima do da Stephenie Meyer \ó/


    Bjus.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥