“O percurso do contador é vasto, o bom contador é aquele que nasceu guiado por um infinita capacidade de doação”.
Joana Cavalcanti
As histórias nos revelam os jogos das culturas populares, como parlendas, travalínguas e o universo infantojuvenil que vai se desvendando, num texto com musicalidade, com a rítmica envolvente. As contações proporcionam e nos fazem recordar o brincar, as invenções, o trabalho de criação e imaginação. Numa pragmática leitura podemos consultar, ver e redescobrir o texto tanto pelas ilustrações, quanto pela perspectiva narrativa do texto.
Os contos e recontos populares que resgatam os encantos dos continentes e suas ancestralidades, resgate histórico de vida e formação dos sujeitos.
A oralidade, que vai sendo tecida pelo contador e contadora de histórias e desperta o lúdico das histórias infantis, juvenis e adultas. Este encontro possibilita, tal como na imagem do cartaz, construir a colcha de retalhos, que é a participação, olhar e reflexão de cada um de nós.
O encanto das histórias são marcados pela poeticidade presente nos textos. Contar e encantar histórias sobre os diversos temas são marcados nas produções literárias o alcance social, musical, enfim, a multiculturalidade que é a significação da confluência de tantas culturas, mesclas desde a colonização,e agora, a teia digital.possibilita-nos desenvolver histórias, sentados aos pés de um Baobá... que representam tanta força, assim é e será.. Vida, Canto, Encantar, Viva África, Maracatu, crianças, adultos.
A história contada torna-se encantada, pois traz a simplicidade e a riqueza da criação por intermédio da voz. Através da combinação das palavras e da interação com a musicalidade, estes elementos são capazes de articular e encantar as pessoas. Enfatizo que para cada pessoa e ambiente de contação, é preciso criar o ritmo próprio para contar uma história.
Lewis Carrol diz que “contar histórias é dar um presente de amor”, através da combinação das palavras e da interação com a musicalidade, estes elementos são capazes de articular e encantar as pessoas, a história é um dom que vai sempre trabalhado pela voz. Enfatizo que para cada pessoa e ambiente de contação, é preciso criar o ritmo próprio para contar uma história.
A humanidade precisa das histórias e descobrir os caminhos possíveis de se reinventar, construir a história. Como cita Sorsy e Avelar ( 2009), “ ouvidos atentos, corações abertos, pensamentos quietos, O contador – capitão do barco- solta as amarras do cais para ganhar o mar aberto” ( 2009, p. 134).
Nós, como capitães deste mar de histórias que nos convidam a serem espalhadas pelo mundo, somos co-autores desta proposta de vier, sentir, amar e iniciar o mundo do Era uma vez..., Naquele tempo..., Num lugar muito estranho..., e possibilitar inúmeros caminhos para que possamos viver no real, e perceber que o imaginário existe, e está ao alcance de todos, basta o cativar, desvendando o portal da ludicidade das histórias maravilhosas.
Sobre a Renata Holanda: Assessora Pedagógica em Língua Portuguesa, tecida pela literatura infanto-juvenil. É uma contadora de histórias maravilhosa e mantém um blog lindo - o Tecer Girassóis. Blog: Tecer Girassóis.
Pedra Escolhida: Olho de Tigre.
Renata, adorei o seu texto! Ele ficou encantador! Dá vontade de contar histórias para as crianças!
É um prazer ter esse post maravilhoso no aniversário do blog!
Que lindo, deve ser mesmo muito gratificante ler para crianças, cada sorriso e gesto inocente enobrece.
ResponderExcluirParabéns tanto pelo texto quanto pelo ato humanista de ler.
Beijos!
"Contar histórias é um presente de amor" - Adorei a frase é realmente isso né? Principalmente para crianças...ver os olhos brilhando de expectativa e emoção...não tem preço...hehehe...
ResponderExcluirFora o avental que a maioria dos contadores e contadoras de história usam e dele vão saindo mil e uma coisas...
Amei o post!
Parabéns Renata!!!
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros
AAi meu Deus que texto liiindo!
ResponderExcluirMe deu vontade de contar histórias tambéem!
"A humanidade precisa das histórias e descobrir os caminhos possíveis de se reinventar, construir a história."
Concordo completamente. O tanto de coisas que eu mesma já aprendi com livros, que já descobri sobre mim mesma e que já melhorei em mim mesma por causa de histórias...
Lindo mesmo o texto! Emocionante! E muito verdadeiro! =´)
Realmente, contar histórias é uma delícia! Uma das melhores sensações que já tive na vida foi contar uma história para meus alunos pequenos e ver o sorriso deles, o interesse, a avidez deles para saber o que vem depois... Tão lindo isso!
ResponderExcluirBelo texto! Parabéns! =)
Ah que bacana esse trabalho!!
ResponderExcluirAdoreii!
Beeijos
Texto maravilhoso!
ResponderExcluirDeve ser muito bom ver o rostinhos das crianças.
Bjs
Ai que post lindoooooo... fiquei imaginando minha filha numa dessas rodas de histórias!!!
ResponderExcluirLindo, a Rê é maravilhosa e esse trabalho é incrível mesmo.
ResponderExcluirAdorei o texto.
Beijos
Nanie,
ResponderExcluirEu estou super feliz e emocionada em está aqui postando no Nanies.
Falar sobre Contação de histórias é algo alucinante para mim, e me deixa inspirada.
Obg pela oportunidade de compartilhar esta paixão que tenho, sinto e faço.
Bjs
Renata
www.tecergirassois.blogspot.com
Ei meninas,
ResponderExcluirAh que texto lindo, imagino o rostinho das crianças ao ouver as histórias.
bjoo
Oi Nanie! Eu não sou contadora de histórias profissional, mas acho que toda mãe tem um pouco de contadora dentro de si ^^ Já contei muitas historinhas infantis para meus filhos, incluisve interpretando personagens, rs. É um jeito gostoso de se aproximar mais das crianças ^^
ResponderExcluirBeijos, ótimo post =)
@morenalilica
Que texto lindo!!!
ResponderExcluirQuando fazia faculdade, durante o período em que estudava Literatura Infantil, fiz parte de um grupo de contadores de história. era gratificante ver o retorno no rosto das crianças, ainda mais quando a gente se fantasiava, que coisa linda que era!
Adorei o post, Nanie
Beijos
É ótimo trabalhar com crianças, é gratificante.
ResponderExcluirLindo!
Bjs
Que lindo o texto da Renata!
ResponderExcluirAdmiro muito o trabalho dela, é incrível! Ler para uma criança muda a sua história de vida.
Parabéns pela dedicação, Rê.
Beijos,
Vivi
Ah, Renata, que texto lindo *-*
ResponderExcluirFoi uma honra ter um post seu aqui no blog, muito obrigada pela participação!!!
E muito obrigada também a todos que participaram comentando *-*
Que legal além de estar insentivando as crianças a leitura *O* o texto é otimo!
ResponderExcluir@AngelKiller_
Parabéns pelo texto Renata, ficou lindo e repleto de verdades.
ResponderExcluirAdoro contar histórias e não tem momento mais gratificante do que ver o rostinho das crianças encantadas pela mágica da narrativa.
Bjkas!!
Monique Martins
Nunca contei histórias antes, mas espero que daqui há uns bons anos eu posso contar aos meus filhos ;D
ResponderExcluirParabéns, é um lindo texto!
Bjus.
Que belíssimo texto Renata, incrivelmente bem escrito. Temos sempre que incentivar a leitura, desde muito pequenos, e contar histórias é uma das melhores e mais eficazes maneiras de fazer isso!
ResponderExcluir