Título: Harry Potter e o Cálice de Fogo
Título Original: Harry Potter and The Goblet of Fire
Autor: J. K. Rowling
Tradutor: Lia Wyler
Editora: Rocco
Ano da Edição: 2001
Ano Original de Lançamento: 2000
Nº de Páginas: 583
Série: Harry Potter - Vol. 4
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Outros Livros da Série:
- Harry Potter e a Pedra Filosofal
- Harry Potter e a Câmara Secreta
- Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban
ATENÇÃO: Essa é a resenha do quarto livro da série. Se você ainda não leu os três primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.
Sobre o livro:
Harry, por um breve momento, se sentiu super feliz por ter outro lugar para morar. Mas sua alegria mal durou uma hora. Portanto, mais um verão, mais uma vez ele se encontra na casa dos Dursley - que nunca se cansam de mostrar o quanto o desagrada terem que cuidar de um sobrinho como Harry. E se a casa da Rua dos Alfeneiros já figurava entre os lugares que o menino mais detestava, inacreditavelmente ela consegue ficar ainda pior - Duda, o primo de Harry, está de dieta - e com ele, o restante da família. Se não fossem os amigos, Harry estaria passando fome.
A sorte do garoto é que Arthur Weasley, pai de Rony, seu melhor amigo, conseguiu entradas para o Torneio Mundial de Quadribol - o esporte de bruxos preferido de Harry, e assim ele saí da casa dos tios uma semana antes do esperado. E o melhor de tudo - para ver a final do campeonato! Sediado na Inglaterra nessa edição, a final seria em um campo isolado através de magia, onde uma turma de bruxos vindos dos mais variados locais do mundo se reuniu para assistir o tão esperado jogo. Harry fica tão feliz que, por alguns momentos, até se esquece do estranho sonho que teve com Lord Voldemort - um sonho tão vívido e real que o garoto acordou com a cicatriz doendo. Ele mandara uma carta para o padrinho perguntando o que aquilo poderia significar - haveria alguma chance Daquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado estar recuperando seus poderes? Ele preferia acreditar que não.
Harry, entretanto, não tinha a menor ideia do que o esperava naquele ano na escola. Não seria um ano normal em Hogwarts, afinal de contas, depois de muitos anos, o Torneio Tribruxo estaria de volta. Uma competição entre as três maiores escolas de bruxaria - Hogwarts, Durmstrang e Beauxbatons - enviaram um representante que buscaria se tornar o campeão! Apesar da inscrição ser apenas para os maiores 17 anos, a competição seria sediada em Hogwarts e os garotos teriam muito para ver.
Ou seria assim... se ao menos o cálice não tivesse sido enganado.
O que eu achei do livro:
É sempre difícil fazer uma resenha de Harry Potter... de qualquer livro da série... Porque sou extremamente apaixonada por essa série e já li cada livros um zilhão e trocentas e quatro vezes, sem nenhuma brincadeira. E ainda pretendo reler mais vezes no futuro - nunca me canso de Harry Potter.
Esse quarto livro, em especial, é o meu preferido da série. Sei que a maioria prefere o terceiro - que eu gosto bastante também - mas esse quarto é, definitivamente, o que mais faz os meus olhos brilharem durante a leitura!
Rowling segue com sua escrita envolvente - simples e ágil. As mais de quinhentas páginas do livro são devoradas em um piscar de olhos, sem que o leitor mal se dê conta de estar chegando ao final do livro. Sempre bate aquele sentimento de "já acabou? Mas eu queria mais"...
A ideia de colocar Harry em contato com bruxos de outra nacionalidade é incrível! Nesse livro podemos ver melhor o mundo bruxo além do que Harry vivencia - o ministério é muito maior do que poderíamos, a princípio pensar! Nas entrelinhas podemos constatar isso - e é muito gratificante! Além disso, o Torneio Tribruxo mostra que existem outras escolas além de Hogwarts - o que é incrível!
Claro que não acho o livro perfeito... minha chatice não deixaria. Por exemplo, fico me perguntando porque as delegações ficaram em Hogwarts... já que seriam apenas três tarefas, eles não podiam aparecer apenas no momento de realizá-las? Além disso, como assim os diretores ficam fora de suas escolas o ano todo? E o que acho mais bizarro é que eles deixaram o cálice cometer o erro. Deveriam ter impedido, afinal de contas... não é algo que me desce muito bem... mesmo assim esse é o meu livro preferido!
Adoro ver Hermione se mostrando mais do que uma garoto estudiosa - nesse livro, em vários momentos, ela mostra que consegue pensar por si mesma, que tem opiniões fortes e que é muito mais do que Harry e Rony julgam! Hermione é definitivamente minha personagem preferida - adoro essa garota! Aliás, foi o quarto filme de Harry Potter, baseado nesse livro, que me fez desistir da série cinematográfica... afinal de contas, além de parecer mais um trailer do que um filme, de tão rápido que foram os acontecimentos, eles não exploraram a Hermione da mesma maneira que no livro - ela ficou parecendo uma menina tola, ao invés da grande garota que é. O que mais senti falta nesse livro foi da participação dos gêmeos Weasley - Fred e Jorge. São personagens que muito me encantam e eu realmente gostaria de uma participação maior deles, uma pena que durante toda a série eles são pouco aproveitados. Mas fico feliz em procurá-los em suas poucas, porém sempre divertidas, aparições!
Dumbledore, o diretor de Hogwarts, aparece mais uma vez nesse livro. É um personagem que também não tem grandes participações, mas cujas participações, embora pequenas, são sempre grandiosas e fundamentais para a série. Quem não tem em sua própria vida um mentor? Eu tenho, mas não é bem um Dumbledore! Adoro quando o professor abre a boca e acaba falando coisas incríveis, sempre como se fossem coisas simples!
"Não faz diferença quem a pessoa é ao nascer, mas o que ela vai ser ao crescer!"
Enfim, deu para perceber como eu me empolgo ao falar dessa série (e ainda mais desse livro)...
Harry Potter é uma série maravilhosa, que eu sempre indico para todos - de qualquer gosto, qualquer idade! Uma leitura deliciosa e refrescante! E com um adicional: o quarto livro é o melhor da série (me desculpem aqueles que não concordam, mas vocês estão errados!).
Nota:
Dificuldade de Leitura: