quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban, de J. K. Rowling



Título: Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban
Título Original: Harry Potter and The Prisioner of Askaban
Autor: J. K. Rowling
Tradutor: Lia Wyler
Editora: Rocco
Ano da Edição: 2000
Ano Original de Lançamento: 1999
Nº de Páginas: 348
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Harry Potter - Vol. 3
Outros Livros da Série:
     - Harry Potter e a Pedra Filosofal
     - Harry Potter e a Câmara Secreta


ATENÇÃO: Essa é a resenha do terceiro livro da série. Se você ainda não leu os dois primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sobre o livro:
Mais uma vez - férias. E mais uma vez as coisas não estão nada bem, já que Harry precisa passar as férias de verão com os Dursley. É quase certeza que ele é o único pré-adolescente no mundo que detesta as férias - preferia [e muito] estar na escola. Afinal de contas, em Hogwarts - a escola de magia e bruxaria que ele cursava desde os onze anos - ele se sentia em casa. Ainda mais com amigos tão queridos, como Rony e Hermione.
Quando ele pensava que as coisas já estavam ruins demais, entretanto, elas pioraram. A irmã do tio Dursley vem passar uns dias na casa de seus parentes. E ela é, simplesmente, a pessoa que mais detesta Harry no mundo. E quando ela começa a falar mal dos pais do garoto, ele não consegue se segurar e lança um feitiço na tia. Quando vê o estrago que fez (é proibido a todos os bruxos menor de idade lançar feitiços fora da escola), ele foge - tentando se manter a salvo.
Mas, surpreendentemente, ele é abordado pelo Ministro da Magia, que ao invés de furioso parece contente em vê-lo. Será que tem alguma coisa a ver com o fugitivo de Askaban? Ele teria alguma coisa a ver com Harry? Estaria o bruxinho em risco mais uma vez?

O que eu achei do livro:
Quando você lê um livro pela décima vez, isso quer dizer algo, certo? Eu não sei quantas vezes já li o terceiro livro da saga Harry Potter, mas sei que foram muitas! E posso dizer com segurança que nunca me canso!
J. K. Rowling escreve de maneira simples, mas com um toque mágico capaz de prender qualquer um a esse fabuloso mundo que ela criou. Que criança nunca desejou um correio-coruja trazendo uma carta de Hogwarts? Tenho que admitir que esperei a minha - mesmo já tendo passado da idade... Certo... confesso que ainda a espero... Nunca é tarde, certo?!
Brincadeiras à parte, Harry Potter é uma série fascinante e esse terceiro livro é quase o melhor de todos na minha opinião (o quarto me mostrou que o resto do mundo também poderia ser bruxo, não apenas a Grã-Bretanha e, por isso, é o melhor). Remo, Sirius, o Mapa do Maroto, o Vira-Tempo, Hogsmeade, Bicuço, Dementadores e o feitiço Patrono dão a alma a esse livro - que é brilhante! Mas não perfeito... sempre fico pensando nos detalhes (o que é agravado a cada nova leitura). Ainda não consigo entender como Hogsmeade caiu de paraquedas no terceiro livro da série... a desculpa de que alunos mais novos não poderiam ir até o povoado quase cola, se não fossem os gêmeos Weasley...
Enfim, nem dá para ficar procurando defeitos (embora eles teimem em ficar pululando na minha cabeça... por exemplo, tive que pesquisar para aceitar o pôr do sol às nove horas da noite), pois a história é realmente encantadora! Se você nunca leu a série, não pode deixar de começar a leitura já! E vai descobrir, logo, logo, o quanto é encantadora a história do bruxo mais famoso do mundo!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥