quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban, de J. K. Rowling



Título: Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban
Título Original: Harry Potter and The Prisioner of Askaban
Autor: J. K. Rowling
Tradutor: Lia Wyler
Editora: Rocco
Ano da Edição: 2000
Ano Original de Lançamento: 1999
Nº de Páginas: 348
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Harry Potter - Vol. 3
Outros Livros da Série:
     - Harry Potter e a Pedra Filosofal
     - Harry Potter e a Câmara Secreta


ATENÇÃO: Essa é a resenha do terceiro livro da série. Se você ainda não leu os dois primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sobre o livro:
Mais uma vez - férias. E mais uma vez as coisas não estão nada bem, já que Harry precisa passar as férias de verão com os Dursley. É quase certeza que ele é o único pré-adolescente no mundo que detesta as férias - preferia [e muito] estar na escola. Afinal de contas, em Hogwarts - a escola de magia e bruxaria que ele cursava desde os onze anos - ele se sentia em casa. Ainda mais com amigos tão queridos, como Rony e Hermione.
Quando ele pensava que as coisas já estavam ruins demais, entretanto, elas pioraram. A irmã do tio Dursley vem passar uns dias na casa de seus parentes. E ela é, simplesmente, a pessoa que mais detesta Harry no mundo. E quando ela começa a falar mal dos pais do garoto, ele não consegue se segurar e lança um feitiço na tia. Quando vê o estrago que fez (é proibido a todos os bruxos menor de idade lançar feitiços fora da escola), ele foge - tentando se manter a salvo.
Mas, surpreendentemente, ele é abordado pelo Ministro da Magia, que ao invés de furioso parece contente em vê-lo. Será que tem alguma coisa a ver com o fugitivo de Askaban? Ele teria alguma coisa a ver com Harry? Estaria o bruxinho em risco mais uma vez?

O que eu achei do livro:
Quando você lê um livro pela décima vez, isso quer dizer algo, certo? Eu não sei quantas vezes já li o terceiro livro da saga Harry Potter, mas sei que foram muitas! E posso dizer com segurança que nunca me canso!
J. K. Rowling escreve de maneira simples, mas com um toque mágico capaz de prender qualquer um a esse fabuloso mundo que ela criou. Que criança nunca desejou um correio-coruja trazendo uma carta de Hogwarts? Tenho que admitir que esperei a minha - mesmo já tendo passado da idade... Certo... confesso que ainda a espero... Nunca é tarde, certo?!
Brincadeiras à parte, Harry Potter é uma série fascinante e esse terceiro livro é quase o melhor de todos na minha opinião (o quarto me mostrou que o resto do mundo também poderia ser bruxo, não apenas a Grã-Bretanha e, por isso, é o melhor). Remo, Sirius, o Mapa do Maroto, o Vira-Tempo, Hogsmeade, Bicuço, Dementadores e o feitiço Patrono dão a alma a esse livro - que é brilhante! Mas não perfeito... sempre fico pensando nos detalhes (o que é agravado a cada nova leitura). Ainda não consigo entender como Hogsmeade caiu de paraquedas no terceiro livro da série... a desculpa de que alunos mais novos não poderiam ir até o povoado quase cola, se não fossem os gêmeos Weasley...
Enfim, nem dá para ficar procurando defeitos (embora eles teimem em ficar pululando na minha cabeça... por exemplo, tive que pesquisar para aceitar o pôr do sol às nove horas da noite), pois a história é realmente encantadora! Se você nunca leu a série, não pode deixar de começar a leitura já! E vai descobrir, logo, logo, o quanto é encantadora a história do bruxo mais famoso do mundo!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


35 comentários:

  1. Harry Potter é o melhor do melhor do mundo *--*
    amoo

    ResponderExcluir
  2. Harry Potter é tudibão mesmo *-* heheh

    ResponderExcluir
  3. Os livros são bem melhores que os filmes mesmo, mas também é muito interessante ver aquelas criaturas que você imaginava enquanto lia o livro. Esse terceiro livro, e até mesmo o filme, são os mais interessantes, muitas criaturas e acontecimentos marcantes!
    Eu também estou esperando minha carta de Hogwarts, quem sabe eu não sou de fato totalmente trouxa, né? rsrs
    Não me lembrei do pôr do sol às nove horas da noite! 

    ResponderExcluir
  4. Meu filho assistiu ao flme e gstou muito, eu de Harry Potter não conheco nada! Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Totalmente encantadora! O terceiro é o meu favorito, justamente porque aparece o meu personagem favorito, o Sirius! Adorei a sua resenha!

    Super beijos!

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  6. Leia o primeiro livro, então... dê uma chance ao bruxinho >< Quem sabe você não passa a gostar?! =D

    ResponderExcluir
  7. Então..não sou fã do Harry Potter...nunca li nenhum livro e só dei uma espiada na 1ª parte do 1º filme..sou leiga de tudo sobre esse assunto..kkkk

    bjus

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu não consigo não reparar nesses detalhes >< Mas ainda assim o livro é o máximo *-* Eu amo!!!!

    ResponderExcluir
  9. Ah, é o livro que eu mais gosto do Harry!! Foi o que eu mais reli até hoje! \o Adoro, adoro, adoro! E eu não fico pensando nesses detalhes, não uuahuahaua. eu viajo no livro total, total =DD

    ResponderExcluir
  10. o prisioneiro de azkabam é o meu livro preferido da saga HP. É nele que conhecemos o mapa do maroto, o vira-tempo, o bicuço e o meu personagem preferido: Sirius Black.

    ResponderExcluir
  11. Engraçado, eu tenho tanta coisa pra dizer que nem sei por onde começar (e nem sei se devo dizer tudo o que penso). O terceiro livro é muito bom. Confesso que jamais saberei dizer qual deles é meu favorito sempre fico em duvida. A história é maravilhoso, nesse livro da pra perceber o quanto Harry é egocêntrico (sim, eu acho o Harry egocêntrico), e o quanto os outros personagens são importantes pra série. Nos conhecemos Sirius,  conhecemos e sabedoria (tá isso a gente já sabia) e a força da Mione e a fragilidade do Rony (exagerada). É uma das minhas adaptações favorita (da série, é claro). Lendo a sua resenha me deu vontade de reler a série (tanto livro pra ler e me dá vontade de reler Harry Potter, #desespero).

    ResponderExcluir
  12. Como assim nunca leu?! heheheh Sempre acho uma doidera não ler Harry Potter =D Quando você ler o quarto livro e comparar com o quarto filme, você vai ver que os filmes não são assim tão bons >< hehehehehe
    Dê uma chance aos livros, a leitura é simples, rápida e super gostosa =)

    ResponderExcluir
  13. Já li a série duas vezes, mas faz tempo, foi logo no lançamento. No entanto a magia de HP é tão grande que cada vez que vejo algo sobre os livros morro de vontade de reler tudo... rsrs.
    Quem sabe um dia sobre tempo. Bjs!!
    Monique Martins
    MoniqueMar

    @moniquemar

    ResponderExcluir
  14. Oi Nanie!
    Nossa, eu nunca li Harry Potter na vida! Até tenho A Pedra Filosofal, mas nunca tive vontade. Eu acho os filmes muito bem feitos e, na minha opinião, deve ser a saga cinematográfica que não deixou a desejar em nenhum dos filmes e só foi ficando melhor.
    Quem sabe um dia eu decida, finalmente, ler Harry Potter e acabar com todas as curiosidades que rondam minha cabeça quando eu vejo o filme e penso: "nossa, como será que deve ser no livro?" haha
    A propósito, O Prisioneiro de Azkaban é o meu filme preferido! Adoro o vira-tempo e eu gostaria de ter um! xD

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  15. Eu li todos os livros da série, mas só li cada um uma vez. Suas resenhas me fazem querer pegar pra ler de novo! hahahah Adoro o Remo e o Sirius tudo tudo tudo *-*

    ResponderExcluir
  16. Eu vi o 5º... achei que não estava muito bom, continuei com muita raiva do 4º e desisti! Agora eu releio o livro quando sinto saudade!!! hehehe

    ResponderExcluir
  17. Então eu te entendo! Mas depois os filmes voltam a ficar legais, bom, pelo menos eu achei hehehe.

    ResponderExcluir
  18. Confesso que é por causa do 4º filme que tomei birra... até o terceiro achei que estava dentro do esperado... não perfeito, mas bom o suficiente...
    Mas quando vi o 4º (que é o meu livro preferido) ser transformado em um trailer sobre qualquer coisa que não Harry Potter, desisti dos filmes >< E agora não gosto nem dos primeiros >< hehehe

    ResponderExcluir
  19. Eu já achei que os personagens na tela foram praticamente o que eu pensava! Tirando o filme 4 que realmente é muito ruim ;)

    ResponderExcluir
  20. Oi Nanie!
    Nossa esse volume com certeza é o mais marcante por várias coisas acontecerem com  o querido Harry... aí aí em breve vou me deliciar com a releitura! =D


    Beeijosss

    ResponderExcluir
  21. Hahahahah Tia Rowling realmente se superou nesse terceiro volume da série!!!
    Ah... eu acredito piamente na questão da idade... só não consigo engolir o fato de Hogsmead nunca ter sido mencionado antes... heheheheheh

    É justamente por isso que não curto os filmes... eles estragaram meus personagens, meus momentos preferidos, tudo >< heheheh Sou chata mesmo =)

    ResponderExcluir
  22. Amei a resenha Nanie, esse é sem dúvidas o meu livro favorito da série. Já perdi a conta de quantas vezes reli!
    Sobre Hogsmeade eu acreditei na história de que só maiores podiam ir rs...mesmo com os gêmeos. Nunca tinha levantado essa questão!
    E apesar de concordar que os filmes não se comparam aos livros, eu adoro assisti-los, acho legal ver na tela aquilo que você idealizava nos livros ;)

    Super beijos!
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Sou fã INCONDICIONAL de Harry Potter!!!
    Li todos os livros, e "O Prisioneiro de Azkaban" é meu segundo preferido - adorei o filme também (único em que o Voldemort não aparece!!)
    Enfim, adorei a resenha!!!
    :D

    ResponderExcluir
  24. Adorei!!! Eu já li várias vezes a série e esse é o meu preferido de todos.
    Porém, nos filmes, é o que eu menos gostei... vai entender rs
    Eu nunca tinha pensado em como Hogsmeade caiu do nada, e realmente agora que você falou, ela surgiu totalmente do nada rs.

    Beijos
    Lis - Batalha Literária  

    ResponderExcluir
  25. Li todos os livros da serie quando tinha 11/12 anos e agora que resolvi fazer uma sessão de releitura, consegui relembrar o que me fez me apaixonar por esses bruxinhos *-*.     Tenho que admitir que eu olhei o filme primeiro (culpada \o), mais foi justamente olhando pela primeira vez  “O Prisioneiro de Askaban”  que me fez ter vontade de começar a ler a saga, então é um dos meus livros preferidos.
    PS: que bom que eu não sou a única esperando minha carta de Hogwarts, tomara que nos encontremos todas lá ;) hihihihi

    ResponderExcluir
  26. Oi Nanie,
    Li esse livro e como parei no 5 (porque eu não quero acabar a série, lerda eu? claro!) acho que foi um dos melhores, eu simplesmente amo o terceiro, não sei porque mas ele tem um "Q" especial, amo demais.

    ResponderExcluir
  27. Esse terceiro livro é maravilhoso *-* Eu também adoro o Sirius, mas confesso que Lupin é o meu personagem favorito desse terceiro livro (depois de Hermione e Dumbledore, que são os preferidos da série toda *-*)!
    Eu sou super suspeita >< hahahah Sou fã demais dessa série \o/ Não me canso de ler e reler e reler e reler e reler...

    ResponderExcluir
  28.  Ai ai eu definitivamente sou muito suspeita pra falar de HP pq AMO de paixão!alar do terceiro livro então é praticamente impossivel pra mim pq é o meu favorito!Tanto como livro, tanto como adaptação pra cinema! amo, amo, amo.

    O aparecimento do siruis é uma das melhores coisas da saga, morro de chorar.

    Adorei a resenha Nanie, muito bom saber que não sou a unica 'louca' que ainda esperar pela sua carta de Hogwarts :)

    beijos querida e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  29. Eu também cresci lendo essa série *-* Já li tantas vezes cada livro que até perdi a conta >< E continua sendo uma delícia \o/

    ResponderExcluir
  30. Harry Potter nem precisa discutir, amo os filmes e esse com certeza é meu preferido!

    Não sei se leria os livros dessa série, mas quem sabe um dia...

    PS: NÃO SEI SE LERIA POR PURA PREGUIÇA, NADA CONTRA O LIVRO, MUITO PELO CONTRÁRIO!

    ResponderExcluir
  31. faz tempo que eu não leio essa série !
    cresci lendo e assistindo Harry Potter, acho que esses livros fizeram parte da vida de muitos adultos e adolescente de hoje
    É impossivel não se apaixonar pela história !

    ResponderExcluir
  32. Vamos por partes >< heheh
    1º Eu não gosto dos filmes de Harry Potter... acho que eles não conseguiram chegar aos pés dos livros... principalmente depois do quarto... até o terceiro, até que vai, mas depois >< Então, se você curte a história, leia o livro e descubra o quanto ela é ainda melhor!
    2º Eu acho que a Rowling escreve bem sim =) Quando falo de alguns furos na história é porque ela criou um mundo muito complexo em um livro infantil... não teria nem mesmo sentido tentar explicar tudo >< Claro que poderia ter sido um pouquinho melhor... hehehehehe Gosto da escrita de Rowling - simples e empolgante - e mais ainda do mundo fantástico que ela criou! Realmente prende o leitor \o/

    ResponderExcluir
  33. Eu sou tão atrasado que não li nenhum dos livros da série Harry Potter... Já os filmes, estes aí eu vi [quase] todos!!
    Já ouvi dizer que a J.K. Rowling não é lá uma boa escritora, e sim que ela escreveu uma boa história/série. Como não os livros não posso dizer nada da "tia" Rowling, mas que o mundo mágico criado por ela é fantástico, ah, isso é! Tenho certeza que prende o leitor página após página!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Géssica, quanto mais você lê o livro, mais presta atenção aos detalhes... da primeira vez que li também nem percebi isso... Mas depois, eu fiquei encucada com isso - porque aqui não é muito comum, né?! >< hehehehehe

    Até o terceiro filme, eu ainda gosto um pouquinho >< hhehe Não foi tããão ruim... fiquei brava mesmo quando estragaram o meu livro preferido (o quarto) =(

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito da sua resenha,embora Harry Potter não seja meu tipo favorito de leitura.
    Gosto de leitura mais "reais",mas confesso que estou tentada a começar a ler,minha filha tem a série inteira.Bjs Nanie.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥