Título: Pollyanna Moça
Título Original: Pollyanna Grows Up
Autor: Eleanor H. Porter
Tradutor: Luiz Fernando Martins
Editora: Martin Claret
Ano da Edição: 2008
Ano Original de Lançamento: 1915
Nº de Páginas: 222
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sobre o livro:
O livro Pollyanna moça conta duas histórias, que estão interligadas, mas que são bem definidas.
A primeira se passa quando Pollyanna, aos treze anos de idade, vai passar algum tempo na casa da amargurada viúva Mrs. Carew. Ela perdeu o marido e o filho em um espaço de apenas um ano. E depois que o querido sobrinho, Jamie, também sumiu, não havia mais alegrias na vida da pobre mulher, que tentava de tudo para encontrar a criança. E é nesse ambiente que Pollyanna vai viver durante o inverno, enquanto a tia faz uma viagem a qual preferiu não levá-la.
A segunda história se passa quando Pollyanna retorna, com a tia, após uma longa estadia na Alemanha. As coisas estão bem diferentes, já que a fortuna dos Harrington já não existe. Assim, a vida de Pollyanna não seria nada fácil. Mas, a garota, sempre muito espirituosa, vai descobrir maneiras de seguir em frente, ajudar a tia e ser feliz!
E Pollyanna irá, como sempre, usar o Jogo do Contente durante as duas histórias.
"Ela era órfã de mãe, e filha de um pastor pobre do Oeste, criada pela Sociedade das Senhoras Auxiliadoras com doações de Missionários, vindas em barris. Quando era uma menininha quis uma boneca, e tinha confiança de que ela viesse no próximo barril de doações; acontece que nada veio, a não ser um par de muletas. Claro, ela começou a chorar, e foi então que o pai ensinou-lhe um jogo para descobrir algo de bom em todas as coisas que aconteciam. Ele disse a ela que podia começar ficando muito contente por não precisar das muletas. Esse foi o início."
O que eu achei do livro:
Propositalmente, eu não coloquei nenhum detalhe referente ao livro Pollyanna na sinopse. É possível ler Pollyanna Moça sem ter lido o outro livro, mas já vou avisando que não é a melhor ideia. Ler na sequência é muito mais interessante, principalmente porque há menções aos acontecimentos do primeiro livro durante essa segunda história.
Nesse segundo livro, Eleanor H. Porter nos mostra um pouquinho da Pollyanna crescida - aos treze e aos vinte anos. E ela continua uma pessoa adorável, claro! É um prazer enorme acompanhar a vida da garota nesses dois momentos contados com tanto carinho. E o Jogo do Contente, que em alguns momentos poderia ser irritante, é o que dá o brilho à história! É inconcebível como essa menina consegue estar sempre feliz acerca de tudo e, mesmo assim, nunca parecer pedante, ou chata, ou qualquer outra coisa que possa ser considerada um defeito! Confesso que, quando estou triste, "Pollyannas" acabam me deixando irritada (pela sua felicidade irrestrita, volta às mais simples coisas da vida), mas também preciso confessar que é só em um primeiro momento, pois logo depois me dou conta do papel ridículo que estou fazendo e acabo ficando "contente", também, por alguma coisa simples, à qual não estava dando a devida importância! Seria uma delícia encontrar "Pollyannas" por aí! Fariam as pessoas mais felizes, sem dúvida.
A escrita de Elanor H. Porter é simples, fluída e deliciosa! O livro é de leitura bem rápida! Quando me dei conta, já estava terminando a história! Quem já teve o prazer de ler a primeira história, sabe como essa autora consegue escrever de maneira encantadora!
Embora nesse livro os personagens sejam muito bem construídos e a trama seja maravilhosa, eu não o considero tão bom quanto o primeiro. Principalmente pelo final da história, que é um tanto "contente" demais - com tudo se acertando em todos os pontos. Não vou entrar em detalhes, pois não quero contar o que acontece no final do livro, mas ainda assim gostaria de apontar que esse livro apenas não ganhou uma nota máxima, como o primeiro, devido ao seu final "contente demais". Todavia, isso não é motivo para que o considere um livro ruim, muito pelo contrário. Pollyanna Moça é uma leitura deliciosa e tão recomendada quanto o primeiro livro! Afinal de contas, quem não conhece Pollyanna desconhece uma das personagens mais amáveis da literatura universal.
Nota:
Dificuldade de Leitura:
Pollyanna, amada e odiada ao mesmo tempo, rs
ResponderExcluirEu li o primeiro livro e gostei muito, mesmo tendo meus momento de irritação devido, como você disse, a felicidade irrestrita dessa garota que pratica como ninguém o 'jogo do contente'. Quero ler esse livro assim que tiver a oportunidade.
:)
Oi, Nanie!
ResponderExcluirSempre ouvi falar sobre esse livros mas ainda não tive a oportunidade para ler. Gostei da sua dica.
Bjs
Essa menina é realmente encantadora demais *-* Os dois livros são maravilhosos \o/
ResponderExcluirÉ lindo mesmo! Adorei conhecer a Pollyanna crescida! Também indico para todos essa menina tão encantadora!
ResponderExcluirBeijos.
Mariana Sampaio
Blog Tijolinhos de Papel
Oi, Nanie.
ResponderExcluirSou apaixonada por Pollyanna, especialmente por este, que mostra o positivismo nas maiores adversidades. Adorei o final e li-o há muitos anos atrás. Foi um livro que marcou minha adolescência, assim como os do Pedro Bandeira, Marcos Rey, os da série Vaga-lume, da coleção Primeiro Amor, que eram livrinhos ótimos e divertiam-nos demais. Tenho saudades de alguns.
Os anos passam, mas Pollyanna continua bem atual e encantando todos que tiveram o prazer de conhece-la.
Fico feliz em saber que apreciou o livro, mas a versão que li era outra capa. ^^
Beijos.
Oi Nanie!!!
ResponderExcluirA Pollyanna é mesmo uma graça!!! Li o primeiro livro quando estava na segunda série e até hoje guardo essas história comigo. Fiquei encantada com a felicidade constante da Pollyanna e foi um dos primeiros livros que me emocionou.
Agora quero ler Pollyanna Moça e reler Pollyanna. Li já tem bastante tempo, 6 anos para ser mais exata.
;*
Nathi Mota.
http://nathieseuslivros.blogspot.com/
@Nathi_Cullen
Adorei sua resenha Nanie. Vc conseguiu transmitir toda a essência do livro. Eu li os dois livros há muitos anos atrás e realmente essas histórias ficaram gravadas em meu coração. Parabéns pela excelente resenha!
ResponderExcluirBeijo
Eliane (Leituras de Eliane)
Então já tenho certeza que lerá esse!
ResponderExcluirAdoro as suas resenhas, sempre deixam com vontade de ler o livro. Vou ler o primeiro livro e se eu gostar lei esse.
ResponderExcluirBeijinhos
Ah! Tenho vontade de ler essa história, especialmente depois ter lido sua resenha do primeiro livro... Mas, eu tenho um certo problema com os livros da Martin Claret, nem sei bem dizer pq, que apesar de ser barata, fico desconfiada com a qualidade da obra... E as capas são tão estranhas! =S Sou tão implicante com coisa pouca...
ResponderExcluirMas vou seguir sua dica: vou procurar o livro para ler!! =)
Bjuss
A versão adulta não deve ser muito diferente da que você leu, apenas mais comprida, se for >< Afinal de contas, a história não é grande e a linguagem é bem simples!!!
ResponderExcluirPollyanna é uma graça =D Se um dia reler, tenho certeza que irá adorar ^^
Passava na sessão da tarde?! Ah... como eu não vi?! Também gosto de ver os filmes baseados em livros (mas sempre depois de ler o livro primeiro) =D
Oi Nanie!
ResponderExcluirBom, já disse em Pollyanna que só havia lido sua história em um livro mais infantil, através da escola (acho que eu ainda tenho esse livro, inclusive!), mas gostaria muito de ler as versões mais "adultas". Minha mãe sempre comenta dos livros, são alguns dos preferidos dela. Quem sabe um dia eu não pare com o sobrenatural e simplesmente abra espaço para o "Jogo do Contente".
A propósito, você já assistiu ao filme? É de 1960 e costumava passar na televisão quando eu era um pouquinho mais nova, então acho que não me lembro direito dele. Mas acho que era legalzinho ;) Com certeza nem tão legal quanto o livro, claro, mas sempre acho legal ver os filmes também de alguns livros!
Bom final de semana!
xx
Vê
Only The Strong Survive
O melhor é que a autora conseguiu colocar o Jogo do Contente com a Pollyanna maior >< Pq na criança é mais fácil de entender, por causa de toda a inocência e ingenuidade inerentes aos pequenos... Mas no adulto isso não seria possível... Mas a autora conseguiu mostrar como a personagem evoluiu de maneira incrível!!!
ResponderExcluirAaaaai, que vontade de ler!!! \o
ResponderExcluirEu adoro a ideia do jogo do contente!! =DD muito legal.
Deve ser muito bacana ver o jogo do contente pelos de uma pessoa maior (a pollyanna crescida).
=D
Essa questão do tempo é um problema sério... Eu também tenho tantos livros para ler... e não tenho tempo para tudo ><
ResponderExcluirMas se conseguir encaixar um tempinho para Pollyanna, não irá se arrepender =D
Se você adorou o primeiro, não pode mesmo deixar de ler o segundo =D
ResponderExcluirDenise, é mesmo uma gracinha!!!! Alguns pontos desse também me agradaram a esse nível =) Embora eu não tenha gostado tanto do final >< Pollyanna e Pollyanna Moça são histórias apaixonantes *-*
ResponderExcluirComo eu adoro ficar relendo meus livros, eu gosto mesmo de tê-los na estante! E Pollyanna é uma história que quero reler sempre, sempre e sempre =D Assim como Pollyanna Moça =)
ResponderExcluirHahahahha mas conhecendo a Pollyanna não tem como não lembrar dela em momentos de tristeza, né?!
ResponderExcluirNão li Poliana :(
ResponderExcluirTenho vontade, mas não sei quando conseguirei tempo.
ótima resenha, Nanie!
Bjs
Nunca li Poliana Moça, nem sei por que já que adorei o primeiro.
ResponderExcluirQuem sabe um dia eu leia...
Oi Nanie, sabe essa histórias me cham e não me chamam atenção, a estória em si sim, mas o que me deixa com o pé atrás é sempre o modo da escrita mais antiga... mas enfim
ResponderExcluirótima resenha!
Beijoss
eu já li os dois livros e amei esse até mesmo mais do que o outro em alguns momentos
ResponderExcluiro romance que rola no livro é muito meigo e inocente dá vontade de se apaixonar também!
Adoro Pollyanna li quando era mais nova e adorei *---* Vale a pena ter na estante para ler, alem do mais o jogo do contente é tão bom hihi :x
ResponderExcluirBeijos,K.
Girl Spoiled
Eu ainda não li Pollyanna moça, mas ja li Pollyana e achei uma graça, lembro que adorei e algumas amigas, quando passávamos por momentos dificil falávamos umas para as outra: "Play Pollyanna"..rsrs
ResponderExcluirEu já havia lido a uns três anos atrás e me apaixonado *-* Foi uma delícia reler os livros =D
ResponderExcluirOlá Nanie!!!Como já te disse li a Pollyanna de Monteiro Lobato.Amei a sua resenha,até reli a outra resenha para completar a história.Sairei a caça de Pollyanna Moça agora...só mesmo ela para brincar do jogo do contente morando com aquela tia...no fundo ,acho que é um grande ensinamento pra nós que ,de vez em quando, quase sempre,reclamamos de tudo.Bj.
ResponderExcluirOi Nanie!
ResponderExcluirVoltei a infância lendo sua resenha.
Eu li a série da Pollyanna quando ainda era muito criança, indicação de uma professora.
A história é fofa demais!
B-jussss! ♥
Sempre fui doida pra ler esse livro...gosto de continuar as histórias, mas para ler ele preciso ler o 1º novamente, pois como eu já disse na outra resenha não me lembro de muita coisa...
ResponderExcluirbjus
Ei Nanie...
ResponderExcluirAmiguinha como eu disse na resenha do livro 1 esse livro esta na minha listinha a um tempinho rsrs. Gostei bastante da sua resenha, dica anotadissima! Tenho muita curiosidade de ler e conhecer melhor essa personagem. Parace ser uma estoria apaixonante mesmo, beijos querida e parabéns pela resenha :)
Conheço o livro da minha adolescencia e é maravilhoso para a formação de caráter e descobrimento de que em tudo pode-se ver o lado bom. Ele, com certeza ajudou-me bastante, gostaria de adquirir o Pollyanna Menina e Moça, mas não consigo. Ajudem-me, pois agora quero adquiri-los para minhas netas.
ResponderExcluirÉ realmente uma história maravilhosa!
ResponderExcluirAgora essa editora ainda está com capas novas, que certamente irão agradar ainda mais as suas netas!
Dá uma olhada nas capas: aqui e aqui!
Eu não encontrei as novas versões disponíveis na internet - mas acredito que você consiga encontrá-las nas livrarias de sua cidade!