Título: A Casa dos Macacos
Título Original: Ape House
Autor: Sara Gruen
Tradutor: Paula Cezar Castanheira
Editora: Record
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 394
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sobre o livro:
Isabel Duncan ama seu trabalho. Ela é uma das pesquisadores do Laboratório de Línguas dos Grandes Símios e simplesmente considera os bonobos como sua família. Bonzi, Lola, Mbongo, Sam, Jelani e Makena são a família que Isabel nunca teve.
"Com o passar do tempo eles se tornaram mais humanos e eu me tornei mais bonobo."Mas tudo muda no dia que o laboratório sofre um atentado de um grupo extremista de proteção aos animais. Isabel vai parar no hospital com grandes problemas e os macacos somem.
Quando ela finalmente se recupera, tenta encontrar os bonobos de todas as formas que pode. Até que finalmente os descobre - em um reality show na televisão.
Agora Isabel fará tudo o que estiver ao seu alcance para recuperar a sua família.
O que eu achei do livro:
Esse é um livro muito difícil de comentar. Sei que a sinopse que escrevi não ficou legal, nem mesmo cheguei a mencionar John - o repórter, que tem um papel bem importante na história, embora não tão grande, nem tão bonito, quanto o de Isabel. Mas a história é bastante complexa e acheio que ficaria ruim me extender muito.
Sara Gruen me surpreendeu novamente. Em Água para Elefantes, a autora me encantou ao mostrar a vida em circo nos anos 30 - com uma pesquisa consistente e uma história emocionante! E agora, em A Casa dos Macacos, a autora, mais uma vez, mostra como é dedicada aos seus livros. Com um incrível trabalho de pesquisa, que nos mostra detalhes de um mundo do qual eu mal havia ouvido falar, a autora nos leva a conhecer um pouco mais dos bonobos - um primata do gênero Pan, do qual também faz parte o conhecido chimpanzé. De forma graciosa, Sara Gruen nos apresenta um pouco sobre esses animais tão inteligentes e tão parecidos com o ser humano. Mas a autora também não deixa de mostrar o quanto nós, seres humanos, somos irracionais e podemos agir de maneira execrável.
A história é tão densa que podemos sentir a angústia de Isabel quando não sabe onde está sua amada família. A autora realmente consegue contagiar o leitor com as emoções dos personagens.
Além disso, é importante destacar que os fatos citados no livro realmente são verdadeiros. Embora a instituição onde Isabel Duncan trabalha seja fictícia, assim como os macacos por ela tratados, os fatos foram baseados em experimentos reais! É incrível aprender um pouco sobre os bonobos.
"Tinham mantido uma conversa com grandes macacos. Falaram com eles em inglês e eles tinham respondido na Língua Americana dos Sinais, o que era ainda mais notável por denotar que entendiam duas línguas humanas. Uma das macacas, Bonzi, possivelmente sabia três: ela também se comunicava por computador usando um conjunto de lexigramas previamente definidos."A autora ainda trata de outros assuntos muito interessantes no decorrer da história, embora em segundo plano!
Um romance incrível, de onde tirei muito mais do que poderia esperar a princípio! Entretanto, fica o alerta de que A Casa dos Macacos não é parecido com Água para Elefantes. O livro não é centrado em um romance, muito pelo contrário, esse é um aspecto pouco explorado na história. A trama se desenrola muito mais ao redor dos macacos e das pesquisas feitas com eles. Se você deseja uma boa história, esse é o livro certo! Mas se você espera encontrar uma grande história de amor entre homem e mulher - essa talvez não seja a melhor escolha, embora seja uma ótima pedida se você quiser encontrar uma linda história de amor entre o ser humano e os bonobos.
Sara Gruen mais uma vez me conquistou com uma história diferente e maravilhosa!
Nota:
Dificuldade de Leitura:
Essa é a segunda resenha que leio deste livro e só consegui ficar mais ansiosa.
ResponderExcluirMe encantei com a escrita da Sara desde Água para elefantes e com este parece que não vai ser diferente.
Espero que possa ler logo *-*
xoxo,
thay
http://thaypriscilla.blogspot.com
É um livro maravilhoso mesmo *-*
ResponderExcluirEssa autora escreve de maneira maravilhosa \o/
Nanie... confesso que a sua resenha me animou... Eu já comprei Aguá para Elefantes, caso eu goste do livro, sem duvidas eu compro A Casa dos Macacos!
ResponderExcluirGostei muito do Água para Elefantes, e este parece ser tão interessante quanto o outro. Bjs, Rose.
ResponderExcluirQue lindo Nanie!
ResponderExcluirJá tinha visto esse ivro na livraria, e pensei... Outro livro sobre animais e seu convivio com os seres humanos!
Adorei saber que o livro é mais que isso!
Dica super anotada!
Amei sua resenha/1
Acredito que você vá gostar de Águas para Elefantes sim, é um livro muito lindo!
ResponderExcluirSão livros bem diferentes, mas ambos super interessantes =)
ResponderExcluirÉ realmente mais do que isso, Leninha!!! É uma história linda demais *-*
ResponderExcluirPara quem, como eu, é apaixonado por animais, é uma excelente pedida!!!
Ei Nanie...
ResponderExcluirNha que fofa a sua resenha, eu adoro livros que exploram o universo dos animais. Esses bichinhos tão lindos e especiais que nos acativam e tormam-se parte da nossa familia. Pelo que vc pode contar o livro é bem bonito heim? Dica anotadissima \o/
Estou com 'Agua para elefantes' pra ler aqui mas ainda tenho alguns na fila, infelizmente eu ainda não consigo ler muito rapido e o meu tempo é meio curto mimimi
Otima resenha, como sempre, beijos querida :)
Quando li Agua para Elefantes,fiquei encantada com a riqueza de detalhas nas descrições dos ambientes e das cenas,acho que esse livro também é assim e como vc mesmo disse que é muito difícil falar sober esse livro,acredito que só lendo pra saber o quão rico ele é,outro ponto que me chamou a atenção é que os fatos citados são verdadeiros,gosto muito quando as histórias são baseadas em fatos reais.Bjs.
ResponderExcluirEstava na página principal, li "Macacos" e vim correndo ler a resenha! hahaha Gosto muito de macacos, acho incrível como eles se apegam aos humanos e como são inteligentes. Parece ser muito bom e não é todo mundo que entende quando nos apaixonamos por animais e eles se tornam parte da nossa família.
ResponderExcluirÉ um livro ótimo, Fabiana!
ResponderExcluirA pesquisa que a autora faz é incrível *-* E a descrição bem feita continua nesse livro também! Ela é muito competente e eu adorei os dois livros que já li dela =)
ResponderExcluirÉ maravilhoso, Vanessa *-* Se você gosta de macacos, vai amar esse livro! Os bonobos são ultra inteligentes, é impressionante!
ResponderExcluirOi Nanie!
ResponderExcluirAchei bem interessante esse livro, embora não seja o tipo de história pela qual me encantaria facilmente. Gostei que você tenha feito resenha de algo tão... inesperado, pelo menos da minha parte. Não é o tipo de história que eu facilmente leria, mas achei incrível o fato de que esse livro seja bom ao mesmo tempo que não retrata a "tradicional" história entre mulher e homem, sabe?
Ainda não li Água para Elefantas, mas, se eu ler e gostar do estilo da escrita da autora, pode até ser que eu me arrisque nesse. Quem sabe?
Gostei muito da resenha! ;D
xxVê
Only The Strong Survive
É uma história realmente bem diferente... difícil de comparar com outros livros! Mas é uma história muito boa =D
ResponderExcluirDe Água para Elefantes eu tenho certeza que você vai gostar! hahahaha
Que ignorância a minha, ao ler o título do livro pensei que fosse um livro... infanto-juvenil. Pode isso? o.o
ResponderExcluirSempre quis ler Água para elefantes, li muita coisa boa sobre ele (e muitas negativas tbm), mas sempre disseram que a autora fez uma boa pesquisa. E na resenha, novamente leio que nesse livro ela fez o mesmo. Gosto de livros que os autores pesquisam bastante e, quem sabe, pode até ser bem didático o livro, se é que me entende.
Gostei da resenha, e o livro parece ser muito bom! Quero ler!
(:
Como assim?! Hahahahaha Não é infanto-juvenil não.. é um livro adulto =D
ResponderExcluirSim, as pesquisas da autora são excelentes e dão aos livros (tanto a A Casa dos Macacos quanto ao Água para Elefantes) uma densidade incrível! Os dois são maravilhosos =)
Eu já li Água para Elefantes, a história é linda mas muito triste,se esse livro tb fala sobre maus tratos aos animais prefiro esperar mais um pouco pra embarcar nessa leitura, chorei muito em Água,rsrsr
ResponderExcluirEsse é um livro muito diferente do Água para Elefantes. Ele também emociona, mas de uma maneira completamente diversa. É uma leitura muito boa =)
ResponderExcluirAdorei a resenha! Li Água para Elefantes dessa autora e AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII imagino que esse livro deve ser muito bom e pela resenha e avaliação vejo que é mesmo!
ResponderExcluirTenha um Belo Domingo!
Beijinhos ٩(●̮̮̃•̃)۶
Esse livro é ótimo, Angel Killer =D Se tiver a oportunidade de lê-lo, irá adorá-lo ^^
ResponderExcluirAmei a resenha estou doida por esse livro, como gostei muito de Água pra Elefantes vou com certeza gostar desse também.
ResponderExcluirTomara que consiga lê-lo e que goste bastante =)
ResponderExcluirEu li Água para elefantes e gostei bastante, não sei se irei gostar desse porque no outro era mais centrado no romance.
ResponderExcluirMas acho que deve ser lindo, a Isabel me pareceu um personagem forte e determinada!
Mais para frente irei ver se consigo lê-lo ^-^
Bjus =*
Realmente não é um livro centrado no romance... motivo pelo qual eu não o indico para todas as pessoas, só para quem gosta desse tipo de história =D
ResponderExcluirMas, ainda assim, é uma história incrível ^^
Goste de Água para elefantes, mas histórias com animais não em atraem muito não. Principalmente quando tem o foco todo neles. Mesmo entre todas as mazelas da minha vida amorosa ainda sou uma romântica incorrigível e adoro livros com histórias de amor.
ResponderExcluirBjkas,
Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemar
Hahahaha
ResponderExcluirEntão, querida, esse não é um livro para você mesmo =D
Ahh que lindo!! Fiquei com vontade de lê-lo só agora.. não havia me interessado antes da sua resenha.. \o/
ResponderExcluirAdoro histórias com animais! ^^
bjos Nanie
É um livro muito bom, Tyele =D Eu adorei!!!
ResponderExcluirEssa sua resenha me deixou fascinada com o livro que faço questão de ler. Já anotei nos meus desejados para esse ano. Também achei a capa muito bonita.
ResponderExcluirMaristela G Rezende
Maristela, esse é um livro muito interessante! Espero que goste tanto quanto eu gostei :D
ResponderExcluir