segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A Casa dos Macacos, de Sara Gruen



Título: A Casa dos Macacos
Título Original: Ape House
Autor: Sara Gruen
Tradutor: Paula Cezar Castanheira
Editora: Record
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 394
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sobre o livro:
Isabel Duncan ama seu trabalho. Ela é uma das pesquisadores do Laboratório de Línguas dos Grandes Símios e simplesmente considera os bonobos como sua família. Bonzi, Lola, Mbongo, Sam, Jelani e Makena são a família que Isabel nunca teve.
"Com o passar do tempo eles se tornaram mais humanos e eu me tornei mais bonobo."
Mas tudo muda no dia que o laboratório sofre um atentado de um grupo extremista de proteção aos animais. Isabel vai parar no hospital com grandes problemas e os macacos somem.
Quando ela finalmente se recupera, tenta encontrar os bonobos de todas as formas que pode. Até que finalmente os descobre - em um reality show na televisão.
Agora Isabel fará tudo o que estiver ao seu alcance para recuperar a sua família.

O que eu achei do livro:
Esse é um livro muito difícil de comentar. Sei que a sinopse que escrevi não ficou legal, nem mesmo cheguei a mencionar John - o repórter, que tem um papel bem importante na história, embora não tão grande, nem tão bonito, quanto o de Isabel. Mas a história é bastante complexa e acheio que ficaria ruim me extender muito.
Sara Gruen me surpreendeu novamente. Em Água para Elefantes, a autora me encantou ao mostrar a vida em circo nos anos 30 - com uma pesquisa consistente e uma história emocionante! E agora, em A Casa dos Macacos, a autora, mais uma vez, mostra como é dedicada aos seus livros. Com um incrível trabalho de pesquisa, que nos mostra detalhes de um mundo do qual eu mal havia ouvido falar, a autora nos leva a conhecer um pouco mais dos bonobos - um primata do gênero Pan, do qual também faz parte o conhecido chimpanzé. De forma graciosa, Sara Gruen nos apresenta um pouco sobre esses animais tão inteligentes e tão parecidos com o ser humano. Mas a autora também não deixa de mostrar o quanto nós, seres humanos, somos irracionais e podemos agir de maneira execrável.
A história é tão densa que podemos sentir a angústia de Isabel quando não sabe onde está sua amada família. A autora realmente consegue contagiar o leitor com as emoções dos personagens.
Além disso, é importante destacar que os fatos citados no livro realmente são verdadeiros. Embora a instituição onde Isabel Duncan trabalha seja fictícia, assim como os macacos por ela tratados, os fatos foram baseados em experimentos reais! É incrível aprender um pouco sobre os bonobos.
"Tinham mantido uma conversa com grandes macacos. Falaram com eles em inglês e eles tinham respondido na Língua Americana dos Sinais, o que era ainda mais notável por denotar que entendiam duas línguas humanas. Uma das macacas, Bonzi, possivelmente sabia três: ela também se comunicava por computador usando um conjunto de lexigramas previamente definidos."
A autora ainda trata de outros assuntos muito interessantes no decorrer da história, embora em segundo plano!
Um romance incrível, de onde tirei muito mais do que poderia esperar a princípio! Entretanto, fica o alerta de que A Casa dos Macacos não é parecido com Água para Elefantes. O livro não é centrado em um romance, muito pelo contrário, esse é um aspecto pouco explorado na história. A trama se desenrola muito mais ao redor dos macacos e das pesquisas feitas com eles. Se você deseja uma boa história, esse é o livro certo! Mas se você espera encontrar uma grande história de amor entre homem e mulher - essa talvez não seja a melhor escolha, embora seja uma ótima pedida se você quiser encontrar uma linda história de amor entre o ser humano e os bonobos.
Sara Gruen mais uma vez me conquistou com uma história diferente e maravilhosa!

Nota: 




Dificuldade de Leitura: 






32 comentários:

  1. Essa é a segunda resenha que leio deste livro e só consegui ficar mais ansiosa.
    Me encantei com a escrita da Sara desde Água para elefantes e com este parece que não vai ser diferente.
    Espero que possa ler logo *-*


    xoxo,
    thay
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É um livro maravilhoso mesmo *-*
    Essa autora escreve de maneira maravilhosa \o/

    ResponderExcluir
  3. Nanie... confesso que a sua resenha me animou... Eu já comprei Aguá para Elefantes, caso eu goste do livro, sem duvidas eu compro A Casa dos Macacos!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do Água para Elefantes, e este parece ser tão interessante quanto o outro. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo Nanie!
    Já tinha visto esse ivro na livraria, e pensei... Outro livro sobre animais e seu convivio com os seres humanos!

    Adorei saber que o livro é mais que isso!
    Dica super anotada!

    Amei sua resenha/1

    ResponderExcluir
  6. Acredito que você vá gostar de Águas para Elefantes sim, é um livro muito lindo!

    ResponderExcluir
  7.  São livros bem diferentes, mas ambos super interessantes =)

    ResponderExcluir
  8. É realmente mais do que isso, Leninha!!! É uma história linda demais *-*
    Para quem, como eu, é apaixonado por animais, é uma excelente pedida!!!

    ResponderExcluir
  9. Ei Nanie...

    Nha que fofa a sua resenha, eu adoro livros que exploram o universo dos animais. Esses bichinhos tão lindos e especiais que nos acativam e tormam-se parte da nossa familia. Pelo que vc pode contar o livro é bem bonito heim? Dica anotadissima \o/

    Estou com 'Agua para elefantes' pra ler aqui mas ainda tenho alguns na fila, infelizmente eu ainda não consigo ler muito rapido e o meu tempo é meio curto mimimi

    Otima resenha, como sempre, beijos querida :)

    ResponderExcluir
  10. Quando li Agua para Elefantes,fiquei encantada com a riqueza  de detalhas nas descrições dos ambientes e das cenas,acho que esse livro também é assim e como vc mesmo disse que é muito difícil falar sober esse livro,acredito que só lendo pra saber o quão rico ele é,outro ponto que me chamou  a atenção é que os fatos citados são verdadeiros,gosto muito quando as histórias são baseadas em fatos reais.Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Estava na página principal, li "Macacos" e vim correndo ler a resenha! hahaha Gosto muito de macacos, acho incrível como eles se apegam aos humanos e como são inteligentes. Parece ser muito bom e não é todo mundo que entende quando nos apaixonamos por animais e eles se tornam parte da nossa família.

    ResponderExcluir
  12. A pesquisa que a autora faz é incrível *-* E a descrição bem feita continua nesse livro também! Ela é muito competente e eu adorei os dois livros que já li dela =)

    ResponderExcluir
  13. É maravilhoso, Vanessa *-* Se você gosta de macacos, vai amar esse livro! Os bonobos são ultra inteligentes, é impressionante!

    ResponderExcluir
  14. Oi Nanie!

    Achei bem interessante esse livro, embora não seja o tipo de história pela qual me encantaria facilmente. Gostei que você tenha feito resenha de algo tão... inesperado, pelo menos da minha parte. Não é o tipo de história que eu facilmente leria, mas achei incrível o fato de que esse livro seja bom ao mesmo tempo que não retrata a "tradicional" história entre mulher e homem, sabe?
    Ainda não li Água para Elefantas, mas, se eu ler e gostar do estilo da escrita da autora, pode até ser que eu me arrisque nesse. Quem sabe?
    Gostei muito da resenha! ;D

    xxVê
    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  15. É uma história realmente bem diferente... difícil de comparar com outros livros! Mas é uma história muito boa =D 
    De Água para Elefantes eu tenho certeza que você vai gostar! hahahaha

    ResponderExcluir
  16. Que ignorância a minha, ao ler o título do livro pensei que fosse um livro... infanto-juvenil. Pode isso? o.o 
    Sempre quis ler Água para elefantes, li muita coisa boa sobre ele (e muitas negativas tbm), mas sempre disseram que a autora fez uma boa pesquisa. E na resenha, novamente leio que nesse livro ela fez o mesmo. Gosto de livros que os autores pesquisam bastante e, quem sabe, pode até ser bem didático o livro, se é que me entende. 
    Gostei da resenha, e o livro parece ser muito bom! Quero ler! 

    (:

    ResponderExcluir
  17. Como assim?! Hahahahaha Não é infanto-juvenil não.. é um livro adulto =D
    Sim, as pesquisas da autora são excelentes e dão aos livros (tanto a A Casa dos Macacos quanto ao Água para Elefantes) uma densidade incrível! Os dois são maravilhosos =)

    ResponderExcluir
  18. Eu já li Água para Elefantes, a história é linda mas muito triste,se esse livro tb fala sobre maus tratos aos animais prefiro esperar mais um pouco pra embarcar nessa leitura, chorei muito em Água,rsrsr

    ResponderExcluir
  19. Esse é um livro muito diferente do Água para Elefantes. Ele também emociona, mas de uma maneira completamente diversa. É uma leitura muito boa =)

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha! Li Água para Elefantes dessa autora e AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII imagino que esse livro deve ser muito bom e pela resenha e avaliação vejo que é mesmo!


    Tenha um Belo Domingo!
    Beijinhos ٩(●̮̮̃•̃)۶

    ResponderExcluir
  21. Esse livro é ótimo, Angel Killer =D Se tiver a oportunidade de lê-lo, irá adorá-lo ^^

    ResponderExcluir
  22. Cristiane de Oliveiraterça-feira, 13 dezembro, 2011

    Amei a resenha estou doida por esse livro, como gostei muito de Água pra Elefantes vou com certeza gostar desse também.

    ResponderExcluir
  23. Tomara que consiga lê-lo e que goste bastante =)

    ResponderExcluir
  24. Eu li Água para elefantes e gostei bastante, não sei se irei gostar desse porque no outro era mais centrado no romance.
    Mas acho que deve ser lindo, a Isabel me pareceu um personagem forte e determinada!
    Mais para frente irei ver se consigo lê-lo ^-^

    Bjus =*

    ResponderExcluir
  25. Realmente não é um livro centrado no romance... motivo pelo qual eu não o indico para todas as pessoas, só para quem gosta desse tipo de história =D
    Mas, ainda assim, é uma história incrível ^^

    ResponderExcluir
  26. Goste de Água para elefantes, mas histórias com animais não em atraem muito não. Principalmente quando tem o foco todo neles.  Mesmo entre todas as mazelas da minha vida amorosa ainda sou uma romântica incorrigível e adoro livros com histórias de amor.
    Bjkas,





    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  27. Hahahaha
    Então, querida, esse não é um livro para você mesmo =D

    ResponderExcluir
  28. Ahh que lindo!! Fiquei com vontade de lê-lo só agora.. não havia me interessado antes da sua resenha.. \o/
    Adoro histórias com animais! ^^
    bjos Nanie

    ResponderExcluir
  29. É um livro muito bom, Tyele =D Eu adorei!!!

    ResponderExcluir
  30. Essa sua resenha me deixou fascinada com o livro que faço questão de ler. Já anotei nos meus desejados para esse ano. Também achei a capa muito bonita.

    Maristela G Rezende

    ResponderExcluir
  31. Maristela, esse é um livro muito interessante! Espero que goste tanto quanto eu gostei :D

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥