Título: Apátrida
Autor: Ana Paula Bergamasco
Editora: Todas as Falas
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 338
Comprar Online: Saraiva
Sobre o livro:
O livro Apátrida conta a história de Irena, desde sua infância, durante a Segunda República Polonesa, passando pelo período em que viveu na Bielorússia, o período de ocupação nazista em território polonês e terminando em sua viagem para o Brasil, após o final da Segunda Guerra.
Narrado em primeira pessoa por Irena, o livro faz-nos emocionar com cada pedacinho de vida que a polonesa conta.
"Diga-me, em que local do mundo há vencedores numa guerra? O conflito só existe porque houve fracasso, seja o resultado que ele tiver. Sim, minha querida, os seres humanos são os únicos a compreenderem-se por palavras. Desenvolvem retóricas, dialéticas, gramáticas, filosofia e ética. Produzem os mais diversos tipos de linguagem. Estudam à exaustão a diplomacia e veem-se incapazes de chegar a uma solução pacífica. Os medos, os anseios, a ganância, a soberba, a hybris, a riqueza ou a pobreza impedem que compreendam os seus iguais. A nossa forma de 'inteligência' dez com que nos tranformássemos em predadores. Algozes de nós mesmos. Ainda não consigo entender o grau de loucura com que uma pessoa se reveste para, seguindo ordens de superiores, matar seu igual ou atentar contra a vida de alguém, não importa o quanto este outro seja diferente. Autodefesa? Duvido. A maioria das guerras foram decididas por interesses econômicos. Então, quando há o primeiro ferimento e a primeira morte, não importa se de um soldado ou de um civil, as partes envolvidas se tornaram perdedoras. A vida tem um preço inestimável, imensurável. Nada justifica a sua perda. Desse modo, desconheço qualquer vencedor na Segunda Grande Guerra. Todos tiveram baixas. Todos sofreram muito."Uma história triste e encantadora!
O que eu achei do livro:
Em uma palavra: emocionante! Prepare-se com lencinhos antes de ler esse livro, muitos lencinhos. Certamente irá chorar bastante, como eu chorei. Acho que não ser humano vivente que consiga ler esse livro sem derramar muitas lágrimas. A vida de Irena foi muito sofria e ela passou por diversas privações, que são contadas magistralmente por Ana Paula Bergamasco nesse livro, de forma detalhada e incrivelmente realista.
A autora tem uma escrita envolvente, maravilhosa e conta de maneira espetacular a história de Irena. Abaixo um trecho para que vocês possam entender como é bonita e refinada a escrita da autora.
"Existem casamentos que começam na juventude e continuam na velhice. Ultrapassam as bodas de ouro e fazem as de diamante. Mas estão longe da promessa solene do matrimônio, pois muitas dessas pessoas nem conhecem o seu cônjuge. Não procuram descobrir a essência do outro, não buscam verificar a pureza de cada um, as suas qualidade e defeitos, nem se preocupam com os seus sentimentos. Passam a vida na contemplação da sucessão dos fatos, acostumados na rotina. Muitas das vezes nem amigos são. Acorrentam-se pela vida, sem cumprir a promessa de amarem e respeitarem-se até a morte."Ainda estamos em janeiro, portanto é um pouco arriscado falar de qualquer coisa no âmbito de um ano inteiro... Fica complicado então dizer que esse foi o melhor livro que li esse ano, mas certamente estará entre os melhores. É um livro incrível!
Porém, nem tudo são flores... E fico muito triste ao dizer que esse livro tem defeitos. Eu realmente gostaria de estar aqui elogiando a edição em todos os pormenores. Mas não será possível. A capa é realmente maravilhosa. Entretanto, são muitos os erros de ortografia, gramática e digitação com os quais me deparei no decorrer da história. Creio, devido à grande qualidade da história, que esse livro terá novas edições - pois, certamente, fará muito sucesso. Espero, portanto, que nessas próximas edições, sejam feitas novas revisões, para que os erros encontrados possam ser corrigidos. Esses erros não somente tornam a leitura menos agradável, quanto ainda diminuem a credibilidade de uma obra que deveria estar entre os mais vendidos livros em nosso país. Pensei muito antes de dar a nota ao livro... hesitei entre o 8 e o 9... mas por fim, decidi que, apesar dos erros que me incomodaram muito durante a leitura, uma história tão incrível não merecia menos que 10.
Por fim, indico, ainda que com erros, esse livro a todos. Pois a história é linda e tocante e você precisa conhecê-la!
Nota:
Dificuldade de Leitura:
Nanie!
ResponderExcluirFico atônita quando leio as resenhas de Apátrida, a paixão ao enredo cativante e emocionante da autora é unânime! Foi o melhor livro nacional que eu li em 2010. Recomendo mesmo!
Boas leituras!
Thaís :-D
Nossa esse livro e realmente MARAVILHOSO nunca pensei que leria um livro assim, que me deixasse sem dormir,com raiva,uma mistura de sentimentos.. Eu sempre vou indicar esse livros a todos :)
ResponderExcluirEstou tomando coragem para retomar a leitura... fiquei mto deprimida...
ResponderExcluirhttp://conversandocomdragoes.blogspot.com/
Li em vários blogs sobre esse livro e não tenho dúvidas de que seja realmente bom, mas não faz o meu gênero. Uma das opiniões que mais encontrei nas resenhas foi o que vc tb colocou "Prepare-se com lencinhos antes de ler esse livro, muitos lencinhos." - tds parecem q choram ou sentem revolta, deprimem-se... Aí eu penso, não, obrigada, passo. Rs.
ResponderExcluirA resenha está muito bem feita, se fosse o estilo de livro que lesse, com certeza iria agora procurar. No entanto... fica para uma próxima vida hehe
;)
bjãozão***
Oi Nanie, fiquei feliz em ver que gostou do livro. Ana Paula é minha amiga querida e eu fui uma das primeiras pessoas a ler o manuscrito da história. E a incentivei a publicar o livro, apesar de todas as dificuldades que se encontra para publicar um livro aqui no Brasil. Ana é uma escritora visceral e que se empenha demais na pesquisa para uma história. Eu admiro demais esse trabalho que ela fez e torço de todo o coração que ela faça sucesso. É claro, como vc disse, há muito erros no livro e isso com certeza será sanado quando fizerem uma reisão bem feita. Mas acredito que não tirou o brilho da história. E espero que alguma grande editora acorde e faça uma segunda edição do livro.
ResponderExcluirParabéns pela sua resenha!
Beijo
Eliane (Leituras de Eliane)
Esse livro já me chama a atenção só pela capa, que é muito bonita, Eu gosto muito de livros de Drama, vou ver se consigo ler esse ainda esse ano!
ResponderExcluirEssa capa é tao linda!! ^^
ResponderExcluirE a história parece bem interessanta também, gosto de livros com drama!! haha
bj
Cada resenha que leio fico com mais vontade de ler esse livro! Li a primeira no Viaje na leitura, vi a capa... aliás, a capa chama a atenção de todos! eu queroo muito!
ResponderExcluirbjusss
To com ele aqui, mas com medo de ler...sério...todo mundo fala que é lindo e triste. To preparando meu espírito...
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado do livro. Tentei repassar as emoções que senti durante os quatro longos anos que escrevi este livro.
E incentivo a Kate a terminá-lo e a Deiare a tirá-lo da estante, rs!
Precisamos vencer nossos medos e obstáculos por mais difíceis que sejam!
Um grande beijo, fiquei comovida com o 10!
Ana Paula
Ana Paula, eu amei o livro e o 10 foi super sincero! É um livro lindo demais =) Também incentivo a Kate e a deiare a lê-lo até o final - é uma história maravilhosa!
ResponderExcluirEstou louco para ler o livro, acho a sinopse tão tocante! :) Adorei o blog, não conhecia já estou seguindo! õ/
ResponderExcluirBeijos,
William
www.viciodecultura.blogspot.com
Nossa!
ResponderExcluirAté fiquei com vontade de ler depois dessa resenha de nota 10. hehe
:)
Preciso ler logo esse livro!
ResponderExcluirEstá na estante faz tempinho, mas ainda não pude ler.
Eita, livro do booktour, estou anciosa por ele!!!!!!
ResponderExcluir