
Título: Coração de Tinta
Título Original: Tintenherz
Autor: Cornelia Funke
Editora: Companhia das Letras
Ano da Edição: 2006
Ano Original de Publicação: 2003
Nº de Páginas: 455
Série: Mundo de Tinta
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sobre o livro:
Meggie é uma menina de apenas 12 anos, mas já é apaixonada por livros como se fosse gente grande. E já leu muitos mais livros do que uma pessoa normal lê em toda a sua vida. Esse amor todo ela herdou do pai - Mo! Ela e o pai vivem sozinho desde que ela era bem pequena. A mãe foi embora em alguma aventura e nunca mais voltou, ao menos é essa história que ouve do pai sempre que consegue tirar dele mais do que um muxoxo sobre o assunto.
Nunca ficavam muito tempo em um lugar... Ela não sabia muito bem o porquê. As viagens ela entendia - afinal de contas o pai precisava ir atrás dos livros. E ela sempre ia junto! Mo era especialista em consertar livros - deixá-los melhores do que novos. E essa profissão sempre exigia que eles estivessem em constante viagem. Mesmo assim daquela vez havia alguma coisa diferente.
Para começar Dedo Empoeirado. Além do nome totalmente diferente, ele também tinha uma maneira muito peculiar de chegar na casa das pessoas. Meggie o vira na noite anterior - pela janela, parado na chuva. Somente quando ela avisou o pai, é que ele entrou na casa. E pela primeira vez, Mo exigiu que ela fosse se deitar.
Entretanto, a curiosidade era muito grande e Meggie não pôde resistir - ela espiou atrás da porta. E escutou toda a conversa sobre Capricórnio. Ela não fazia ideia de quem era Capricórnio, mas sabia que não era boa coisa.
A surpresa, portanto, quando o pai mandou que ela arrumasse a mala para viajar na manhã seguinte nem foi tão grande. Eles iriam para a casa de uma tia de sua mãe, Elinor, que possuia uma grande biblioteca cujos exemplares precisavam de um restaurador. Encontrar Dedo Empoeirado na saída, foi apenas mais um presságio de que aquela viagem era incomum e que o pai escondia alguma coisa.
Meggie estava prestes a embarcar na maior viagem de sua vida.
O que eu achei do livro:
I-N-C-R-Í-V-E-L!!! Não há outra maneira de descrever esse livro. Você está com medo de gastar um absurdo de dinheiro (porque essa série é bem cara) para comprar essa série? Querido (ou querida), arrume um cupom de 80%, divida em 55 vezes sem juros e seja feliz!!! Vale cada centavo!
Se o livro já é bom para pessoas normais, para aficcionados por livros é ainda melhor! Como não se apaixonar por um livro que fala sobre livros - sobre a paixão pela leitura e a maravilha que é embarcar em uma viagem literária? É realmente impossível.
Meggie é simplesmente uma personagem maravilhosa - curiosa, decidida, corajosa e amorosa! Por mais que Mo dê um pouco de raiva por ser um tanto tapado e bonzinho demais, Meggie compensa tudo. E Elinor? Ela é tão humana e ao mesmo tempo tão maluca!
E não fossem os personagens maravilhosos, o livro ainda é eletrizante! A cada página nos surpreendemos com o que a história nos guarda! Cornelia Funke tem uma escrita deliciosa e fluidia! Cada detalhe é super bem descrito pela autora (não chega a ser uma descrição enfadonha, embora tenha bastante descrição)! Dá quase para sentir o vento batendo no rosto e escutar o farfalhar das folhas caindo ao chão ao ler as palavras de Funke no papel! Ela é fantástica!
O livro é do jeito que eu mais gosto! Ele tem um final muito bom e que poderia ser o final da história mesmo, ao invés do final do primeiro volume da série. Admito que eu já sabia que a leitura seria magnífica, todavia nem mesmo eu conseguia lembrar que a leitura tinha sido tão espetacular, afinal de contas já havia mais de dois anos que eu o havia lido. O segundo e o terceiro volumes ainda não inéditos para mim e mal posso esperar para poder lê-los! Apesar do primeiro livro terminar, garanto que existem algumas pontas soltas capazes de gerar uma grande curiosidade e uma vontade gigantesca de continuar logo a leitura. Ainda me pergunto como eu consegui parar para escrever essa resenha.
E, para finalizar, peço duas desculpas. A primeira pela resenha que ficou gigantesca e nem conseguiu chegar aos pés do livro - ele é tão magnífico que fica realmente difícil conseguir passar tudo o que senti através de minhas palavras - e a segunda pela quantidade absurda de citações que eu vou colocar aqui para vocês, juro que tentei colocar o mínimo possível (esse foi o mínimo possível).
Espero realmente que vocês tenham a oportunidade de comprar, alugar, emprestar, roubar, enfim, ler essa história magnífica!
"Alguns livros devem ser degustados,Esse pequeno poema é uma inscrição que fica na porta da oficina de Mo. Eu adorei! Tento sempre digerir todos os livros que leio!
Outros são devorados,
Apenas poucos são mastigados
E digeridos totalmente."
"Você não vai acreditar, mas num dos últimos livros que comprei, uma magnífica primeira edição do século XIX, eu encontrei uma fatia seca de salame como marcador de leitura!"Elinor é uma aficcionada por livros e todas as passagens com ela são super divertidas! E essa não é diferente, afinal de contas, o que pode ser mais inusitado do que uma fatia seca de salame como marcador de páginas? Esse eu garanto que não quero na minha coleção...
"Sinto muito, Língua Encantada, não acredito em ninguém por princípio, você já deveria saber. Somos todos mentirosos quando nos convém."Capricórnio é, certamente, um personagem repugnante... mas não burro... nem um pouco.
"A luz do quarto de Mo estava acesa. Era comum ele ficar lendo até altas horas da noite. Meggie herdara do pai a paixão pelos livros. Quando ela tinha um som ruim e ia se refugiar junto dele, não havia nada melhor para fazê-la adormecer do que a respiração calma de Mo ao seu lado virando as páginas de um livro. Nada espantava mais rápido os sonhos ruins do que o barulho das folhas impressas."Ler é uma delícia! E ficar lendo até tarde, para os amantes de uma boa leitura, muitas vezes é muito mais do que uma escolha - é falta de escolha. Não há como fechar o livro e deixar de lado os personagens queridos e os enigmas insolucionados. E não sei muito quanto ao barulho, que confesso ter deixado de lado por todos esses anos, mas o cheiro de folhas impressas realmente é incrível!
"Meggie possuía muitos livros prediletos. E, a cada nova viagem para um lugar diferente, um novo se juntava aos antigos. 'Quando você leva um livro numa viagem', dissera Mo quando ela pôs o primeiro no baú, 'acontece uma coisa estranha: o livro começa a colecionar lembranças. Depois basta abri-lo, e você já está de novo no lugar onde o leu. Tudo volta, já nas primeiras palavras: as imagens, os cheiros, o sorvete que você tomou enquanto lia... Acredite, os livros são como papel pega-moscas. Não existe nada melhor para grudar lembranças do que páginas impressas."Certamente isso é completamente verdadeiro! Não haverá uma só vez em que reler O Amuleto em que não me lembra da sensação de leitura na praia - do cheiro, do vento, do barulho das ondas... Só de lembrar já começo a sentir!
"Havia livros espalhados por toda a casa. Eles não ficavam apenas nas estantes, como na casa das outras pessoas. Não, ali eles se empilhavam debaixo das mesas, em cima das cadeiras, nos cantos dos quartos. Havia livros na cozinha e no banheiro, em cima da televisão e dentro do guarda-roupa, pilhas pequenas, pilhas altas, livros grossos e finos, velhos e novos... livros."Eu não sou assim... tenho que admitir que sou uma chata com meus livros... não só não os empresto, como ainda por cima os mimo. Estão super bem guardados na minha estante (embora admita que alguns estão no guarda-roupas... não tem espaço para tudo na estante). Eu sonho em ler todos os meus livros um dia! E até lá também desejo que eles sejam no mínimo mais de mil!
"Os menores são sempre os mais doces - ele disse, e o pôs na boca. - Sua mãe adorava morangos. Ela nunca cansava de comê-los, e ficava brava quando chovia muito na primavera e eles mofavam nos canteiros."E, por último, morangos!! O que tem a ver com a história em si? Não muito... mas morangos são realmente uma delícia e os menores são sempre os mais doces!
Esse não é um livro pequeno, mas é um dos mais doces que tive a oportunidade de ler nesses últimos tempos!
Nota:
Dificuldade de Leitura: